Continuando Estudo MACRO X CLOSE-UP.... ....

Se você tem dúvidas sobre fotografias ou equipamento fotográfico convencional ou digital, coloque-as aqui neste espaço. Informações, dicas e pequenos truques que farão você fotografar melhor.
Avatar do usuário
Fábio Teixeira
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 133
Registrado em: Qua Set 15, 2004 2:54 pm
Cidade:

Continuando Estudo MACRO X CLOSE-UP.... ....

Mensagem por Fábio Teixeira » Qua Ago 27, 2008 4:37 pm

MACRO X CLOSE-UP

O macro das digitais (que não é bem macro)

Julio Preuss - 13/04/2006 Escreveu o livro "Fotografia Digital: da compra da câmera à impressão das fotos"

Atualmente, toda câmera que se preza tem um modo de macro, geralmente simbolizado por uma florzinha no seletor de “cenas”. A maioria das pessoas sabe que este modo serve para tirar fotos de objetos muito próximos, geralmente pequenos. Detalhes de flores, insetos, texturas... aquelas coisas que, no modo automático, costumam sair sempre fora de foco.


Abraço Galera


O que pouco se fala é que este modo, na verdade, não é macro coisa nenhuma. Mais correto seria chamado de close-up, que além de marca de pasta dental, significa justamente algo que está próximo. O que seria o macro, então? Tecnicamente, uma foto em que o objeto retratado aparece no sensor (ou filme, nas convencionais) em tamanho igual ou maior que a realidade. Lentes verdadeiramente macro são capazes das chamadas imagens 1:1 (um para um).

Nas digitais compactas, o sensor geralmente mede menos que um selo postal. Sendo assim, qualquer enquadramento que contenha um objeto maior que isso – uma rosa, por exemplo – já deixou de ser macro. O que não tira o mérito deste tipo de foto, é claro, mas explica porque o que chamaremos aqui de close-up, você provavelmente conhecia como macro (eu também, confesso – só fui aprender a diferença recentemente).
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Sex Ago 29, 2008 9:58 am

Fala, Fábio... os artigos do Júlio são bem interessantes... valeu por compartilhar...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Maurício Mesquitta
ANZOL DE OURO
Mensagens: 595
Registrado em: Dom Fev 10, 2008 5:46 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Maurício Mesquitta » Sex Ago 29, 2008 9:32 pm

Otimo topico Fabio,realmente muitas pessoas confundem o macro com
close-up.
No meu kit de lentes mesmo,tenho 2 destinadas ao mundo pequenino,
uma Sigma apo q faz um pseudo macro 1.2,e uma macro em questao
uma Tamy 90mm,q faz 1.1
Agora,alem de lentes,vale lembrar tbm q temos acessorios pra conseguir resultados mais satisfatorios,como os ETs(tubos extensores)e TEs(tele converters).
Alem da tecnica de lente invertida,polemica as vezes,mas surte resultados.
Responder

Voltar para “- FOTO FÓRUM - ESCREVENDO COM A LUZ -”