Para análise do mestre Nerso e demais, que conhecem.... ....

Se você tem dúvidas sobre fotografias ou equipamento fotográfico convencional ou digital, coloque-as aqui neste espaço. Informações, dicas e pequenos truques que farão você fotografar melhor.
Avatar do usuário
Fábio Teixeira
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 133
Registrado em: Qua Set 15, 2004 2:54 pm
Cidade:

Para análise do mestre Nerso e demais, que conhecem.... ....

Mensagem por Fábio Teixeira » Sex Out 29, 2004 8:05 am

Imagem


Nelson, estou me viciando em fotografia, você tem algumas dicas, de regulagem, para eu tirar o maior proveito de minha 3.200, no que tange macro ?

Abração
Avatar do usuário
Carlos Cacosa
ANZOL DE OURO
Mensagens: 875
Registrado em: Qui Set 09, 2004 9:18 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Cacosa » Sex Out 29, 2004 5:20 pm

Tú anda metido pra caramba !!!
Boa pergunta também tenho está dúvida.
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Sex Out 29, 2004 5:53 pm

Bom, não sei os recursos que tem com a sua cam, mas eu tentaria deixar o fundo mais desfocado, valoriza o primeiro plano.

A luz parece que estava fraca e sua cam disparou o flash - ou fotografou dentro de casa ou o dia estava nublado. Em plantas é sempre bom fotografar ao sol, e sem flash - as cores ficam bonitas e dá uma luz mais cheia e sombras mais suaves - o flash tira os pequenos detalhes, chapando muito os elementos e as sombras são sempre muito marcadas, duras.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Dlbrasil
NOVATO
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Out 26, 2004 10:53 pm
Cidade:

Mensagem por Dlbrasil » Sáb Out 30, 2004 9:22 pm

Se usar flash:
Não conheço a 3200, mas o que posso dizer é que o flash embutido na camera as vezes produz resultados insatisfatorios na macrofotografia. Seria bacana vc usar um flash secundario num angulo de incidencia diferente. Costumo usar uma lanterna para prever como ficarão as sombras para melhor posicionar o flash. Também é importante lembrar que o objeto, tendo uma profundidade, poderá complicar a exposição: 1o. plano bem exposto ou superexposto e o fundo subexposto ou bem exposto, respectivamente. Para evitar isso vc pode afastar o flash do objeto (considerando o secundario). Tb é muito util o uso de rebatedores (pode ser papel aluminio amassado-claro que posteriormente aberto) evitando a luz e sombras duras comuns pelo uso do flash.

Luz natural:
A questão das cores é uma verdade, prefira a luz natural. Neste caso é aconselhavel o uso de um tripé ou uma outra forma de apoio bastante firme. Lembre-se que vc estará aumentando um objeto com sua camera, assim como estará registrando com a mesma "potencia de ampliação" as trepidações.


Outras dicas
Preste atenção na abertura:
-se quiser grande nivel de detalhes em diferentes planos: abertura pequena,
-se quiser um fundo desfocado: abertura grande.

Em geral as ampliações, sendo grandes, já impossibilitam ter uma PC(profundidade de campo) grande, assim é quase obrigatorio usar uma abertura pequena para que o próprio objeto fotografado fique nitido.
Outra coisa, em digitais fazer o foco manualmente é dificil, pois o LCD não da uma resolução que uma SLR dá, assim usando uma pequena abertura vc poderá contornar um pequeno erro de focalização.

e vai tentando ... ... essa é das maiores vantagens da digital :)
[]'s
Dalton.[/b]
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sáb Out 30, 2004 10:51 pm

Fábio,
Não há muito a acrescentar ao que escreveu o Zeca e o Dalton, as observaçôes foram corretas e muito bem colocadas.

Para esclarecer, a 3200 não permite a utilização de flash separado da máquina.

No caso da foto em questão, eu utilizaria a câmera no tripé, fazendo uso de um rebatedor e procuraria eliminar o fundo, aproximando mais a objetiva do elemento fotografado, preenchendo mais o quadro, prestando mais atenção à composição.
Sempre com luz natural, para enfatizar as cores.
Na macro fotografia não há a necessidade de colocar muitos elementos no quadro, pois objetos superfulos tendem a tirar a atenção do elemento principal.
Quando não é possivel eliminar completamente o fundo, faça uso de cartolinas negras para serem colocadas atrás do elemento principal, um pouco distanciadas para que fiquem fora de foco e não possam ser identificadas.
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Responder

Voltar para “- FOTO FÓRUM - ESCREVENDO COM A LUZ -”