ANDA SOBRE QUALIDADE DE FOTO: RAW x CR2

Se você tem dúvidas sobre fotografias ou equipamento fotográfico convencional ou digital, coloque-as aqui neste espaço. Informações, dicas e pequenos truques que farão você fotografar melhor.
Avatar do usuário
Adriano R Patussi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5732
Registrado em: Ter Ago 30, 2005 9:36 am
Cidade:
Contato:

ANDA SOBRE QUALIDADE DE FOTO: RAW x CR2

Mensagem por Adriano R Patussi » Qui Jul 05, 2007 2:29 pm

Estive verificando e percebi que minha máquina tem 8 configurações para qualidade de fotos:
- S fine: 1936x1288
- S standard: 1936x1288
- M fine: 2816x1880
- M standard: 2816x1880
- L fine: 3888x2592
- L standard: 3888x2592
- Raw + L fine: 3888x2592
- Raw: 3888x2592

Não sabia que tinha e, portanto, nunca havia utilizado as duas últimas. Fiz um teste e as imagens são gravadas no formato .CR2, mas não consigo vê-las no meu computador aqui do escritório, pois não tem instalado o Canon Utilities.

Será que o Photoshop abre esses arquivos .CR2?

.CR2 é mesma coisa que RAW?

Obrigado

><((((º> Adriano <º))))><
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: ANDA SOBRE QUALIDADE DE FOTO: RAW x CR2

Mensagem por NELSON MACIEL » Qui Jul 05, 2007 10:47 pm

AdrianoRP escreveu:Estive verificando e percebi que minha máquina tem 8 configurações para qualidade de fotos:
- S fine: 1936x1288
- S standard: 1936x1288
- M fine: 2816x1880
- M standard: 2816x1880
- L fine: 3888x2592
- L standard: 3888x2592
- Raw + L fine: 3888x2592
- Raw: 3888x2592

Não sabia que tinha e, portanto, nunca havia utilizado as duas últimas. Fiz um teste e as imagens são gravadas no formato .CR2, mas não consigo vê-las no meu computador aqui do escritório, pois não tem instalado o Canon Utilities.

Será que o Photoshop abre esses arquivos .CR2?

.CR2 é mesma coisa que RAW?

Obrigado

><((((º> Adriano <º))))><
Adriano,

Raw em inglês significa cru, não cozido; e esse é o nome que resolveram dar para este formato de arquivo. Este formato de arquivo armazena o arquivo fotográfico exatamente como ele foi capturado pelo sensor da Câmera, sem qualquer modificação ou sem qualquer processamento para evitar qualquer perda de informação ... Por isso, este nome ...

Este formato foi criado para que a imagem não sofra qualquer tipo de degradação decorrente do manuseio da imagem, como ocorre com o formato JPEG ou JPG.

O problema é que o RAW é cinco maior que o JPG, obrigando a utilização de cartões de memórias que possuiam cada vez mais capacidade de armazenamento, o que os torna lentos e demorados, tanto na captura de imagens como no descarregamento no HD. E existe o problema que algumas câmeras amadoras, não suportam a utilização de cartões de grande capacidade. Câmeras populares suportam até certo ponto, o uso de cartôes com 256 ou 512 MB ou até 1 GB. Mais que isso é impossível utilizar.

Acontece que cartões com 256 e 512 estã se tornando obsoletos, dado a "fome" de GB e MPixels que persegue os fotógrafos ... Infelizmente, a creça geral é de que nas câmeras digitais, quanto mais MPixels tiverem de resolução, melhores serão as fotografias ...

Só que o tamanho do CCD, o CMOS ou o Sensor de Captura das imagens, nas câmeras compactas, não muda de tamanho ... Só vão "colocando" mais Pixels no CCD que possui as mesmas dimensões físicas de quando as Câmeras possuíam 2 MP ou menos ... O tamanho dos Pixels é cada dia menor ... E a qualidade da imagem que eles capturam, tem um limite.

Bem, aí vai a necessidade de compactar a imagem para poder ser armazenada no cartão de memória. Por isso a utilização das resoluções diferentes e das compressões cada vez maiores ... Outra coisa, no formato JPG, utilizam-se 8 bits por pixel, enquanto que no RAW, são 12 bits por Pixel ... É uma baita diferença ...

Mas o formato RAW ... Apesar do termo ser utilizado por todos os fabricantes de câmeras digitais, pode-se pensar que seja um arquivo padronizado, mas não é ... Ele é completamente diferente de um fabricante para outro. Os arquivos RAW nos equipamentos Nikon, possuem o formato NEF, nas Canon, é CRW, na primeira versão e CR2 na segunda edição, CRF nas câmeras Sony e assim por diante.

As versões mais modernas dos aplicativos Windows já adotam configurações que permitem a abertura dos arquivos dos diversos formatos RAW utilizados, seja qual for o fabricante. Os aplicativos ADOBE, entre eles o famoso PhotoShop reconhecem todos estes formatos.

Como disse anteriormente, em outro tópico, este formato não é um formato para ser utilizado pelos fotográfois amadores em equipamentos caseiros. Necessita-se de máquinas um pouco mais possantes para poder manuseá-los. Por isso é um formato pouco utilizado, a não ser pelos profissionais ...

Qualquer dúvida, grite ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Sex Jul 06, 2007 4:35 pm

Nelson, como aqui na empresa trabalhamos com Imagens já vi algumas coisas(não estudei a fundo, pela mor... rs...) e vi algumas coisas interessantes.

Por exemplo o RAW tb. é considerado para alguns o Negativo Digital.
Ele grava a imagem separada por 'canais', RGB + G.(não sei pq cargas d'água)...

Fiz um estudo uma vez, se quiserem tenho algumas matérias(superficiais) sobre o arquivo...

Uma vez, uma única vez bati a foto como RAW, e o trabalho prá tratar ela é mais 'doloroso' que bater em JPG... No Digiforum, na área das D40(minha nova câm) tem alguma coisa sobre o assunto...

O que posso te dizer é, no Site da Adobe procure por RAW ou NEGATIVO DIGITAL... vai ter coisa PACARAMBA lá...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Vitor Isaia
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3821
Registrado em: Qua Fev 28, 2007 8:52 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Vitor Isaia » Seg Out 29, 2007 9:49 am

O RAW é, como foi falado aqui, o arquivo "cru", sem processamento, da câmera. Ou seja, com o arquivo raw, vc consegue fazer ajustes na imagem após o clique, como balanço do branco (white balance), compensação de exposição (aquele -2, +2, etc) entre outras coisas. Além disso a imagem RAW, por ser crua, não possui nenhuma compressão. Isso é importante pois o jpeg, por exemplo, é um arquivo compactado... e aí ao fazer qualquer retoque na foto (como por exemplo passar para PB, aplicar mais nitidez, ou mesmo dar um crop) perde-se qualidade. Claro que tudo isso tem um preço... os arquivos RAW são grandes.. dependendo da câmera o tempo de processamento é demorado... e dá bem mais trabalho pra processar os arquivos... pois no caso do jpeg esse processamento é feito pela própria câmera... no caso do raw, é feito pelo fotógrafo.

Outra coisa interessante é o seguinte... cada fabricante define a sua extensão de arquivo raw... por exemplo... Canon é .CR2... Nikon é .NEF... e por aí vai... não existe um formato universal .RAW...

Espero ter sido claro hehehe.

abraços
http://www.devocionaisdiarios.com
"Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, Jesus Cristo,
para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Ter Mai 20, 2008 2:47 am

Eu tenho usado somente RAW. Apesar de nnao ser fotografo profissional sou designer e trabalhar e editar imagem é quase que 80 % ou mais do meu trabalho diário a mais de 10 anos. No entanto tenho esta facilidade, minha empresa tem o Photoshop LEGALIZADO e eu tenho condições de trabalhar com arquivos deste tamanho. No entanto, na grande maioria das vezes o JPG resolve... mas eu gosto, tanto como fotografar, tratar as imagens - então isto se torna parte da fotografia.

Seria como antes quando se clicava e depois ia pro laboratorio revelar o filme. Eu encaro esta etapa assim, só que digital.

Quem puder, procure aprender a usar este formato, pois pode se fazer verdadeiros milagres na qualidade da imagem.

Mas sem que a foto já seja boa, esqueça... portanto... aprenda a fotografar e depois a tratar...
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Cazulli
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 72
Registrado em: Qua Jan 16, 2008 4:05 pm
Cidade:

Mensagem por Cazulli » Ter Mai 20, 2008 10:44 am

o que ouvi a respeito do RAW é que uma mesma foto "revelada" a alguns anos e revelada novamente nos dias de hoje poderia haver melhora na imagem final por conta do avanço que houve no software de conversão do raw em arquivo de imagem.
Confere a informação?
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Ter Mai 20, 2008 11:04 am

Cazulli escreveu:o que ouvi a respeito do RAW é que uma mesma foto "revelada" a alguns anos e revelada novamente nos dias de hoje poderia haver melhora na imagem final por conta do avanço que houve no software de conversão do raw em arquivo de imagem.
Confere a informação?
Realmente os programas de hoje, diga-se Photoshop é muito poderoso e isso ajuda e muito na qualidade da imagem. Faz sentido, pois antigamente o photoshop nao tinha um bom leitor de raw. E nem as cameras faziam este formato, no máximo TIFF que ainda é inferior ao RAW.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Responder

Voltar para “- FOTO FÓRUM - ESCREVENDO COM A LUZ -”