Nelson.. fale sobre flashes de preeenchimento..

Se você tem dúvidas sobre fotografias ou equipamento fotográfico convencional ou digital, coloque-as aqui neste espaço. Informações, dicas e pequenos truques que farão você fotografar melhor.
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Nelson.. fale sobre flashes de preeenchimento..

Mensagem por Carlos OGAsawara » Dom Out 31, 2004 11:09 am

Como, onde e qndo usar..

acho interessante essas questoes... embora eu utilize isso, acho q esse eh um dos principais fatores q os pescadores nunca se dao conta ao bater a foto do peixe e sair com a cara escura na foto...
Dlbrasil
NOVATO
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Out 26, 2004 10:53 pm
Cidade:

Mensagem por Dlbrasil » Ter Nov 09, 2004 9:56 pm

O flash é um equipamento que apresenta a 1a. colocação em duas listas:
Na lista dos acessórios é o principal deles; na lista dos equipamentos mais mal usados tb esta ele em 1º lugar.

A maioria das pessoas acham que é de uso exclusivo em ambientes com nenhuma ou muito excassa iluminação. Grande erro, mesmo nos dias mais ensolarados ele pode (leia-se "provavelmente devera") ser usado.

Flash de enchimento (Fill flash) é uma iluminação auxiliar quando existe uma diferença acentuada de iluminação devido ao posicionamento da fonte de luz ambiente. Caso tipico é retratos (como o seu Avatar) um lado recebendo sol e o outro na sombra. Neste caso deveria ter sido usado o flash para deixar mais uniforme a iluminação de seu rosto.

Existem basicamente dois tipos de luzes: natural (ambiente) e artificial. Quando vc utiliza o flash de enchimento vc estará trabalhando simultaneamente com ambos os tipos de luzes. Assim surge uma questão interessante: como expor corretamente.

No momento da fotografia vc podera pensar assim:

2 fontes luz=foto1(exposta p/ luz ambiente)+foto2(exposta p/ luz do flash)

passo1: foto1 - faz a fotometria como se vc fosse bater a foto com a luz ambiente apenas;
passo2: foto2 - faz a fotometria como se vc fosse bater a foto com a luz do flash;

a compatibilização da abertura X tempo de exposição X numero guia em ambas as fotos ficticias foto1 e foto2 lhe dará a exposição correta.

Exemplificando: Vc faz a fotometria e a maquina indica a seguinte exposição: tempo=1/500s e f4,
teu flash tem numero guia 45 e vc esta fotografando uma pessoa a 4m.
Logo o teu flash necessita uma abertura de 45/4=11.
Altera-se a exposição da camera para tempo=1/60 e f11 (é equivalente em quantidade de luz à 1/500s e f4).
perceba que para esta ultima relação tempo/abertura contempla com correta exposição para a luz ambiente e para a luz do flash.

Se o seu flash permite alterar o NG dai é possivel conseguir outros efeitos: diminuir a profundidade de campo:
tempo=1/250 e f5.6
para um objeto a 4m e uma abertura f5.6 o flash precisa ter NG=22

editado:
deixei de lado a correção de exposição do flash pela formula f=NG/dist. pq geralmente nas fotos de flash de enchimento é desejavel que o flash fique sutilmente subexposto.

outra: um flash bem usado é quando não existem indicios de seu uso!
Avatar do usuário
João Rogério
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg Set 13, 2004 3:50 pm
Cidade:

Caraca...

Mensagem por João Rogério » Qua Nov 10, 2004 8:06 am

Putz... Que baita explicação!!!!!!!! hehehee!!!



Abração,
J R
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Nov 10, 2004 8:42 am

Ótima explicação Dalton, um tanto técnica demais para ser utilizada por pescadores que na hora querem fazer a foto muito rapidamente para poder liberar o peixe, com o intuíto de não estressá-lo mais do já está ...

A grosso modo, quando fotografamos na luz do dia, normalmente em dias ensolarados, utilizando bonés ou chapéus, ocorrem sombras desagradáveis sobre os olhos do pescador. Assim como a utilização de óculos escuros durante a fotografia, estas sombras escurecem e tornam a imagem um tanto quanto estranha.

Para eliminar ou então diminuir amenizar este problema, devemos mesmo em locais ensolarados, utilizar o flash. Como a maioria dos equipamentos utilizados pelos pescadores não permitem que se regulem manualmente a abertura e a velocidade, devemos simplesmente regular o flash para que funcione de modo forçado, normalmente escolhendo-se o iícone que apresenta uma pequena flecha, que indica estar o flash ligado.

Se não me falha a memória, a fotografia do avatar do Oga foi realizada nas primeiras horas, com uma forte incidência do sol num dia extremamente ensolarado e com o flash ligado, pois fui eu quem o fotografei e utilizo este recurso em todas as fotos que eu faço. Como pode ser visto, não consegui eliminar, mas ao menos atenuei um pouco a forte sombra sobre os olhos do pescador ...

Imaginem se não faço uso deste recurso ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Dlbrasil
NOVATO
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Out 26, 2004 10:53 pm
Cidade:

Mensagem por Dlbrasil » Qua Nov 10, 2004 2:51 pm

E ai Nelson,

não sabia que vc tinha feito a foto e nem usado flash ... aqui em casa deixo meu monitor com bem pouco brilho e contraste (do contrario "doi as vista") e não percebi que habia usado o flash .

Eu até pensei em escrever simplificadamente, mas imaginei que talvez muitas outras pessoas acabem lendo então resolvi fazer algo um pouco mais completo, ainda mais sendo para um japones, imagine se o cara não gosta de fotografar ... ... hehehe

um abraço
Dalton.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Nov 10, 2004 6:33 pm

Não esquente Dalton ...
A explicação ficou legal, mas normalmente os pescadores utilizam um equipamento mais simples, automático, que é para não perder tempo ...
Mas não deixe de dar sua opinião mais elaborada, por que sempre tem mais pessoas que acessam e isso é muito interessante ...
Obrigado pela força ...
Ah ... Este japa gosta tanto de fotografia, que trabalha lá na Ibiza ...rs...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Qua Nov 10, 2004 6:42 pm

Sim..gosto de fotografia..mas nao sou nenhum Martineli..rs..

aih Winston.. vou usar uma foto tua como exemplo..rs..

Imagem
Foto acima foi batida com o flash quebrar o escuro do rosto, tendo em vista q a parte mais clara (embora dia nublado) estava para o lado esquerdo da foto e achei q poderia deixar escuro..


Imagem
essa foi batida sem flash.. embora nao tenha sido tao afetada pela falta de luminosidade.. com certeza se o dia estivesse mais claro.. ou eu estivesse mais longe, ela seria afetada...
Avatar do usuário
TUBA
ANZOL DE OURO
Mensagens: 753
Registrado em: Sáb Out 16, 2004 9:34 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por TUBA » Sex Nov 12, 2004 10:25 am

oga sam, em peixes muito prateados como o robalo eu sempre procuro usar um angulo diferente , tipo mais baixo para o flash não estourar no peixe :wink: , eu uso flash em quase todas as fotos no barco


abração
tuba
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Nov 12, 2004 10:42 am

TUBA escreveu:oga sam, em peixes muito prateados como o robalo eu sempre procuro usar um angulo diferente , tipo mais baixo para o flash não estourar no peixe :wink: , eu uso flash em quase todas as fotos no barco


abração
tuba
Grande Tuba ...
Excelente observação a tua ...
Realmente, peixes muito prateados "estouram" quando fotografados paralelos à câmera. Há de se deslocar um pouco para mudar o angulo de incidência da luz ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Sex Nov 12, 2004 10:56 am

NELSON MACIEL escreveu:
TUBA escreveu:oga sam, em peixes muito prateados como o robalo eu sempre procuro usar um angulo diferente , tipo mais baixo para o flash não estourar no peixe :wink: , eu uso flash em quase todas as fotos no barco


abração
tuba
Grande Tuba ...
Excelente observação a tua ...
Realmente, peixes muito prateados "estouram" quando fotografados paralelos à câmera. Há de se deslocar um pouco para mudar o angulo de incidência da luz ...
Notei isso qndo fui fotografar um peixe espada numa pescaria noturna,...rs...
Avatar do usuário
TUBA
ANZOL DE OURO
Mensagens: 753
Registrado em: Sáb Out 16, 2004 9:34 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por TUBA » Sex Nov 12, 2004 11:17 am

Oga escreveu:
NELSON MACIEL escreveu:
TUBA escreveu:oga sam, em peixes muito prateados como o robalo eu sempre procuro usar um angulo diferente , tipo mais baixo para o flash não estourar no peixe :wink: , eu uso flash em quase todas as fotos no barco


abração
tuba
Grande Tuba ...
Excelente observação a tua ...
Realmente, peixes muito prateados "estouram" quando fotografados paralelos à câmera. Há de se deslocar um pouco para mudar o angulo de incidência da luz ...
Notei isso qndo fui fotografar um peixe espada numa pescaria noturna,...rs...
espada. peixe galo e xaréu branco são uma desgraça para fotografar, você tem de ter bastante cuidado onde mede a luz com a maquina para não sair superexposta ou subexposta :wink:
o ideal seria usar o flash rebatido em algo mas na lancha fica dificil.

abraços
tuba
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Sex Nov 12, 2004 12:26 pm

TUBA escreveu:
Oga escreveu:
NELSON MACIEL escreveu:
TUBA escreveu:oga sam, em peixes muito prateados como o robalo eu sempre procuro usar um angulo diferente , tipo mais baixo para o flash não estourar no peixe :wink: , eu uso flash em quase todas as fotos no barco


abração
tuba
Grande Tuba ...
Excelente observação a tua ...
Realmente, peixes muito prateados "estouram" quando fotografados paralelos à câmera. Há de se deslocar um pouco para mudar o angulo de incidência da luz ...
Notei isso qndo fui fotografar um peixe espada numa pescaria noturna,...rs...
espada. peixe galo e xaréu branco são uma desgraça para fotografar, você tem de ter bastante cuidado onde mede a luz com a maquina para não sair superexposta ou subexposta :wink:
o ideal seria usar o flash rebatido em algo mas na lancha fica dificil.

abraços
tuba
Imagino.. qnto mais aí em Ilha bela..rs.. aquele mar em fúria, 2 auxiliares segurando o rebatedor..rs...
Avatar do usuário
TUBA
ANZOL DE OURO
Mensagens: 753
Registrado em: Sáb Out 16, 2004 9:34 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por TUBA » Sex Nov 12, 2004 12:32 pm

Oga escreveu:
TUBA escreveu:
Oga escreveu:
NELSON MACIEL escreveu:
TUBA escreveu:oga sam, em peixes muito prateados como o robalo eu sempre procuro usar um angulo diferente , tipo mais baixo para o flash não estourar no peixe :wink: , eu uso flash em quase todas as fotos no barco


abração
tuba
Grande Tuba ...
Excelente observação a tua ...
Realmente, peixes muito prateados "estouram" quando fotografados paralelos à câmera. Há de se deslocar um pouco para mudar o angulo de incidência da luz ...
Notei isso qndo fui fotografar um peixe espada numa pescaria noturna,...rs...
espada. peixe galo e xaréu branco são uma desgraça para fotografar, você tem de ter bastante cuidado onde mede a luz com a maquina para não sair superexposta ou subexposta :wink:
o ideal seria usar o flash rebatido em algo mas na lancha fica dificil.

abraços
tuba
Imagino.. qnto mais aí em Ilha bela..rs.. aquele mar em fúria, 2 auxiliares segurando o rebatedor..rs...
dramin neles hehehe :lol:
Responder

Voltar para “- FOTO FÓRUM - ESCREVENDO COM A LUZ -”