Página 1 de 1

Iniciante no Black Bass - tralha para pesca.

Enviado: Ter Out 22, 2013 10:39 am
por Fabian Narvaez
Bom dia aos colegas do Caterva :D

Gostaria dos colegas pescadores esportivos do Caterva, informações a respeito de material básico para iniciante na pesca do black bass. A principio pretendo ir pescar nos lagos da AGAPIA (associação à qual pertenço) no mês de janeiro de 2014. Tenho o material para pescar traíras (varas, carretilhas, iscas, etc) mas tenho visto que o pessoal aficionado do black bass, pesca bastante com molinetes (sabendo disto, adquiri um molinete Daiwa New Legalis 3000 SH) e pretendo abastecé-lo com linha de multifilamento ? (tenho uma Spider Wire 0,22 Invisible). Em relação às iscas para black bass, poderiam indicar algumas (pesca desembarcada). Em relação às montagens (texas, carolina, no sinker, wacky, etc.... .....) tem alguma(s) que seja(m) mais eficaz(es) ? Iscas de superfície, aplicam-se as mesmas para traíra ? (tenho lido que o pessoal pesca black até com sticks ? ) Se falando em pesca desembarcada, quais seriam os locais (em um lago) mais ''suspeitos'' que abrigariam o black bass ? Tem algum horário em que os black atacam mais ? Iscas naturais, eles aceitam (quais são mais eficazes)? Acho que estas são minhas dúvidas iniciais. Agradeço desde já a atenção de vocês, amigos pescadores.

Enviado: Ter Out 22, 2013 6:04 pm
por Marcio Azzarini
Basicamente com qualquer material vc consegue fazer uma pescaria de bass, mas para ter um aproveitamento maior, seria legal alguns conjuntos especificos para cada rig/tipo de isca.

Como por aqui os Basses mais comuns são abaixo dos 1Kg, 1,5Kg, o ideal é trabalhar com material mais leve, aumentando assim a emoção na pesca (um bass de 40cm numa varinha 8lb é uma sensação ímpar!). Sem falar que devido ao tamanho dos basses utilizamos iscas menores, com apresentação mais sutil, um equipamento equilibrado vai te ajudar bastante nisso. Prefira varas maiores, para auxiliar no arremesso de iscas mais leves, e para ter mais opções durante a briga.

Particularmente não gosto de multifilamento para pescar Bass... Quando uso é apenas na carretilha pra pescar de Crank, com um leader de fluor. De preferencia ao fluor ou à mono de naylon mesmo.

Uns conjuntos que seriam curinga:

- Vara 20lb, 6' com carretilha para cranks e spinnerbaits
- Vara na casa dos 10lb, tbm na faixa dos 6' com molinete para montagens mais leves, tipo Jig Wacky, Han-Han
- Vara por volta de 15lb, para carretilha ou molinete para rigs que utilizam o anzol protegido (qdo usamos anzol off-set, por exemplo, onde a ponta do anzol fica dentro da soft), pois precisará de mais potência para a fisgada.

Quanto aos horarios, capturamos basses praticamente durante todo o dia, mas a produtividade é maior nas primeiras horas da manhã e no fim da tarde.

Quanto a iscas mais produtivas e locais, essa é a graça da pesca do bass... Cada estação do ano, cada dia, cada horário do dia eles apresentam comportamentos diferentes. Tem vários artigos aqui nesses tópicos de Black Bass que podem te dar uma base sobre isso, mas geralmente é assim: dependendo da estação do ano e das condições do dia (água limpa ou suja, vento, calor ou frio, sol ou nublado) escolhemos alguns padrões que históricamente dão mais resultado, e vamos alternando até encontrar um padrão para aquele momento. Mas lembre-se, não é regra... Um rig q ontem fez sucesso, numa cor determinada de isca, amanhã pode não render nenhuma fisgada. Essa é a graça do bass... kkkk

Ja nos locais, durante os periodos mais claros do dia o bass vai estar em estruturas, cauflado, fugindo da claridade... Arremessos beirando troncos, pedras, paralelos ao barranco são bem vindos. Nos horários mais escuros, onde o bass vai se sentir mais confortável vc pode explorar áreas mais limpas, afastadas do barranco, mas tbm não é regra... Por isso insistam em diferentes locais e tipos de estruturas... rs

Quanto a iscas, gosto das seguintes opções nas seguintes montagens: Senko de 3" ou 4" no Jig Wacky, GAry Yamamoto Kut Tail de 4" no Down Shot ou no Wacky, Shad Shape no Jig Head ou no Down Shot, em cores variadas para cada situação. Tem dias que cores claras dão resultado, outros são as escuras as estrelas.
As cranks Big O média cores cromadas, firetiger e citricas, Rapala DT de barbelas diversas, pois assim podemos varrer diferentes profundidades (gosto da cor baby bass e citricas), Megabass Deep X 100, e o que mais vc tiver de isca gordinha em mãos...

Fique atento às ações na superficie... Por aqui ficamos de olho nas aleluias e demais insetos. Quando eles começam a cair na agua, os basses ficam doidos, ai entramos com iscas de superficie, sendo as mais produtivas na minha opinião as Poppers, pequenas Zaras e Sticks, hélices pequenas (Baby e Tiny Torpedo, Deps Buzzjet JR) e por ai vai. O trabalho pro bass tende a ser diferente do trabalho para as traíras, exigindo um trabalho um pouso mais lento, mais provocativo, fazendo a isca trabalhar por mais tempo no mesmo lugar.

Quanto a isca natural, sinceramente, é como chupar bala com papel... Bass é sinonimo de isca artificial, pois a graça está justamente em achar o trabalho, a isca, o rig ideal para o momento.

Espero ter ajudado, e não ter te confundido ainda mais...

Abraço!

Enviado: Qua Out 23, 2013 9:34 am
por Thierry Cioquetta
Tchê, em primeiro lugar esqueça de querer pescar bass com isca natural... não haverá a mínima graça!!

O Márcio falou muito bem o que é necessário! Porém, cada um têm suas preferências!!!

Vou falar as minhas!!
Eu prefiro varas mais longas. Primeiro porque também pesco de Okappri (margem) e será de grande utilidade para arremessos mais longos e fisgadas melhores!! Fora a sensibilidade maior!!

Eu teria 3 conjuntos, um para pescar no finesse, outro para o power fishing e mais um para plugs.

O de finesse, varas de pelo menos 6'3" até 7'0" de 6lb ou de 8lb (essa seria melhor pois tu teria maiores possibilidades de usar outros rigs). Ahh.. para molinete!!! A ação da vara, vai depender muito da pessoa.
O molinete, shimano 2500S (o S é de carretel raso) ou daiwa 2504 ou 2506.
As linhas, sempre dando preferência para o fluorocarbono, pois a sensibilidade é grande e a visibilidade é pequena! Linhas de 4 a 6lb.

Com este equipamento, tu poderia usar os mais diversos rigs, como neko rig, jig wacky, wacky, down shot, split shot e por aí vai..rs...

Agora, um de power fishing.
Varas de 6'3", pelo menos. De 17lb com ação rápida.
Linhas de fluor de 10-12lb.
Carretilhas (tanto faz de perfil baixo ou alto, depende de ti) de recolhimento de 6.2:1 pra cima.
Tu usaria ele para pescar com texas rig, carolina rig, no-sinker e também para rubberjigs.

O 3º material, sendo para plugs, poderia ser:

Varas de 14lb, de 6'0" até 6'6" de ação média-rápida. Linha de monofilamento ou híbridas (gosto muito dessas.. pois é uma mescla do fluor com o mono... tendo uma maior resistência, porém com uma boa flexibilidade) de 10 ou 12lb.

Carretilhas perfil alto ou baixo. A relação de recolhimento, vai depender também do tipo de isca a ser utilizada... por isso que quem pesca bass acaba tendo diversos materiais...rsrsrs...
Mas sendo um de 6.2:1 já estará bom.
Tu poderá utilizar as mais diversas iscas.. plugs de superfície (gosto principalmente de zaras e algumas de hélice), meia água (como crankbaits, minnows..) e fundo (spinnerbaits, lipless...)

Bom, agora vai depender da disponibilidade do teu material...!!

Sobre os lagos da Agapia, já pesquei em alguns!!! São bem legais!!!

Eu frequentava muito o Pampa Rural em Cambará do Sul e a Arpia em Tainhas.

Pra ti que tá começando, seria bem interessante ir na Arpia. Lá é um lugar com muito bass, nada muito grande.. mas pra quem quer testar iscas e pegar o jeito, é o lugar!!!!

Eu sou de Santa Maria... esse ano vim morar em Curitiba, agora tô meio parado com as pescarias de bass... só estou pelas minhas férias no RS...kkkkkkk... e daí, dá-lhe bass!!! hahahaha

Abraço!

Enviado: Qua Out 23, 2013 9:51 am
por Claudemilson de Bortoli
Tu pode pescar Bass de Fly também!!!

Vara e Linha #6 tá ótimo! Meia duzia de Streamers, alguns poppers, gafanhotos de EVA, e tá feito de equipamento!

O resultado:
Amigo pescando de fly:
http://www.youtube.com/watch?v=R7dwAwVG ... e=youtu.be

Ah, outra coisa é bem mais barato!!! :D :D

Enviado: Qui Out 24, 2013 3:03 pm
por Bruno Thormann
Só completando o que o Thierry falou... a arpia ERA um ótimo lugra para testar iscas, mas as últimas informações que eu tive de lá é que conseguiram acabar com boa parte dos peixes, tem saido muito pouco por pescaria.

Enviado: Qui Out 24, 2013 5:38 pm
por Thierry Cioquetta
Bruno Thormann escreveu:Só completando o que o Thierry falou... a arpia ERA um ótimo lugra para testar iscas, mas as últimas informações que eu tive de lá é que conseguiram acabar com boa parte dos peixes, tem saido muito pouco por pescaria.
Mas que beleza, hein?!?!? Os caras são f***!!! PQP!!! :evil: :evil: :evil:

Já faz 1 ano que não vou lá... nem parece...

Enviado: Sex Nov 01, 2013 11:04 pm
por Tomás Zimmer
Fui hj na TAVANTI na Av Brasil em POA comprar uns shads e uma CMC que trabalha rente à superfície.. o neguinho gordo (esqueci o nome, acho q é Carlos) confirmou que o lago da ARPIA já era.. parece que tiraram o caseiro e daí já viu né.. lago com bass sem dono perto... que pena, nem cheguei a conhecer e de qualquer maneira desde setembro só associados podem ir lá.

Amanhã cedo parto rumo à Pampa Rural, espero ter bons resultados.
Abraços

Enviado: Sáb Nov 02, 2013 12:26 am
por Marcius Marlon
Tomás Zimmer escreveu:Fui hj na TAVANTI na Av Brasil em POA comprar uns shads e uma CMC que trabalha rente à superfície.. o neguinho gordo (esqueci o nome, acho q é Carlos) confirmou que o lago da ARPIA já era.. parece que tiraram o caseiro e daí já viu né.. lago com bass sem dono perto... que pena, nem cheguei a conhecer e de qualquer maneira desde setembro só associados podem ir lá.

Amanhã cedo parto rumo à Pampa Rural, espero ter bons resultados.
Abraços
Beleza, Tomás!!

A Arpia agora é só para os associados mesmo, mas não acredito
que tenham dispensado o caseiro, se fizeram isso, ai ferrou mesmo.
Os Basses de la eram muitos, o açude é muito bonito, pena que nada
de tamanho expressivo.
Boa sorte la na Pampa Rural, gosto muito de pescar la, os açudes são
show e tem Basses de bom tamanho, com certeza vai pegar bons Basses
la.


Abraço.

Enviado: Sáb Nov 02, 2013 12:28 am
por Marcius Marlon
Tomás Zimmer escreveu:Fui hj na TAVANTI na Av Brasil em POA comprar uns shads e uma CMC que trabalha rente à superfície.. o neguinho gordo (esqueci o nome, acho q é Carlos) confirmou que o lago da ARPIA já era.. parece que tiraram o caseiro e daí já viu né.. lago com bass sem dono perto... que pena, nem cheguei a conhecer e de qualquer maneira desde setembro só associados podem ir lá.

Amanhã cedo parto rumo à Pampa Rural, espero ter bons resultados.
Abraços
Beleza, Tomás!!

A Arpia agora é só para os associados mesmo, mas não acredito
que tenham dispensado o caseiro, se fizeram isso, ai ferrou mesmo.
Os Basses de la eram muitos, o açude é muito bonito, pena que nada
de tamanho expressivo.
Boa sorte la na Pampa Rural, gosto muito de pescar la, os açudes são
show e tem Basses de bom tamanho, com certeza vai pegar bons Basses
la.


Abraço.

Enviado: Qua Jun 04, 2014 12:11 am
por Marcos Brum
Não só dispensaram o caseiro como também tiveram que pagar uma indenização milionária por vinculo empregatício, um dos motivos que ajudou a quebrar o caixa da Associação. No momento entendo que os lagos do Panpa Rural estão oferendo melhores Basses do RS.

Enviado: Qua Jun 04, 2014 8:42 am
por Douglas Lenz
Fabian

Respeito e reconheço tudo que os amigos escreveram anteriormente sobre pesca de Bass e suas infinitas variações.

Mas pra ti que estás iniciando, não te prende em técnicas mirabolantes, montagens assombrosas e materiais super ultra mega tops.

Até aceito que para os lagos e represas de outros lugares do Brasil a técnica a vara o molinete e a montagem de repente façam uma diferença grande, aqui no nosso RS, na nossa serra a coisa muda um pouco, nos temos Bass pra c*r*lho e toda esta ciência é muito legal de saber mas nem sempre aplicada. Em SP tem represas que tem 4 basses por Km² aqui nos temos lugares em que tem 4 basses por M². hehehe!

Pesco Bass a mais de 15 anos na Serra, sou suspeito pra falar, mas acho que a Pampa Rural não tem nada que chegue nem perto, já houve lugares até melhores, mas acabaram.

Não entenda que estou desfazendo as técnicas e equipamentos, pelo contrario, acho válidos e cada evolução ou melhoria.

Experimenta, pesca, conhece o peixe e depois disso vai comprando equipamento, iscas, materiais conforme achares necessário.

Bom, esta é só a minha opinião no meio de tantas outras, mas meu ponto de vista baseia-se em sermos privilegiados no que diz respeito ao Bass temos muito por aqui, em muitos lugares.

Só não te ilude com uma coisa, pesca de bass na Pampa Rural é algo atípico, não é regra, lá é um lugar com muiiito peixe e dependendo o dia se tu arremessar a chave do carro com uma garatéia tu pega ! Em dia bom, é pescaria pra até 80 peixes por dia. Estou falando de verão, dia bom, clima certinho... De modo geral, em dia ruim, já peguei 30 no dia. E claro já passei final de semana inteiro que só peguei 2.

Abraço e boa sorte !