Câmera e praia.Quais cuidados tomar?

Se você tem dúvidas sobre fotografias ou equipamento fotográfico convencional ou digital, coloque-as aqui neste espaço. Informações, dicas e pequenos truques que farão você fotografar melhor.
Avatar do usuário
Willians Lencina
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3510
Registrado em: Ter Dez 12, 2006 3:46 pm
Cidade:

Câmera e praia.Quais cuidados tomar?

Mensagem por Willians Lencina » Ter Jan 01, 2008 6:45 pm

Olá pessoal.
Maresia, sal, calor em excesso,areia... Acho que tudo isso pode ser prejudicial à câmera.Quais cuidados devo tomar?????
Willians Guarapuava.

A suficiência dos meus méritos está em saber que meus méritos não são suficientes.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Jan 01, 2008 11:41 pm

Willians, dois textos retirados da Internet ...

Cuidados com sua câmera e filmes fotográficos durante o verão


Exposição excessiva ao sol pode danificar suas imagens
São Paulo, 4 de janeiro de 2007 - O verão chegou. Na estação do ano que é perfeita para registrar momentos especiais, alguns cuidados devem ser tomados para que a combinação sol e água fresca não estrague suas imagens.
Sabe-se que a água é o pior inimigo de qualquer equipamento eletrônico. Por isso, é necessário manter suas câmeras digitais ou tradicionais sempre em locais secos e longe de qualquer exposição à água. Caso isso aconteça, a recomendação é desligar o equipamento imediatamente, retirar todas as conexões de cabos e fonte de energia, deixando a máquina secar naturalmente. "Muitos usuários ligam a máquina fotográfica ainda molhada. Como a água é condutora de energia e basicamente uma câmera é composta por dispositivos eletrônicos, ao ligar o equipamento o usuário pode causar curto-circuito inutilizando o equipamento e eventualmente as fotos armazenadas tanto em filme como digitalmente", revela Jairo Rozenblit, gerente de marketing da divisão digital da Kodak Brasileira.

Outro inimigo das câmeras é a areia, que, entre outros problemas, pode riscar as lentes e o visor. A Kodak recomenda que todo cuidado seja tomado quando câmeras forem levadas para a praia ou piscina. Para proteger o equipamento nessas situações, Rozenblit sugere o uso de uma capa protetora. "Uma capinha de qualquer material ajuda, mas as de neoprene, principalmente, são macias e protegem bem", diz o executivo. Após utilizar os equipamentos, uma boa opção é limpá-los somente com um pano úmido, sem utilizar materiais de limpeza, que também danificam os sistemas internos.

Os filmes fotográficos também são extremamente sensíveis ao calor e à luz solar. Por isso, a troca do filme deve ser realizada em local com sombra, longe da água e do sol. Uma recomendação é realizar esse procedimento com as mãos limpas."A película é muito sensível ao toque e, no verão, as pessoas estão sempre com protetor solar, cremes ou óleo bronzeador nas mãos, que podem danificar o filme" diz o executivo.

Uma última recomendação é com as baterias das câmeras digitais e pilhas nas máquinas fotográficas convencionais. A exposição excessiva ao sol pode danificar a vida desses dispositivos, muitas vezes causando vazamento de material químico, que também danifica todo o equipamento. Por isso, mantenha as máquinas longe do sol por um período longo de tempo.

Ao tomar essas precauções os usuários podem curtir a vontade o verão, tendo a certeza de trazer para casa as melhores recordações desse momento especial do ano.

Mais dicas de fotografia podem ser encontradas no www.momentos.kodak.com.br


Cuidados com sua Camera Digital

Quando se trata de câmeras digitais, sempre ocorre algum desgaste pelo uso. Porém, para aumentar a vida útil e obter o máximo da câmera, é importante cuidar bem da sua máquina. Essas orientações simples ajudarão a manter sua câmera e as pilhas em excelentes condições.

Cuidados básicos com a câmera

A melhor fonte de informações sobre os cuidados com a câmera e os conselhos de segurança é o manual do usuário, fornecido com a câmera digital. Aqui são apresentados apenas alguns procedimentos para assegurar que você e sua câmera poderão tirar fotos com êxito por muitos anos.

Guarde a câmera digital em um local fresco e seco, longe de janelas, fontes de calor e porões úmidos.
Nunca abra a câmera nem tente consertá-la por conta própria. Tocar na parte interna da câmera digital poderá resultar em choque elétrico. Para a realização de consertos, entre em contato sempre com o serviço autorizado da própria marca..
Para facilitar o transporte, guarde tudo em uma bolsa acolchoada com uma boa alça. A bolsa não só protege a câmera, mas a maioria das bolsas de câmeras digitais da HP também costuma conter bolsos para pilhas e cartões de memória.
Use a tampa da lente quando não estiver usando a câmera. Sem exceção.
Leve com você alguns produtos de limpeza para a câmera e a lente.
Sempre mantenha o equipamento da câmera com você quando transportá-lo ao viajar. Nunca a deixe com sua bagagem, pois o manuseio inadequado e as temperaturas extremas podem danificá-la.
Mantenha-a limpa

A limpeza não só preserva a aparência nova e brilhante da câmera, mas também melhora a qualidade das fotos. É muito importante manter a lente limpa, porque as partículas de poeira podem causar pontos nas fotos. Siga estas etapas para limpar a câmera de maneira segura:

Limpe toda a superfície da câmera com um pano limpo, seco e macio.
Use jato de ar (ou simplesmente sopre suavemente) na lente da câmera e no visor LCD para retirar a poeira.
Limpe a lente e o visor LCD com um pano limpo, macio e sem pêlos ou um lenço especial para limpeza da lente. Para evitar aranhões, verifique se o lenço não é tratado quimicamente. Também podem ser comprados kits para limpeza da câmera que incluem jato de ar, pano macio e tudo mais que é preciso para manter a câmera em excelentes condições.
Sol ou chuva: à prova de intempéries

Descansando ao sol ou esquiando na neve, cuide adequadamente de sua câmera quando estiver viajando. A regra básica é manter a câmera em temperaturas nem muito altas, nem muito baixas. Cubra-a com uma toalha quando estiver tomando um banho de sol na praia e coloque-a sob o seu casaco, quando fizer frio. Em climas frios, é importante carregar a câmera junto ao corpo, porque alterações abruptas de temperatura podem causar condensação suficiente para danificá-la. (Se ocorrer condensação, retire as pilhas e deixe aberta a porta do compartimento das pilhas durante várias horas.) Chuvas e tempestades no mar podem proporcionar fotos inspiradas. Porém, a exposição da câmera à umidade pode fazer com que ela não funcione adequadamente. Ao velejar ou enfrentar uma chuvarada, um velho saco plástico comum é tudo que você precisa para protegê-la da água. Basta fazer um furo para a lente e cobri-la com elástico. Voilà: uma pequena capa de chuva! Se algum líquido penetrar na câmera, desligue-a imediatamente. Retire as pilhas e o cartão de memória e espere a câmera secar por 24 horas antes de colocá-la em operação novamente.

Básico sobre pilhas

A maioria das câmeras digitais operam com as populares baterias recarregáveis de hidreto de níquel-metal (NiMH). Essas baterias não são caras e proporcionam mais fotos por carga do que qualquer outro tipo de bateria (exceto as de íon de lítio). Como as pilhas costumam ficar fracas quando você está pronto para tirar uma foto importante, sempre mantenha à mão um jogo de reserva. Cuide das pilhas com a mesma atenção que você dedica à sua câmera. Aqui estão algumas orientações gerais:

Não exponha as pilhas a temperaturas superiores a 43 oC. Por exemplo, deixar as pilhas dentro do carro sob um sol quente de verão poderá resultar em danos permanentes. O melhor procedimento é armazená-las em um local fresco e seco.
Não sobrecarregue as pilhas.
Recarregue as pilhas antes ou depois de um longo período de armazenamento. As pilhas descarregam com o tempo e, se não forem recarregadas, podem vazar e causar corrosão na câmera.
Não misture pilhas velhas e novas, nem pilhas de tipos diferentes.
Não jogue fora as pilhas após o término de sua vida útil. Elas são resíduo químico. Siga as instruções do fabricante quanto ao descarte e à reciclagem das pilhas ou as orientações recomendadas para a sua região. E nunca queime, nem fure as pilhas.
Adaptadores CA

O mais importante que você precisa saber sobre adaptadores: use apenas adaptadores de alimentação CA aprovados ou originais. Ignorar esse procedimento pode danificar a câmera ou causar um incêndio. A utilização de um adaptador de alimentação CA de outros fabricantes também anula a garantia da câmera. E quem viaja não pode esquecer: existem diferenças entre o sistema elétrico utilizado nos Estados Unidos e o sistema de outros países em todo o mundo. O sistema norte-americano é baseado em 120 volts e 60 Hz, enquanto os sistemas de outros países se baseiam em 220 volts e 50 Hz. As tomadas de parede também são diferentes. Para assegurar a conexão de carregador de pilhas, adaptador CA e outros equipamentos, você precisará de um kit adaptador com conector universal e adaptador de tensão.

Consulte o manual da câmera digital para obter instruções específicas e recomendações de equipamento.

http://guia.mercadolivre.com.br/cuidado ... -10086-VGP
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Responder

Voltar para “- FOTO FÓRUM - ESCREVENDO COM A LUZ -”