RETRATOS

Se você tem dúvidas sobre fotografias ou equipamento fotográfico convencional ou digital, coloque-as aqui neste espaço. Informações, dicas e pequenos truques que farão você fotografar melhor.
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

RETRATOS

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Ter Jun 03, 2008 12:50 am

A arte de fotografar pessoas... Não que eu tenha esta arte, mas é muito dificil fotografar pessoas, ainda mais crianças. Em uma festa de família eu conheço um primo. Filho da minha prima mais bonita... o garoto é super tranquilo para fotos e me proporcionou uma bela imagem.

Imagem
Para ver a foto maior clique nela.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Rubens Gorben
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Ter Mar 22, 2005 12:36 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rubens Gorben » Ter Jun 03, 2008 4:52 am

linda foto, a definição dos recortes está muito boa.

minhas fotos de pessoas são lastimáveis, sou capaz de fazer a Cicarelli se parecer com o Moon-rá e a globeleza ficar com a cara do Pantro. :wink:
Aquele que quer encontra um caminho. O que não quer, encontra uma desculpa.

Rubens Gorben - pescadô de prantão.

http://www.neopurist.blogspot.com/

http://www.plumapunk.blogspot.com/
Avatar do usuário
Oscar Dornellas
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 313
Registrado em: Qua Mar 28, 2007 9:07 pm
Cidade:

Fotos de crianças

Mensagem por Oscar Dornellas » Ter Jun 03, 2008 7:12 am

Oi Zeca. Boa foto, ótima definição.
Tenha em mente que fotografar crianças é bastante diferente de fotografar adultos. Principalmente se forem crianças de até 5 anos. A desproporção de tamanho da cabeça em relação aos ombros é o terror das fotos infantis.
Procure enquadrar a crianças sempre de um ângulo baixo (de baixo para cima) principalmente se estiver com uma grande angular.
Com grande angular e com um ângulo inadequado a criança ficará com os ombros muito pequenos em relação ao "cabeção" que se formará na foto.
Um truque que vale para crianças e adultos é cortar um pouco da cabeça. Dê mais ênfase ao rosto. O tampo da cabeça praticamente não faz falta. Pelo contrário, ajuda a "afundar" a pessoa na foto.
Tenha como regra básica colocar os olhos da pessoa, SEMPRE, acima da linha de horizonte. Você vai ver que a foto ficará mais agradável.
Outro truque legal é fotografar rostos com uma meia-tele e de um pouco mais de distância do objeto.
Além de a foto ficar mais proporcional, desfocará mais o fundo. Isso vai aumentar a nitidez aparente da foto e não haverá manchas dos outros planos competindo com o primeiro.
Por último, essas são regras de fotógrafos tradicionais, mais antigos e talvez mais experientes. Ou mais velhos como eu.
Mas regras foram feitas para serem quebradas, não é?
Nem sempre!
Abração e parabéns pela D80 mas acho que vou de D40 ou de D60. Hoje os eletrônicos são muito perecíveis e fica mais barato para trocar de equipamento a cada dois ou três anos.
Abração,
Oscar
Se é pescador, é gente boa!
Nome completo: Oscar Dornellas da Costa Filho
Avatar do usuário
Edson Ito
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 352
Registrado em: Qui Nov 08, 2007 7:18 am
Cidade:

Mensagem por Edson Ito » Ter Jun 03, 2008 9:00 am

Bela foto!
Também gosto muito de fotografar pessoas e acho que é um tipo de fotografia que, além da técnica, exige sensibilidade para captar o momento ideal e alcançar o resultado desejado.
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Re: Fotos de crianças

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Ter Jun 03, 2008 10:08 am

OSCARDCF escreveu:Oi Zeca. Boa foto, ótima definição.
Tenha em mente que fotografar crianças é bastante diferente de fotografar adultos. Principalmente se forem crianças de até 5 anos. A desproporção de tamanho da cabeça em relação aos ombros é o terror das fotos infantis.
Procure enquadrar a crianças sempre de um ângulo baixo (de baixo para cima) principalmente se estiver com uma grande angular.
Com grande angular e com um ângulo inadequado a criança ficará com os ombros muito pequenos em relação ao "cabeção" que se formará na foto.
Um truque que vale para crianças e adultos é cortar um pouco da cabeça. Dê mais ênfase ao rosto. O tampo da cabeça praticamente não faz falta. Pelo contrário, ajuda a "afundar" a pessoa na foto.
Tenha como regra básica colocar os olhos da pessoa, SEMPRE, acima da linha de horizonte. Você vai ver que a foto ficará mais agradável.
Outro truque legal é fotografar rostos com uma meia-tele e de um pouco mais de distância do objeto.
Além de a foto ficar mais proporcional, desfocará mais o fundo. Isso vai aumentar a nitidez aparente da foto e não haverá manchas dos outros planos competindo com o primeiro.
Por último, essas são regras de fotógrafos tradicionais, mais antigos e talvez mais experientes. Ou mais velhos como eu.
Mas regras foram feitas para serem quebradas, não é?
Nem sempre!
Abração e parabéns pela D80 mas acho que vou de D40 ou de D60. Hoje os eletrônicos são muito perecíveis e fica mais barato para trocar de equipamento a cada dois ou três anos.
Abração,
Oscar
Muito legal o que escreveu... ajuda muito no aprendizado...
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Ter Jun 03, 2008 2:36 pm

Que jóia... uma bela foto e uma boa aula...

Valeu Oscar, valeu Zeca.
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Responder

Voltar para “- FOTO FÓRUM - ESCREVENDO COM A LUZ -”