Caca na exposição

Se você tem dúvidas sobre fotografias ou equipamento fotográfico convencional ou digital, coloque-as aqui neste espaço. Informações, dicas e pequenos truques que farão você fotografar melhor.
Dlbrasil
NOVATO
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Out 26, 2004 10:53 pm
Cidade:

Caca na exposição

Mensagem por Dlbrasil » Ter Out 26, 2004 11:11 pm

E ai Nelson,

vou começar com uma história que me deixa aperreado.

Meses atras fui fazer umas fotos de dança na Opera de Arame. Me preparei: F90X + 80-200/2.8 + kodak Supra 800 fotometrado e puxado para 1600, até ai normal.

A luz era complicado, escassa e um pouco avermelhada (não era apenas luz de tungstenio). Fiz a fotometria da seguinte forma: Spot no rosto das pessoas (estava a uns 7/8m, com a 200: moleza) e segurava no AELock (eu estava usando prioridade de abertura - A) fazia a composição e disparava.

Quando peguei a revelação, um espanto. Fotos subexpostas, muito subexpostas, algo de 2 ou até 3 pontos!! (para meu desespero).

Que que aconteceu? Foi o limite do fotometro atingido (3EV)?

UMBA rssss ... baita
Dalton.


(editado: qualquer hora eu passo para pegar o manual do flash e o hood ...)
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: Caca na exposição

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Out 27, 2004 6:32 am

Dlbrasil escreveu:E ai Nelson,

vou começar com uma história que me deixa aperreado.

Meses atras fui fazer umas fotos de dança na Opera de Arame. Me preparei: F90X + 80-200/2.8 + kodak Supra 800 fotometrado e puxado para 1600, até ai normal.

A luz era complicado, escassa e um pouco avermelhada (não era apenas luz de tungstenio). Fiz a fotometria da seguinte forma: Spot no rosto das pessoas (estava a uns 7/8m, com a 200: moleza) e segurava no AELock (eu estava usando prioridade de abertura - A) fazia a composição e disparava.

Quando peguei a revelação, um espanto. Fotos subexpostas, muito subexpostas, algo de 2 ou até 3 pontos!! (para meu desespero).

Que que aconteceu? Foi o limite do fotometro atingido (3EV)?

UMBA rssss ... baita
Dalton.


(editado: qualquer hora eu passo para pegar o manual do flash e o hood ...)
Grande Dalton ...
Seja bem vindo a este espaço ... Legal te ver aqui, espero que vc curta e aproveite bem ...
Quanto as fotos, vou ver o que pode ter dado errado e mais tarde te posto algo aqui ...ok ?
Esta mensagem foi só parar te dar as boas vindas ...rs...
Aproveita e complete seus dados no registro ...rs...

Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sáb Out 30, 2004 11:05 pm

Dalton,
O que pode ter acontecido, e é com quase certeza que ocorreu, é que ao fazer a fotometragem no modo spot, você mediu a luz sobre um ponto muito iluminado, no caso, a face dos dançarinos.
Ocorre que a luz em volta era muito escassa, como vc mesmo relata.
O filme, que não se adapta à luminosidade como nossos olhos, " leu" a informação da luz como sendo a existente em todo o quadro. Obviamente a imagem ficou escura por que somente a face das pessoas estavam iluminadas.
Neste caso, o ideal seria ter utilizado a leitura matricial, que faz a média da luz existente em todo o fotograma e não somente numa área muito pequena ao centro. Caso vc tivesse fotometrado numa porção um pouco menos iluminada que as faces dos dançarinos, com certeza a imagem ficaria iluminada corretamente.
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Dlbrasil
NOVATO
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Out 26, 2004 10:53 pm
Cidade:

Mensagem por Dlbrasil » Seg Nov 01, 2004 12:35 pm

Nelson,

vou levar as fotos para vc dar uma olhada ... mesmo os rostos dos dançarinos ficaram subexpostos :(

Valeu pela mão lá na Ticcolor, eu tava com uma baita pressa mas valeu a pena!!

[]'s

Dalton.
Responder

Voltar para “- FOTO FÓRUM - ESCREVENDO COM A LUZ -”