UMA DISCUSSÃO SOBRE PESCA E FOTO. ESSE É O SITE!!!!!!

Se você tem dúvidas sobre fotografias ou equipamento fotográfico convencional ou digital, coloque-as aqui neste espaço. Informações, dicas e pequenos truques que farão você fotografar melhor.
Avatar do usuário
Adriano R Patussi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5732
Registrado em: Ter Ago 30, 2005 9:36 am
Cidade:
Contato:

UMA DISCUSSÃO SOBRE PESCA E FOTO. ESSE É O SITE!!!!!!

Mensagem por Adriano R Patussi » Sex Jan 19, 2007 3:27 pm

Vejam essa capa da Revista Pesca & Cia (janeiro):
Imagem

Eu um site de pesca houve duras críticas à revista, dizendo tratar-se de uma montagem muito mal feita.
Eu já cohecia essa foto ...
Em uma loja de pesca daqui da cidade tem essa foto em um painel de mais de um metro.
Na foto o dourado está com uma isca artificial na boca.
Pelo tamanho da foto dá para ver detalhes e a foto não parece ser montagem por computador.
Conversando com o pessoal eles usaram a expressão foto produzida, no sentido de que a foto é verdadeira, só a ocasião foi artificialmente planejada.
Assim, o peixe capturado fica retido na água (alguém segura enquanto o peixe descansa), fotógrafo e pescador se posicionam (lugar raso) e o peixe é solto e forçado a saltar.
Tem algumas de tucunaré muito semelhantes, todas impressas em grandes tamanhos.
O que acham?
É montagem por computador, é uma foto "fabricada" ou o flagrante do ano?
Se for montagem por computador é uma deslealdade muito grande.
Mas, se for uma foto fabricada, você concorda com esse recurso/artifício?
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Sex Jan 19, 2007 4:16 pm

Já te adianto. Conheco o Lester e falo com ele praticamente todos os dias. E um dos assuntos que mais falo é sobre fotografia, uma paixão para mim e para ele. Eu posso te garantir, montagem não é. Mas é sim uma foto planejada. A intenção neste momento é conseguir uma imagem que REPRESENTE a emoção da pesca esportiva, em especial a pesca do dourado. E este é um ângulo que deixa a coisa muito mais bela... e por este motivo - liberdade artistica - eu não condeno e aprovo esta prática. A gente precisa entender que uma matéria para a revista vc precisa de imagens fortes... muitas vezes uma ou duas grandes imagens já são suficientes e ai entra a habilidade em fisgar o peixe e depois a arte em encontrar a situação mais interessante para se passar o sentimento pretendido.

A gente vive isso o tempo todo... com tudo. Ou vcs acham que aquele baixinho feio pra burro da Kaiser ia realmente namorar aquela loira linda? Ou quem é todo estranho e tímido vai ganhar todas as gatas do bar porque toma skol? Precisamos entender que uma coisa é fazer uma foto da sua pescaria e outra é fazer a capa da revista.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Alexandre Dick
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6099
Registrado em: Seg Set 25, 2006 10:40 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Alexandre Dick » Sáb Jan 20, 2007 5:45 pm

Cada um tem sua opinião, e a minha é que esta é uma montagem !! :D
Mesmo planejando a situação, fica muito difícil conseguir uma foto como esta !! E na capa não tem nenhuma isca na boca do peixe !
Minha humilde opinião ! :D
Stress é o intervalo entre uma pescaria e outra.
Imagem

PESQUE ... MOSTRE e SOLTE !!

Alexandre Augusto Dick
xandy_182@hotmail.com
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Dom Jan 21, 2007 11:44 pm

Instântaneo - Fotografia que é realizada sem aviso prévio, sem chamar a atenção da pessoa fotografada. Fotografia não posada, não preparada. Uma foto jornalística ou foto reportagem é realizada desta forma. Muitas vezes o fotógrafo fica aguardando uma oportunidade de cara, de bocas, ou de uma situação engraçada, ou ainda, constrangedora.

Normalmente a fotografia realizada pelos amadores, são aquelas fotos mais elaboradas, onde busca-se o melhor ângulo, a melhor iluminação, o melhor fundo, a melhor expressão do modelo. Podemos dizer que estas são fotografias dirigidas, onde geralmente o fotógrafo, quase sempre o proprietário da câmera e que possue alguma familiaridade com imagens, pede para a pessoa fotografada sorrir, se posicionar, olhar para cá ou para lá.

Da mesma forma, os fotógrafos profissionais "dirigem" os modelos profissionais, para se obter o melhor resultado, a melhor imagem. Em cada seção são realizadas centenas de fotografias para se escolher uma ou duas se for para publicidade ou perto de uma dezena ou duas se for para um ensaio fotográfico.

Existem as fotos produzidas, que são aquelas utilizadas em campanhas publicitárias, para vender um produto ou para ilustrar uma reportagem de grande interesse, como por exemplo, uma entrevista com um artista, ou uma celebridade que possivelmente possa ser capa de uma revista. Bem diferente de uma foto jornalística, o fotógrafo conta com uma equipe que o acompanha. Maquiador, produtor, cabelereiro, auxiliares e quantos mais sejam necessários para produzir a melhor imagem. Neste caso, o produto ou pessoa deve ter suas qualidades exaltadas, a fotografia não pode ter erro, não pode ser coisa de amadores. Tem que ser um trabalho profissional. Seja para vender um automóvel, para mostrar um hotel de luxo, para exaltar o momento de glória de um competidor vitorioso.
Ou seja para vender uma revista onde a foto da capa deve ser produzida para que a imagem chame a atenção sobre o conteúdo do interior do veículo.

Hoje em dia, com o advento das câmeras digitais, e o desnvolvimento de programas poderosíssimos, manipular imagens, tornou-se a coisa mais natural do mundo. E necessária em muitos casos ...

Aquelas modelos de corpo perfeito, sem rugas, sem marcas, com a pele lisinha, os contornos do corpo perfeitos, tudo no lugar, irreais são frutos de correções destes programas ... Para vender mais ... Para despertar a libido dos leitores das revistas ... Para vender mais revistas ... São imagens manipuladas.

Fotos montadas são aquelas onde o grau de manipulação é tamanho, que muitas vezes, parecem até reais. Aos olhos do leigos ...

Mas vamos ao que foco principal da discussão ...

A grande maioria dos fotógrafos, hoje em dia sabe trabalhar com o programa mais utilizado neste tipo de trabalho, o Adobe Photo Shop, que foi desenvolvido para os designers gráficos utilizarem. Ao meu ver, um fotógrafo de verdade, deve conhecer muito pouco deste programa. O suficiente para clarear, escurecer, ou seja, modificar o contraste, o brilho e no máximo, a matiz de cor. Nada mais que isso.

Alguns fotógrafos, e muitos designers gráficos se especializaram em manipular as imagens, e de uma forma tão intensa, que criam a partir de uma imagem, outra imagem completamente irreal, que jamais existiu e que tem por interesse, enganar e lubridiar as pessoas que olham aquelas imagens. Sou frontalmente contra este tipo de coisa. Seja lá quem fôr que o fez. Isso não é fotografia, isso, ao meu ver, é uma ilustração. E um grande embuste.

Como existem os flyzeiros purista, sou um fotógrafo acadêmico, que sabe exatamente por que usar esta ou aquela velocidade, esta ou aquela abertura, e que venho de uma geração que aprendeu a fotografar, revelar, copiar a foto em papel e fazer os retoques necessários utilizando tintas e pigmentos que não existem mais. Orgulho-me disso ... Apesar de não estar mais fotografando profissionalmente, e de hoje utilizar os recursos de uma pequena câmera digital, nego-me a manipular imagens.
Quando muito, faço um corte, ou mudo o contraste e o brilho. Como nas velhas TV´s preto e branco. Nada mis que isso.

Falando de revistas de pesca ...

A grande maioria das fotos publicadas são manipuladas, isso porque, nas pescarias, dificilmente os pescadores são acompanhados por fotógrafos profissionais, então muitos erros e muitos elementos desnecessários podem tirar o foco de interesse que na maioria das vezes é o peixe.

Se qualquer um de nós pegar as antigas revistas de pesca publicadas nas décadas de 80 e 90, e comparerem com as fotos publicadas nos últimos anos, poderemos ver o salto qualitativo que as imagens sofreram. Além do que, hoje muitos dos pescadores também são fotógrafos, alguns por profissão, afinidade ou necessidade.

As fotos produzidas, como por exemplo, fotos realizadas com um famoso pescador numa pescaria na Argentina, onde o mesmo foi fotografado ao lado de um pintado, num por de sol fantástico, é um exemplo de fotografia muito bem realizada e que nada tem a ser criticada por ter sido produzida. Fotos que exaltem a natureza, mesmo que para isso seja necessário uma produção mais elaborada, onde se leva o peixe para a margem para obtermos um melhor ângulo, uma melhor iluminação, não desmerecem o trabalho de reportagem, só o exalta.

Agora, plantar imagens de peixes onde os mesmos não existem, colocar a imagem de um pescador num local onde ele não estava ao ser fotografado, fundir fundos com primeiros planos que nunca existiram, aumentar o tamanho do peixde, isso para mim, é inadimissível numa revista séria, e creio que nenhum editor de fotografia sério, aceite.publicar este tipo de imagem.

Adriano, ei que ficou muito extenso, peço que me desculpe, mas tentei ser o mais sincero e claro possível.

E respondendo-te, te digo que, fotos produzidas, ao meu ver são válidas. Foto manipuladas, desde que a manipulação seja básica, para melhorar o efeito visual de luz e contraste, também são válidas.

Fotos muito manipuladas, ou foto montagens, para mim, fotograficamente, não tem valor algum ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Rodrigo Cattoni
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 105
Registrado em: Seg Jan 15, 2007 1:44 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Cattoni » Qua Jan 24, 2007 12:50 pm

Trabalho com fotografia, e concordo quase plenamente com o Nelson.

só alguns comentarios.

Acho valida a manipulação de imagens para fins publicitários, não usada para enganar o cliente, mas para se criar artificios, que muitas vezes são possiveis de se criar ao vivo, mas com custos fora do comum, inviabilizando tal trabalho.

Penso que um fotografo atual, hoje em dia, tem que saber sim usar programas de manipulação, mas ter ética e bom senso.

Creio que a manipulação profissional seja um tabu a ser quebrado, principalmente aos olhos de fotografos da "época do Filme", que também tinham suas técnicas de manipulação e montagens, manuais é claro, mas como não usavam os computadores não eram censurados, pelo contrario, quem sabia era até venerado.

Agora condeno completamente, a manipulação em fotos jornalisticas e afins, estas sim tem que ser feitas na "raça", sem manipulação, até mesmo os cortes podem mudar o sentido real da imagem, agora o mundo publicitário é um mundo de ilusões, os maiores publicitários, tanto criadores como fotógrafos, são aqueles que conseguem passar sensações nunca antes sentidas pelos consumidores.

Falando agora da capa, creio que seja sim uma imagem planejada, afinal é uma capa de revista.

Pessoal, isso tudo é minha opinião, sei que muitos serão contra e outros a favor, mas tudo bem.
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Qua Jan 24, 2007 2:03 pm

Caramba... excelente tópico... excelente...

Como dizem existe o Flagrante, o Semi-flagrante, a pose entre outras e todas não deixam de serem fotos...

Cada qual com o seu falar e sua relevância, mas todos fotos...

Pôxa e pensar que esse é o terceiro Hobby que a Caterva me fez gostar e me sacrificar para tentar melhorar...

Bait, Fly e foto... acho que compensa... não sou entendido, mas gosto de buscar infos...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Salatti » Qua Jan 24, 2007 3:10 pm

Bom mesmo este tópico...
É muito interessante ver a opinião do pessoal que entende do assunto!!!
Agente acaba aprendendo um pouquinho.
Só uma ressalva na questão da capa da revista!!!

Dá pra ver que não foi um flagrante, uma pessoa com o mínimo de senso percebe...
Mas ficou uma bela foto, independentemente dos artifícios usados... Acho que cada um tem capacidade de avaliar até que ponto isso é prejudicial ou não a revista em questão... E cada um tem o direito de julgar como quiser... Eu julgo legal, porém um pouco desnecessário talvez!!! Com tantas caracteristicas que podem ser exploradas os caras fazerem uma foto polêmica dessas...


Abração a todos e desculpem se me estendi demais!
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
Ricardo Haruo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5307
Registrado em: Qua Nov 16, 2005 5:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Haruo » Qua Jan 24, 2007 5:46 pm

Carlos Salatti escreveu:... Com tantas caracteristicas que podem ser exploradas os caras fazerem uma foto polêmica dessas...
Gostei da discussão, mas não achei a foto polêmica, não... Gostei da foto e acho que a polêmica foi criada pela simples necessidade que algumas pessoas têm de criticar algo como por exemplo uma revista que é polêmica...
Concordo com a opinião de que a foto não foi montagem, mas sim produzida e que para uma capa de revista isto está mais do que justificado.
Abs
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Salatti » Qua Jan 24, 2007 7:48 pm

Ricardo Haruo escreveu:Gostei da discussão, mas não achei a foto polêmica, não... Gostei da foto e acho que a polêmica foi criada pela simples necessidade que algumas pessoas têm de criticar algo como por exemplo uma revista que é polêmica...
Concordo com a opinião de que a foto não foi montagem, mas sim produzida e que para uma capa de revista isto está mais do que justificado.
Abs
Isso é verdade...
Essa revista é amada e odiada por muitos!!! Isso sem dúvida dá uma apimentada na discussão!!!
Quando falei polêmica me referi aos fotografos que entendem bem da parte de produção/criação e até mesmo montagens de fotos. Isso se dá porque certamente há quem aprovará e vai haver aqueles que não aprovarão esse tipo de material...
Como havia falado, eu curti a foto, achei bem diferente e bem ousada digamos assim!
Concordo com você também quando falou que por se tratar de uma capa de revista está mais que justificado...
E o fato da necessidade que você se referiu acho que também existe e acrescento que não só é em relação a revistas polêmicas não!!! hehehehehe :D
Grande abraço...
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
Ricardo Haruo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5307
Registrado em: Qua Nov 16, 2005 5:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Haruo » Qua Jan 24, 2007 8:00 pm

Hehehe, é isso aí, Carlos!
Abs
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Jan 24, 2007 8:52 pm

Como a foto foi realizada, eu sei, mas por ética, não me cabe aqui ser detalhada. Isso é com o fotógrafo. E com o produtor da foto.
Digo que é uma foto produzida, e muito bem produzida, e isso não desmerece em hipótese alguma o trabalho do fotógrafo, do produtor e do pescador.
É uma imagem forte, bem realizada e impactante.
Conseguiu o que queria, chamar a atenção sobre ela e sobre o conteúdo do interior da revista.
Na realidade, pode ser dita que é uma foto publicitária, pois a intenção dela é vender a revista ... É ilustrar a matéria, e procura sair do lugar comum que é a fotografia do pescador segurando o peixe enqunto olha orgulhoso para ele e ao fundo, um mosaico de imagens, onde aparece o local de pesca e outras imagens ...
Vejam as fotos realizadas nas capas de todas as revistas publicadas nos últimos seis meses aqui no Brasil ... Vejam que ousa, quem cria ...
E quem surpreende ... Estes, são os mais polêmicos, mas são os melhores ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Adriano R Patussi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5732
Registrado em: Ter Ago 30, 2005 9:36 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Adriano R Patussi » Qui Jan 25, 2007 8:52 am

A questão da foto realmente gerou polêmica.
Vejam algumas das respostas do Pepe Melega, que é editor da revista:

http://www.fishpoint.com.br/novo/forum/ ... gem=246591

http://www.fishpoint.com.br/novo/forum/ ... gem=246652
Avatar do usuário
Rodrigo Cattoni
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 105
Registrado em: Seg Jan 15, 2007 1:44 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Cattoni » Qui Jan 25, 2007 10:08 am

Tiro o chapeu às respostas do fotógrafo.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qui Jan 25, 2007 10:26 am

AdrianoRP escreveu:A questão da foto realmente gerou polêmica.
Vejam algumas das respostas do Pepe Melega, que é editor da revista:

http://www.fishpoint.com.br/novo/forum/ ... gem=246591

http://www.fishpoint.com.br/novo/forum/ ... gem=246652
Não tenho nem o que comentar ...rs...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Renato Francisco
ANZOL DE OURO
Mensagens: 534
Registrado em: Sex Jan 06, 2006 11:22 am
Cidade: Valinhos
Estado: SP

Mensagem por Renato Francisco » Qua Fev 14, 2007 11:17 pm

Levantando um assunto quase defunto.

Bom mesmo é papear com o Lester e ver as fotos que carrega onde vai (uma caixa enorme com ampliações em 20X30 e panorâmicas gigantes). As imagens são IMPRESSIONANTES!!

Sem contar a aula de produção fotográfica que ele passa a quem quiser escutar. O cara é um eterno apaixonado pelo que faz e a prosa vai looooonge quando é de pescaria & fotos...
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qui Fev 15, 2007 7:50 am

Renato escreveu:Levantando um assunto quase defunto.

Bom mesmo é papear com o Lester e ver as fotos que carrega onde vai (uma caixa enorme com ampliações em 20X30 e panorâmicas gigantes). As imagens são IMPRESSIONANTES!!

Sem contar a aula de produção fotográfica que ele passa a quem quiser escutar. O cara é um eterno apaixonado pelo que faz e a prosa vai looooonge quando é de pescaria & fotos...
Pois é Renato ...
Conversei muito com ele na Brasil Fishing Show. Ele mostrou-me o trabalho que estava fazendo na Chapada dos Vedeiros ...Fantástico ... Realmente é um apaixonado pela arte ... E muito competente no que faz ... ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Responder

Voltar para “- FOTO FÓRUM - ESCREVENDO COM A LUZ -”