Introdução de Bass no Vale do Sinos - RS

Criamos este fórum especialmente para falar de um peixe que é uma das grandes paixões dos pescadores esportivos e em especial da Caterva. Coloquem aqui tudo sobre a pesca deste "bocudo".
Avatar do usuário
Tomás Zimmer
CALOURO
Mensagens: 22
Registrado em: Qua Out 31, 2012 9:41 pm
Cidade:

Introdução de Bass no Vale do Sinos - RS

Mensagem por Tomás Zimmer » Dom Nov 18, 2012 9:50 pm

Olá pessoal, sou novo no fórum!
Pesquei minha infância inteira em Tainhas-RS (UTOPIA II, Márcio Poisl) e desde 2003 tinha parado no esporte (quando esta fechou). Agora estou retornando, finde passado fui na Sonho Meu em Canela.

Pesco da beira, não tenho barco e estou iniciando na carretilha, sempre pesquei de molinete.

Pergunta: sabem de casos de sucesso/fracasso em criação de Bass no Vale do Sinos (região Metropolitana)? Na serra (e somente na serra) identifiquei alguns locais para pesca atualmente (barragens, lago ARPIA, Pampa Rural, Bela Vista, Sonho Meu, Rodrivaris, etc) mas tenho um amigo com represa de água limpa e contendo apenas lambaris e carás - me parece ideal para introdução de Black. Além do que, seria uma pesca mais próxima (Santo Antônio da Patrulha) e mais barata.

O açude tem boa profundidade, áreas rasas com vegetação e taipa funda, ideal para pesca desembarcada. Deve ter pouco mais de 1 hectare de lâmina dágua.

Aproveitando: de onde comprar alevinos? Contatei criadores de SP, mas o único aqui "perto" é a Rodrivaris (e não enviam, apenas retirada no local).

Aguardo respostas.
Espero fazer boas amizades e me coloco a disposição se quiserem parceria para subir a serra atrás de Bass.

Abraço
Tomás
Avatar do usuário
Igor Andrei
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1194
Registrado em: Dom Abr 08, 2007 9:40 am
Cidade:

Mensagem por Igor Andrei » Dom Nov 18, 2012 10:42 pm

E aí Tomás, eu acho que o bass aqui iria se adaptar bem! tendo água limpa e comida e bicho vinga!
Quanto aos alevinos o problema mesmo é o transporte, buscar de
Bom Jesus são pelo menos 4h de viagem, tem q ter um bom tanque com aerador. Tá caindo de maduro a necessidade de um pesqueiro de bass mais próximo da capital!
Pescar e soltar é só começar...
Avatar do usuário
Bruno Thormann
ANZOL DE OURO
Mensagens: 674
Registrado em: Qui Jun 15, 2006 10:45 pm
Cidade:

Mensagem por Bruno Thormann » Seg Nov 19, 2012 7:57 am

Che, antes de mais nada, cuida que introdução de espécie exótica é crime!

Tem que ver exatamente onde tu pretendes soltar os bichos e ver se não existe NENHUMA possibilidade deles escaparem para águas externas ao local que tu desejas soltar os alevinos.

Mas respondendo ao teu questionamento, o bass seria totalmente adaptado a esta região sim. Inclusive já existem locais particulares, que não na serra,onde podemos pescar bass mais perto de Porto Alegre.
abraço e boas pescarias
Avatar do usuário
Tomás Zimmer
CALOURO
Mensagens: 22
Registrado em: Qua Out 31, 2012 9:41 pm
Cidade:

Mensagem por Tomás Zimmer » Seg Nov 19, 2012 8:12 am

O que me deixa "encucado" é a ausência de pesqueiros por aqui na grande Porto Alegre.
Pescadores de black são inúmeros na região, pq será que ninguém investiu até hoje em Viamão, NH ou Taquara etc (locais próximos)? Ou será que existem locais, só que particulares?
Estou bem disposto a investir nessa ideia, mas a ausência de locais com Bass que não a Serra Gaúcha me preocupam.
Avatar do usuário
Tomás Zimmer
CALOURO
Mensagens: 22
Registrado em: Qua Out 31, 2012 9:41 pm
Cidade:

Mensagem por Tomás Zimmer » Seg Nov 19, 2012 9:47 am

Ainda to me familiarizando com o fórum e escrevi a segunda mensagem sem ler teu retorno, Bruno. Bom saber disso!
Em que locais (municípios) tu sabe da existência do Black aqui pela grande POA?
Algum pesqueiro público também?
Bem antigamente tinha um em Taquara (fechou, como a maioria dos pesque-pague) e ouvi falar que tinha Black em Parobé na Ecoland.

Quanto à escaparem para águas públicas, impossível naquele local.
Na realidade o problema é o fato de ser um lago para abastecimento de arrozais - compõe um trio de lagos, é o mais fundo e nunca fui esvaziado ou teve em nivel baixo (mas no limite, poderia acontecer - azar do meu investimento). Além disso, não apresenta grande estrutura (pedras ou troncos), será que isso é um problema? Acho que a única estrutura são os aguapés e dropoffs eventuais.
Avatar do usuário
Bruno Thormann
ANZOL DE OURO
Mensagens: 674
Registrado em: Qui Jun 15, 2006 10:45 pm
Cidade:

Mensagem por Bruno Thormann » Ter Nov 20, 2012 3:35 pm

Che, antes de mais nada, para o sucesso inicial de uma criação de peixes é o alimento a ser fornecido.. portanto, já que tu estas com ideia de inserir um predador no local, seja ele o bass ou outro que por ventura tu venhas a colocar, já vai disponibilizando alimento em abundancia... coloca uns peixes forrageiros no local (lambaris p.ex) para irem tomando conta.

Sobre as estruturas, claro que isso é importante, mas não é um impecílio para a criação do bass. Portanto não te preocupa tanto com o local ser limpo. No teu caso o importante mesmo é manter o nível de água em um ponto que não prejudique a oxigenação do local, e cuidar com a qualidade da água também pois o bass exige mais águas limpas que outros peixes (portanto não aconselhado colocar carpas no local também).
abraço e boas pescarias
Avatar do usuário
Gabriel Vega Rodrigues
ANZOL DE OURO
Mensagens: 994
Registrado em: Qui Nov 03, 2011 4:44 pm
Cidade:

Mensagem por Gabriel Vega Rodrigues » Ter Nov 20, 2012 6:37 pm

Bruno Thormann escreveu:Che, antes de mais nada, para o sucesso inicial de uma criação de peixes é o alimento a ser fornecido.. portanto, já que tu estas com ideia de inserir um predador no local, seja ele o bass ou outro que por ventura tu venhas a colocar, já vai disponibilizando alimento em abundancia... coloca uns peixes forrageiros no local (lambaris p.ex) para irem tomando conta.

Sobre as estruturas, claro que isso é importante, mas não é um impecílio para a criação do bass. Portanto não te preocupa tanto com o local ser limpo. No teu caso o importante mesmo é manter o nível de água em um ponto que não prejudique a oxigenação do local, e cuidar com a qualidade da água também pois o bass exige mais águas limpas que outros peixes (portanto não aconselhado colocar carpas no local também).
Boas dicas mas quanto a pergunta do amigo sobre quais locais que tu conhece pra pesca de bass?? Tambem fiquei curioso pois na região metropolitana nao sei de nenhum local !!
Avatar do usuário
Tomás Zimmer
CALOURO
Mensagens: 22
Registrado em: Qua Out 31, 2012 9:41 pm
Cidade:

Mensagem por Tomás Zimmer » Ter Nov 20, 2012 7:03 pm

Já me disseram que tem bastante forrageiro no local, quero ver se confiro com tarrafa, anzol e uma rede a situação (presença de forrageiros e predadores grandes, traíras).
O meu maior medo é a traíra e o biguá, será que os alevinos vão ao fundo ou ficam só na beirinha? Tive lá finde passado olhando a água e vi um bando de dezenas de biguás no centro do lago (o que indica a presença de peixe pequeno).
Avatar do usuário
Igor Andrei
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1194
Registrado em: Dom Abr 08, 2007 9:40 am
Cidade:

Mensagem por Igor Andrei » Ter Nov 20, 2012 7:52 pm

Local público não conheço, o que tem por aqui na volta e litoral é tudo particular. E mais ou menos que nem traíra, se vc quiser pescar tem em tudo quanto é lugar mas não se tem acesso aos lugares sem conhecer o dono. Ainda mais com a má fama que pescador tem (infelizmente).
Pensa em investir em traíras, além da despreocupação com a questão ambiental também é um nicho da pesca esportiva que é carente de bons lugares perto da capital e com acesso público.
abraço
Igor
Pescar e soltar é só começar...
Avatar do usuário
Tomás Zimmer
CALOURO
Mensagens: 22
Registrado em: Qua Out 31, 2012 9:41 pm
Cidade:

Mensagem por Tomás Zimmer » Ter Nov 20, 2012 10:20 pm

É em termos de artificial no RS basicamente temos a Traíra e o Bass, e olhe lá. Os manhosos robalos do litoral são praticamente inviáveis na pesca de barranco e como eu não pesco de Fly por enquanto, fica por isso mesmo (trutas são muito frágeis e só em poucos locais da serra, no frio).

A intenção é fazer um local somente para divertimento próprio e não explorar comercialmente (até pq nem é minha propriedade), ou seja, mais um particular, só que com acesso pra mim hehe.

Bom saber que sabes de locais particulares com Bass pela região, meu intuito no tópico era justamente consultar a viabilidade técnica da coisa.
Agora só falta acertar com o dono do lago e tentar certificar da presença de forrageiros e ausência de traíras (ao menos de muitas hehe).

Abraço
Avatar do usuário
Bruno Thormann
ANZOL DE OURO
Mensagens: 674
Registrado em: Qui Jun 15, 2006 10:45 pm
Cidade:

Mensagem por Bruno Thormann » Qua Nov 21, 2012 10:40 am

Pois é.. sobre os lugares, são em grande parte particulares, portanto sem acesso permitido. Este foi o motivo de eu não ter comentado de nenhum.

Em relação às traíras, seria uma boa opção para evitar várias incomodações, inclusive com o sucesso na criação, já que é um bicho mais resistente.

Quanto aos biguas, para evitar esse tipo de predador existem duas opções, ou tu colocas uma rede sobre o local onde os peixes estão (método utilizado em pequenos tanques de criação) ou tu colocas estruturas (aguapés) para que os peixes consigam se refugiar das aves naturalmente.

O bass e a traíra vivem juntos numa boa, só tens que cuidar a relação de peixes existentes no local e o tamanho dos alevinos que tu irás soltar no local.
abraço e boas pescarias
Avatar do usuário
Carlos Borges
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1235
Registrado em: Sáb Jan 15, 2011 10:38 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Borges » Qua Nov 21, 2012 2:42 pm

Já pensou em falar com o dono da propriedade, sobre a idéia de aproveitar o espaço para fazer um pesqueiro aberto...

aqui no sul a carência de um bom pesqueiro principalmente para quem mora em Porto Alegre tá F%#$@, temos que andar cada vez mais para fisgar bons peixes....

Acho que vale a pena o investimento, conheço muitas pessoas que iriam com certeza....

a idéia de buscar o basses em Bom Jesus é boa, fica a 200Km de Poa leva menos de 4 Horas, lembrando que os peixes se estiverem num saco aguentam a viagem sim....

Um abração do amigo sul.... ....
Não dispenso um boa pescaria!!!!!!!!
Responder

Voltar para “- BLACK BASS -”