Consulta - Iniciante - Iscas e Equipo

Criamos este fórum especialmente para falar de um peixe que é uma das grandes paixões dos pescadores esportivos e em especial da Caterva. Coloquem aqui tudo sobre a pesca deste "bocudo".
Avatar do usuário
Fernando Michel
NOVATO
Mensagens: 4
Registrado em: Sex Mar 12, 2010 4:50 pm
Cidade:

Consulta - Iniciante - Iscas e Equipo

Mensagem por Fernando Michel » Ter Mar 11, 2014 3:21 pm

Boa Tarde

Prezados

Meu nome é Fernando Michel, sou novo neste forum portanto faço uma pequena apresentação: Moro na cidade de Nova Hartz - no estado do RS, há 70 km de Porto Alegre. Minha experiencia sobre pesca está direcionada para a pesca com mosca (Fly), tive aportunidade de pescar peixes como Trairas, Tilápias, Tucunaré, Baby Tarpon, Lambaris etc porém somente com fly.

Antigamente (4 anos atrás) tinha comprado uma vara made in China (15 - 30 lbs) e uma carretilha Fleming Calipso e alguns plugs, para provar a sorte com alguns baby tarpons e tucunas em Fortaleza, quando morava lá. Porém não tive muita sorte (obviamente pela falta de experiencia).
Durante este periodo de 4 anos fui morar na Argentina e só levei meus equipos de fly.

Agora retornando ao RS fui pescar no Pampa Rural e levei este equipo junto. Por sorte tive a oportunidade de pescar alguns Bass com plugs de meia agua e outros com Fly. Para esta pescaria de Black achei muito interssante a mescla das duas modalidades, consegui cubrir mais areas com bait e pesquei mais com Fly, mas nesta mesma pescaria acabou estragando minha carretilha.

Agora como fui fisgado também pelo Bait, gostaria de ter um equipamento para iniciar esta modalidade porém o investimento tem que ser bem bem devagar e preciso (porque se não a patroa me mata kkk) por isso consulto vocês que tem muita experiencia.

Minha prioridade é pescar com iscas Hard, posteiriormente montar equipo mais light para soft. Vou pescar principalmente em lagos, como Pampa Rural, Ninho da Coruja, etc, onde os peixeis não serão nada gigantescos. Estive lendo bastante este forum e tentando montar um equipo e iscas de acordo com minha realidade e gostaria da opnião de vocês.

Agora pensei em comprar uma carretilha Abu Garcia Black Max de 5 rolamentos de recolhimento 6.4:1.

Manter minha varinha de 15 - 30 libras até a proxima compra e posteriormente comprar uma vara de 7' pés e 10 - 17 Lbs (aceito sugestão).

Usar uma linha de fluocarbon de 12 ou 15 lb (aceito sugestão de marca e modelo). Será que fica balanceado, pois não entendo nada?

Fiz uma pequena lista de iscas que penso em comprar para iniciar minha caxinha de hard e gostaria de saber se estas são iscas comuns para pesca de bass aqui no Brasil e se serão úteis para o tipo de lugares que vou pescar aqui no sul (pretendo pescar algumas trairas com elas tbm kkk) segue a lista:

Rapala Skitter Pop Topwater Bait - NO. 5 - 2" - Cor Chrome

(Vou pegar pouca isca de superficie, pois prefiro pecar com Fly).

Rapala X-Rap SubWalk - 3 1/2" - MOSS BACK SHINER.

Rapala X-Rap - 2 1/2 - Silver

Rapala Shad Rap Lure - SR4 - WALLEYE.

Rapala Shad Rap Lure - SR5 2" - BLEEDING OLIVE FLASH.

Rapala Shallow Shad Rap - SSR7 - 23/4" - BABY BASS.

Rapala X-Rap Shallow Shad - 2 1/2" - Olive Green

Rapala X-Rap Shallow Shad - 2 1/2" - GLASS GHOST.

Rapala Clackin Crank - 2 1/2" - MOSS BLACK SHINER.

Rapala DT Fat Crankbaits- 2 1/2" - SILVER.

Rapala Crankin' Rap Crankbait - CRR05 - HOT OLIVE.

Rapala Clackin' Rap Lures - 2 1/2" - BONE CHARTREUSE

Rapala Dives To Crankbait - DT06 - BABY BASS.

Rapala® Dives To Crankbait - DT06 - PEARL GREY SHINER

Rapala Ike's Custom Ink DT Crankbait - DT06 - PENGUIN

RATTLIN RAPALA LURE - RNR4 - 1/2" - Silver

Desde já agradeço a atenção de vocês e descupas por qualquer besteira que tenha perguntado.

Abraço
Avatar do usuário
Marcio Azzarini
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9959
Registrado em: Seg Mar 10, 2008 4:13 pm
Cidade:

Mensagem por Marcio Azzarini » Ter Mar 11, 2014 5:06 pm

E aí Fernando!

Primeiramente, bem vindo!

Vamos la, minhas opiniões, com base em minhas experiências (pesco muito pouco em represas, e bastante em local como os que você mencionou, com pesca de barranco, ou até mesmo pesca embarcada em locais mais rasos, com no máximo 3m de profundidade):

Essa vara de 30lb está superdimensionada para a pesca do bass. Nada impede que você a utilize, porém perde muito da emoção da pescaria, da sutileza no trabalho das iscas e na sensibilidade.

Para crank baits, recomendo uma vara de no máximo 17lb, como vc mesmo comentou, de ação média, com 6" ou mais. Para deepcranks, que nadam de 5" para baixo, até umas 20lb funciona bem, pois o arrasto delas é bem maior. A libragem da linha está legal. A carretilha que você citou também é uma boa opção. Para cranks a velocidade não é item fundamental, então uma com velocidade entre 5:1 e 6:1 está de bom tamanho.

As Rapalas DT são uns dos meus cranks preferidos, tenho em várias cores e varios tamanhos. A Baby Bass é uma das minhas favoritas. Gosto bastante também das Big-O (as médias), firetiger e cromadas. As X-Rap tamanho 8 são muito boas. Ótimas opções para o bass na superfície são os Poppers, e pequenas iscas de hélice.

Não deixe de investir tbm num equipamento para softs.. Recomendo um conjunto de molinete, formado por vara de 6" ou mais, entre 10lb e 12lb, ação média-rápida para molinetes tamanho 1000 ou 1500. Isso é um conjunto bastante versátil, e vai permitir explorar várias "rigagens", como o Wacky, Jig Wacky, Down Shot, Jig Head...

Espero ter ajudado!

Qualquer coisa, da uma olhada nesse tópico, tem varias dicas que vão te ajudar bastante:

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=86709

Abraço!
Pesque, fotografe e SOLTE!
Avatar do usuário
Fernando Michel
NOVATO
Mensagens: 4
Registrado em: Sex Mar 12, 2010 4:50 pm
Cidade:

Mensagem por Fernando Michel » Seg Mar 17, 2014 10:37 am

Bom dia

Marcio

Muito Obrigado pelo retorno.

Estarei atendo as dicas, as cores que escolhi foi pensando nos peixes que temos aqui, vou escolher algumas nas cores tipo "fire tiger" para adicionar opções.

Seguramente o proximo investimento vai ser em um equipo soft, tive vendo o Bass Master e eles utilizam muito mais soft do que hard. Acho que apresenta muito mais resultado. Porém tenho que fazer um passo de cada vez.

Mais uma vez obrigado.
Avatar do usuário
Marcel Sammarone
ANZOL DE OURO
Mensagens: 511
Registrado em: Ter Fev 14, 2012 7:54 pm
Cidade:

Mensagem por Marcel Sammarone » Seg Mar 17, 2014 10:25 pm

Ai no RS temuma loja chamada AZ camping e pesca que tem boas varas e iscas para bass, da uma olhada no site,tem bastante modelos de varas longas acima de 6' .
Responder

Voltar para “- BLACK BASS -”