multi 20lb para lago do peixe
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- ANZOL DE OURO
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multi 20lb para lago do peixe
Bom dia amigos, multi 20lb para o lago do peixe é suficiente?
Lembrando que não gosto de superdimensionar equipamento e rebocar o peixe, o negócio é emoção mesmo.
Lembrando que não gosto de superdimensionar equipamento e rebocar o peixe, o negócio é emoção mesmo.
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias de suas iscas !
- Thiago Ferrari Tissiano
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- Felipe Teixeira
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- Wagner Vieira
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Pois é, isso que pensei!
tenho um leader da seaguar que é fantástico. Macio e muito resistente, pensei em usar uma pernada de uns 2 mts para aguentar as "esfoladas".
A conta que faço é a seguinte: multi 20lb em vara 17lb para peixes de no max 10lb, ou seja, o material já está com o dobro da "carga".
Acho que perde um pouco da graça da coisa superdimensionar a linha, pois fica muito fácil rebocar com uma linha 40lb.
Sem falar que minhas carretilhas tem drag de 8lb, então, qual o sentido de uma linha tão superior?
tenho um leader da seaguar que é fantástico. Macio e muito resistente, pensei em usar uma pernada de uns 2 mts para aguentar as "esfoladas".
A conta que faço é a seguinte: multi 20lb em vara 17lb para peixes de no max 10lb, ou seja, o material já está com o dobro da "carga".
Acho que perde um pouco da graça da coisa superdimensionar a linha, pois fica muito fácil rebocar com uma linha 40lb.
Sem falar que minhas carretilhas tem drag de 8lb, então, qual o sentido de uma linha tão superior?
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- Luiz Fernando Mello
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Oi pesquei lá com linha power pro de 20 lbs sem problemas.
Peguei um azul de 5 kg que deu maior trabalho para tirar da água, mas sem nenhum problema com a linha.
Use um bom líder, pelo menos 0,50 mm e um 1m de comprimento. Achei que o lago do peixe tem muito menos estrutura que a serra da mesa.
Peguei um azul de 5 kg que deu maior trabalho para tirar da água, mas sem nenhum problema com a linha.
Use um bom líder, pelo menos 0,50 mm e um 1m de comprimento. Achei que o lago do peixe tem muito menos estrutura que a serra da mesa.
Para pescar não é preciso ter paciência. É preciso ter paciência para aguardar a próxima pescaria
- Eduardo Eifert
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os colegas já responderam, mas no meu caso, uso bitola acima de 30lb por várias razões:
- mesmo com líder, a linha raspa na puleira (tem muita) e rompe mais fácil ou fica puída mais rápido; líder muito longo, mais que a distância do devaneador de linha até a ponta da vara, atrapalha o arremesso.
- caso a carretilha esteja regulada, vc não vai rebocar, ela vai soltar linha antes;
- linhas finas acavalam no fundo do carretel depois de pegar um peixe;
- a linha fina corre mais fácil no nó... e por aí vai...
a esportividade nao está na bitola/libragem da linha, entendo que está na forma com que usa o material. Mas se precisar firmar no dedão uma corrida para a pauleira, o que lá é bastante comum, arrisca perder muita isca. O tucunaré nao se mede pelo peso, mas pela violência do bote.
Uma "regra" que uso:
- bitolas mais grossas para hélices, bitolas mais finas para zaras;
- bitolas mais grossas para multi 8 fios, bitolas mais finas para multi 4 fios;
Saio hoje á tardinha para lá (Mariozan) e levarei linhas de 30 a 65 lb (Ppró 0,28mm 30lb, Samurai 40 lb, Sufix 832 63 lb e Varivas 10x10 Jig 65 lb que vou levar paa gastar - nao gostei dela), mas varas de 14 a 17 lb.
- mesmo com líder, a linha raspa na puleira (tem muita) e rompe mais fácil ou fica puída mais rápido; líder muito longo, mais que a distância do devaneador de linha até a ponta da vara, atrapalha o arremesso.
- caso a carretilha esteja regulada, vc não vai rebocar, ela vai soltar linha antes;
- linhas finas acavalam no fundo do carretel depois de pegar um peixe;
- a linha fina corre mais fácil no nó... e por aí vai...
a esportividade nao está na bitola/libragem da linha, entendo que está na forma com que usa o material. Mas se precisar firmar no dedão uma corrida para a pauleira, o que lá é bastante comum, arrisca perder muita isca. O tucunaré nao se mede pelo peso, mas pela violência do bote.
Uma "regra" que uso:
- bitolas mais grossas para hélices, bitolas mais finas para zaras;
- bitolas mais grossas para multi 8 fios, bitolas mais finas para multi 4 fios;
Saio hoje á tardinha para lá (Mariozan) e levarei linhas de 30 a 65 lb (Ppró 0,28mm 30lb, Samurai 40 lb, Sufix 832 63 lb e Varivas 10x10 Jig 65 lb que vou levar paa gastar - nao gostei dela), mas varas de 14 a 17 lb.
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- ANZOL DE OURO
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Está certo Luciano, agradeço pelas informações e vou ponderá-lás ao escolher a linha.
Quanto a esportividade, concordo com você. O que eu quis dizer é que com um conjunto 17lbs e linha 20lbs fica condizente com o peixe. Pelo menos é o que eu penso.
Quanto ao nó, eu uso o SF, ele fica mto fino e quanto menos a bitola da linha, melhor ele fica.
Me traga informações de lá quando voltar. Um abraço
Luiz, valeu pela dica, vou comprar um leader triumph de no minimo 40lbs
Quanto a esportividade, concordo com você. O que eu quis dizer é que com um conjunto 17lbs e linha 20lbs fica condizente com o peixe. Pelo menos é o que eu penso.
Quanto ao nó, eu uso o SF, ele fica mto fino e quanto menos a bitola da linha, melhor ele fica.
Me traga informações de lá quando voltar. Um abraço
Luiz, valeu pela dica, vou comprar um leader triumph de no minimo 40lbs
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- Emer Oliveira
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LINHA 20LBS
Alex vai de 20 sem medo de ser feliz máximo 30 pro seu equipa
Não é toda hora que no LP vc pega peichão de 5kg e nem todos que vc vier a pescar irão pro pau , la as estruturas são boas
40,50é 65 absordo isso é pro AM
Agora o que o amigo Eduardo falou é verdade, ela costuma encavalar bom sempre dar uma soltada nela entre alguns arremessos não custa nada, mas a de 30lbs te resolvera esse problema , somente por isso pois ,
e esquece lider vai por mim meu irmão,não se apega nisso la vc vai ver como é
forte abraço
emer
Não é toda hora que no LP vc pega peichão de 5kg e nem todos que vc vier a pescar irão pro pau , la as estruturas são boas
40,50é 65 absordo isso é pro AM
Agora o que o amigo Eduardo falou é verdade, ela costuma encavalar bom sempre dar uma soltada nela entre alguns arremessos não custa nada, mas a de 30lbs te resolvera esse problema , somente por isso pois ,
e esquece lider vai por mim meu irmão,não se apega nisso la vc vai ver como é
forte abraço
emer
- Eduardo Naves
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Fui para o peixe e levei o seguinte equipamento
Carretilha Shimano Metanium Mg7
Vara Argus Lupine Panter 5'6'' quebrada virou 5'3'' 8-17 lbs
Linha Berkley Whiplash Translucida 35Lbs 0,26
Leader Vexter 17 lbs 0,37
A respeito da linha, eu não comprei, veio na carretilha, mais o motivo de eu levar ela foi:
Dura muito, forte, e tem uma espeçura boa que encavala pouco, o leader opcionei pois é barato e a espeçura é porque eu tenho uma chronarch 200e7 que tem uma linha muito grossa (0,36), então tive que comprar um leader mais grosso, mais acho muito bom esse leader para minha linha tem uma força boa (17lbs - 8 kgs) que peixe só arrebentaria na abrazão mesmo, na força pouco provaleu
Acho que uma linha de 20lbs até que aguenta, mais não iria arrisca, usaria uma de mais ou menos 30-40 lbs
Abraços, tentei ajudar
Carretilha Shimano Metanium Mg7
Vara Argus Lupine Panter 5'6'' quebrada virou 5'3'' 8-17 lbs
Linha Berkley Whiplash Translucida 35Lbs 0,26
Leader Vexter 17 lbs 0,37
A respeito da linha, eu não comprei, veio na carretilha, mais o motivo de eu levar ela foi:
Dura muito, forte, e tem uma espeçura boa que encavala pouco, o leader opcionei pois é barato e a espeçura é porque eu tenho uma chronarch 200e7 que tem uma linha muito grossa (0,36), então tive que comprar um leader mais grosso, mais acho muito bom esse leader para minha linha tem uma força boa (17lbs - 8 kgs) que peixe só arrebentaria na abrazão mesmo, na força pouco provaleu
Acho que uma linha de 20lbs até que aguenta, mais não iria arrisca, usaria uma de mais ou menos 30-40 lbs
Abraços, tentei ajudar
Existe 5 tipos de pescador,
--Os pessimos, que não pegam absolutamente nada
--Os ruins, que pegam poucos peixes
--Os bons, que pegam bastante peixe
--Os otimos, que pegam os maiores
--Os exelentes, que todos os peixes que pegam soltam
--Os pessimos, que não pegam absolutamente nada
--Os ruins, que pegam poucos peixes
--Os bons, que pegam bastante peixe
--Os otimos, que pegam os maiores
--Os exelentes, que todos os peixes que pegam soltam
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- ANZOL DE OURO
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Obrigado pelas dicas pessoal, vou montar meus conjuntos nessa forma, vejam se está bom:
Vara Shimano Compre 8/17lb 6"
Curado 101D
Multi 40lb Rapala*
Leader 40lbs Vexter
Vara Sumax Safira 8/17lb 5,3"
Scorpion 1001MG
Multi Power Pro 20lb
Leader 40lbs Vexter
*Vou usar essa linha pois tinha comprado uma carreta usada para as pescarias de traira em açudes e a mesma veio junto, está quase nova.
O primeiro conjunto vou usar com hélices, T20, Giant dog-x, zig-zara, etc...
O segundo com T10, zig-zarinha, z-90, dog-x, xrap-10, bomber´s, etc...
O que acharam?
Vara Shimano Compre 8/17lb 6"
Curado 101D
Multi 40lb Rapala*
Leader 40lbs Vexter
Vara Sumax Safira 8/17lb 5,3"
Scorpion 1001MG
Multi Power Pro 20lb
Leader 40lbs Vexter
*Vou usar essa linha pois tinha comprado uma carreta usada para as pescarias de traira em açudes e a mesma veio junto, está quase nova.
O primeiro conjunto vou usar com hélices, T20, Giant dog-x, zig-zara, etc...
O segundo com T10, zig-zarinha, z-90, dog-x, xrap-10, bomber´s, etc...
O que acharam?
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- ANZOL DE OURO
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- Felipe Teixeira
- ANZOL DE OURO
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Eu pesquisaria sobre as iscas do Mauro Nakatani. Ele é usuário aqui do fórum tbm.Alex Santin escreveu:Em tempo, quais hélices são as melhores para lá?
Tenho uma bicuda 90, jennerlure babyrex 110 e uma baby torpedo.
Pensei em comprar alguma riproler pois falam ser a mais matadeira. Alguma outra dica?
Voce pode comprar aqui http://www.iscasdomauro.com.br/
Abraços
Pesque & Solte SEMPRE !!
- Emer Oliveira
- ANZOL DE BRONZE
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linha 20lbs
vai pescar com quem??
No Mariozan ou no Kojak??
No Mariozan ou no Kojak??
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- ANZOL DE OURO
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Re: linha 20lbs
No kojak dia 13/06Emer Oliveira escreveu:vai pescar com quem??
No Mariozan ou no Kojak??
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- ANZOL DE OURO
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Boa dica Felipe, vou olhar sim.Felipe Teixeira escreveu:Eu pesquisaria sobre as iscas do Mauro Nakatani. Ele é usuário aqui do fórum tbm.Alex Santin escreveu:Em tempo, quais hélices são as melhores para lá?
Tenho uma bicuda 90, jennerlure babyrex 110 e uma baby torpedo.
Pensei em comprar alguma riproler pois falam ser a mais matadeira. Alguma outra dica?
Voce pode comprar aqui http://www.iscasdomauro.com.br/
Abraços
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- Emer Oliveira
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linha 20 lbs
Alex fala com o pessoal de la e veja na semana de sua pesca como esta a agua qual isca esta pegando melhor,pois teriamos uma dezena de iscas para sugerir mas sempre que vou me informo na vespera quis as que mais estão saindo pois o resto como pesco a muito tempo com certeza terei a maioria mas de todas maneiras T10, firestik,Zig Zarinha, Bora, Magic stik, Biruta,e as helices q vc tem
Velho seu equipa ta otimo não tem segredo , como falei apenas se informa antes com a pousada de como esta o comportamento dos peixes e alguma isca ou cor em especial esta mais pegadeira.
espero ter ajudado
emer
Velho seu equipa ta otimo não tem segredo , como falei apenas se informa antes com a pousada de como esta o comportamento dos peixes e alguma isca ou cor em especial esta mais pegadeira.
espero ter ajudado
emer
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- ANZOL DE OURO
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muito obrigado pelas dicas Emer, vou fazer isso mesmo, eu tenho o kojak no msn, quando estiver chegando na data da pescaria dou uma investigada como está o "humor" do peixe e quais iscas estão matadeiras
As outras iscas que vc citou eu tenho todas.
abraço
As outras iscas que vc citou eu tenho todas.
abraço
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- Luiz Gusso
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Amigo, a linha superdimencionada não perde a graça e não reboca o peixe.Alex Santin escreveu:Pois é, isso que pensei!
tenho um leader da seaguar que é fantástico. Macio e muito resistente, pensei em usar uma pernada de uns 2 mts para aguentar as "esfoladas".
A conta que faço é a seguinte: multi 20lb em vara 17lb para peixes de no max 10lb, ou seja, o material já está com o dobro da "carga".
Acho que perde um pouco da graça da coisa superdimensionar a linha, pois fica muito fácil rebocar com uma linha 40lb.
Sem falar que minhas carretilhas tem drag de 8lb, então, qual o sentido de uma linha tão superior?
A linha mais grossa tem várias vantagens como o amigo disse acima:
-se faz cabeleira,é mais fácil desmanchar;
-você regula o drag do jeito que quiser conforme a estrutura;
-desgasta menos,dura mais tempo;
-dependendo da linha você pode usar sem líder;
-você não deixa o peixe ir embora com a isca na Boca;
Obs:já vi muito tucunaré morrendo com isca atravessada na boca,agonizando,você acha isto esportivo?
Um abraço.
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- ANZOL DE OURO
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Agradeço a atençao Luiz, principalmente quanto a observação, apesar de discordar parcialmente, irei sim ponderá-la.Luiz Gusso escreveu:Amigo, a linha superdimencionada não perde a graça e não reboca o peixe.Alex Santin escreveu:Pois é, isso que pensei!
tenho um leader da seaguar que é fantástico. Macio e muito resistente, pensei em usar uma pernada de uns 2 mts para aguentar as "esfoladas".
A conta que faço é a seguinte: multi 20lb em vara 17lb para peixes de no max 10lb, ou seja, o material já está com o dobro da "carga".
Acho que perde um pouco da graça da coisa superdimensionar a linha, pois fica muito fácil rebocar com uma linha 40lb.
Sem falar que minhas carretilhas tem drag de 8lb, então, qual o sentido de uma linha tão superior?
A linha mais grossa tem várias vantagens como o amigo disse acima:
-se faz cabeleira,é mais fácil desmanchar;
-você regula o drag do jeito que quiser conforme a estrutura;
-desgasta menos,dura mais tempo;
-dependendo da linha você pode usar sem líder;
-você não deixa o peixe ir embora com a isca na Boca;
Obs:já vi muito tucunaré morrendo com isca atravessada na boca,agonizando,você acha isto esportivo?
Um abraço.
Quanto as vantagens da linha grossa que tu citou, veja:
- é mais fácil eu fazer cabeleira com a linha mais grossa, tendo em vista pescar até hoje com bitolas inferiores a 0,23 estou plenamente acostumado a linha fina. Acho até bem melhor, até porque só usei ela.
- o drag não vejo vantagem também... minhas carretas tem drag inferior a 4,5kg (teoricamente, conforme especificações técnicas de ambas, curado e scorpion) então, não me adianta nada ter uma linha que suporte 50lbs se a carretilha vai soltar linha com 10lbs.
- o desgaste não me interessa. Prefiro um desgaste superior em detrimento do meu gosto particular por linhas mais finas.
- Não uso linha direto, uso lider 100% das pescarias com IA
- Volta ao ponto do drag máximo das carretas ser 4,5kg
um grande abraço
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- Luiz Gusso
- GARATÉIA DE BRONZE
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Amigo,pesco tucunarés há vários anos em represas e no amazonas,cansei de perder peixe devido a espessura da linha,deixar iscas nas bocas dos tucunas.
Vou te dar um exemplo,usava linha 20 libras em Epitácio, o tucunaré levava para o meio da tranqueira,arrebentava a linha independente de líder ou não.
Quando usei linha mais grossa ,não deixei mais garatéias nas bocas dos tucunarés,ou o peixe ficava fisgado no meio da tranqueira ou escapava de outro jeito,não levando a isca.Sabe quanto pesava os peixes que arrebentavam as linhas 20 libras,4 kilos.
Vou te explicar o Drag de 4.5 kilos.
Existe na Fisica fenômenos chamados inércia e atrito.
http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_c ... nercia.pdf
Quando a carretilha esta parada ,com o drag fechado,a força do peixe para tirar a linha da inércia é maior que para manter a linha saindo,ainda temos que considerar o atrito da linha nos passadores,atrito dos rolamentos ,distância do peixe para a carretilha(fenômeno físico chamado momento-quanto mais perto o peixe ,maior a fôrça) e principalmente a força inicial do peixe na primaira pancada.
Vou te dar um exemplo prático:
Um caminhão vai rebocar um carro parado em um pista plana.
A força de atrito , a inércia , o pêso do carro(gravidade) necessitam de uma força de 500 kilos para colocar o carro em movimento,depois que o carro estiver em movimento,a força para continuar em movimento é menor.
Para rebocar o carro,foi colocado uma cabo de 20 metros que aguenta 510 kilos.
O caminhão lentamente,a 20 metros do carro,vai esticando o cabo,quando chega em 500 kilos o carro se move e o cabo não arrebenta.
O caminhão recua 10 metros,o cabo tem vinte metros,o caminhão acelera com toda a sua força,quando chega a 20 metros o cabo estica e arrebenta,porque a força no cabo num determinado instante foi maior que 510 kilos.
Quando o peixe puxa a linha,com um drag de 4.5 kilos,em um determinado instante,dependendo da força inicial do peixe,para tirar o drag da inércia é colocada na linha uma força muito maior que 4.5 kilos,entendeu amigo.
Cada um pesca com a linha que quer, o que mais lamento são os tucunarés que ficam agonizando com a isca na boca,um abraço.
o
Vou te dar um exemplo,usava linha 20 libras em Epitácio, o tucunaré levava para o meio da tranqueira,arrebentava a linha independente de líder ou não.
Quando usei linha mais grossa ,não deixei mais garatéias nas bocas dos tucunarés,ou o peixe ficava fisgado no meio da tranqueira ou escapava de outro jeito,não levando a isca.Sabe quanto pesava os peixes que arrebentavam as linhas 20 libras,4 kilos.
Vou te explicar o Drag de 4.5 kilos.
Existe na Fisica fenômenos chamados inércia e atrito.
http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_c ... nercia.pdf
Quando a carretilha esta parada ,com o drag fechado,a força do peixe para tirar a linha da inércia é maior que para manter a linha saindo,ainda temos que considerar o atrito da linha nos passadores,atrito dos rolamentos ,distância do peixe para a carretilha(fenômeno físico chamado momento-quanto mais perto o peixe ,maior a fôrça) e principalmente a força inicial do peixe na primaira pancada.
Vou te dar um exemplo prático:
Um caminhão vai rebocar um carro parado em um pista plana.
A força de atrito , a inércia , o pêso do carro(gravidade) necessitam de uma força de 500 kilos para colocar o carro em movimento,depois que o carro estiver em movimento,a força para continuar em movimento é menor.
Para rebocar o carro,foi colocado uma cabo de 20 metros que aguenta 510 kilos.
O caminhão lentamente,a 20 metros do carro,vai esticando o cabo,quando chega em 500 kilos o carro se move e o cabo não arrebenta.
O caminhão recua 10 metros,o cabo tem vinte metros,o caminhão acelera com toda a sua força,quando chega a 20 metros o cabo estica e arrebenta,porque a força no cabo num determinado instante foi maior que 510 kilos.
Quando o peixe puxa a linha,com um drag de 4.5 kilos,em um determinado instante,dependendo da força inicial do peixe,para tirar o drag da inércia é colocada na linha uma força muito maior que 4.5 kilos,entendeu amigo.
Cada um pesca com a linha que quer, o que mais lamento são os tucunarés que ficam agonizando com a isca na boca,um abraço.
o
- Nilton Hideki Okada
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Concordo com o Gusso,
Por exemplo: todos já devem ter pego algum peixe bem na beirada do barco, quando já estávamos até quase tirando a isca da água e já visualizando o próximo arremesso, nestes casos a "força" da pancada do tucunaré é muito forte, se temos uma linha fina esta pode-se romper, isso sem considerar ainda a sua "corrida inicial", já tive amigos que na "porrada" próxima do barco multi de 40 Lb simplesmente estouraram...
Não sei se irá ser o seu caso, mas por exemplo minha primeira experiência no Peixe, atrás das cachorras (no rio Tocantins), tínhamos que usar iscas pesadas e fazer arremessos extremamente longos, onde uma vara de ação rápida/extra-rápida faziam a diferença, bem como seu tamanho e as linhas "finas" 30 e 40 Lb quando davam um "tranco" a isca ia embora boiando pela correnteza, se não fosse pela boa vontade do guia, teria ficado uma fortuna no rio só com as iscas trairão (imakatsu). Quando retornei usei multis 50 Lb e 65 Lb não tive nenhuma isca perdida devido a linha estourar "no tranco"...então fica a dica!
Atualmente para minhas pescarias atrás dos azuis, uso linhas de 30, 40 (PP) e até 50 Lb (Varivas).
Abraços e boa sorte!
Por exemplo: todos já devem ter pego algum peixe bem na beirada do barco, quando já estávamos até quase tirando a isca da água e já visualizando o próximo arremesso, nestes casos a "força" da pancada do tucunaré é muito forte, se temos uma linha fina esta pode-se romper, isso sem considerar ainda a sua "corrida inicial", já tive amigos que na "porrada" próxima do barco multi de 40 Lb simplesmente estouraram...
Não sei se irá ser o seu caso, mas por exemplo minha primeira experiência no Peixe, atrás das cachorras (no rio Tocantins), tínhamos que usar iscas pesadas e fazer arremessos extremamente longos, onde uma vara de ação rápida/extra-rápida faziam a diferença, bem como seu tamanho e as linhas "finas" 30 e 40 Lb quando davam um "tranco" a isca ia embora boiando pela correnteza, se não fosse pela boa vontade do guia, teria ficado uma fortuna no rio só com as iscas trairão (imakatsu). Quando retornei usei multis 50 Lb e 65 Lb não tive nenhuma isca perdida devido a linha estourar "no tranco"...então fica a dica!
Atualmente para minhas pescarias atrás dos azuis, uso linhas de 30, 40 (PP) e até 50 Lb (Varivas).
Abraços e boa sorte!
Luiz Gusso escreveu:Amigo,pesco tucunarés há vários anos em represas e no amazonas,cansei de perder peixe devido a espessura da linha,deixar iscas nas bocas dos tucunas.
Vou te dar um exemplo,usava linha 20 libras em Epitácio, o tucunaré levava para o meio da tranqueira,arrebentava a linha independente de líder ou não.
Quando usei linha mais grossa ,não deixei mais garatéias nas bocas dos tucunarés,ou o peixe ficava fisgado no meio da tranqueira ou escapava de outro jeito,não levando a isca.Sabe quanto pesava os peixes que arrebentavam as linhas 20 libras,4 kilos.
Vou te explicar o Drag de 4.5 kilos.
Existe na Fisica fenômenos chamados inércia e atrito.
http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_c ... nercia.pdf
Quando a carretilha esta parada ,com o drag fechado,a força do peixe para tirar a linha da inércia é maior que para manter a linha saindo,ainda temos que considerar o atrito da linha nos passadores,atrito dos rolamentos ,distância do peixe para a carretilha(fenômeno físico chamado momento-quanto mais perto o peixe ,maior a fôrça) e principalmente a força inicial do peixe na primaira pancada.
Vou te dar um exemplo prático:
Um caminhão vai rebocar um carro parado em um pista plana.
A força de atrito , a inércia , o pêso do carro(gravidade) necessitam de uma força de 500 kilos para colocar o carro em movimento,depois que o carro estiver em movimento,a força para continuar em movimento é menor.
Para rebocar o carro,foi colocado uma cabo de 20 metros que aguenta 510 kilos.
O caminhão lentamente,a 20 metros do carro,vai esticando o cabo,quando chega em 500 kilos o carro se move e o cabo não arrebenta.
O caminhão recua 10 metros,o cabo tem vinte metros,o caminhão acelera com toda a sua força,quando chega a 20 metros o cabo estica e arrebenta,porque a força no cabo num determinado instante foi maior que 510 kilos.
Quando o peixe puxa a linha,com um drag de 4.5 kilos,em um determinado instante,dependendo da força inicial do peixe,para tirar o drag da inércia é colocada na linha uma força muito maior que 4.5 kilos,entendeu amigo.
Cada um pesca com a linha que quer, o que mais lamento são os tucunarés que ficam agonizando com a isca na boca,um abraço.
o
- Tiago Bettio
- ANZOL DE BRONZE
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Que aula... parabens!!!Luiz Gusso escreveu:Amigo,pesco tucunarés há vários anos em represas e no amazonas,cansei de perder peixe devido a espessura da linha,deixar iscas nas bocas dos tucunas.
Vou te dar um exemplo,usava linha 20 libras em Epitácio, o tucunaré levava para o meio da tranqueira,arrebentava a linha independente de líder ou não.
Quando usei linha mais grossa ,não deixei mais garatéias nas bocas dos tucunarés,ou o peixe ficava fisgado no meio da tranqueira ou escapava de outro jeito,não levando a isca.Sabe quanto pesava os peixes que arrebentavam as linhas 20 libras,4 kilos.
Vou te explicar o Drag de 4.5 kilos.
Existe na Fisica fenômenos chamados inércia e atrito.
http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_c ... nercia.pdf
Quando a carretilha esta parada ,com o drag fechado,a força do peixe para tirar a linha da inércia é maior que para manter a linha saindo,ainda temos que considerar o atrito da linha nos passadores,atrito dos rolamentos ,distância do peixe para a carretilha(fenômeno físico chamado momento-quanto mais perto o peixe ,maior a fôrça) e principalmente a força inicial do peixe na primaira pancada.
Vou te dar um exemplo prático:
Um caminhão vai rebocar um carro parado em um pista plana.
A força de atrito , a inércia , o pêso do carro(gravidade) necessitam de uma força de 500 kilos para colocar o carro em movimento,depois que o carro estiver em movimento,a força para continuar em movimento é menor.
Para rebocar o carro,foi colocado uma cabo de 20 metros que aguenta 510 kilos.
O caminhão lentamente,a 20 metros do carro,vai esticando o cabo,quando chega em 500 kilos o carro se move e o cabo não arrebenta.
O caminhão recua 10 metros,o cabo tem vinte metros,o caminhão acelera com toda a sua força,quando chega a 20 metros o cabo estica e arrebenta,porque a força no cabo num determinado instante foi maior que 510 kilos.
Quando o peixe puxa a linha,com um drag de 4.5 kilos,em um determinado instante,dependendo da força inicial do peixe,para tirar o drag da inércia é colocada na linha uma força muito maior que 4.5 kilos,entendeu amigo.
Cada um pesca com a linha que quer, o que mais lamento são os tucunarés que ficam agonizando com a isca na boca,um abraço.
o
Manja muito.... .... nao e' a toa q e' chamado de mestre por muitos!!
Um abraco e boas pescarias!!!
Fishing is not a sport.... fishing is an art.
-
- ANZOL DE OURO
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- Registrado em: Dom Out 04, 2009 11:17 pm
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Boa noite, agora que lembrei de postar.
Então, fomos, usamos 20 e 30 lb (power pro 4 fios) e foi mais que suficiente.
4 peixes acima de 58cm e 4 acima de 60cm sem problema algum.
foi perdido 1 isca por leader puído 50lbs esse.
Então, fomos, usamos 20 e 30 lb (power pro 4 fios) e foi mais que suficiente.
4 peixes acima de 58cm e 4 acima de 60cm sem problema algum.
foi perdido 1 isca por leader puído 50lbs esse.
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias de suas iscas !
- Bruno de Pieri
- ANZOL DE BRONZE
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- Registrado em: Qui Mar 27, 2008 3:34 am
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Quanto que pago pela aula hein ? Sou cadastrado a um bom tempo aqui no forum e nunca havia entrado neste espaço, falha minha acho que todos deveriam primeiramente passar por aqui para aprender um pouco, digo os iniciantes como eu, NOTA 10 !Luiz Gusso escreveu:Amigo,pesco tucunarés há vários anos em represas e no amazonas,cansei de perder peixe devido a espessura da linha,deixar iscas nas bocas dos tucunas.
Vou te dar um exemplo,usava linha 20 libras em Epitácio, o tucunaré levava para o meio da tranqueira,arrebentava a linha independente de líder ou não.
Quando usei linha mais grossa ,não deixei mais garatéias nas bocas dos tucunarés,ou o peixe ficava fisgado no meio da tranqueira ou escapava de outro jeito,não levando a isca.Sabe quanto pesava os peixes que arrebentavam as linhas 20 libras,4 kilos.
Vou te explicar o Drag de 4.5 kilos.
Existe na Fisica fenômenos chamados inércia e atrito.
http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_c ... nercia.pdf
Quando a carretilha esta parada ,com o drag fechado,a força do peixe para tirar a linha da inércia é maior que para manter a linha saindo,ainda temos que considerar o atrito da linha nos passadores,atrito dos rolamentos ,distância do peixe para a carretilha(fenômeno físico chamado momento-quanto mais perto o peixe ,maior a fôrça) e principalmente a força inicial do peixe na primaira pancada.
Vou te dar um exemplo prático:
Um caminhão vai rebocar um carro parado em um pista plana.
A força de atrito , a inércia , o pêso do carro(gravidade) necessitam de uma força de 500 kilos para colocar o carro em movimento,depois que o carro estiver em movimento,a força para continuar em movimento é menor.
Para rebocar o carro,foi colocado uma cabo de 20 metros que aguenta 510 kilos.
O caminhão lentamente,a 20 metros do carro,vai esticando o cabo,quando chega em 500 kilos o carro se move e o cabo não arrebenta.
O caminhão recua 10 metros,o cabo tem vinte metros,o caminhão acelera com toda a sua força,quando chega a 20 metros o cabo estica e arrebenta,porque a força no cabo num determinado instante foi maior que 510 kilos.
Quando o peixe puxa a linha,com um drag de 4.5 kilos,em um determinado instante,dependendo da força inicial do peixe,para tirar o drag da inércia é colocada na linha uma força muito maior que 4.5 kilos,entendeu amigo.
Cada um pesca com a linha que quer, o que mais lamento são os tucunarés que ficam agonizando com a isca na boca,um abraço.
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- Arnaldo Rocha - Pulga
- ANZOL DE BRONZE
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- Registrado em: Qui Set 23, 2010 11:32 am
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Pesquei por lá, e usei multi 30 lb....e teve linha estourada!!!usei outra com multi scorpion aprox 40 lb...ai foi sucesso!!!O freio da carretilha estava bem regulada, usei vara 10-16lb, 12-17lb e 14-20lb, sem pre com leader fluor 0,52mm no tamanho da vara!
Isso acontece por pescar no meio das estruturas (muitas vezes a estrutura esta ha 10, 20 m do peixe, no meio do seu arremesso, e nao tera lider desse tamanho pra te salvar!!!), e porque pegou muito peixe bom, na casa dos 3 kg, na berada do barco, da´estoura mesmo!!!
La eu nao volto e nao recomendo voce ir sem multi 8 fios, de 40 lb...pois alem dessas coisas que aconteceram comigo, que mencionei a cima, voce pode precisar sim rebocar um tucunaré de 3-5 kg da estrutura e frear a primeira tomada de linha...e nao vai querer perder esse peixe porque usou uma multi de 20 lb pra ser mais esportivo!!!
Eu recomendo 40lb 8 fios....mas pra voce nao "perder tanto a esportividade", vai de multi 30 lb, 8 fios!!!Pra mim 20 lb é besteira por lá (opiniao pessoal e baseada na minha xperiencia)
Isso acontece por pescar no meio das estruturas (muitas vezes a estrutura esta ha 10, 20 m do peixe, no meio do seu arremesso, e nao tera lider desse tamanho pra te salvar!!!), e porque pegou muito peixe bom, na casa dos 3 kg, na berada do barco, da´estoura mesmo!!!
La eu nao volto e nao recomendo voce ir sem multi 8 fios, de 40 lb...pois alem dessas coisas que aconteceram comigo, que mencionei a cima, voce pode precisar sim rebocar um tucunaré de 3-5 kg da estrutura e frear a primeira tomada de linha...e nao vai querer perder esse peixe porque usou uma multi de 20 lb pra ser mais esportivo!!!
Eu recomendo 40lb 8 fios....mas pra voce nao "perder tanto a esportividade", vai de multi 30 lb, 8 fios!!!Pra mim 20 lb é besteira por lá (opiniao pessoal e baseada na minha xperiencia)
sonhando, pescando e soltando!
- Arnaldo Rocha - Pulga
- ANZOL DE BRONZE
- Mensagens: 116
- Registrado em: Qui Set 23, 2010 11:32 am
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Fantastica explicação e justificativa!!!
Luiz Gusso escreveu:Amigo,pesco tucunarés há vários anos em represas e no amazonas,cansei de perder peixe devido a espessura da linha,deixar iscas nas bocas dos tucunas.
Vou te dar um exemplo,usava linha 20 libras em Epitácio, o tucunaré levava para o meio da tranqueira,arrebentava a linha independente de líder ou não.
Quando usei linha mais grossa ,não deixei mais garatéias nas bocas dos tucunarés,ou o peixe ficava fisgado no meio da tranqueira ou escapava de outro jeito,não levando a isca.Sabe quanto pesava os peixes que arrebentavam as linhas 20 libras,4 kilos.
Vou te explicar o Drag de 4.5 kilos.
Existe na Fisica fenômenos chamados inércia e atrito.
http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_c ... nercia.pdf
Quando a carretilha esta parada ,com o drag fechado,a força do peixe para tirar a linha da inércia é maior que para manter a linha saindo,ainda temos que considerar o atrito da linha nos passadores,atrito dos rolamentos ,distância do peixe para a carretilha(fenômeno físico chamado momento-quanto mais perto o peixe ,maior a fôrça) e principalmente a força inicial do peixe na primaira pancada.
Vou te dar um exemplo prático:
Um caminhão vai rebocar um carro parado em um pista plana.
A força de atrito , a inércia , o pêso do carro(gravidade) necessitam de uma força de 500 kilos para colocar o carro em movimento,depois que o carro estiver em movimento,a força para continuar em movimento é menor.
Para rebocar o carro,foi colocado uma cabo de 20 metros que aguenta 510 kilos.
O caminhão lentamente,a 20 metros do carro,vai esticando o cabo,quando chega em 500 kilos o carro se move e o cabo não arrebenta.
O caminhão recua 10 metros,o cabo tem vinte metros,o caminhão acelera com toda a sua força,quando chega a 20 metros o cabo estica e arrebenta,porque a força no cabo num determinado instante foi maior que 510 kilos.
Quando o peixe puxa a linha,com um drag de 4.5 kilos,em um determinado instante,dependendo da força inicial do peixe,para tirar o drag da inércia é colocada na linha uma força muito maior que 4.5 kilos,entendeu amigo.
Cada um pesca com a linha que quer, o que mais lamento são os tucunarés que ficam agonizando com a isca na boca,um abraço.
o
sonhando, pescando e soltando!
- João Luiz Lusardo
- ANZOL DE OURO
- Mensagens: 651
- Registrado em: Qui Set 03, 2009 7:21 pm
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Também perdi peixe no TO com linha 30 lbs (Tuf Line XP), e foi o neu maior peixe, o Mariozan estimou em mais de 5 kgs, deu uma porrada na isca, levou pro pau, costurou no meio das pauleiras e a linha estourou... Perdi minha isca que mais estava pegando e o meu troféu e possível recorde.
A explicação do Gusso está corretíssima, pescar tucunaré é diferente de pesca de mar, p. ex., temos as estruturas e a arrancada violenta, na qual a força e a velocidade acabam superando a regulagem de drag e a linha acaba estourando... Pensem ainda que a linha tem 4 fios, a 20 lbs tem 4 fios bem fininhos, se um ou dois fios puírem, o que é fácil, vc fica com 3 ou 2 fios bem fininhos, perdendo muita resistência na linha.
Se fosse briga limpa, sem pauleiras, poderia usar linha mais fina (na Argentina pesco no corrico com linha 20 lbs e já peguei com ela Surubis de 37 kg) mas lá, naqueles paliteiros, só uso 40 lbs pra cima...
Abs.
A explicação do Gusso está corretíssima, pescar tucunaré é diferente de pesca de mar, p. ex., temos as estruturas e a arrancada violenta, na qual a força e a velocidade acabam superando a regulagem de drag e a linha acaba estourando... Pensem ainda que a linha tem 4 fios, a 20 lbs tem 4 fios bem fininhos, se um ou dois fios puírem, o que é fácil, vc fica com 3 ou 2 fios bem fininhos, perdendo muita resistência na linha.
Se fosse briga limpa, sem pauleiras, poderia usar linha mais fina (na Argentina pesco no corrico com linha 20 lbs e já peguei com ela Surubis de 37 kg) mas lá, naqueles paliteiros, só uso 40 lbs pra cima...
Abs.
Arnaldo Rocha - Pulga escreveu:Pesquei por lá, e usei multi 30 lb... ...e teve linha estourada!!!usei outra com multi scorpion aprox 40 lb...ai foi sucesso!!!O freio da carretilha estava bem regulada, usei vara 10-16lb, 12-17lb e 14-20lb, sem pre com leader fluor 0,52mm no tamanho da vara!
Isso acontece por pescar no meio das estruturas (muitas vezes a estrutura esta ha 10, 20 m do peixe, no meio do seu arremesso, e nao tera lider desse tamanho pra te salvar!!!), e porque pegou muito peixe bom, na casa dos 3 kg, na berada do barco, da´estoura mesmo!!!
La eu nao volto e nao recomendo voce ir sem multi 8 fios, de 40 lb...pois alem dessas coisas que aconteceram comigo, que mencionei a cima, voce pode precisar sim rebocar um tucunaré de 3-5 kg da estrutura e frear a primeira tomada de linha...e nao vai querer perder esse peixe porque usou uma multi de 20 lb pra ser mais esportivo!!!
Eu recomendo 40lb 8 fios... ...mas pra voce nao "perder tanto a esportividade", vai de multi 30 lb, 8 fios!!!Pra mim 20 lb é besteira por lá (opiniao pessoal e baseada na minha xperiencia)
Cada dia de pesca é um dia a mais que Deus acrescenta na sua vida.
- João Luiz Lusardo
- ANZOL DE OURO
- Mensagens: 651
- Registrado em: Qui Set 03, 2009 7:21 pm
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Também perdi peixe no TO com linha 30 lbs (Tuf Line XP), e foi o neu maior peixe, o Mariozan estimou em mais de 5 kgs, deu uma porrada na isca, levou pro pau, costurou no meio das pauleiras e a linha estourou... Perdi minha isca que mais estava pegando e o meu troféu e possível recorde.
A explicação do Gusso está corretíssima, pescar tucunaré é diferente de pesca de mar, p. ex., temos as estruturas e a arrancada violenta, na qual a força e a velocidade acabam superando a regulagem de drag e a linha acaba estourando... Pensem ainda que a linha tem 4 fios, a 20 lbs tem 4 fios bem fininhos, se um ou dois fios puírem, o que é fácil, vc fica com 3 ou 2 fios bem fininhos, perdendo muita resistência na linha.
Se fosse briga limpa, sem pauleiras, poderia usar linha mais fina (na Argentina pesco no corrico com linha 20 lbs e já peguei com ela Surubis de 37 kg) mas lá, naqueles paliteiros, só uso 40 lbs pra cima...
Abs.
A explicação do Gusso está corretíssima, pescar tucunaré é diferente de pesca de mar, p. ex., temos as estruturas e a arrancada violenta, na qual a força e a velocidade acabam superando a regulagem de drag e a linha acaba estourando... Pensem ainda que a linha tem 4 fios, a 20 lbs tem 4 fios bem fininhos, se um ou dois fios puírem, o que é fácil, vc fica com 3 ou 2 fios bem fininhos, perdendo muita resistência na linha.
Se fosse briga limpa, sem pauleiras, poderia usar linha mais fina (na Argentina pesco no corrico com linha 20 lbs e já peguei com ela Surubis de 37 kg) mas lá, naqueles paliteiros, só uso 40 lbs pra cima...
Abs.
Arnaldo Rocha - Pulga escreveu:Pesquei por lá, e usei multi 30 lb... ...e teve linha estourada!!!usei outra com multi scorpion aprox 40 lb...ai foi sucesso!!!O freio da carretilha estava bem regulada, usei vara 10-16lb, 12-17lb e 14-20lb, sem pre com leader fluor 0,52mm no tamanho da vara!
Isso acontece por pescar no meio das estruturas (muitas vezes a estrutura esta ha 10, 20 m do peixe, no meio do seu arremesso, e nao tera lider desse tamanho pra te salvar!!!), e porque pegou muito peixe bom, na casa dos 3 kg, na berada do barco, da´estoura mesmo!!!
La eu nao volto e nao recomendo voce ir sem multi 8 fios, de 40 lb...pois alem dessas coisas que aconteceram comigo, que mencionei a cima, voce pode precisar sim rebocar um tucunaré de 3-5 kg da estrutura e frear a primeira tomada de linha...e nao vai querer perder esse peixe porque usou uma multi de 20 lb pra ser mais esportivo!!!
Eu recomendo 40lb 8 fios... ...mas pra voce nao "perder tanto a esportividade", vai de multi 30 lb, 8 fios!!!Pra mim 20 lb é besteira por lá (opiniao pessoal e baseada na minha xperiencia)
Cada dia de pesca é um dia a mais que Deus acrescenta na sua vida.