FOTOS DE NATUREZA - HUDSON GARCIA

Se você tem dúvidas sobre fotografias ou equipamento fotográfico convencional ou digital, coloque-as aqui neste espaço. Informações, dicas e pequenos truques que farão você fotografar melhor.
Hudson Garcia
CALOURO
Mensagens: 10
Registrado em: Seg Mar 03, 2008 7:37 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Hudson Garcia » Seg Jun 23, 2008 1:38 pm

Caros amigos,

Falei com o Nelson e conforme dito acima, de vez em quando, postarei fotos aqui para que possamos debater sobre pontos positivos e negativos das fotografia postadas.

Desde já gostaria de avisar que minha grande paixão é a fotografia de natureza, e por isso mesmo, talvés não possa contribuir com outras áreas da fotografia.

Estas primeiras fotos, não são lá minhas favoritas, mas são fotos recentes e de um tipo de fotografia que só comecei a praticar a poco tempo, a macrofotografia, ou seja, detalhes (com excessão das duas últimas, paisagens de Morretes).

Todas as críticas, sugestões ou debates serão muito bem vindos.

Grande abraço a todos.

Hudson

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Seg Jun 23, 2008 9:58 pm

Hudson, sinceramente, gostei de todas, mas tenho algumas 'perguntas' prá fazer... vi que você bate elas sempre com a abertura bem baixa, f/25, f/32, e tempo também um tanto baixo(1/60 segundos), acredito que para compensar essa abertura. Sim não vi essa abertura naquela queda d'água, que por sinal está maravilhosa.

Aí vem a pergunta, esse tempo versus essa abertura, com flash mantém somente o primeiro plano, certo? Como você faz para o segundo plano continuar desfocado(Dof)?

Sei que são perguntas estúpidas, mas é para aprender mais... e com certeza muito mais...

Valeu ;)
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Seg Jun 23, 2008 10:08 pm

Hudson, desculpe o atrevimento, mas você tem elas em Alta resolução? Para que possa ver mais detalhadamente, pois sinceramente, apaixonantes, já abri umas 6 vezes esse tópico... rs..
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Hudson Garcia
CALOURO
Mensagens: 10
Registrado em: Seg Mar 03, 2008 7:37 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Hudson Garcia » Ter Jun 24, 2008 7:47 am

Oi Diego,

Pode perguntar à vontade, as fotos são para isso mesmo...

Quanto às suas perguntas, realmente nestas fotos usei uma abertura de diafragma mais fechada como f/16 ou algo em torno disso, mas quanto a questão do flash é o seguinte: sempre que você usa flash ele vai trabalhar para iluminar corretamente um plano (distância), se for o primeiro plano, o fundo ficará mais escuro, se for o fundo, o que estiver mais perto da câmera ficará superexposto. Existe uma excessão que é quando você trabalha com mais de 1 flash (cada um deles programado para planos diferentes) ou quando você fotometra (regula) a foto para usar luz ambiente e usa o flash só para amenizar sombras no assunto principal.

Quanto as fotos, note que nas duas últimas eu não utilizei flash, somente luz ambiente. Por isso um f/ fechado e uma velocidade bem baixa. Isso para dar mais nitidez em toda cena, mas é claro foi necessário o uso de um tripé.

Já nas fotos macro, a velocidade e de cerca de 1/60 ou um pouco maior (até 1/250) pois como uso o flash, estou preso à velocidade de sincronismo, e nestes casos o f/ é bem fechado mesmo (acima de 16), em função da baixíssima profundidade de campo neste tipo de fotografia. Note que o fundo não ficou preto em todas as fotos (exceto a da cobra) por dois motivos: ou pela proximidade do assunto ao fundo (caso da foto da aranha) ou pelo uso de mais de 1 flash (caso da foto da lagarta).

De maneira nenhuma suas perguntas são estúpidas e se restarem dúvidas, ficarei feliz se puder esplica-las. Quanto a resolução todas as fotos eu tenho arquivos em alta, as vezes de até 40 MB ou mais, só peço desculpas por não poder postar em uma resolução maior pois seria muito fácil a qualquer pessoa fazer uso comercial deste que pretendo ainda ser o meu ganha pão. Mas se você quiser qualquer uma destas fotos, podemos conversar em fazer uma cópia em papel.

Espero ter esclarecido suas dúvidas e qualquer coisa é só perguntar.

Grande abraço e obrigado novamente pelo interesse nas minhas fotos.

Hudson
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Jun 24, 2008 10:33 am

Grande Hudson ...

Não preciso nem elogiar teu trabalho, né ? ...rs..

Legal te ver aqui, participando ... Não estranhe se o pessoal não escrever muito não ... A maioria gosta de admirar, mas não se sente à vontade para opinar, o pessoal é envergonhado ...rs...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Ter Jun 24, 2008 10:35 am

NELSON MACIEL escreveu:A maioria gosta de admirar, mas não se sente à vontade para opinar, o pessoal é envergonhado ...rs...
Pior que é verdade... rs... e eu aqui, enchendo o saco do Hudson... rs... kkkkkkkkkkkk... Já já ele manda eu catar coquinho... rs...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Jun 24, 2008 10:43 am

Mas a função deste Fórum é esta mesma ... Esclarecer dúvidas ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Ter Jun 24, 2008 10:53 am

Fantástica explicação e falou o que eu não imaginava... rs... vários flashs... eu não imaginava que utilizava, até imaginei usar um com rebatedor, mas não sabia que utilizava vários...


Sobre a alta resolução eu queria dizer, ao menos uns 800X600 ou pouco mais... só para vermos elas com mais detalhes, em 640X480 ela fica um pouco 'apertadinha'... rs...

Sei que algumas pessoas fazem uso de maneira indiscriminada de trabalho de outras pessoas, já vi várias vezes essa ocorrência, mas era mais para deleite mesmo.
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Hudson Garcia
CALOURO
Mensagens: 10
Registrado em: Seg Mar 03, 2008 7:37 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Hudson Garcia » Ter Jun 24, 2008 12:27 pm

Nelson, agradeço novamente o convite.

Diego, a idéia do fórum é esta mesmo... Tenho certeza que eu também tenho muito a aprender com todos por aqui.

E as próximas fotos vou ver se posto em 800x600.

Abração a todos.

Hudson
Avatar do usuário
André Almeida - Beluga
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9788
Registrado em: Qua Mai 03, 2006 9:16 am
Cidade:

Mensagem por André Almeida - Beluga » Ter Jun 24, 2008 4:52 pm

Fotos perfeitas, sem detalhes!

Parabéns Hudson, um dia chego à esta perfeição!
Avatar do usuário
Vitor Isaia
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3821
Registrado em: Qua Fev 28, 2007 8:52 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Vitor Isaia » Ter Jun 24, 2008 6:44 pm

Gostei muito de todas as fotos, trabalho de quem realmente domina a arte fotográfica!! Em especial gostei da última... a sombra da flor sobre a folha, (esta com seus veios em evidência) ficou demais...
http://www.devocionaisdiarios.com
"Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, Jesus Cristo,
para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)
Hudson Garcia
CALOURO
Mensagens: 10
Registrado em: Seg Mar 03, 2008 7:37 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Hudson Garcia » Ter Jun 24, 2008 7:52 pm

Obrigado Beluga e Vitor, valeu pelos elogios...

Abraço.

Hudson
Avatar do usuário
Luiz Reis
ANZOL DE OURO
Mensagens: 845
Registrado em: Dom Fev 03, 2008 11:01 pm
Cidade:

fotografia

Mensagem por Luiz Reis » Sáb Jun 28, 2008 2:52 am

belas fotos...profissional ... .....mas nao gostei do ...nao sei como vc chama, marca dágua, logotipo,copyrigth....no meio da foto, experimenta tirar do meio da foto o que atrapalha e coloca no canto inferior direito
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Re: fotografia

Mensagem por Diego Sávio » Sáb Jun 28, 2008 9:09 am

Luiz Reis escreveu:belas fotos...profissional ... .....mas nao gostei do ...nao sei como vc chama, marca dágua, logotipo,copyrigth... ...no meio da foto, experimenta tirar do meio da foto o que atrapalha e coloca no canto inferior direito
Luiz, acho que no caso do Hudson isso é um tanto complicado, pois ele vive disso, se fosse alguém que fizesse por Hobby, a coisa mudaria de sentido, entende?

Mas no caso do Hudoson é a profissão dele e sabemos que várias pessoas vão dar um jeitinho de e usar o photoshop prá copiar, caso a marca d'água não esteja bem posicionada...

Realmente é uma questão complicada e entendível.
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Eric Carreras
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3456
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 12:35 am
Cidade:

Mensagem por Eric Carreras » Sáb Jun 28, 2008 9:32 am

Meu amigo, nao preciso falar mto... belissimas fotos!!!!
Trabalho de profissional!!!
Nao sabia que a natureza era tao linda.... parabens!
http://www.jampafishing.com/
"Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado,
quando o último peixe for pescado, a humanidade vai entender que
dinheiro não se come!"
Hudson Garcia
CALOURO
Mensagens: 10
Registrado em: Seg Mar 03, 2008 7:37 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Hudson Garcia » Sáb Jun 28, 2008 8:29 pm

Oi Luiz,

Peço desculpas pela marca d'água, sei que atrapalha a foto, mas é exatamente o que o Diego disse, sei que a enorme maioria das pessoas no máximo iriam copiar as fotos para seus computadores, o que não representa qualquer prejuízo ao fotógrafo.

Mas realmente existem algumas pessoas que se puderem, acabam utilizando as fotos em calendários, postais ou qualquer outro tipo de publicação que deveria render ao fotógrafo uma remuneração.

E além disso, o prejuízo não seria somente meu pois muitas vezes a pessoa que faz este tipo de uso não compraria uma foto minha, mas tendo a possibilidade de utiliza-la "de graça" deixa de comprar uma foto até melhor de outro fotógrafo. Logo a pirataria não prejudica somente aos autores, mas pode prejudicar os fotógrafos em geral.

De qualquer forma agradeço muito pela crítica e pelos elogios.

Da mesma forma obrigado ao Diego e ao Eric.

Abraço a todos.
Avatar do usuário
Luiz Reis
ANZOL DE OURO
Mensagens: 845
Registrado em: Dom Fev 03, 2008 11:01 pm
Cidade:

fotografia

Mensagem por Luiz Reis » Sáb Jun 28, 2008 8:48 pm

Boa noite Hudson.. entendi o espirito da coisa.... só que achei que podia ir pro cantinho , mas como o Diego falou depois que inventaram o photoshop, e aqui é a terra do tudo se pirateia.... ....vc esta no mato sem cachorro... rsrsrs
mas parabens pelas fotos
Responder

Voltar para “- FOTO FÓRUM - ESCREVENDO COM A LUZ -”