FOTO EM HDR - INTERESSANTISSIMO O RESULTADO

Se você tem dúvidas sobre fotografias ou equipamento fotográfico convencional ou digital, coloque-as aqui neste espaço. Informações, dicas e pequenos truques que farão você fotografar melhor.
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

FOTO EM HDR - INTERESSANTISSIMO O RESULTADO

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Qua Nov 11, 2009 11:26 pm

Pessoal, estava testando a produção de fotos em hdr e fiz uma que ficou interessante.

HDR - HIGH DEFINITION RANGE
Em geral a ideia é deixar todos os pontos da imagem com uma leitura correta de luz, mesmo estando no contra luz como é este o caso os predios que normalmente ficariam somente silhueta estão corretamente expostos.

Caso queiram ver a imagem em formato maior basta clicar nela.

Imagem
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
RODRIGO BRITO
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 376
Registrado em: Seg Out 08, 2007 9:31 am
Cidade:

Mensagem por RODRIGO BRITO » Qui Nov 12, 2009 8:23 am

Bacana demais Zeca, mas para fazer esta foto é necessário um tripé?

Abrs...
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Qui Nov 12, 2009 9:20 am

Sim, até onde eu sei sim, precisa de um tripé, pois vc tem que regular a camera para fotografar em bracket - onde ela dispara 3 fotos com regulagens diferentes. Depois no photoshop vc junta as 3 fotos e monta uma em hdr. Melhor se as fotos forem feitas em raw.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Vitor Isaia
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3821
Registrado em: Qua Fev 28, 2007 8:52 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Vitor Isaia » Qui Nov 12, 2009 10:09 am

Neste caso ficou interessante, o resultado ficou natural.

O problema é que normalmente as pessoas 'se passam', dando um aspecto muito artificial.

Mas se for pra conpensar a deficiência da câmera de não captar tão bem as diferenças de luz quanto o olho humano, perfeito.

Ficou muito bom, Zeca.
http://www.devocionaisdiarios.com
"Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, Jesus Cristo,
para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)
Avatar do usuário
Rui A. Merlin
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1406
Registrado em: Qui Set 11, 2008 5:15 pm
Cidade:

Mensagem por Rui A. Merlin » Qui Nov 12, 2009 10:10 am

zeca escreveu:Sim, até onde eu sei sim, precisa de um tripé, pois vc tem que regular a camera para fotografar em bracket - onde ela dispara 3 fotos com regulagens diferentes. Depois no photoshop vc junta as 3 fotos e monta uma em hdr. Melhor se as fotos forem feitas em raw.
Beleza de foto, Zeca.

Se você, no photoshop, de uma foto só, fizer 3 com regulagens diferentes para altas luzes, luzes médias e sombras, é possível fazer uma em HDR?
Avatar do usuário
Vitor Isaia
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3821
Registrado em: Qua Fev 28, 2007 8:52 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Vitor Isaia » Qui Nov 12, 2009 10:22 am

Rui A. Merlin escreveu:
zeca escreveu:Sim, até onde eu sei sim, precisa de um tripé, pois vc tem que regular a camera para fotografar em bracket - onde ela dispara 3 fotos com regulagens diferentes. Depois no photoshop vc junta as 3 fotos e monta uma em hdr. Melhor se as fotos forem feitas em raw.
Beleza de foto, Zeca.

Se você, no photoshop, de uma foto só, fizer 3 com regulagens diferentes para altas luzes, luzes médias e sombras, é possível fazer uma em HDR?
Eu já tentei fazer isso e nunca deu certo, ao menos no programa que usei para montar o HDR (não foi no PS). Ele normalmente reclamava de 'Not enough dynamic range'.
http://www.devocionaisdiarios.com
"Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, Jesus Cristo,
para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Qui Nov 12, 2009 11:24 am

Exatamente, a primeira tentativa minha foi usando jpg e o programa disse a mesma coisa - que precisava ser em raw para que eu tivesse as informações necessárias para que ele trabalhasse... então acredito que não dê pra fazer isto não... nao como HDR, mas pode usar sim fotos diferentes mascaradas para poder resolver problemas deste tipo. Mas é um pouco mais complexo.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Marco R. Lima
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2007
Registrado em: Qua Jun 11, 2008 3:07 pm
Cidade:

Mensagem por Marco R. Lima » Qui Nov 12, 2009 11:39 am

Muito legal Zeca, boa mesmo, parabens!!!

Na hora imaginei uma situação q agente sempre se depara pescando, quando o parceiro pega um peixe e o barco esta conta a luz....

Vendo sua foto, imaginei no lugar dos predios um parceiro (ou eu mesmo) com um belo peixe...hehehe

Abrax e parabens!!
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Qui Nov 12, 2009 12:45 pm

Marco R. Lima escreveu:Muito legal Zeca, boa mesmo, parabens!!!

Na hora imaginei uma situação q agente sempre se depara pescando, quando o parceiro pega um peixe e o barco esta conta a luz....

Vendo sua foto, imaginei no lugar dos predios um parceiro (ou eu mesmo) com um belo peixe...hehehe

Abrax e parabens!!
Sim, até poderia servir, mas um problema é que as 3 imagens tem que ser exatamente na mesma posicao - entao em um barco isso ficaria complicado, o parceiro se mexe, o barco de mexe... tudo muda de posicao... se tivesse uma camera com disparo muito rapido ate daria pra fazer.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Marco R. Lima
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2007
Registrado em: Qua Jun 11, 2008 3:07 pm
Cidade:

Mensagem por Marco R. Lima » Qui Nov 12, 2009 1:19 pm

Ha entendi Zeca....
Voce tem razão...mas q ficaria bem legal ficaria...hehe

Abrax.
Avatar do usuário
Vitor Isaia
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3821
Registrado em: Qua Fev 28, 2007 8:52 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Vitor Isaia » Qui Nov 12, 2009 1:46 pm

Marco R. Lima escreveu:Ha entendi Zeca....
Voce tem razão...mas q ficaria bem legal ficaria...hehe

Abrax.
Na verdade existem outras maneiras de se clarear áreas escuras, no caso de uma foto com peixe com contra-luz, por exemplo.... desde que não se esteja muito escuro... o photoshop e outros programas tẽm ferramentas normalmente chamadas de 'Shadow/Highlight' justamente com esse objetivo... clarear áreas escuras e escurecer áreas claras... tanto que se usado em demasia fica parecido com um HDR exagerado...
http://www.devocionaisdiarios.com
"Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, Jesus Cristo,
para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Qui Nov 12, 2009 6:05 pm

Vitor Isaia escreveu:
Marco R. Lima escreveu:Ha entendi Zeca....
Voce tem razão...mas q ficaria bem legal ficaria...hehe

Abrax.
Na verdade existem outras maneiras de se clarear áreas escuras, no caso de uma foto com peixe com contra-luz, por exemplo.... desde que não se esteja muito escuro... o photoshop e outros programas tẽm ferramentas normalmente chamadas de 'Shadow/Highlight' justamente com esse objetivo... clarear áreas escuras e escurecer áreas claras... tanto que se usado em demasia fica parecido com um HDR exagerado...
Tem outras maneiras que ficam boas, mas explicar aqui seria bem complicado...
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Rui A. Merlin
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1406
Registrado em: Qui Set 11, 2008 5:15 pm
Cidade:

Mensagem por Rui A. Merlin » Qui Nov 12, 2009 8:24 pm

Realmente é complicado fazer no PS. O problema é que sem estar utilisando o RAW, não se consegue acessar os parâmetros usados pela máquina, quais sejam a abertura, velocidade e tempo.
Avatar do usuário
Vitor Isaia
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3821
Registrado em: Qua Fev 28, 2007 8:52 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Vitor Isaia » Sex Nov 13, 2009 9:50 am

Rui A. Merlin escreveu:Realmente é complicado fazer no PS. O problema é que sem estar utilisando o RAW, não se consegue acessar os parâmetros usados pela máquina, quais sejam a abertura, velocidade e tempo.
Não necessariamente, Rui. Eu costumo fotografar também direto em jpg, e consigo acessar os parâmetros normalmente. O problema é que alguns programas de imagem eliminam esses parâmetros, então se vc abre a imagem em um programa e faz qualquer ajuste, salvando a imagem, dependendo do programa os parâmetros (EXIF) são perdidos.
http://www.devocionaisdiarios.com
"Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, Jesus Cristo,
para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)
Avatar do usuário
Marco R. Lima
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2007
Registrado em: Qua Jun 11, 2008 3:07 pm
Cidade:

Mensagem por Marco R. Lima » Sex Nov 13, 2009 11:52 am

Senhores, agadeço a todos, mas ja ta ficando muito tecnico pra mim ... ...

Mas achei muito legal mesmo a foto....

Abrax.
Avatar do usuário
Rui A. Merlin
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1406
Registrado em: Qui Set 11, 2008 5:15 pm
Cidade:

Mensagem por Rui A. Merlin » Dom Nov 15, 2009 9:48 pm

Vitor Isaia escreveu:
Rui A. Merlin escreveu:Realmente é complicado fazer no PS. O problema é que sem estar utilisando o RAW, não se consegue acessar os parâmetros usados pela máquina, quais sejam a abertura, velocidade e tempo.
Não necessariamente, Rui. Eu costumo fotografar também direto em jpg, e consigo acessar os parâmetros normalmente. O problema é que alguns programas de imagem eliminam esses parâmetros, então se vc abre a imagem em um programa e faz qualquer ajuste, salvando a imagem, dependendo do programa os parâmetros (EXIF) são perdidos.
Vou tentar.
Responder

Voltar para “- FOTO FÓRUM - ESCREVENDO COM A LUZ -”