NIKON D40 - REAPRENDENDO FOTOGRAFIA

Se você tem dúvidas sobre fotografias ou equipamento fotográfico convencional ou digital, coloque-as aqui neste espaço. Informações, dicas e pequenos truques que farão você fotografar melhor.
Avatar do usuário
Oscar Dornellas
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 313
Registrado em: Qua Mar 28, 2007 9:07 pm
Cidade:

NIKON D40 - REAPRENDENDO FOTOGRAFIA

Mensagem por Oscar Dornellas » Ter Jul 15, 2008 9:31 pm

Olá amigos.
Depois que coloquei um outro Tópico com as primeiras fotos feitas com minha nova Nikon D40, as observações postadas, mais minhas próprias observações e, principalmente, os meus papos com o Fotógrafo e Pescador Lester Scalon me mostraram o quanto eu estava desatualizado na arte fotográfica.
A passagem da modalidade analógica para a digital, depois de muitos anos sem trabalhar com fotografia se circunscrevia em fotos de família e alguma coisa de registro de lugares e passeios de férias.
O que pude notar é que as fotos que eu fazia com minha Sony P10 e depois com a Sony H5 estavam de melhor qualidade que as que vim a fazer com a Nikon D40.
Como pode uma Cybershot fotografar melhor que uma DSLR?
A resposta custou a aparecer mas é simples: as cybershots tem um programa embutido que melhora sensivelmente a qualidade das fotos pois não se espera que o possuidor de uma, tenha a facilidade de manipular as fotos que faz, num programa tipo o Adobe Photoshop.
A partir daí e com as aulas que o Lester foi me dando, percebi que praticamente todas as fotos batidas com uma DSLR TERIAM que ser manipuladas no Adobe para ganharem vida.
Ainda estou longe de um resultado satisfatório mas resolvi fazer algumas fotos e manipulá-las no Adobe para ver o resultado.
E o resultado são as fotos abaixo. Espero que eu tenha a observação dos colegas que já manipulam suas fotos de DSLR no Adobe e que eu tenha ajudado aos que ainda são leigos a verem a importância de programas gráficos na fotografia digital.
Continuarei minhas pesquisas e assim que tiver alguma coisa que acrescente alguma informações postarei nesse Forum.
Obrigado,
Oscar Dornellas

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

As fotos foram batidas, em sua maioria, com a Nikon D40 e objetiva Sigma 500mm + teleconversor 1.4X Tamron. Algumas sem conversor e outras com a Nikkor 18-55mm.
Se é pescador, é gente boa!
Nome completo: Oscar Dornellas da Costa Filho
Avatar do usuário
Júnior Gabiru
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1877
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 11:26 am
Cidade:

Mensagem por Júnior Gabiru » Qua Jul 16, 2008 8:47 am

Belas fotos Oscar, estão lindas...
Parabéns!!!
Baita abraço,
Júnior
Avatar do usuário
Vitor Isaia
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3821
Registrado em: Qua Fev 28, 2007 8:52 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Vitor Isaia » Qua Jul 16, 2008 11:33 am

É exatamente isso que vc falou Oscar. DSLR é assim mesmo. E pode ter certeza que o resultado final é bem melhor do que qualquer compacta. Isso é uma coisa que muitas pessoas demoram a entender pois existe muito preconceito em relação a fazer o uso do Photoshop, que muitas vezes é associado à manipulação de imagem, e não ao pós-processamento que é necessário com câmeras DSLR.
http://www.devocionaisdiarios.com
"Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, Jesus Cristo,
para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Qua Jul 16, 2008 4:53 pm

Oscar, realmente é uma questão séria sobre o processamento, eu fiz uma 'revirada' na minha câmera essa semana, sempre bati fotos com vividez +, o que gerava certa distorção.
Mudei, passei a usar agora sem e também tenho tratado a saturação e contraste. acho que fica bem melhor que o processamento da câmera. Mas temos que tomar certos cuidados, pois podemos causar mais 'distorções' ainda.

Uma das coisas que vi é que para fazermos fotos com mais análise assim como as suas, diferente das minhas que são mais filhos etc. é legal utilizar o RAW e fazer o básico no Photoshop, fica muito melhor que já batê-las em JPG, não sei se já está fazendo assim, se tiver desculpe...

Uma das outras coisas que vi hoje é que a 'melhor' utilização hoje é usar o sistema AdobeRGB ao invés do sRGB default da Câmera, os dois tem 16.7 milhões de cores, mas o AdobeRGB trabalha melhor com as cores intermediárias... mas se houver conversão no processamento ele perde.

Ixi... falei demais...

Mas posso te dizer que ficaram ótimas as fotos... curti...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Eric Carreras
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3456
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 12:35 am
Cidade:

Mensagem por Eric Carreras » Qua Jul 16, 2008 5:06 pm

Meu amigo, eu nao entendo mto de fotografia, mas de uma coisa eu sei: suas fotos ficaram lindas sem comparações... meus parabens!
http://www.jampafishing.com/
"Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado,
quando o último peixe for pescado, a humanidade vai entender que
dinheiro não se come!"
Avatar do usuário
Rafaello Fontana
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3573
Registrado em: Seg Set 04, 2006 12:15 pm
Cidade:

Re: NIKON D40 - REAPRENDENDO FOTOGRAFIA

Mensagem por Rafaello Fontana » Qua Jul 16, 2008 7:19 pm

OSCARDCF escreveu: Imagem
Rapaz, essa aí parece o fim do mundo.
Imagem
Responder

Voltar para “- FOTO FÓRUM - ESCREVENDO COM A LUZ -”