Dúvidas na vara para crankbait

Criamos este fórum especialmente para falar de um peixe que é uma das grandes paixões dos pescadores esportivos e em especial da Caterva. Coloquem aqui tudo sobre a pesca deste "bocudo".
Avatar do usuário
visitante.
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 362
Registrado em: Seg Mar 17, 2008 1:41 pm
Cidade:

Dúvidas na vara para crankbait

Mensagem por visitante. » Dom Out 21, 2012 11:26 am

Olá pessoal, tenho dúvidas nas especificações da vara para crankbaits.

Minhas dúvidas são relacionadas a tamanho e ação (de ponta, moderada ou lenta).

Tb tenho interesse em saber qual equipamento vcs usam para esse tipo de pescaria, pois sei que existem crankbaits de vários pesos e tamanhos variados.

Abraço a todos.
Avatar do usuário
Marcio Azzarini
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9959
Registrado em: Seg Mar 10, 2008 4:13 pm
Cidade:

Mensagem por Marcio Azzarini » Qua Out 24, 2012 1:13 pm

E aí Hiroshi!

Artigos indicam varas de 6' para cima, na faixa das 20Lb (principalemnte se for deep crank), e com ação lenta ou média/lenta.

Eu pesco com crank usando duas varas... Uma de 6'3" de 17Lb e ação média-rápida, linha mono, e uma de 6' 20Lb ação média para cranks mais profundas, mas é questão de gosto mesmo, pois a recomendação na maioria de artigos que eu leio é de usar o material que informei acima...

Outra recomendação é com relação a carretilhas mais lentas, e de maior torque.

Abraço!
Pesque, fotografe e SOLTE!
Avatar do usuário
visitante.
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 362
Registrado em: Seg Mar 17, 2008 1:41 pm
Cidade:

Mensagem por visitante. » Qua Out 24, 2012 1:32 pm

Marcio Azzarini escreveu:E aí Hiroshi!

Artigos indicam varas de 6' para cima, na faixa das 20Lb (principalemnte se for deep crank), e com ação lenta ou média/lenta.

Eu pesco com crank usando duas varas... Uma de 6'3" de 17Lb e ação média-rápida, linha mono, e uma de 6' 20Lb ação média para cranks mais profundas, mas é questão de gosto mesmo, pois a recomendação na maioria de artigos que eu leio é de usar o material que informei acima...

Outra recomendação é com relação a carretilhas mais lentas, e de maior torque.

Abraço!
Opa blz Marcio !

Recebi uma MP do Walter tb com alguns esclarecimentos sobre a ação e tamanho, que são os mesmos que vc me passou !

As iscas que tenho são cranks pequenos e leves tipo Big-O até os Rapala DT, que são do tipo "deep" e bem pesados, então terei de usar duas varas.

Estava pensando em usar uma Scorpion 1581R para os pequenos e uma Abu Promax 6'6" - 20 lb para os grandes, mas acho que a Abu é muito rápida, então terei que comprar outra vara...

Tens alguma dica de vara de 6'6" ou 7' de ação média ou lenta e de 2 partes ? Preferencialmente entre 16 e 20 lb ??

Valeu pelas dicas !

Abração.
Avatar do usuário
Marcio Azzarini
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9959
Registrado em: Seg Mar 10, 2008 4:13 pm
Cidade:

Mensagem por Marcio Azzarini » Qua Out 24, 2012 3:03 pm

Hiroshi Fujii escreveu:
Marcio Azzarini escreveu:E aí Hiroshi!

Artigos indicam varas de 6' para cima, na faixa das 20Lb (principalemnte se for deep crank), e com ação lenta ou média/lenta.

Eu pesco com crank usando duas varas... Uma de 6'3" de 17Lb e ação média-rápida, linha mono, e uma de 6' 20Lb ação média para cranks mais profundas, mas é questão de gosto mesmo, pois a recomendação na maioria de artigos que eu leio é de usar o material que informei acima...

Outra recomendação é com relação a carretilhas mais lentas, e de maior torque.

Abraço!
Opa blz Marcio !

Recebi uma MP do Walter tb com alguns esclarecimentos sobre a ação e tamanho, que são os mesmos que vc me passou !

As iscas que tenho são cranks pequenos e leves tipo Big-O até os Rapala DT, que são do tipo "deep" e bem pesados, então terei de usar duas varas.

Estava pensando em usar uma Scorpion 1581R para os pequenos e uma Abu Promax 6'6" - 20 lb para os grandes, mas acho que a Abu é muito rápida, então terei que comprar outra vara...

Tens alguma dica de vara de 6'6" ou 7' de ação média ou lenta e de 2 partes ? Preferencialmente entre 16 e 20 lb ??

Valeu pelas dicas !

Abração.
Essas cranks que vc comentou são as mesmas que eu utilizo... Uso muito as Big O, e as Rapala DT tbm, a mais profunda que eu tenho é a DT-10, e puxa bastante a vara... Aí tem umas deep mais parrudas, tipo a Daiwa Hiper Crank, essa exige muito do equipamento, tanto que a vara 20lb trabalha meio envergada...

No caso o tamanho da vara influencia mais na distância do arremesso e alavanca para fisgada (uma deep crank exigirá mais potencia pois além da fisgada propriamente dita, vc terá todo o arrasto dela la no fundo).

Essa minha 6' 20lb é uma da Geologic, e é 2 partes, comprada na Decatlhon aqui de Sorocaba.

Tem as Shimano Solara tem uma ação mais branda, apesar de ser apontada como rápida, e é em liga de carbono com fibra de vidro (Alguns gringos utilizam varas de fibra de vidro para crank, pela ação mais lenta que ele proporciona). Você encontra fácil no Mercado Livre modelos de da Solara 20Lb 6'6" em 2 partes por menos de R$ 80,00.

OLha um link dela:

http://www.pescapinheiros.com.br/-sp/Va ... _3023.html

Convém testar antes pra ver se te agrada, pois como eu disse, eu prefiro varas um pouco mais rapidas, mas é uma opção dentro das recomendações dos profissionais...

Abraço!
Pesque, fotografe e SOLTE!
Avatar do usuário
visitante.
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 362
Registrado em: Seg Mar 17, 2008 1:41 pm
Cidade:

Mensagem por visitante. » Qua Out 24, 2012 3:42 pm

Marcio Azzarini escreveu:
Essas cranks que vc comentou são as mesmas que eu utilizo... Uso muito as Big O, e as Rapala DT tbm, a mais profunda que eu tenho é a DT-10, e puxa bastante a vara... Aí tem umas deep mais parrudas, tipo a Daiwa Hiper Crank, essa exige muito do equipamento, tanto que a vara 20lb trabalha meio envergada...

No caso o tamanho da vara influencia mais na distância do arremesso e alavanca para fisgada (uma deep crank exigirá mais potencia pois além da fisgada propriamente dita, vc terá todo o arrasto dela la no fundo).

Essa minha 6' 20lb é uma da Geologic, e é 2 partes, comprada na Decatlhon aqui de Sorocaba.

Tem as Shimano Solara tem uma ação mais branda, apesar de ser apontada como rápida, e é em liga de carbono com fibra de vidro (Alguns gringos utilizam varas de fibra de vidro para crank, pela ação mais lenta que ele proporciona). Você encontra fácil no Mercado Livre modelos de da Solara 20Lb 6'6" em 2 partes por menos de R$ 80,00.

OLha um link dela:

http://www.pescapinheiros.com.br/-sp/Va ... _3023.html

Convém testar antes pra ver se te agrada, pois como eu disse, eu prefiro varas um pouco mais rapidas, mas é uma opção dentro das recomendações dos profissionais...

Abraço!
Opa !

Eu vi essa Solara mas não gostei do acabamento, os passadores são grosseiros... não é uma vara de pincho..

Gostei de uma Clarus que vi a muito tempo, o tamanho era 6'6" e de 2 partes, acho que era de 17 ou de 20 lb.

Vou dar uma geral na net e ver o que acho de interessante.

Mais uma vez obrigado pela dica.

Abração.
Avatar do usuário
Thierry Cioquetta
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8611
Registrado em: Qua Nov 29, 2006 11:49 am
Cidade: Santa Maria
Estado: RS

Mensagem por Thierry Cioquetta » Sex Nov 02, 2012 12:49 am

Pescar com crankbait é algo bem interessante!! Acho legal!

Entretanto, o maior problema é ter um equipamento próprio para isso... sai caro e muitas vezes, ficar montando equipamento para cada tipo de isca é brabo...rs...

Equipamento ideal, é muito subjetivo... depende muito de onde tu pesca e que tamanho de cranks tu usará...

Aqui para o BR, varas acima de 20lb, não há necessidade!!! O comprimento, o bom é que seja pelo menos de 6'4" para cima... linhas de monofilamento, preferencialmente, pois ajudam muito na hora da fisgada, não retirando a isca da boca do peixe e fazendo a isca trabalhar com mais naturalidade...

Sobre a ação da vara: hoje, quem monta equipamento para esse tipo de isca, preza por varas que tem fibra de vidro na composição.... tornando-se varas mais lentas.. que ajudarão a trabalhar corretamente os crankbaits.

As carretilhas, usam-se as de recolhimento lento.. 5. alguma coisa...
Muitos preferem as de perfil alto, pois cabem mais linha.. mas há várias carretilhas de perfil baixo que fazem o mesmo serviço...

Bom.. o meu material, não chega a ser o mais adequado, mas foi o que consegui montar, mas estou feliz com ele...

Vara Daiwa Heartland-X 6'7" 14lb
Carretilha Daiwa Millionaire CVZ 103 - com linha hibrida de 12lb.

Essa linha hibrida, achei bem interessante... é um misto de fluor com mono...
Ao mesmo tempo que ela tem a flexibilidade da mono, ela é mais resistente à abrasão igual ao fluor, e não tem tanta memória tbm... me agradei muito.. uma pena ser dificil de encontrá-la por aqui...


Bueno.. era isso... acredito que tenha te sanado um pouco das dúvidas...

Flww! Abraço!
/*** CATCH AND RELEASE!!! /***
/ct0
Okappari Kraze Bassers

Imagem
Avatar do usuário
visitante.
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 362
Registrado em: Seg Mar 17, 2008 1:41 pm
Cidade:

Mensagem por visitante. » Sex Nov 02, 2012 11:14 pm

Thierry Cioquetta escreveu: Equipamento ideal, é muito subjetivo... depende muito de onde tu pesca e que tamanho de cranks tu usará...
Eu pretendo usar no Rio Paraná e em algum pesque pague inicialmente e quem sabe em até uma pescaria de bass mais para o futuro. Os cranks que tenho vão desde aqueles japas de 10 gramas e 5cm até as Rapalas Down Deep de 9cm.
Thierry Cioquetta escreveu:Aqui para o BR, varas acima de 20lb, não há necessidade!!! O comprimento, o bom é que seja pelo menos de 6'4" para cima... linhas de monofilamento, preferencialmente, pois ajudam muito na hora da fisgada, não retirando a isca da boca do peixe e fazendo a isca trabalhar com mais naturalidade...
A minha idéia era de ter uma só vara, mas acho que tenho de pegar duas mesmo, uma de 20 e uma de 14, pois não vou atrás de bass especificamente, mas quero obter o melhor do desempenho do crankbait na linha, e sei que a vara é um dos principais fatores que influenciam no nado dos cranks.
Thierry Cioquetta escreveu:Sobre a ação da vara: hoje, quem monta equipamento para esse tipo de isca, preza por varas que tem fibra de vidro na composição.... tornando-se varas mais lentas.. que ajudarão a trabalhar corretamente os crankbaits.
Vi umas varas dessas de fibra e mistas essa semana, mas não gostei de nenhuma e acabei optando por uma de grafite puro, 14LB, mas de ação regular.
Thierry Cioquetta escreveu: Essa linha hibrida, achei bem interessante... é um misto de fluor com mono...
Ao mesmo tempo que ela tem a flexibilidade da mono, ela é mais resistente à abrasão igual ao fluor, e não tem tanta memória tbm... me agradei muito.. uma pena ser dificil de encontrá-la por aqui...


Bueno.. era isso... acredito que tenha te sanado um pouco das dúvidas...

Flww! Abraço!
Tb estou com umas linhas de nylon e algumas híbridas, que até hoje só utilizei em molinetes. Estava em busca nesses dias por uma carreta lenta, acabei adquirindo uma de 5.8, sei que não é o ideal, mas perto das outras que tenho...

Mas é isso mesmo ! Valeu, mesmo agora que já comprei o equipo.

Abração.
Avatar do usuário
Thierry Cioquetta
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8611
Registrado em: Qua Nov 29, 2006 11:49 am
Cidade: Santa Maria
Estado: RS

Mensagem por Thierry Cioquetta » Seg Nov 05, 2012 8:42 pm

Hiroshi Fujii escreveu:
Thierry Cioquetta escreveu: Equipamento ideal, é muito subjetivo... depende muito de onde tu pesca e que tamanho de cranks tu usará...
Eu pretendo usar no Rio Paraná e em algum pesque pague inicialmente e quem sabe em até uma pescaria de bass mais para o futuro. Os cranks que tenho vão desde aqueles japas de 10 gramas e 5cm até as Rapalas Down Deep de 9cm.
Thierry Cioquetta escreveu:Aqui para o BR, varas acima de 20lb, não há necessidade!!! O comprimento, o bom é que seja pelo menos de 6'4" para cima... linhas de monofilamento, preferencialmente, pois ajudam muito na hora da fisgada, não retirando a isca da boca do peixe e fazendo a isca trabalhar com mais naturalidade...
A minha idéia era de ter uma só vara, mas acho que tenho de pegar duas mesmo, uma de 20 e uma de 14, pois não vou atrás de bass especificamente, mas quero obter o melhor do desempenho do crankbait na linha, e sei que a vara é um dos principais fatores que influenciam no nado dos cranks.
Thierry Cioquetta escreveu:Sobre a ação da vara: hoje, quem monta equipamento para esse tipo de isca, preza por varas que tem fibra de vidro na composição.... tornando-se varas mais lentas.. que ajudarão a trabalhar corretamente os crankbaits.
Vi umas varas dessas de fibra e mistas essa semana, mas não gostei de nenhuma e acabei optando por uma de grafite puro, 14LB, mas de ação regular.
Thierry Cioquetta escreveu: Essa linha hibrida, achei bem interessante... é um misto de fluor com mono...
Ao mesmo tempo que ela tem a flexibilidade da mono, ela é mais resistente à abrasão igual ao fluor, e não tem tanta memória tbm... me agradei muito.. uma pena ser dificil de encontrá-la por aqui...


Bueno.. era isso... acredito que tenha te sanado um pouco das dúvidas...

Flww! Abraço!
Tb estou com umas linhas de nylon e algumas híbridas, que até hoje só utilizei em molinetes. Estava em busca nesses dias por uma carreta lenta, acabei adquirindo uma de 5.8, sei que não é o ideal, mas perto das outras que tenho...

Mas é isso mesmo ! Valeu, mesmo agora que já comprei o equipo.

Abração.
Olha... como não é pra pescar bass... esquece o que falei acima...rs...

Se tratando de peixes no rio paraná, acredito que pelo menos, varas de 20lb devam ser usadas... pois em razão da correnteza e mais a força do peixe, se for grande.. vai dar trabalho para tirar...

Abraço!
/*** CATCH AND RELEASE!!! /***
/ct0
Okappari Kraze Bassers

Imagem
Avatar do usuário
Eduardo Bannwart
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 60
Registrado em: Sáb Ago 13, 2011 12:05 pm
Cidade:

Mensagem por Eduardo Bannwart » Ter Nov 06, 2012 5:30 pm

Desculpem minha ignorancia, mas qual é a razão de se usar uma vara de 20lb?
Avatar do usuário
visitante.
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 362
Registrado em: Seg Mar 17, 2008 1:41 pm
Cidade:

Mensagem por visitante. » Qua Nov 14, 2012 12:16 pm

Eduardo Bannwart escreveu:Desculpem minha ignorancia, mas qual é a razão de se usar uma vara de 20lb?
Para cranks do tipo de um Excalibur Fat Free Shad, que tem uma barbela enorme e dá uma pressão absurda quando trabalhando.

Abraço.
Avatar do usuário
Eduardo Borges
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1121
Registrado em: Seg Mar 03, 2008 2:02 pm
Cidade:

Mensagem por Eduardo Borges » Sáb Dez 15, 2012 5:19 pm

uso varas de 7.2 pes mista grafiti com glass
de 20 libras
nao gosto de vara de glass pois sao muito pesadas

a linha que uso e tambem mista
flucarbon com nailon de 10 lbs
Responder

Voltar para “- BLACK BASS -”