Mensagem
por Fabricio Cespes » Qui Nov 19, 2009 9:01 am
Primeiro parabenizo o Tutorial, estou começando agora a fabricar minhas iscas, e este fórum está sendo de grandíssima importância para este começo. E este é o meu primeiro comentário no fórum. Vi que alguns tem dúvidas quanto a aplicação do araldite. Vou explicar uma técnica para dar acabamento no araldite, que aprendi com um amigo chamado Beto lá de Londrina. Acredito que poucos conhecem essa técnica. Aprendi essa técnica para aplicar em pés de varas de madeira e na própria fibra da vara. Sem mais enrolação, Let's go.
Eu utilizo araldite 10min, pois o acabamento fica muito melhor e o 24 horas dá muito trabalho , pois escorre demais.
Aplico o araldite na madeira com os próprios dedos da mão, com isso posso sentir melhor a espessura da camada. faz-se movimentos com o dedo como se estivese esticando uma goma sobre a madeira. É preciso ser rápido pois a secagem do araldite é rápida.
Importante saber: se a área da madeira for grande pode-se passar por partes, já que a secagem é rápida.
Acabamento (parte nojenta!): Antes do araldite secar, ou seja, assim que você aplicar a camada do araldite que você deseja, limpe rapidamente os dedos com um pano encharcado em álcool. Em seguida cuspa (isso mesmo cuspo de saliva, é um pouco nojento mas é a melhor solução para o acabamento) na mão (dedos) e começe a fazer movimentos deslizando os dedos sobre a camada de araldite aplicada. Esses movimentos são feitos até você perceber que a área do araldite está uniforme e bem lisa. Outro detalhe, se você sentir que o araldite começa a colar nos dedos, cuspa novamente (que coisa nojenta, mas fica uma perfeição de acabamento), não tente usar água, pois não resolve fica maior lambança.
Obs.: em algumas ocasiões você percebe que na hora do acabamento o cuspe deixa áreas com tons leitosos, isso é normal, depois da completa secagem isto desaparecerá.
Caso a camada de araldite que passou não foi suficiente para cobrir toda área desejada, não tem problema, prepare mais cola e cubra a área restante, não esquecendo de sempre dar o acabamento "nojento".
Só uma coisa a salientar! Eu só conhenço o araldite como adesivo epóxi, (sei que existem outros) e existe um probleminha com ele. Ele não é dotado de proteção UV, portanto, com o passar do tempo ele fica um pouco amarelado, uma vez li que existe adesivo com este tipo de proteção, porém até o momento desconheço, se alguém de vocês conhecem por favor comentem. Obrigado.
Muito obrigado pelas contribuições de todos e espero muito ter ajudado vocês. Mais pra frente envio fotos, pois estou sem máquina no momento.