NIKON D40 - FOTOS DE TESTE

Se você tem dúvidas sobre fotografias ou equipamento fotográfico convencional ou digital, coloque-as aqui neste espaço. Informações, dicas e pequenos truques que farão você fotografar melhor.
Avatar do usuário
Oscar Dornellas
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 313
Registrado em: Qua Mar 28, 2007 9:07 pm
Cidade:

NIKON D40 - FOTOS DE TESTE

Mensagem por Oscar Dornellas » Sáb Jun 28, 2008 10:31 am

Depois de muitos anos sem fotografar profissionalmente, (uns 15 anos) ainda guardo alguns equipamentos analógicos (para filmes de 35mm e 120mm).
Esses equipamentos estavam parados e eu tenho me utilizado de uma Sony H5 para minhas fotos de registros de pescaria e fotos familiares.
Agora me interessei em adquirir uma câmera digital DSLR e, para aproveitar algumas dessas objetivas que estavam paradas, depois de muito pesas os prós e contras, resolvi comprar a Nikon D40.
É um modelo de muitos recursos, peso leve e que aceita quase todas as objetivas antigas, manuais e autofocus.
As fotos a seguir não tem pretensão de serem profissionais ou artísticas, devendo ser consideradas apenas como um teste inicial para começar a conhecer o equipamento e, aí sim, poder fazer fotos mais elaboras.
Para essas fotos utilizei 3 objetivas. A zoom 18-55mm que vem com a D40, uma micro-Nikkor 55mm e uma zoom 55-300mm, ambas de foto manual.
Para aqueles que estão pensando adquirir uma DSLR, posso informar que a D40 é considerada melhor que a rescentemente lançada D60 e com recursos e qualidade parecidas com a Canon XTi.
Abraços a todos,
Oscar
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Se é pescador, é gente boa!
Nome completo: Oscar Dornellas da Costa Filho
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Sáb Jun 28, 2008 8:38 pm

Tirando o ruído em algumas(Que da um ar de envelhecida)... tudo perfeito... agora vem a pergunta... O QUE ACHOU DA CÂMERA?????

Outra pergunta... usou Photoshop em algumas?????
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Oscar Dornellas
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 313
Registrado em: Qua Mar 28, 2007 9:07 pm
Cidade:

D40

Mensagem por Oscar Dornellas » Dom Jun 29, 2008 10:06 am

Olá Diego.
Gostei muito da D40. O único problema é que, depois das analógicas, o único modelo DSLR que eu usei foi essa. Então eu fico sem referência para comparar com outra câmera ou modelo.
No entanto ela é muito boa de trabalhar, menu em português bem fácil e intuitivo. É claro que um conhecimento prévio de fotografia ajuda sobremaneira pois acho que será impossível para o fotógrafo que já está começando com digital, sem passar pelo filme, saber pra que serve tanto ajuste.
O uso de objetivas manuais me surpreendeu também. No caso da 55mm micro-Nikkor e da 50-300mm ED que usei (inclusive com um tele-converter 1.4X da Tamron, achei o resultado ótimo e a focagem não é difícil pois ela acende uma bolinha no canto esquerdo do visor confirmando o foco.
Quanto ao "ruido", foi provocado no Photoshop. Gosto de mudar um pouco a foto. Sem o tratamento do Adobe a foto fica muito "normal". Gosto de acrescentar um filtro, uma retícula ou grão e trabalhar a luz e a cor.
Para fotos de registro apenas (fotos caseiras de gente, aniversários etc) apenas faço um auto ajuste no Adobe.
Outra coisa, acho que isso acontece com todas as digitais, é a subexposição dela. Ajustei para -0.7 a exposição e aí a cor chega melhor.
A objetiva dela (kit) é uma 18-55 AF-S, GII, ED. Possui ótima definição, tem motor acoplado e silencioso e o flash incorporado tem ótima distribuição de luz.
Agora é ir familiarizando com os ajustes de ISO para aumentar ou diminuir o grão na foto sem manipulação.
Assim que descobrir coisas interessantes que possam ajudar a outros possuidores de D40 irei postando.
Quanto ao preço, não sei se posso dizer aqui (se não puder editem) foi de R$ 1.270,00 já incluído o frete de Arapongas-PR para Juiz de Fora-MG.
Ótimo custo-benefício.
Até mais e obrigado pelas perguntas.
Oscar
Se é pescador, é gente boa!
Nome completo: Oscar Dornellas da Costa Filho
Avatar do usuário
Thierry Cioquetta
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8611
Registrado em: Qua Nov 29, 2006 11:49 am
Cidade: Santa Maria
Estado: RS

Mensagem por Thierry Cioquetta » Dom Jun 29, 2008 10:46 am

Muito bonita as fotos...
/*** CATCH AND RELEASE!!! /***
/ct0
Okappari Kraze Bassers

Imagem
Avatar do usuário
Oscar Dornellas
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 313
Registrado em: Qua Mar 28, 2007 9:07 pm
Cidade:

D40

Mensagem por Oscar Dornellas » Dom Jun 29, 2008 11:44 am

Obrigado Thierry.
Se é pescador, é gente boa!
Nome completo: Oscar Dornellas da Costa Filho
Avatar do usuário
Oscar Dornellas
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 313
Registrado em: Qua Mar 28, 2007 9:07 pm
Cidade:

D40

Mensagem por Oscar Dornellas » Dom Jun 29, 2008 11:51 am

Olá Diego.
A sua observação quanto ao grão me deixou preocupado pois, em algumas fotos, não acrescentei qualquer efeito e o grão estava alí.
Então, baseado no conhecimento antigo, descobri que eu havia colocado a opção HI-1 para escolha da sensibilidade ISO.
Fui no manual e descobri que eu dei uma tremenda mancada.
Essa opção trava a sensibilidade em 3200 ISO!
Agora, fiz um teste com minha Sygma 500mm aspherical e coloquei ISO 400, pois ela é f 7.2 (diafragma).
ACABOU O GRÃO!.
Agradeço pela observação.
Conforme eu disse, a cada dia eu irei depurando o Menu dela.
Quanto eu tiver uma gama completa de informações vou montar um Menu pessoal (ela tem essa opção) com todos os parametros que eu gostar mais.
E aí é só correr para o abraço.
Abração,
Oscar
Se é pescador, é gente boa!
Nome completo: Oscar Dornellas da Costa Filho
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Re: D40

Mensagem por Diego Sávio » Dom Jun 29, 2008 12:08 pm

OSCARDCF escreveu:Olá Diego.
Gostei muito da D40. O único problema é que, depois das analógicas, o único modelo DSLR que eu usei foi essa. Então eu fico sem referência para comparar com outra câmera ou modelo.
No entanto ela é muito boa de trabalhar, menu em português bem fácil e intuitivo. É claro que um conhecimento prévio de fotografia ajuda sobremaneira pois acho que será impossível para o fotógrafo que já está começando com digital, sem passar pelo filme, saber pra que serve tanto ajuste.
O uso de objetivas manuais me surpreendeu também. No caso da 55mm micro-Nikkor e da 50-300mm ED que usei (inclusive com um tele-converter 1.4X da Tamron, achei o resultado ótimo e a focagem não é difícil pois ela acende uma bolinha no canto esquerdo do visor confirmando o foco.
Quanto ao "ruido", foi provocado no Photoshop. Gosto de mudar um pouco a foto. Sem o tratamento do Adobe a foto fica muito "normal". Gosto de acrescentar um filtro, uma retícula ou grão e trabalhar a luz e a cor.
Para fotos de registro apenas (fotos caseiras de gente, aniversários etc) apenas faço um auto ajuste no Adobe.
Outra coisa, acho que isso acontece com todas as digitais, é a subexposição dela. Ajustei para -0.7 a exposição e aí a cor chega melhor.
A objetiva dela (kit) é uma 18-55 AF-S, GII, ED. Possui ótima definição, tem motor acoplado e silencioso e o flash incorporado tem ótima distribuição de luz.
Agora é ir familiarizando com os ajustes de ISO para aumentar ou diminuir o grão na foto sem manipulação.
Assim que descobrir coisas interessantes que possam ajudar a outros possuidores de D40 irei postando.
Quanto ao preço, não sei se posso dizer aqui (se não puder editem) foi de R$ 1.270,00 já incluído o frete de Arapongas-PR para Juiz de Fora-MG.
Ótimo custo-benefício.
Até mais e obrigado pelas perguntas.
Oscar
Sim...também adoro a lente do Kit, que utilizo em 80% das vezes, 10% a fixa, 50mm com foco manual e as outras 10% das vezes a 55-200mm.

Legal a idéia da ISO e realmente o custo dessa câmera tem valido muito para o que ela se propôs... Nível de 'entrada' das DSLR...

Sobre as opções, HI-1, realmente é o 3200... que dá bastante ruido... mas ela possui uma opção que tira uns 20% desse ruído...

Que bom que temos mais um usuário das D40 ;)

Gde. abraçooooo...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Igor Kapich
ANZOL DE OURO
Mensagens: 852
Registrado em: Qua Out 17, 2007 10:45 am
Cidade:

Mensagem por Igor Kapich » Dom Jun 29, 2008 12:36 pm

muito show!!!!!!!
"A VIDA NÃO É UMA OBRIGAÇÃO, E SIM UMA OPORTUNIDADE ÚNICA!"
Avatar do usuário
Júnior Gabiru
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1877
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 11:26 am
Cidade:

Mensagem por Júnior Gabiru » Seg Jun 30, 2008 12:47 pm

As fotos estão muito belas, também iria fazer o comentário do ruído...
Parabéns!!!
Baita abraço,
Júnior
Avatar do usuário
Oscar Dornellas
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 313
Registrado em: Qua Mar 28, 2007 9:07 pm
Cidade:

Novas fotos

Mensagem por Oscar Dornellas » Seg Jun 30, 2008 3:06 pm

Continuando a minha "re-adaptação" à fotografia e corrigindo os erros anteriores por desconhecer, ainda, os recursos da D40, estou acrescentgando novas fotos para a apreciação e comentários de vocês.
Estou me sentindo um velho fazendo vestibular!
Para os que tem a D40, observem a melhoria da nitidez quando parei de usar o ISO travado em NI+1.
Abraços,
Oscar

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Se é pescador, é gente boa!
Nome completo: Oscar Dornellas da Costa Filho
Avatar do usuário
Eric Carreras
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3456
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 12:35 am
Cidade:

Mensagem por Eric Carreras » Seg Jun 30, 2008 3:17 pm

Belissimas fotos... vez perdida eu vejo algumas senas inusitadas da batureza e nao tiro belas fotos, pois nao tenho uma camera compativel... acho que daqui a pouco eu estou entrando no time... abração e parabens!
http://www.jampafishing.com/
"Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado,
quando o último peixe for pescado, a humanidade vai entender que
dinheiro não se come!"
Avatar do usuário
Oscar Dornellas
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 313
Registrado em: Qua Mar 28, 2007 9:07 pm
Cidade:

Mensagem por Oscar Dornellas » Seg Jun 30, 2008 5:03 pm

Obrigado Eric.
A fotografia foi minha companheira durante quase 40 anos e agora senti vontade de fotografar de novo.
Pode ter certeza de que você terá boas oportunidades de fotografar, principalmente se levar a câmera com você nas pescarias.
Não só as fotos dos peixes capturados e soltos mas uma natureza, inteirinha, está lá esperando para ser fotografada.
Abração,
Oscar
Se é pescador, é gente boa!
Nome completo: Oscar Dornellas da Costa Filho
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Seg Jun 30, 2008 7:30 pm

Agora posso dizer um FANTÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁSTICA... pois ficaram MARAVILHOOOOOOOSAS.

A granulação deu um tcham legal, mas sem a granulação ficou FABULOSO.
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Seg Jun 30, 2008 11:22 pm

GOSTEI DISSO - Ajustei para -0.7 a exposição e aí a cor chega melhor. - vou mudar na minha e ver o que muda. Interessante.. apesar de eu usar a D80, vou testar e ver a mudança.

Oscar, belas imagens...
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Djalma
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 106
Registrado em: Ter Set 27, 2005 6:50 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Djalma » Ter Jul 01, 2008 8:13 pm

Oscar, parabens pelas belas imagens!!

Tb tenho uma D40 e gostaria de te fazer uma pergunta:
Vc comentou que usou um tele-converter 1.4X da Tamron em sua lente 50-300mm ED. Tenho uma Nikkor 70-300VR, será que daria pra colocar um tele-converter nessa lente tb? Gosto de fotografar passaros e isso ajudaria bastante , não é?


Abraço

Djalma
http://www.flickr.com/photos/22270376@N07/
Avatar do usuário
Oscar Dornellas
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 313
Registrado em: Qua Mar 28, 2007 9:07 pm
Cidade:

D40

Mensagem por Oscar Dornellas » Qua Jul 02, 2008 10:06 am

Obrigado Diego.
A maquininha é legal mas tem que ir fazendo e corrigindo até ficar melhor, e melhor e melhor!
Quanto à manipulação no Photoshop, ontem o Lester Scalon me deu uma aula de quase duas horas, via SKYPE.
Eu estava usando a correção AJUSTES AUTOMÁTICOS e depois dava um toque no contraste e brilho. TUDO ERRADO.
Ele usa outras ferramentas do Adobe que dão muito mais resultado.
Como nas fotos digitais há sempre a necessidade de ajustar alguma coisa vou começar a estudar o Adobe. Vou baixar tutoriais e ver se melhoro o meu resultado final.
Abração,
Oscar
Se é pescador, é gente boa!
Nome completo: Oscar Dornellas da Costa Filho
Avatar do usuário
Oscar Dornellas
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 313
Registrado em: Qua Mar 28, 2007 9:07 pm
Cidade:

D40 X D80

Mensagem por Oscar Dornellas » Qua Jul 02, 2008 10:11 am

zeca escreveu:GOSTEI DISSO - Ajustei para -0.7 a exposição e aí a cor chega melhor. - vou mudar na minha e ver o que muda. Interessante.. apesar de eu usar a D80, vou testar e ver a mudança.

Oscar, belas imagens...
Olá Zeca.
Entre no site http://kenrockwell.com/nikon/d40.htm e de lá ele te leva à D80. Foi atraves dele que resolvi comprar a D40. Ele tem todas as Nikons DSLR e, como máquina do dia-a-dia ele prefere a D40 invés da D80.
Quanto à regulagem de -0.7 foi lá também que aprendi.
O site dele tem variantes que te ensinam muitas coisas.
Abração,
Oscar
Se é pescador, é gente boa!
Nome completo: Oscar Dornellas da Costa Filho
Avatar do usuário
Oscar Dornellas
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 313
Registrado em: Qua Mar 28, 2007 9:07 pm
Cidade:

Mensagem por Oscar Dornellas » Qua Jul 02, 2008 10:16 am

Djalma escreveu:Oscar, parabens pelas belas imagens!!

Tb tenho uma D40 e gostaria de te fazer uma pergunta:
Vc comentou que usou um tele-converter 1.4X da Tamron em sua lente 50-300mm ED. Tenho uma Nikkor 70-300VR, será que daria pra colocar um tele-converter nessa lente tb? Gosto de fotografar passaros e isso ajudaria bastante , não é?


Abraço

Djalma
http://www.flickr.com/photos/22270376@N07/
Obrigado Djalma.
Com certeza, o uso de um tele-converter ajuda muito. Só te aconselho, no caso da 70-300 VR a comprar um conversor que tenha a mesma quantidade de pinos dela. Só assim você não perderá todas as funções que ela possui.
No meu caso a 50-300 é uma objetiva antiga, de foco manual e mecânica. Fica muito difícil trabalhar com foco manual e calcular a exposição.
Quero comprar uma tele VR para mim e estou em dúvida entre uma 70-300 e uma 50-500mm.
Por favor me mande, via MP, informações de onde comprou a sua e por quanto.
Abração,
Oscar
Se é pescador, é gente boa!
Nome completo: Oscar Dornellas da Costa Filho
Avatar do usuário
Oscar Dornellas
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 313
Registrado em: Qua Mar 28, 2007 9:07 pm
Cidade:

Mensagem por Oscar Dornellas » Qua Jul 02, 2008 10:24 am

Djalma escreveu:Oscar, parabens pelas belas imagens!!

Tb tenho uma D40 e gostaria de te fazer uma pergunta:
Vc comentou que usou um tele-converter 1.4X da Tamron em sua lente 50-300mm ED. Tenho uma Nikkor 70-300VR, será que daria pra colocar um tele-converter nessa lente tb? Gosto de fotografar passaros e isso ajudaria bastante , não é?


Abraço

Djalma
http://www.flickr.com/photos/22270376@N07/
Entrei no flichr e vi suas fotos. Muito boas.
Por acaso as fotos de pássaros foram feitas com a 70-300mm?
Quanto ao conversor, na época da fotografia analógica, comprei o 1.4X porquê as informações que tínhamos naquela época eram de que o 1.4X era melhor que o 2.0X. E o Tamron era bem mais barato que os da Nikon.
Como as coisas mudaram muito, aconselho pesquisar bem os tele-conversores atuais para ver o que dá o melhor resultado sem perda de luz e definição. Não sei nem se ainda são aconselháveis para uso.
Como o antigo é bom, se existir mais novos, fatalmente, a tecnologia també deve ter evoluido.
Se é pescador, é gente boa!
Nome completo: Oscar Dornellas da Costa Filho
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Qua Jul 02, 2008 10:55 am

Teleconversor, existem da Nikon que já funcionam como AF-S, ou seja, já possuindo o nosso foco 'AUTOMÁTICO' prá D-40.

Vou rever a questão da exposição para -0.7... legal, muito legal a dica ;)
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Djalma
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 106
Registrado em: Ter Set 27, 2005 6:50 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Djalma » Qua Jul 02, 2008 9:31 pm

Olá Oscar

Uso a 70-300VR f/4.5-5.6 G IF-ED (http://www.cameralabs.com/reviews/Nikkor_70-300mm_VR/) e estou satisfeito com a lente, principalmente pelo VR, porem, em algumas situações principalmente quando fotografo pássaros, uma lente de maior alcance seria o ideal, mas, para minhas pretensões amadoras e pelo custo/beneficio acho que ela esta de bom tamanho. Talvez o uso de um Tele-conversor seria interessante, se bem que ainda não encontrei um modelo que funcione na D40+70-300VR.

Oscar, assim como vc tb tenho interesse em aprender a tratar as fotos no PS, na verdade até faço isso, mas de uma maneira aleatória, vou meio no “achometro” vou mexendo até ficar a meu gosto. Imagino que a maioria das pessoas agem dessa forma, porem, acredito que exista um Fluxo correto para o tratamento das imagens, vc ou alguém saberia me dizer algo a respeito?

Um procedimento que recomendo a vc é fotografar em RAW, aumenta demais o range dos ajustes possíveis no Ps. Para abrir e tratar fotos no formato RAW uso o Câmera Raw do Photoshop CS3, porem, também desconheço o passo a passo (Fluxo) correto para um bom tratamento, como disse, vou tentando até ficar legal.

Sds

Djalma
Responder

Voltar para “- FOTO FÓRUM - ESCREVENDO COM A LUZ -”