Alguém sabe explicar?

Criamos este fórum especialmente para falar de um peixe que é uma das grandes paixões dos pescadores esportivos e em especial da Caterva. Coloquem aqui tudo sobre a pesca deste "bocudo".
Avatar do usuário
Gabriel Cervi Pires
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 456
Registrado em: Dom Fev 03, 2013 7:38 pm
Cidade:

Alguém sabe explicar?

Mensagem por Gabriel Cervi Pires » Sex Jul 12, 2013 12:06 pm

Pessoal, em uma pescaria recente, já no inverno, o horário de maior atividade dos basses era no início da manhã e no final da tarde, quando o sol não estava tão "forte". Já que estamos no inverno, não seria mais provável que o bass se alimentasse no meio dia?

Alguém sabe explicar isso?


Abraço!
Avatar do usuário
Jean Marcell Melere
ANZOL DE OURO
Mensagens: 516
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 11:51 am
Cidade:
Contato:

Re: Alguém sabe explicar?

Mensagem por Jean Marcell Melere » Sex Jul 12, 2013 1:19 pm

Gabriel Cervi escreveu:Pessoal, em uma pescaria recente, já no inverno, o horário de maior atividade dos basses era no início da manhã e no final da tarde, quando o sol não estava tão "forte". Já que estamos no inverno, não seria mais provável que o bass se alimentasse no meio dia?

Alguém sabe explicar isso?


Abraço!
Tentar entender o comportamento do Bass é como tentar entender o comportamento das mulheres. Quanto mais você estuda, menos sabe.
:lol: :lol: :lol:
"Ninguém é tão feio como na identidade, tão bonito como no Orkut, tão feliz como no Facebook, tão simpático como no Twitter, tão ausente como no Skype, tão ocupado como no MSN e nem tão bom como no Curriculum Vitae."
Avatar do usuário
Gabriel Cervi Pires
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 456
Registrado em: Dom Fev 03, 2013 7:38 pm
Cidade:

Re: Alguém sabe explicar?

Mensagem por Gabriel Cervi Pires » Sex Jul 12, 2013 2:16 pm

Jean Marcell Melere escreveu:
Gabriel Cervi escreveu:Pessoal, em uma pescaria recente, já no inverno, o horário de maior atividade dos basses era no início da manhã e no final da tarde, quando o sol não estava tão "forte". Já que estamos no inverno, não seria mais provável que o bass se alimentasse no meio dia?

Alguém sabe explicar isso?


Abraço!
Tentar entender o comportamento do Bass é como tentar entender o comportamento das mulheres. Quanto mais você estuda, menos sabe.
:lol: :lol: :lol:
Kkkkkkkkkkkk, boa!

Abraço!
Avatar do usuário
Thiago Binotto
ANZOL DE OURO
Mensagens: 616
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 6:25 pm
Apelido: Binotto
Cidade:

Re: Alguém sabe explicar?

Mensagem por Thiago Binotto » Sex Jul 12, 2013 3:58 pm

Gabriel Cervi escreveu:Pessoal, em uma pescaria recente, já no inverno, o horário de maior atividade dos basses era no início da manhã e no final da tarde, quando o sol não estava tão "forte". Já que estamos no inverno, não seria mais provável que o bass se alimentasse no meio dia?

Alguém sabe explicar isso?


Abraço!
Muito boa pergunta, Gabriel!

Pessoal, aproveitando para apimentar mais o questionamento do Gabriel.

1. É verdade que o Bass é um peixe que gosta mais de frio?
2. Isso tem alguma relação com o ocorrido com o Gabriel?

Ps.: Gabriel, desculpe não responder e ainda aumentar o questionamento.rsrsrs.

Forte abraço,
BINOTTO, Thiago
/ct0
Avatar do usuário
Gabriel Cervi Pires
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 456
Registrado em: Dom Fev 03, 2013 7:38 pm
Cidade:

Re: Alguém sabe explicar?

Mensagem por Gabriel Cervi Pires » Sex Jul 12, 2013 4:37 pm

Thiago Binotto escreveu:
Gabriel Cervi escreveu:Pessoal, em uma pescaria recente, já no inverno, o horário de maior atividade dos basses era no início da manhã e no final da tarde, quando o sol não estava tão "forte". Já que estamos no inverno, não seria mais provável que o bass se alimentasse no meio dia?

Alguém sabe explicar isso?


Abraço!
Muito boa pergunta, Gabriel!

Pessoal, aproveitando para apimentar mais o questionamento do Gabriel.

1. É verdade que o Bass é um peixe que gosta mais de frio?
2. Isso tem alguma relação com o ocorrido com o Gabriel?

Ps.: Gabriel, desculpe não responder e ainda aumentar o questionamento.rsrsrs.

Forte abraço,
Thiago, na verdade, quanto mais questionamento tiver, melhor, pois assim aprendemos mais sobre o bass.

Respondendo a pergunta número 1, digo para você ver o mito número 1 esclarecido nesse tópico:

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=18382

Lá diz:

"...dada uma temperatura a escolher, sem nenhuma outra opção conflitante, escolhe viver em água entre 76º F e 86º F (24,5º C a 30º C aproximadamente, n.t.), e toleram temperaturas até 95º F (aproximadamente 35º C, n.t.)."

Ou seja, o bass não gosta de inverno, pois essa estação costuma deixar as águas com temperaturas inferiores às citadas.

Respondendo ao questionamento 2...não sei se tem haver, hehehe.


Abraço!
Avatar do usuário
Thiago Binotto
ANZOL DE OURO
Mensagens: 616
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 6:25 pm
Apelido: Binotto
Cidade:

Mensagem por Thiago Binotto » Sex Jul 12, 2013 5:04 pm

Legal, Gabriel!

Realmente, o Bass tem um corportamento muito sazonal!

Agradeço a ajuda e gosto destes tópicos que nos fazem pesquisar e obter mais informações.

Forte abraço,
BINOTTO, Thiago
/ct0
Avatar do usuário
Thierry Cioquetta
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8611
Registrado em: Qua Nov 29, 2006 11:49 am
Cidade: Santa Maria
Estado: RS

Mensagem por Thierry Cioquetta » Ter Jul 16, 2013 12:02 am

A maioria dos peixes predadores, caça no início do dia e final do dia.. isso é normal!!!

Entretanto, no inverno, os peixes, quando o sol está mais quente, costumam vir para perto das margens, por causa da água mais quente... isso acontece...
Principalmente onde tenham pedras.. esquentam e ficam um bom lugar para os peixes...

Abraço!
/*** CATCH AND RELEASE!!! /***
/ct0
Okappari Kraze Bassers

Imagem
Avatar do usuário
Gabriel Cervi Pires
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 456
Registrado em: Dom Fev 03, 2013 7:38 pm
Cidade:

Mensagem por Gabriel Cervi Pires » Ter Jul 16, 2013 4:44 pm

Thiago Binotto escreveu:Legal, Gabriel!

Realmente, o Bass tem um corportamento muito sazonal!

Agradeço a ajuda e gosto destes tópicos que nos fazem pesquisar e obter mais informações.

Forte abraço,
Hehehe, o Bass é um peixe muito difícil de entender, e para mim, é isso que o torna mais legal de pescá-lo.

Abraço!
Avatar do usuário
Gabriel Cervi Pires
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 456
Registrado em: Dom Fev 03, 2013 7:38 pm
Cidade:

Mensagem por Gabriel Cervi Pires » Ter Jul 16, 2013 4:45 pm

Thierry Cioquetta escreveu:A maioria dos peixes predadores, caça no início do dia e final do dia.. isso é normal!!!

Entretanto, no inverno, os peixes, quando o sol está mais quente, costumam vir para perto das margens, por causa da água mais quente... isso acontece...
Principalmente onde tenham pedras.. esquentam e ficam um bom lugar para os peixes...

Abraço!
Hum, não sabia que eles iam em direção às pedras. Vou me lembrar disso na próxima pescaria.

Obrigado pela dica!


Abraço!
Avatar do usuário
Eduardo Borges
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1121
Registrado em: Seg Mar 03, 2008 2:02 pm
Cidade:

Mensagem por Eduardo Borges » Qua Jul 17, 2013 8:01 pm

TODOS OS PREDADORES TEM A PREFERENCIA DE SE ALIMENTAR DE MANHA E O INICIO DA NOITE
O BASS NAO MUDA
MAS ELE TEM SUAS DIFERENÇAS
ELE COME NO MEIO DO DIA SIM
O QUE ACONTECE
COM O FRIU O METABOLISMO DO PEIXE TA BAIXO
ENTAO ELE PRECISA ACELERAR COM O CALOR DO SOL QUE AQUECE A AGUA PARA PODE ALIMENTAR
NESTE CASO COMO TA MAIS FRIU VAI DEMORAR MAIS
ENTAO ELE PREFERI COISAS MAIS SUTIS E DE PEQUENO VOLUME E PRINCIPALMENTE DE CORES CLARAS E NAO MUITO CHOCANTES
SEM TRABALHOS RAPIDOS E DE MUITA VIBRAÇAO
MAS CADA DIA E UM DIA
VC PODE JOGAR UM FINESSE LA E NAO PEGAR
E PODE JOGAR UM BAITA CRANCK E PEGAR
ISO VAI DEPENDER DE CADA PEIXE E DE CADA SITUAÇAO
ENTAO VALE APENAS NA SUA PROCIMA PESCARIAS USAR UMAS ISQUINHAS MENORES E DE TRABALHO MAIS LENTO
E NADA DE AGRECIVIDADE
Avatar do usuário
Gabriel Cervi Pires
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 456
Registrado em: Dom Fev 03, 2013 7:38 pm
Cidade:

Mensagem por Gabriel Cervi Pires » Qua Jul 17, 2013 9:15 pm

Eduardo Borges escreveu:TODOS OS PREDADORES TEM A PREFERENCIA DE SE ALIMENTAR DE MANHA E O INICIO DA NOITE
O BASS NAO MUDA
MAS ELE TEM SUAS DIFERENÇAS
ELE COME NO MEIO DO DIA SIM
O QUE ACONTECE
COM O FRIU O METABOLISMO DO PEIXE TA BAIXO
ENTAO ELE PRECISA ACELERAR COM O CALOR DO SOL QUE AQUECE A AGUA PARA PODE ALIMENTAR
NESTE CASO COMO TA MAIS FRIU VAI DEMORAR MAIS
ENTAO ELE PREFERI COISAS MAIS SUTIS E DE PEQUENO VOLUME E PRINCIPALMENTE DE CORES CLARAS E NAO MUITO CHOCANTES
SEM TRABALHOS RAPIDOS E DE MUITA VIBRAÇAO
MAS CADA DIA E UM DIA
VC PODE JOGAR UM FINESSE LA E NAO PEGAR
E PODE JOGAR UM BAITA CRANCK E PEGAR
ISO VAI DEPENDER DE CADA PEIXE E DE CADA SITUAÇAO
ENTAO VALE APENAS NA SUA PROCIMA PESCARIAS USAR UMAS ISQUINHAS MENORES E DE TRABALHO MAIS LENTO
E NADA DE AGRECIVIDADE
O que me chamou a atenção é que nessa pescaria o melhor horário foi nos horários de menos luz, enquanto a maiora da outras pescarias eram mais produtivas durante o meio dia.

Obrigado pelas dicas!


Abraço!
Avatar do usuário
Eduardo Borges
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1121
Registrado em: Seg Mar 03, 2008 2:02 pm
Cidade:

Mensagem por Eduardo Borges » Qui Jul 18, 2013 6:20 pm

ISO PODE SER DEVIDO A ENTRADA DE UMA FRENTE FRIA
O PEIXE PERSEBERA ELA ANTES DE CHEGAR
E COMO UM SETIMO SENTIDO
Avatar do usuário
Gabriel Cervi Pires
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 456
Registrado em: Dom Fev 03, 2013 7:38 pm
Cidade:

Mensagem por Gabriel Cervi Pires » Qui Jul 18, 2013 7:05 pm

Eduardo Borges escreveu:ISO PODE SER DEVIDO A ENTRADA DE UMA FRENTE FRIA
O PEIXE PERSEBERA ELA ANTES DE CHEGAR
E COMO UM SETIMO SENTIDO
Mas é meio estranho em quase todas as minhas pescaria serem assim. Mesmo assim, é mais uma forma de interpretar o comportamento do bass.

Abraço!
Avatar do usuário
Conrado Galante
ANZOL DE OURO
Mensagens: 939
Registrado em: Dom Abr 22, 2012 6:51 pm
Cidade:

Mensagem por Conrado Galante » Qui Jul 18, 2013 9:17 pm

Eduardo Borges escreveu:ISO PODE SER DEVIDO A ENTRADA DE UMA FRENTE FRIA
O PEIXE PERSEBERA ELA ANTES DE CHEGAR
E COMO UM SETIMO SENTIDO
Pelo que sei ele sente a variação da pressão atmosférica que uma frente fria (ou quente) causam ao se aproximar!!
Porque nao podemos pescar todo dia e trabalhar de fim de semana?? Pesque e solte sempre!!!!
Avatar do usuário
Gabriel Cervi Pires
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 456
Registrado em: Dom Fev 03, 2013 7:38 pm
Cidade:

Mensagem por Gabriel Cervi Pires » Sáb Jul 20, 2013 1:57 pm

Conrado Galante escreveu:
Eduardo Borges escreveu:ISO PODE SER DEVIDO A ENTRADA DE UMA FRENTE FRIA
O PEIXE PERSEBERA ELA ANTES DE CHEGAR
E COMO UM SETIMO SENTIDO
Pelo que sei ele sente a variação da pressão atmosférica que uma frente fria (ou quente) causam ao se aproximar!!
Isso. A pressão atmosférica pode ser o principal fator para explicar esse comportamento do bass.

Abraço!
Avatar do usuário
Edu Seto
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 132
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 2:46 pm
Cidade:

Mensagem por Edu Seto » Qui Ago 22, 2013 2:29 pm

Gabriel,

Faz um certo tempo que não pesco bass, mas o que posso dizer sobre a pescaria do bass no inverno, baseado nos resultados dos torneios em que participei e das estatísticas levantadas pelo Fábio Gessullo, é o seguinte:
- o horário em que mais peixes foram capturados é das 10:00 às 15:30 hs;
- a profundidade em que eles foram pescados, nesta época, era superior a 5 metros, podendo chegar a 9 metros;
- existem determinados pontos na represa, que pegam sol a manhã toda, na faixa de 3~4 metros em que a gente sempre capturava alguns bem grandes, sempre mais ou menos no mesmo horário!
- se a pressão atmosférica estiver bem alta (usual no inverno), o bass tende a "grudar" no chão, portanto, o negócio era arrastar as iscas no fundo;
- às vêzes, a gente achava o bass "tomando sol" no raso...
- um bom conhecimento do funcionamento do sonar é fundamental para localizar os "hot-spots"; de forma geral, pode-se dizer que os sonares mais "sofisticados" dão mais informações para o pescador;
- o equipamento que mais usei: varas para molinete na faixa de 6~8 libras, com 1,90 a 2,00 metros de comprimento; molinetes classe 2000; linha de fluorcarbono de 5~6 libras (Snipper), iscas plásticas leves, na faixa de 3,5 a 5 gramas (Shad Shape, da Gary Yamamoto, por exemplo), com jigs ou drop-shot.
- e um bom casaco; além de meias e botas quentes!

[]s e boas pescarias.
Edu
Gabriel Cervi Pires escreveu:
Conrado Galante escreveu:
Eduardo Borges escreveu:ISO PODE SER DEVIDO A ENTRADA DE UMA FRENTE FRIA
O PEIXE PERSEBERA ELA ANTES DE CHEGAR
E COMO UM SETIMO SENTIDO
Pelo que sei ele sente a variação da pressão atmosférica que uma frente fria (ou quente) causam ao se aproximar!!
Isso. A pressão atmosférica pode ser o principal fator para explicar esse comportamento do bass.

Abraço!
Avatar do usuário
Gabriel Cervi Pires
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 456
Registrado em: Dom Fev 03, 2013 7:38 pm
Cidade:

Mensagem por Gabriel Cervi Pires » Qui Ago 22, 2013 6:46 pm

Edu Seto escreveu:Gabriel,

Faz um certo tempo que não pesco bass, mas o que posso dizer sobre a pescaria do bass no inverno, baseado nos resultados dos torneios em que participei e das estatísticas levantadas pelo Fábio Gessullo, é o seguinte:
- o horário em que mais peixes foram capturados é das 10:00 às 15:30 hs;
- a profundidade em que eles foram pescados, nesta época, era superior a 5 metros, podendo chegar a 9 metros;
- existem determinados pontos na represa, que pegam sol a manhã toda, na faixa de 3~4 metros em que a gente sempre capturava alguns bem grandes, sempre mais ou menos no mesmo horário!
- se a pressão atmosférica estiver bem alta (usual no inverno), o bass tende a "grudar" no chão, portanto, o negócio era arrastar as iscas no fundo;
- às vêzes, a gente achava o bass "tomando sol" no raso...
- um bom conhecimento do funcionamento do sonar é fundamental para localizar os "hot-spots"; de forma geral, pode-se dizer que os sonares mais "sofisticados" dão mais informações para o pescador;
- o equipamento que mais usei: varas para molinete na faixa de 6~8 libras, com 1,90 a 2,00 metros de comprimento; molinetes classe 2000; linha de fluorcarbono de 5~6 libras (Snipper), iscas plásticas leves, na faixa de 3,5 a 5 gramas (Shad Shape, da Gary Yamamoto, por exemplo), com jigs ou drop-shot.
- e um bom casaco; além de meias e botas quentes!

[]s e boas pescarias.
Edu
Gabriel Cervi Pires escreveu:
Conrado Galante escreveu:
Eduardo Borges escreveu:ISO PODE SER DEVIDO A ENTRADA DE UMA FRENTE FRIA
O PEIXE PERSEBERA ELA ANTES DE CHEGAR
E COMO UM SETIMO SENTIDO
Pelo que sei ele sente a variação da pressão atmosférica que uma frente fria (ou quente) causam ao se aproximar!!
Isso. A pressão atmosférica pode ser o principal fator para explicar esse comportamento do bass.

Abraço!
Pois é, para mim, no inverno, os melhores horários são quando o sol está mais "forte". Porém, o que estranhei, nessa pescaria que fiz, é que o horário de maior ação dos basses foi nos horários com menos sol, mesmo estando uma temperatura relativamente baixa.

Abraço!
Avatar do usuário
Pedro Killing
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 377
Registrado em: Qua Mar 21, 2007 7:22 pm
Cidade:

Mensagem por Pedro Killing » Sáb Ago 24, 2013 11:02 am

Bom dia Gabriel.

Se tratando de bass, tudo o que falamos é muito inferencial, mas vou tentar abrir um pouco o topico..

Primeiramente, muito interessante seu questionamento. Isto ja aconteceu por diversas vezes comigo, e apesar disso, eu nao teria uma unica resposta para o que ocorreu, mas adicionando detalhes iremos juntos tentar desvendar essa duvida.. Voce deve procurar se lembrar dos detalhes daquela situacao, quando voce percebeu maior atividade do bass com relacao aos demais horarios. Quando eu tinha duvidas, sempre ia consultar com pescadores mais experientes de determinados locais, porem por diversas vezes eu nao me lembrava dos principais detalhes, ou nao sabia ao certo os detalhes suficientes para eles me ajudarem a desvendar. A partir desse exercicio, comecei a perceber mais sobre o meio no qual eu estava pescando, a fim de poder relatar com precisao (inferencial), o que me tinha ocorrido.

Nao sei como eram os fatores que encontrastes naquele lugar, mas minha teoria é que em alguns momentos nos deparamos com situacoes de conforto para o bass, por exemplo, uma porcao de agua que apresente melhor conservacao de temperatura, oxigenacao (talvez menos relevantes), luminosidade, presenca de fauna aquatica mais rica... ou entao N outros fatores combinados a estes que, somados a escolha da sua isca ,velocidade de trabalho, etc, proporcionam os ataques. Nao necessariamente isso que ocorreu esta ligado ao horario, e sim ao simples acaso/descuido ( nao estou te chamando de descuidado,rs), tendo todos, ou grande parte, dos fatores e condicoes ideais para aquele momento. É muito dificil mantermos um padrao durante o dia inteiro, ao pescar com uma determinada isca. De alguma forma ou de outra, estamos sempre variando, muitas vezes por conforto nosso, a forma de trabalhar uma isca sem ao menos perceber (dai o NOSSO descuido). Quando temos um sucesso, nao nos damos conta que ela possa ser resultado de uma variacao de uma acao (um toque, um recolhimento mais rapido). Devemos nos dar conta de o que fizemos de diferente para ter um melhor entendimento.

Acho que desviei/abri um pouco o teu questionamento, mas acho que assim podemos fazer vc resgatar alguns detalhes daquele dia, que possam te ajudar a entender porque aquilo ocorreu.

Um abraco!!
Saudações,
Pedro Fleck Killing
Novo Hamburgo - RS

"Eu acredito na prática da pesca esportiva, que resulte na satisfação do pescador, na manutenção e preservação do meio ambiente, assim como na remuneração do capital"
Responder

Voltar para “- BLACK BASS -”