SER MACRO OU NÃO SER, EIS A QUESTÃO! ... ... ... ..... ... ... ...... ....

Se você tem dúvidas sobre fotografias ou equipamento fotográfico convencional ou digital, coloque-as aqui neste espaço. Informações, dicas e pequenos truques que farão você fotografar melhor.
Avatar do usuário
Fábio Teixeira
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 133
Registrado em: Qua Set 15, 2004 2:54 pm
Cidade:

SER MACRO OU NÃO SER, EIS A QUESTÃO! ... ... ... ..... ... ... ...... ....

Mensagem por Fábio Teixeira » Qua Ago 27, 2008 4:14 pm

Como estou estudando tudo sobre fotografia, antes de comprar minha máquina, compartilho um texto, que achei interessante, com os amigos deste Fórum


Forte Abraço
Fábio


SER MACRO OU NÃO SER, EIS A QUESTÃO!
Sérgio Diogo Caetano


Andam por aí várias marcas de objectivas que as intitulam de macro!
Mas a maioria das vezes são: macro, mas pouco…
Uma objectiva "standard" tem, normalmente, uma distância mínima de focagem (distância mínima a que consegue focar com a abertura máxima) de +- 10 distâncias focais (indicada pela objectiva, em milímetros). Por exemplo, uma objectiva de 50 mm de distância focal (5 cm) tem como distância mínima de focagem +- 50 cm.

As objectivas macro são as que conseguem ter especiais relações de aumento, normalmente por conseguirem aproximar-se do objecto. Para uma proporção de 1:1 (tamanho real do motivo igual ao tamanho registado no sensor) é necessário conseguir, normalmente, uma distância mínima de focagem de +- 1DF, isto é, para uma objectiva de 50 mm, +- 5 cm de distância ao motivo.

Mas são raras (e caras) as objectivas que chegam a proporções de 1:1. A maioria das acessíveis aos bolsos de fotógrafos amadores não passam de 1:2.

E agora dizem vocês: mas a minha objectiva diz macro… Mas é mesmo? Ou então dizem, a objectiva até é porreira e ainda por cima faz macros, mas serão mesmo macros?

Pois é. Grande parte das "falsas" macros que andam por aí conseguem proporções de 1:4, ou ás vezes até inferiores.

Como conferir?

Considerando a distância da lente frontal ao objecto (DLO) como a distância do vidro frontal da objectiva ao objecto fotográfico que se consegue focar, e considerando a distância do plano focal ao objecto (DPO) como, grosso modo, a distância que vai do sensor ao objecto fotográfico que se consegue focar, e a distância focal (DF), facilmente se chega a DPO=DLO+1DF.

Uma vez que o DF é o número mais pequeno, dividem-se todos os números pelo seu valor.

Por exemplo uma objectiva de DF=50 mm que fotografe um motivo a 5 m (DLO= 5000 mm) corresponde a DPO = 100 DF = DLO + 1 DF, logo DLO = 99.
Traduzindo: a imagem terá um tamanho no sensor de 99 vezes mais pequeno que na realidade, 1:99.

Por outro lado, se focarmos a 20 cm (200 mm) com uma objectiva de 50 mm teremos DPO= 4 DF = DLO+1DF, logo DLO = 3. A imagem terá um tamanho no sensor de 3 vezes mais pequeno que na realidade, 1:3 de magnificação, o que já não é nada mau.

Os que têm (ou pensam que têm) objectivas macro e têm curiosidade, é só fazerem as contas.

Uma dica para os mais preguiçosos:
A distância mínima de focagem indicada nas objectivas é normalmente o DLO. Se dividirem esse número pela DF da objectiva, terão a razão do tamanho real com o tamanho do sensor.

NOTA: Cuidado com as reduções das unidades (cm/mm).
Responder

Voltar para “- FOTO FÓRUM - ESCREVENDO COM A LUZ -”