Pôr do Sol por Gabiru_nh

Se você tem dúvidas sobre fotografias ou equipamento fotográfico convencional ou digital, coloque-as aqui neste espaço. Informações, dicas e pequenos truques que farão você fotografar melhor.
Avatar do usuário
Júnior Gabiru
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1877
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 11:26 am
Cidade:

Pôr do Sol por Gabiru_nh

Mensagem por Júnior Gabiru » Qui Jan 10, 2008 12:52 pm

Foto tirada com uma Nikon D80. Espero que gostem.
Imagem
Júnior
Avatar do usuário
Oscar Dornellas
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 313
Registrado em: Qua Mar 28, 2007 9:07 pm
Cidade:

Foto

Mensagem por Oscar Dornellas » Sex Jan 11, 2008 11:24 am

Olá Gabiru.
Desculpe por dar um "pitaco" pois você pediu apenas para dar opinião.
É que fui fotógrafo ensaista durante toda a minha vida e manjo um pouco do assunto.
Sua foto, em princípio, está muito "pesada"! As folhagens que você colocou no alto da foto, servem para dar perspectiva ao assunto mas devem ser mais discretas, ocupar menos espaço. Do seu jeito elas ajudaram a "afundar" o assunto principal, o por-do-sol, mas faltou um pouco de detalhamento do local enfocado.
Você poderia ter acrescentado um pouco mais da paisagem local sem perda do objetivo principal, o que engrandeceria sobremaneira o resultado final. Isso pode ser a silhueta de edificações, estradas ou rios serpenteando no horizonte etc.
Faça testes visuais com fotos prontas encontradas na Internet ou em revistas e, usando dois "L" de papel, vá mudando o enquadramento, aumentando e diminuindo a área do quadro.
Desloque também o o sol, no caso o foco principal, para vários pontos da foto e escolha aquele que mais te agradar.
Nem sempre, ou quase sempre, centralizar o motivo ajuda muito.
Essa regrinha serve também para fotografar pessoas. Evite afundá-las no quadro, encoste as cabeças mais em cima e evite centralizar a pessoa. Dê preferência para encostar o assunto principal do lado esquerdo da foto e, no caso de pessoas, veículos etc, devem estar viradas para dentro da foto, entrando nelas e não saindo do quadro.
Desculpe a intromissão. só quis ajudar.
Abraços,
Oscar
Se é pescador, é gente boa!
Nome completo: Oscar Dornellas da Costa Filho
Avatar do usuário
Júnior Gabiru
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1877
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 11:26 am
Cidade:

Mensagem por Júnior Gabiru » Sex Jan 11, 2008 12:21 pm

Valeu pelas dicas Oscar.
Abraço,
Júnior
Avatar do usuário
Oscar Dornellas
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 313
Registrado em: Qua Mar 28, 2007 9:07 pm
Cidade:

fotos

Mensagem por Oscar Dornellas » Sex Jan 11, 2008 8:19 pm

Valeu irmão.
A propósito: como os galhos invadiram o centro focal, o foco principal ficou neles e o sol, o céu e outros pontos do infinito, que deveriam ser o principal ficaram borrados.
Quando isso se repetir, procure mudar o foco da máquina para pontual e colocá-lo onde quiser o melhor foco.
Abração.
Se é pescador, é gente boa!
Nome completo: Oscar Dornellas da Costa Filho
Avatar do usuário
Júnior Gabiru
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1877
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 11:26 am
Cidade:

Mensagem por Júnior Gabiru » Dom Jan 13, 2008 10:09 pm

Mas o ponto focal foi intencional, fiz isso pra desfocar o pôr do sol e conseguir o fotografar. Se eu trabalhasse com o foco no sol estourava demais a luz.
Tanto que trabalhei com estes galhos no centro da foto e o sol no "terço" inferior dela.
Abraço,
Júnior
Avatar do usuário
Eduardo Perazzoli
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 326
Registrado em: Ter Jan 17, 2006 10:50 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Eduardo Perazzoli » Qua Jan 16, 2008 10:13 pm

oscar, em partes gostei das suas dicas, mas temos que lembrar que nem tudo é regra, é claro que a regra dos terços ajuda muito, mas a fotografia são os olhos de quem fotografa...

Eu gostei da escolha do foco da imagem, talvez aumentaria um pouco mais a velocidade do obturador para o sol não estourar, mas nem sempre o melhor lugar será a esquerda, ou o objeto entrando na fotografia, já fiz pannings em que a intenção era passar a velocidade e preferi deixá-lo saindo da imagem para dar a sensação de velocidade... então cada um tem um olhar....

Se o olhar fosse meu, eu reduziria as folhagens em cima pouca coisa, mas mantinha o foco nelas se esse fosse o caso...

Gabiru, talvez com uma grande abertura vc poderia focar tudo e talvez melhorar o seu olhar se fosse a intenção...
Avatar do usuário
Júnior Gabiru
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1877
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 11:26 am
Cidade:

Mensagem por Júnior Gabiru » Qui Jan 17, 2008 7:54 am

Na verdade achei interessante pegar as folhas em detalhe e manter a desfocagem pra deixar o sol em segundo plano.
Fiz outras fotos alternando aberturas e velocidades e esta foi a que mais me agradou.
Obrigado aos amigos pelas dicas e opiniões,
Abraço,
Júnior
Responder

Voltar para “- FOTO FÓRUM - ESCREVENDO COM A LUZ -”