Red Pepper + Amazonia ?

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Eduardo Gurjão
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 218
Registrado em: Sex Mai 15, 2009 9:58 pm
Cidade:

garatéias

Mensagem por Eduardo Gurjão » Qui Nov 01, 2012 11:23 am

Moisés,

Eu prefiro aquela configuração que te passei!!! Mas, se você quiser tentar as VMC 6X, tamanho #6, no site da Iscaecompanhia tem pra vender! Só acho que essas garatéias, no tamanho #6, vão ficar muito pequenas em relação ao corpo da Red Pepper, o que vai fazer com que você perca mais ações do que o normal para uma isca de superfície, isso sem contar que o angulo de abertura dos anzóis dela não é lá muito bom...
Ah, se você encontrar uma configuração que fique melhor do que aquela que te sugeri, por favor, me avise que quero testar nas minhas também.

Para a Amazônia, vai com as iscas que o João falou mesmo. Só não esqueça de levar também uns bons Jigs: Os confeccionados pelo amigo Carlos têm o melhor anzol que há; os do amigo Flávio Tannus são TOP, também.

Abraços a todos,

Eduardo
Pescar é preciso.
Avatar do usuário
Moises Frez
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2466
Registrado em: Seg Set 10, 2012 4:56 pm
Cidade:

Re: garatéias

Mensagem por Moises Frez » Qui Nov 01, 2012 11:44 am

Eduardo Gurjão escreveu:Moisés,

Eu prefiro aquela configuração que te passei!!! Mas, se você quiser tentar as VMC 6X, tamanho #6, no site da Iscaecompanhia tem pra vender! Só acho que essas garatéias, no tamanho #6, vão ficar muito pequenas em relação ao corpo da Red Pepper, o que vai fazer com que você perca mais ações do que o normal para uma isca de superfície, isso sem contar que o angulo de abertura dos anzóis dela não é lá muito bom...
Ah, se você encontrar uma configuração que fique melhor do que aquela que te sugeri, por favor, me avise que quero testar nas minhas também.

Para a Amazônia, vai com as iscas que o João falou mesmo. Só não esqueça de levar também uns bons Jigs: Os confeccionados pelo amigo Carlos têm o melhor anzol que há; os do amigo Flávio Tannus são TOP, também.

Abraços a todos,

Eduardo
Axei no site "Coisas de pesca", tem as da VMC a 6X e a q você falou 3X, vou comprar varios tamanhos da 6X e da 3X vou comprar a #4 como você me disse, e vou tentar algumas coisas pra ver como q fica, elas são em mais baratas q as Owner. vou até levar as red peppers pra amazonia, mas não vou colocar pros tucunas mais não.. vo deixar elas pra caso apareças uns aruanãs ou trairas. nunca fui pra AM, então vou levar um pouco de tudo.

e Sobre Snap tenho os da borboleta #3 e #4 aguentam os tucunarés ou não?
Avatar do usuário
Luiz Gusso
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1057
Registrado em: Qui Dez 16, 2010 1:47 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Gusso » Qui Nov 01, 2012 2:49 pm

Amigo ,tenho uma red pepper 11 cm,pesco com ela na serra da mesa ,lago do peixe,uso esta garatéia e fica bem equilibrada:

Garatéia Gamakatsu Salt Water Treble 4x Strong - Size: 4

Compra aqui:
http://www.snookshop.com.br/acessorios/ ... nsb-4.html

Snap para o amazonas só o capella G reforçado.

Um abraço.
Avatar do usuário
Eduardo Gurjão
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 218
Registrado em: Sex Mai 15, 2009 9:58 pm
Cidade:

garatéias

Mensagem por Eduardo Gurjão » Qui Nov 01, 2012 4:03 pm

Olá,

Professor Gusso, como o senhor, particularmente, classifica a resistência à tração e o peso dessa garatéia (Gamakatsu Salt Water Treble 4x Strong - Size: 4), quando comparada à Ower ST-66TN e à VMC 9626PS, ambas do mesmo tamanho??? Dependendo da tua resposta hei de comprar essas da Gamakatsu para testar nas minhas iscas também...

Abraços a todos,

Eduardo
Pescar é preciso.
Avatar do usuário
Luiz Gusso
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1057
Registrado em: Qui Dez 16, 2010 1:47 pm
Cidade:

Re: garatéias

Mensagem por Luiz Gusso » Sex Nov 02, 2012 9:04 am

Eduardo Gurjão escreveu:Olá,

Professor Gusso, como o senhor, particularmente, classifica a resistência à tração e o peso dessa garatéia (Gamakatsu Salt Water Treble 4x Strong - Size: 4), quando comparada à Ower ST-66TN e à VMC 9626PS, ambas do mesmo tamanho??? Dependendo da tua resposta hei de comprar essas da Gamakatsu para testar nas minhas iscas também...

Abraços a todos,

Eduardo
Gamakatsu Salt Water Treble 4x Strong,numero 4= 1.0 grama
Ower ST-66TN 4x numero 4=1.7 gramas
vmc 8527 BN gladiator 6x numero 4=1.0 grama
Avatar do usuário
Eduardo Gurjão
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 218
Registrado em: Sex Mai 15, 2009 9:58 pm
Cidade:

garatéias

Mensagem por Eduardo Gurjão » Sex Nov 02, 2012 12:48 pm

Olá,

Professor Gusso, o senhor é mesmo uma enciclopédia de pesca!!! E, como sempre, cortez, gentil e prestativo! Muito obrigado.
Vou comprar umas garatéias dessas Gamakatsu para fazer uns testes. E acho que vou comprar também uma balancinha, dessas de precisão, para pesar minhas traquitanas...acho que pesando e anotando tudo por marca e modelo facilita muito a nossa vida.

Grande abraço a todos,

Eduardo
Pescar é preciso.
Avatar do usuário
Carlos C. de Azevedo
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Seg Fev 08, 2010 8:56 am
Cidade:

Re: garatéias

Mensagem por Carlos C. de Azevedo » Sex Nov 02, 2012 1:09 pm

Eduardo Gurjão escreveu:Olá,

Professor Gusso, o senhor é mesmo uma enciclopédia de pesca!!! E, como sempre, cortez, gentil e prestativo! Muito obrigado.
Vou comprar umas garatéias dessas Gamakatsu para fazer uns testes. E acho que vou comprar também uma balancinha, dessas de precisão, para pesar minhas traquitanas...acho que pesando e anotando tudo por marca e modelo facilita muito a nossa vida.

Grande abraço a todos,

Eduardo
Companheiro
O que o Gusso postar, assino embaixo. Posso discordar em poucas coisas porque, assim,é que fica bom :D
Imagem
Avatar do usuário
Luiz Gusso
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1057
Registrado em: Qui Dez 16, 2010 1:47 pm
Cidade:

Re: garatéias

Mensagem por Luiz Gusso » Sex Nov 02, 2012 7:41 pm

Eduardo Gurjão escreveu:Olá,

Professor Gusso, o senhor é mesmo uma enciclopédia de pesca!!! E, como sempre, cortez, gentil e prestativo! Muito obrigado.
Vou comprar umas garatéias dessas Gamakatsu para fazer uns testes. E acho que vou comprar também uma balancinha, dessas de precisão, para pesar minhas traquitanas...acho que pesando e anotando tudo por marca e modelo facilita muito a nossa vida.

Grande abraço a todos,

Eduardo
Amigo Eduardo,a balança de precisão ajuda muita na troca das garateias,você pesa a original e depois coloca a mais perto do peso.
Não sou professor e nem enciclopédia de pesca, somente peso,coloco as garateias e faço um teste.
Fiquei impressionado vendo que a VMC Gladiator 6x nesta numeração pesa a mesma coisa que a gamakatsu 4x.
A gladiator 6x é mais curta e mais grossa e a gamakatsu tem a haste mais longa e é mais fina,por isto uso a gamakatsu,acho que nesta condição é mais fácil de fisgar.
Se o teu problema maior é a resistência ,com certeza a vmc é mais difícil de abrir,mas para tucunarés da serra da mesa,lago do peixe,prefiro as gamakatsu .
As garatéias Owner 4x que eram para mim as melhores garateias para o amazonas,apresentam algumas vantagens mas tem alguns problemas quando comparadas com VMC gladiator 6x.
As Owner 4x são mais afiadas,mas estragam muito as iscas e em pouco tempo ficam desgastadas,o piloteiro mete o alicate,a água do rio negro,elas perdem o fio com facilidade ,criam ponto de ferrugem,um dia de pesca você tem que afiar as garateias,se pegar num anzol só abre,são garateias descartáveis com facilidade.
Depois que conheci as Vmc gladiator 6x,tenho dado preferência a elas no amazonas para as iscas que aceitam garateias de números 2 ,1,1/0 e 2/0 ,podem ser um pouco menos afiadas,mas não tenho tido problemas nas fisgadas,não estragam muito as iscas,não se desgastam com facilidade e são bem mais baratas,são mais difíceis de abrir,embora as owner 4 x sejam ótimas garateias.
Na iscas para tucunarés menores,iscas que aceitam garateias numero 4 tenho dado preferência as gamakatsu 4x,embora a vmc gladiator 6x seja uma boa opção se o seu problema maior é resistência.
Nas iscas que aceitam garateias numero 6 uso as mesmas gamakatsu 4x,peso 0.7 gramas.As vmc gladiator 6x também pesam 0.7 gramas.
Estas opiniões são em relação a tucunarés e a experiência pessoal,qualquer divergência é aceitável.

Um abraço.
Avatar do usuário
Carlos C. de Azevedo
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Seg Fev 08, 2010 8:56 am
Cidade:

Re: garatéias

Mensagem por Carlos C. de Azevedo » Sáb Nov 03, 2012 11:18 am

Luiz Gusso escreveu:
Eduardo Gurjão escreveu:Olá,

Professor Gusso, o senhor é mesmo uma enciclopédia de pesca!!! E, como sempre, cortez, gentil e prestativo! Muito obrigado.
Vou comprar umas garatéias dessas Gamakatsu para fazer uns testes. E acho que vou comprar também uma balancinha, dessas de precisão, para pesar minhas traquitanas...acho que pesando e anotando tudo por marca e modelo facilita muito a nossa vida.

Grande abraço a todos,

Eduardo
Amigo Eduardo,a balança de precisão ajuda muita na troca das garateias,você pesa a original e depois coloca a mais perto do peso.
Não sou professor e nem enciclopédia de pesca, somente peso,coloco as garateias e faço um teste.
Fiquei impressionado vendo que a VMC Gladiator 6x nesta numeração pesa a mesma coisa que a gamakatsu 4x.
A gladiator 6x é mais curta e mais grossa e a gamakatsu tem a haste mais longa e é mais fina,por isto uso a gamakatsu,acho que nesta condição é mais fácil de fisgar.
Se o teu problema maior é a resistência ,com certeza a vmc é mais difícil de abrir,mas para tucunarés da serra da mesa,lago do peixe,prefiro as gamakatsu .
As garatéias Owner 4x que eram para mim as melhores garateias para o amazonas,apresentam algumas vantagens mas tem alguns problemas quando comparadas com VMC gladiator 6x.
As Owner 4x são mais afiadas,mas estragam muito as iscas e em pouco tempo ficam desgastadas,o piloteiro mete o alicate,a água do rio negro,elas perdem o fio com facilidade ,criam ponto de ferrugem,um dia de pesca você tem que afiar as garateias,se pegar num anzol só abre,são garateias descartáveis com facilidade.
Depois que conheci as Vmc gladiator 6x,tenho dado preferência a elas no amazonas para as iscas que aceitam garateias de números 2 ,1,1/0 e 2/0 ,podem ser um pouco menos afiadas,mas não tenho tido problemas nas fisgadas,não estragam muito as iscas,não se desgastam com facilidade e são bem mais baratas,são mais difíceis de abrir,embora as owner 4 x sejam ótimas garateias.
Na iscas para tucunarés menores,iscas que aceitam garateias numero 4 tenho dado preferência as gamakatsu 4x,embora a vmc gladiator 6x seja uma boa opção se o seu problema maior é resistência.
Nas iscas que aceitam garateias numero 6 uso as mesmas gamakatsu 4x,peso 0.7 gramas.As vmc gladiator 6x também pesam 0.7 gramas.
Estas opiniões são em relação a tucunarés e a experiência pessoal,qualquer divergência é aceitável.

Um abraço.
Em relaçào ao tamanho e peso das Owner, VMC e Daiichi, as Owner tem numeração diferente e são um pouco mais pesadas que as duas últimas; então seriam o que digo ser um meio ponto diferente. O peso das Daiichi e VMC são idêncicos, afinal são fabricadas p/ VMC co um mesmo maquinário, mas um aparenta ser muito pouco mais grossa que a outra. Poderia-se dizer que estas no tamanho 4 seriam uma Owner 3,5.As Gamakasu tem haste mais longa; então um destes Treble Game SS 4x 2/0 teria mais chance de abrir, se os açus, pegarem em um ínico anzol, que as VMC6x e Daiichii 7x num. 3/0. Resumindo, uso Qwner ou Gamakatsu 2/0 ou1/0 e VMC 6x ou Daiichi7x ambos tamanho 3/0.
Aco que lendo com atenção dará para entender, :D
Imagem
Avatar do usuário
Wellington Oliveira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 932
Registrado em: Qui Jun 17, 2010 6:51 pm
Cidade:

Mensagem por Wellington Oliveira » Sáb Nov 03, 2012 2:07 pm

Por partes ...

Testei de novo 2 red pepper (1 salty mais pesada) com a configuração de garatéias com peso em torno de 1,05 gramas, gamakatsu 4X #4 e VMC 6X #4 (as Owner 4X #4 pesam cerca de 1,29 gramas).

Nas minhas aqui, ficaram com flutuação no retorno mmmmuuuuiiitttttoooo lenta. Coloquei as VMC 4X #4 - 0,90 gramas - e continuou lenta a flutuação no retorno.

Assim, nas minhas red pepper, continuo dizendo que o mais pesado que aguentam é 0,75 gramas ...

Agora sobre as garateias para os açus ...

Tive acesso a um teste com garatéias Owner 4X, VMC 6X e Daiichi 7X ...

Imagem

- 1/0 abaixo, submetidos a 90 lbs ...
- 2/0 acima, a 110 lbs ...

Observações:
- Como o Carlos já disse, as Daiichi 7X são fabricadas pela VMC, só que para o Mercado da Austrália.
- VMC 6X e Daiichi 7X têm exatamente o mesmo peso e resistênca.
- As grandes e aclamadas Owner 4X #1 e #1/0 ficaram quase retas.
- Das menores, a que se saiu melhor, bem melhor, foi a VMC #1/0.

Em todas as hélices grandes, troquei todas as garatéias por, no mínimo VMC 6X 3/0; no mínimo, pois quando tenho, uso as Owner 4X 2/0; e até as VMC 6X #4/0.

Para se situarem:

Owner 4X
- #1 - 2,23 gramas;
- #1/0 - 3,19 gramas;
- #2/0 - 4,83 gramas;

VMC 6X e Daiichi 7X
- #1 - 2,19 gramas;
- #1/0 - 2,75 gramas;
- #2/0 - 3,55 gramas;
- #3/0 - 3,89 gramas;
- #4/0 - 5,25 gramas;

Abração a todos, em especial ao Irmão Gusso ... que faz uma falta danada lá no FTB.

Wellington ...
"Fora da caridade não há salvação!"
Avatar do usuário
Carlos C. de Azevedo
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Seg Fev 08, 2010 8:56 am
Cidade:

Mensagem por Carlos C. de Azevedo » Sáb Nov 03, 2012 4:44 pm

Wellington Oliveira escreveu:Por partes ...

Testei de novo 2 red pepper (1 salty mais pesada) com a configuração de garatéias com peso em torno de 1,05 gramas, gamakatsu 4X #4 e VMC 6X #4 (as Owner 4X #4 pesam cerca de 1,29 gramas).

Nas minhas aqui, ficaram com flutuação no retorno mmmmuuuuiiitttttoooo lenta. Coloquei as VMC 4X #4 - 0,90 gramas - e continuou lenta a flutuação no retorno.

Assim, nas minhas red pepper, continuo dizendo que o mais pesado que aguentam é 0,75 gramas ...

Agora sobre as garateias para os açus ...

Tive acesso a um teste com garatéias Owner 4X, VMC 6X e Daiichi 7X ...

Imagem

- 1/0 abaixo, submetidos a 90 lbs ...
- 2/0 acima, a 110 lbs ...

Observações:
- Como o Carlos já disse, as Daiichi 7X são fabricadas pela VMC, só que para o Mercado da Austrália.
- VMC 6X e Daiichi 7X têm exatamente o mesmo peso e resistênca.
- As grandes e aclamadas Owner 4X #1 e #1/0 ficaram quase retas.
- Das menores, a que se saiu melhor, bem melhor, foi a VMC #1/0.

Em todas as hélices grandes, troquei todas as garatéias por, no mínimo VMC 6X 3/0; no mínimo, pois quando tenho, uso as Owner 4X 2/0; e até as VMC 6X #4/0.

Para se situarem:

Owner 4X
- #1 - 2,23 gramas;
- #1/0 - 3,19 gramas;
- #2/0 - 4,83 gramas;

VMC 6X e Daiichi 7X
- #1 - 2,19 gramas;
- #1/0 - 2,75 gramas;
- #2/0 - 3,55 gramas;
- #3/0 - 3,89 gramas;
- #4/0 - 5,25 gramas;

Abração a todos, em especial ao Irmão Gusso ... que faz uma falta danada lá no FTB.

Wellington ...
Grande Wellington
Por partes :D Conheço este trabalho; muito bom postado pelo Art Weston, um cara que se mostra sério, diferente de alguns, que vc, também, e que posta por aí,e que conhecemos...neste, teríamos de considerar qual isca de hélice que será utilizada. Ele fala muito de woodchoppers que a meu ver já sairam do mercado, pelo que sei, mas de qualquer forma muito pesadas. Se consideramos as Rip rollers 6,2 ou 5,5 iria nas 6,2 com garatéias 6x ou 7x até 4/0 ou 3 nas Ownwers 3x 3/0 considereando a ST66. Em iscas 5.5 das rip usaria as garatéias um ponto menor, ou seja as VMC ou Daiichi 6 e 7X 3 ou 1 ou a Owner ST66 3x até 2 idem nas Gamakatsu 4X;mais ou menos isto, mas vamos trocando idéias. Tem algumas coisas que não pretendo comentar no forum pois necessitam um pouco mais de analise. Refiro-me a cores de iscas, pois acho que essas atraem em muitos casos a quem as compras; aqueles efeitos sensoriais como visão e aidição, mas não me force relatar por agora.
Realmente o Gusso faz muito mais falta ao FTB dos que os que no mesmo falam muito, inventam muito mais, ou são da turma do aplauso (deveriam estar no programa do Fausto Silva, ex Faustão, pois emagreceu) e não sabem muita coisa; os mestre dos foruns. Particularmente, só acho que não precisava jogar a toalha, bastava ficar muito mais observador, como faz, tenho certeza, e não ficar ensinando no Mobral :) Ele cansou muito mais porisso que por outras razões.
Abração :oops: :oops:
Imagem
Avatar do usuário
Luiz Gusso
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1057
Registrado em: Qui Dez 16, 2010 1:47 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Gusso » Sáb Nov 03, 2012 6:52 pm

Wellington Oliveira escreveu:Por partes ...

Testei de novo 2 red pepper (1 salty mais pesada) com a configuração de garatéias com peso em torno de 1,05 gramas, gamakatsu 4X #4 e VMC 6X #4 (as Owner 4X #4 pesam cerca de 1,29 gramas).

Nas minhas aqui, ficaram com flutuação no retorno mmmmuuuuiiitttttoooo lenta. Coloquei as VMC 4X #4 - 0,90 gramas - e continuou lenta a flutuação no retorno.

Assim, nas minhas red pepper, continuo dizendo que o mais pesado que aguentam é 0,75 gramas ...

Agora sobre as garateias para os açus ...



Tive acesso a um teste com garatéias Owner 4X, VMC 6X e Daiichi 7X ...

Imagem

- 1/0 abaixo, submetidos a 90 lbs ...


- 2/0 acima, a 110 lbs ...

Observações:
- Como o Carlos já disse, as Daiichi 7X são fabricadas pela VMC, só que para o Mercado da Austrália.
- VMC 6X e Daiichi 7X têm exatamente o mesmo peso e resistênca.
- As grandes e aclamadas Owner 4X #1 e #1/0 ficaram quase retas.
- Das menores, a que se saiu melhor, bem melhor, foi a VMC #1/0.

Em todas as hélices grandes, troquei todas as garatéias por, no mínimo VMC 6X 3/0; no mínimo, pois quando tenho, uso as Owner 4X 2/0; e até as VMC 6X #4/0.

Para se situarem:

Owner 4X
- #1 - 2,23 gramas;
- #1/0 - 3,19 gramas;
- #2/0 - 4,83 gramas;

VMC 6X e Daiichi 7X
- #1 - 2,19 gramas;
- #1/0 - 2,75 gramas;
- #2/0 - 3,55 gramas;
- #3/0 - 3,89 gramas;
- #4/0 - 5,25 gramas;

Abração a todos, em especial ao Irmão Gusso ... que faz uma falta danada lá no FTB.

Wellington ...
Grande Wellington,quando troco as garateias originais da red pepper 11 cm que pesam 0.75 gramas cada,primeiro uso um split ring bem leve,como o numero 2 capella.
Se a garateia gamakatsu 4 pesa 1 grama e são duas garatéias,acrescento 0.5 gramas de peso em relação a original.
A isca pesa 13 gramas,sera que 0.5 gramas faz tanta diferença.
Ainda tem o snap e a linha que podem fazer a diferença.
Na pratica,trabalhando a red pepper 11 cm com a original e com a gamakatsu,sinceramente não vi diferença significativa.

Você tem razão,a owner numero 4 pesa 1.4 gramas.

Quanto as garateias para iscas de hélices no amazonas,o problema não é só o peso da garateia.O tamanho da garateia influi muito no trabalho e na fisgada.
Se uso owner,somente a 1/0(2/0 nem pensar),se uso vmc 6x gladiator,somente a 2/0(3/0 nem pensar),estas garateias em tamanho maior atrapalham o trabalho e a fisgada.

Quanto ao trabalho é admirável,mas sou meio cético neste tipo de teste,o que tenho visto na pratica é que para abrir uma owner quando pega numa garateia é fácil,nas vmc 6x gladiator até agora não vi abrir.
Nunca pesque no amazonas com um drag superior a 4 kilos,qualquer linha vai encavalar e o material não vai aguentar,qualquer garateia pode abrir.


Um abraço.
Avatar do usuário
Garcia Guarujá
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2687
Registrado em: Sex Mar 31, 2006 10:36 am
Cidade:

Mensagem por Garcia Guarujá » Sáb Nov 03, 2012 9:11 pm

Gusso, para os Açus, qual garatéia você usa na T-20?
Grato.
Abraço.
Avatar do usuário
João Piccinin de Medeiros
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1346
Registrado em: Qui Dez 24, 2009 1:53 am
Cidade:

Mensagem por João Piccinin de Medeiros » Sáb Nov 03, 2012 9:42 pm

Garcia Guarujá escreveu:Gusso, para os Açus, qual garatéia você usa na T-20?
Grato.
Abraço.
Garcia, fiz a mesma pergunta ao Gusso, ele me respondeu que usava as owner 4x número 2... mas agora está usando as vmc 8527 6x número 2...


usei a primeira opção acima com os tucunarés do rio negro semana passada e foi um sucesso, usei com argolas capella...

respondi pra você caso o gusso não veja sua pergunta, valeu!
Avatar do usuário
João Piccinin de Medeiros
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1346
Registrado em: Qui Dez 24, 2009 1:53 am
Cidade:

Mensagem por João Piccinin de Medeiros » Sáb Nov 03, 2012 9:45 pm

copiei e colei a resposta do Gusso pra mim:

Quando conheci as VMC 8527 6 x,gostei das garatéias e experimentei,e gostei.
AS Owner são bem afiadas mas se desgastam com facilidade e abrem mais fácil que as vmc,por sinal não vi uma vmc 6 x aberta,mas se pegar em uma garatéias acho que pode abrir.
Na jumpin minnow usei a número 2 vmc que pesa exatamente igual a número 2 da owner com um split numero 6,a isca que sem split ring pesa 18 gramas,com os split rings e as garatéias fica pesando 22 gramas,trabalho ótimo,vara certa.
Avatar do usuário
Garcia Guarujá
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2687
Registrado em: Sex Mar 31, 2006 10:36 am
Cidade:

Mensagem por Garcia Guarujá » Sáb Nov 03, 2012 10:02 pm

Valeu João, obrigado.
Foi a que eu usei também, então está certo.
Abraço.
Avatar do usuário
Wellington Oliveira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 932
Registrado em: Qui Jun 17, 2010 6:51 pm
Cidade:

Mensagem por Wellington Oliveira » Sáb Nov 03, 2012 11:06 pm

Luiz Gusso escreveu: Grande Wellington,quando troco as garateias originais da red pepper 11 cm que pesam 0.75 gramas cada,primeiro uso um split ring bem leve,como o numero 2 capella.
Se a garateia gamakatsu 4 pesa 1 grama e são duas garatéias,acrescento 0.5 gramas de peso em relação a original.
A isca pesa 13 gramas,sera que 0.5 gramas faz tanta diferença.
Ainda tem o snap e a linha que podem fazer a diferença.
Na pratica,trabalhando a red pepper 11 cm com a original e com a gamakatsu,sinceramente não vi diferença significativa.

Você tem razão,a owner numero 4 pesa 1.4 gramas.

Quanto as garateias para iscas de hélices no amazonas,o problema não é só o peso da garateia.O tamanho da garateia influi muito no trabalho e na fisgada.
Se uso owner,somente a 1/0(2/0 nem pensar),se uso vmc 6x gladiator,somente a 2/0(3/0 nem pensar),estas garateias em tamanho maior atrapalham o trabalho e a fisgada.

Quanto ao trabalho é admirável,mas sou meio cético neste tipo de teste,o que tenho visto na pratica é que para abrir uma owner quando pega numa garateia é fácil,nas vmc 6x gladiator até agora não vi abrir.
Nunca pesque no amazonas com um drag superior a 4 kilos,qualquer linha vai encavalar e o material não vai aguentar,qualquer garateia pode abrir.


Um abraço.
Cara, esse negócio é brabo mesmo ...

Nas minhas red pepper 11 cm, o conjunto garateia/argola veio pesando 0,63 g (há que se anotar que comprei usadas).

Não adianta muito, eu acho, reforçar a garatéia e colocar uma argola que não aguenta o tranco e, sinceramente, Gusso, as capella 2 não aguentam mesmo ...

Mas deixa pra lá ...

Quanto ao tamanho das garateias pras grandes hélices, há que se convir as rips 5.5, 6.25 e 7 usam garatéia VMC 4X 3/0; assim, em termos de tamanho, dá pra usar tranquilamente a owner 4X 2/0 e a VMC 6X 3/0, a não ser que afirmemos que as garateias originais das rips atrapalham o trabalho das iscas; o que não é o caso ...

Quanto ao peso das garatéias, acrescentar 0,55 g por pitão, no caso das VMC 6X 3/0, e 1,45 g por pitão, no caso das owner 4X 2/0, não desbalancerão iscas acima de 45 gramas, para 3 garatéias, ou 35 gramas, para 2 garatéias.

Aliás, nos meus testes aqui, posso dizer que para algumas o trabalho até melhorou, sem contar que praticamente eliminou a torção da linha.

Essas foram só ideias e não tenho jamais a intenção de ser o dono da verdade.

Forte abraço,

Wellington ...
"Fora da caridade não há salvação!"
Avatar do usuário
Luiz Gusso
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1057
Registrado em: Qui Dez 16, 2010 1:47 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Gusso » Dom Nov 04, 2012 3:27 pm

Wellington Oliveira escreveu:
Luiz Gusso escreveu: Grande Wellington,quando troco as garateias originais da red pepper 11 cm que pesam 0.75 gramas cada,primeiro uso um split ring bem leve,como o numero 2 capella.
Se a garateia gamakatsu 4 pesa 1 grama e são duas garatéias,acrescento 0.5 gramas de peso em relação a original.
A isca pesa 13 gramas,sera que 0.5 gramas faz tanta diferença.
Ainda tem o snap e a linha que podem fazer a diferença.
Na pratica,trabalhando a red pepper 11 cm com a original e com a gamakatsu,sinceramente não vi diferença significativa.

Você tem razão,a owner numero 4 pesa 1.4 gramas.

Quanto as garateias para iscas de hélices no amazonas,o problema não é só o peso da garateia.O tamanho da garateia influi muito no trabalho e na fisgada.
Se uso owner,somente a 1/0(2/0 nem pensar),se uso vmc 6x gladiator,somente a 2/0(3/0 nem pensar),estas garateias em tamanho maior atrapalham o trabalho e a fisgada.

Quanto ao trabalho é admirável,mas sou meio cético neste tipo de teste,o que tenho visto na pratica é que para abrir uma owner quando pega numa garateia é fácil,nas vmc 6x gladiator até agora não vi abrir.
Nunca pesque no amazonas com um drag superior a 4 kilos,qualquer linha vai encavalar e o material não vai aguentar,qualquer garateia pode abrir.


Um abraço.
Cara, esse negócio é brabo mesmo ...

Nas minhas red pepper 11 cm, o conjunto garateia/argola veio pesando 0,63 g (há que se anotar que comprei usadas).

Não adianta muito, eu acho, reforçar a garatéia e colocar uma argola que não aguenta o tranco e, sinceramente, Gusso, as capella 2 não aguentam mesmo ...

Mas deixa pra lá ...

Quanto ao tamanho das garateias pras grandes hélices, há que se convir as rips 5.5, 6.25 e 7 usam garatéia VMC 4X 3/0; assim, em termos de tamanho, dá pra usar tranquilamente a owner 4X 2/0 e a VMC 6X 3/0, a não ser que afirmemos que as garateias originais das rips atrapalham o trabalho das iscas; o que não é o caso ...

Quanto ao peso das garatéias, acrescentar 0,55 g por pitão, no caso das VMC 6X 3/0, e 1,45 g por pitão, no caso das owner 4X 2/0, não desbalancerão iscas acima de 45 gramas, para 3 garatéias, ou 35 gramas, para 2 garatéias.

Aliás, nos meus testes aqui, posso dizer que para algumas o trabalho até melhorou, sem contar que praticamente eliminou a torção da linha.

Essas foram só ideias e não tenho jamais a intenção de ser o dono da verdade.

Forte abraço,

Wellington ...
Grande Wellington,quando trabalho as red pepper para tucunarés,não faço um stick parado,faço stick para afundar,zara na sub superfície ,a isca sobe,stick para afundar e trabalho errático pelo fundo,a isca sobe,zara na superfície,a isca não afunda,stick para afundar,trabalho errático ou zara na subsuperfície e assim por diante.
Com as garatéias gamakatsu + o split ring que você quiser,a isca vai pesar 1 grama a mais,a isca vai ficar com a água abaixo do olho,se ficasse acima do olho também não teria importância.Na pesca de tucunarés ,no uso da red pepper,o mais importante não é o stick parado,é o trabalho errático na sub superfície,o zara na sub superfície,o zara na superfície.Se a isca esta aparecendo só a argola,você zara ela sobe,você dá toques de ponta de vara para trabalho errático,a isca sobe.O Carlos nas red pepper magnum usa garateia owner numero 1,a isca quase afunda,não tem muita importância,com o trabalho você levanta a isca,pode ser até melhor.
O que precisa ser entendido,é que o peso das garateias nas iscas não são o único determinante de uso ,depende do trabalho que você consegue para determinado peixe que você quer pegar,por isto quando troco as garateia numa isca vou num pesque pague,testo a isca,vejo se o trabalho fica bom.
O conjunto vara,carretilha,linha,snap,tipo de isca,peso da isca e tipo do trabalho que o pescador faz é que determina a atração do peixe.
Como foi dito anteriormente,na magic stick 112 o trabalho fica ótimo com uma owner 2/0 no meio e uma owner 1/0 atrás,muito peso é adicionado em relação a original e o trabalho fica ótimo,perfeito,descobri fazendo testes e usando em pescarias.
Se eu tiver uma red pepper ,com um retorno lento,se é tucunaré que vou pescar,não me preocupo,a isca vai ser muito efetiva,é uma baita isca.

Quanto as grandes garateias te digo,o açu ataca a isca pela frente,quanto maior a hélice e as garateias,mais dificuldade ele tem para engolir,colocar ela na boca.
Pesco com um parceiro que usa só usa isca 5.5 e garateias owner 1/0 ou vmc gladiator 2/0,já fiz vários testes com outras iscas e garateias,só este ano pesquei 7 semanas no amazonas,posso te garantir ,vai ter menor rendimento usando isca maiores ou garateias maiores.
Cada pescador pesca como quer e do jeito que quer,só te digo o que experimentei pescando,quem sabe possa ser útil para você e para outros pescadores.O teste teórico é uma coisa,a pescaria é outra coisa,você tem um parceiro do lado tendo um rendimento e você outro,você só chega ao rendimento igual ao dele quando esta com a mesma isca nas mesmas condições,daí você realmente tem uma conclusão do que é eficaz,entendeu.
Longe de mim ser o dono da verdade,ou me considerar melhor ou pior pescador,mas aprendi uma coisa como pescador,uma isca,uma linha,uma carretilha,etc...só pode ser avaliada pescando muito,e de preferência com comparação.
Wellington,aprendi muito com você,grande pescador,mas aprendi também com pescadores que sabiam pouco e de repente fazem uma coisa que você não sabia,por isto estou sempre atento a qualquer informação independente do pescador.
Um abraço.
Avatar do usuário
Wellington Oliveira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 932
Registrado em: Qui Jun 17, 2010 6:51 pm
Cidade:

Mensagem por Wellington Oliveira » Dom Nov 04, 2012 3:39 pm

Luiz Gusso escreveu:
Wellington Oliveira escreveu:
Luiz Gusso escreveu: Grande Wellington,quando troco as garateias originais da red pepper 11 cm que pesam 0.75 gramas cada,primeiro uso um split ring bem leve,como o numero 2 capella.
Se a garateia gamakatsu 4 pesa 1 grama e são duas garatéias,acrescento 0.5 gramas de peso em relação a original.
A isca pesa 13 gramas,sera que 0.5 gramas faz tanta diferença.
Ainda tem o snap e a linha que podem fazer a diferença.
Na pratica,trabalhando a red pepper 11 cm com a original e com a gamakatsu,sinceramente não vi diferença significativa.

Você tem razão,a owner numero 4 pesa 1.4 gramas.

Quanto as garateias para iscas de hélices no amazonas,o problema não é só o peso da garateia.O tamanho da garateia influi muito no trabalho e na fisgada.
Se uso owner,somente a 1/0(2/0 nem pensar),se uso vmc 6x gladiator,somente a 2/0(3/0 nem pensar),estas garateias em tamanho maior atrapalham o trabalho e a fisgada.

Quanto ao trabalho é admirável,mas sou meio cético neste tipo de teste,o que tenho visto na pratica é que para abrir uma owner quando pega numa garateia é fácil,nas vmc 6x gladiator até agora não vi abrir.
Nunca pesque no amazonas com um drag superior a 4 kilos,qualquer linha vai encavalar e o material não vai aguentar,qualquer garateia pode abrir.


Um abraço.
Cara, esse negócio é brabo mesmo ...

Nas minhas red pepper 11 cm, o conjunto garateia/argola veio pesando 0,63 g (há que se anotar que comprei usadas).

Não adianta muito, eu acho, reforçar a garatéia e colocar uma argola que não aguenta o tranco e, sinceramente, Gusso, as capella 2 não aguentam mesmo ...

Mas deixa pra lá ...

Quanto ao tamanho das garateias pras grandes hélices, há que se convir as rips 5.5, 6.25 e 7 usam garatéia VMC 4X 3/0; assim, em termos de tamanho, dá pra usar tranquilamente a owner 4X 2/0 e a VMC 6X 3/0, a não ser que afirmemos que as garateias originais das rips atrapalham o trabalho das iscas; o que não é o caso ...

Quanto ao peso das garatéias, acrescentar 0,55 g por pitão, no caso das VMC 6X 3/0, e 1,45 g por pitão, no caso das owner 4X 2/0, não desbalancerão iscas acima de 45 gramas, para 3 garatéias, ou 35 gramas, para 2 garatéias.

Aliás, nos meus testes aqui, posso dizer que para algumas o trabalho até melhorou, sem contar que praticamente eliminou a torção da linha.

Essas foram só ideias e não tenho jamais a intenção de ser o dono da verdade.

Forte abraço,

Wellington ...
Grande Wellington,quando trabalho as red pepper para tucunarés,não faço um stick parado,faço stick para afundar,zara na sub superfície ,a isca sobe,stick para afundar e trabalho errático pelo fundo,a isca sobe,zara na superfície,a isca não afunda,stick para afundar,trabalho errático ou zara na subsuperfície e assim por diante.
Com as garatéias gamakatsu + o split ring que você quiser,a isca vai pesar 1 grama a mais,a isca vai ficar com a água abaixo do olho,se ficasse acima do olho também não teria importância.Na pesca de tucunarés ,no uso da red pepper,o mais importante não é o stick parado,é o trabalho errático na sub superfície,o zara na sub superfície,o zara na superfície.Se a isca esta aparecendo só a argola,você zara ela sobe,você dá toques de ponta de vara para trabalho errático,a isca sobe.O Carlos nas red pepper magnum usa garateia owner numero 1,a isca quase afunda,não tem muita importância,com o trabalho você levanta a isca,pode ser até melhor.
O que precisa ser entendido,é que o peso das garateias nas iscas não são o único determinante de uso ,depende do trabalho que você consegue para determinado peixe que você quer pegar,por isto quando troco as garateia numa isca vou num pesque pague,testo a isca,vejo se o trabalho fica bom.
O conjunto vara,carretilha,linha,snap,tipo de isca,peso da isca e tipo do trabalho que o pescador faz é que determina a atração do peixe.
Como foi dito anteriormente,na magic stick 112 o trabalho fica ótimo com uma owner 2/0 no meio e uma owner 1/0 atrás,muito peso é adicionado em relação a original e o trabalho fica ótimo,perfeito,descobri fazendo testes e usando em pescarias.
Se eu tiver uma red pepper ,com um retorno lento,se é tucunaré que vou pescar,não me preocupo,a isca vai ser muito efetiva,é uma baita isca.

Quanto as grandes garateias te digo,o açu ataca a isca pela frente,quanto maior a hélice e as garateias,mais dificuldade ele tem para engolir,colocar ela na boca.
Pesco com um parceiro que usa só usa isca 5.5 e garateias owner 1/0 ou vmc gladiator 2/0,já fiz vários testes com outras iscas e garateias,só este ano pesquei 7 semanas no amazonas,posso te garantir ,vai ter menor rendimento usando isca maiores ou garateias maiores.
Cada pescador pesca como quer e do jeito que quer,só te digo o que experimentei pescando,quem sabe possa ser útil para você e para outros pescadores.O teste teórico é uma coisa,a pescaria é outra coisa,você tem um parceiro do lado tendo um rendimento e você outro,você só chega ao rendimento igual ao dele quando esta com a mesma isca nas mesmas condições,daí você realmente tem uma conclusão do que é eficaz,entendeu.
Longe de mim ser o dono da verdade,ou me considerar melhor ou pior pescador,mas aprendi uma coisa como pescador,uma isca,uma linha,uma carretilha,etc...só pode ser avaliada pescando muito,e de preferência com comparação.
Wellington,aprendi muito com você,grande pescador,mas aprendi também com pescadores que sabiam pouco e de repente fazem uma coisa que você não sabia,por isto estou sempre atento a qualquer informação independente do pescador.
Um abraço.
Obrigado pela paciência e pela aula, Irmão.

Ainda pescaremos juntos!

Forte abraço,

Wellington ...
"Fora da caridade não há salvação!"
Avatar do usuário
Ramon Paz
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2506
Registrado em: Sáb Dez 23, 2006 9:15 pm
Cidade:

Mensagem por Ramon Paz » Dom Nov 04, 2012 6:27 pm

em algumas situaçôes as magnuns e magic stick 12 fazem a diferença

Imagem

Imagem

Imagem[/quote]
Editado pela última vez por Ramon Paz em Seg Nov 05, 2012 6:58 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Carlos C. de Azevedo
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Seg Fev 08, 2010 8:56 am
Cidade:

Mensagem por Carlos C. de Azevedo » Seg Nov 05, 2012 12:49 pm

Ramon Paz escreveu:em algumas situaçôes as maguns e magic stick 12 fazem a diferença

Imagem

Imagem

Imagem
[/quote]

Grande Companheiro Ramon
Essas duas fotos em double já conhecia, mas qual é aisca da última foto pois acho que não seja a magic stick do Nakamura.
Abração :D
Imagem
Avatar do usuário
Ramon Paz
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2506
Registrado em: Sáb Dez 23, 2006 9:15 pm
Cidade:

Mensagem por Ramon Paz » Seg Nov 05, 2012 6:56 pm

Grande Companheiro Ramon
Essas duas fotos em double já conhecia, mas qual é aisca da última foto pois acho que não seja a magic stick do Nakamura.
Abração

meu amigo,a foto pode não mostrar direito,mas é uma Magic Stick 12 :D ,abração.
Avatar do usuário
Carlos C. de Azevedo
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Seg Fev 08, 2010 8:56 am
Cidade:

Mensagem por Carlos C. de Azevedo » Seg Nov 05, 2012 8:28 pm

Ramon Paz escreveu:Grande Companheiro Ramon
Essas duas fotos em double já conhecia, mas qual é aisca da última foto pois acho que não seja a magic stick do Nakamura.
Abração

meu amigo,a foto pode não mostrar direito,mas é uma Magic Stick 12 :D ,abração.
Pois é amigão, vende aqui mesmo no Caterva essa Sony e compre uma Nikon :oops:
Abração
Imagem
Avatar do usuário
Moises Frez
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2466
Registrado em: Seg Set 10, 2012 4:56 pm
Cidade:

Mensagem por Moises Frez » Ter Nov 06, 2012 11:35 am

Blz tomei uma aula de garateia pra levar pra amazonia!! vou armado até dos dentes!!! :twisted:

desisti de levar as red pepper´s pra amazonia por causa de sua flutuabilidade, e comprei garateias VMC 8527PS de varios tamanhos.

mas afinal pra eu ter em casa e usar em outros lugares menos ariscos, com os tucunarés menores aqui do sudesde qual a melhor garateia (leve e resistente) para:

Red Pepper (11cm)
Red Pepper JR
Red Pepper baby

vejo varias marcas e modelos, mas nenhuma diz o peso o q dificulta muito sobre minha compra, tenho a balança de precisão mas fica caro comprar cada modelo pra pesar, da galera q tem ou q conhece os pesos da garateia, quais seriam mais indicadas para esses modelos de Red Peppers?

Lembrando q é pros tucunas daqui (RJ) q raramente chegam a 2 kilos.

obrigado a todos q já postaram, podem ter certeza q me ajudaram muito! :D :D :D
Avatar do usuário
Carlos C. de Azevedo
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Seg Fev 08, 2010 8:56 am
Cidade:

Mensagem por Carlos C. de Azevedo » Ter Nov 06, 2012 12:09 pm

Moises Frez escreveu:Blz tomei uma aula de garateia pra levar pra amazonia!! vou armado até dos dentes!!! :twisted:

desisti de levar as red pepper´s pra amazonia por causa de sua flutuabilidade, e comprei garateias VMC 8527PS de varios tamanhos.

mas afinal pra eu ter em casa e usar em outros lugares menos ariscos, com os tucunarés menores aqui do sudesde qual a melhor garateia (leve e resistente) para:

Red Pepper (11cm)
Red Pepper JR
Red Pepper baby

vejo varias marcas e modelos, mas nenhuma diz o peso o q dificulta muito sobre minha compra, tenho a balança de precisão mas fica caro comprar cada modelo pra pesar, da galera q tem ou q conhece os pesos da garateia, quais seriam mais indicadas para esses modelos de Red Peppers?

Lembrando q é pros tucunas daqui (RJ) q raramente chegam a 2 kilos.

obrigado a todos q já postaram, podem ter certeza q me ajudaram muito! :D :D :D
Companheiro
Não estou habilitado em falar de qualquer red pepper que não seja a magnum, pois outras não seriam amazônicas. O Gusso e o Wellington poderão lhe ajudar. Quem está fazendo umas red pepper com muito capricho é o Celso Sasaki do qual levei as maiores p/ SIRN e pegou bem. Ele agora está ofertando hélices p/ tucunas mas não exprimentei.
Att.
Imagem
Avatar do usuário
Moises Frez
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2466
Registrado em: Seg Set 10, 2012 4:56 pm
Cidade:

Mensagem por Moises Frez » Qua Nov 07, 2012 3:47 pm

na red pepper de 11 cm, Tanto a VMC 6x 8527PS como a 3x 9626PS nº 4 ficaram boas, mas optei pela VMC 3x 9626 nº4 porque ela é 0,10 mais leve, no caso a:

8627PS nº 4 = 1g
9626PS nº4 = 0,90g

agora vou procurar outras mais leves para a red peper baby e para Red Pepper JR, se alguem puder ajudar com informações sobre garateias mais leves serei grato! para a Red pepper baby não precisa ser garateia reforçada.
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”