Multifilamento em Molinetes

Criamos este fórum especialmente para falar de um peixe que é uma das grandes paixões dos pescadores esportivos e em especial da Caterva. Coloquem aqui tudo sobre a pesca deste "bocudo".
Avatar do usuário
Rodrigo Nogueira
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 12785
Registrado em: Qui Abr 19, 2007 12:34 pm
Cidade:
Contato:

Multifilamento em Molinetes

Mensagem por Rodrigo Nogueira » Ter Out 11, 2011 3:55 pm

Alguem tem usado multi de libragens baixas em molinetes na pesca dos verdinhos???

Estou prestes a fazer isso e queria saber se alguem ja faz uso, qual sistema, os prós e contras...

Se alguem souber e puder ajudar, agradeço.

Abraços
Rodrigo Nogueira

/ct0
Avatar do usuário
Rodrigo Nogueira
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 12785
Registrado em: Qui Abr 19, 2007 12:34 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rodrigo Nogueira » Ter Out 11, 2011 3:56 pm

Ja vi que tem um link do Seto sobre o assunto, antes que alguem me apedreje....kkkkkkk


http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=17425

Quero saber da opiniao recente dos amigos
Rodrigo Nogueira

/ct0
Avatar do usuário
Marcio Azzarini
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9959
Registrado em: Seg Mar 10, 2008 4:13 pm
Cidade:

Mensagem por Marcio Azzarini » Ter Out 11, 2011 5:15 pm

Compartilho da mesma duvida...
Pesque, fotografe e SOLTE!
Avatar do usuário
Pedro Killing
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 377
Registrado em: Qua Mar 21, 2007 7:22 pm
Cidade:

Mensagem por Pedro Killing » Qua Out 12, 2011 10:42 pm

Nunca usei multi em molinetes mas eu acho que não devem existir restrições.. Tens só que prestar atenção pro carretel de linha estar paralelo ao carretel do molinete pra armazenar linha. Se o carretel de linha estiver em posição perpendicular em relação carretel do molinete a linha vai torcer.
Saudações,
Pedro Fleck Killing
Novo Hamburgo - RS

"Eu acredito na prática da pesca esportiva, que resulte na satisfação do pescador, na manutenção e preservação do meio ambiente, assim como na remuneração do capital"
Avatar do usuário
Douglas Oyama
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 490
Registrado em: Qua Jun 24, 2009 3:05 pm
Cidade:

Mensagem por Douglas Oyama » Qui Out 13, 2011 10:57 am

E ai Noga, blz?

Tenho um conjunto montado com Power Pro 10lb e já usei muito lá no Biwa.
Nunca tive nenhum problema e já cheguei a usar até sem líder, em locais onde não tinha estrutura...

Abs...
Imagem
Avatar do usuário
Ronny Quoss
ANZOL DE OURO
Mensagens: 606
Registrado em: Ter Mai 25, 2010 9:15 am
Cidade:

Mensagem por Ronny Quoss » Qui Out 13, 2011 11:26 am

montei um conjuntinho ultra ligth e ontem fui "tentar" estreia-lo

o conjunto é composto por uma
vara intergreen hercules 2-8 lbs
molinete MS 300
e como eu não tinha linha e tava fissurado em estreia-lo coloquei a q tinha em casa, uma power pro 0.25 mm com leader de fluorcarbon 0,45 mm


acontece q no 5 arremesso a linha ja tava toda torcida e fazendo nó
será q pode ter sido por ser a linha de uma bitola maior do q a recomendada???

q q vcs me dizem?
Avatar do usuário
Fernando Braga
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6901
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Fernando Braga » Qui Out 13, 2011 3:30 pm

Ronny Quoss escreveu:montei um conjuntinho ultra ligth e ontem fui "tentar" estreia-lo
o conjunto é composto por uma
vara intergreen hercules 2-8 lbs
molinete MS 300
e como eu não tinha linha e tava fissurado em estreia-lo coloquei a q tinha em casa, uma power pro 0.25 mm com leader de fluorcarbon 0,45 mm
acontece q no 5 arremesso a linha ja tava toda torcida e fazendo nó
será q pode ter sido por ser a linha de uma bitola maior do q a recomendada???
q q vcs me dizem?
Não sei se é a bitola da linha (uso multi 0,15).

A torção pode ser provocada já no abastecimento, ou com o uso se Você não colocou um bom girador na ponta da linha (uso tipo crane - não barrel - Sasame).
Com molinete, girador é mandatório e independente do tipo de linha ou isca.
"Preserve a Preguiça!!!" não é o bicho ...
Avatar do usuário
Eduardo Borges
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1121
Registrado em: Seg Mar 03, 2008 2:02 pm
Cidade:

Mensagem por Eduardo Borges » Qui Out 13, 2011 7:05 pm

E BOM PRA CARAMBA


NA VARA DOS OUTROS
Avatar do usuário
Rodrigo Nogueira
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 12785
Registrado em: Qui Abr 19, 2007 12:34 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rodrigo Nogueira » Qui Out 13, 2011 11:25 pm

caramba, opinioes divergentes...rs

eu adquiri uma linha multi de 12 lbs 0.18mm, tava pensando em abastecer um molinete com ela pra ver, mas ja comecei a pensar melhor...rs

a duvida que resta, se com iscas softs, mesmo assim para melhor desempenho no desenrolar é necessario girador???

se for preciso isso mesmo desisto, vou colocar na carretilha pros spinners e crancks e encerra o assunto...kkkkkk

mais opinioes será bem vinda....

Valeu a todos.
Rodrigo Nogueira

/ct0
Avatar do usuário
Fernando Braga
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6901
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Fernando Braga » Qui Out 13, 2011 11:43 pm

Rodrigo Nogueira escreveu:caramba, opinioes divergentes...rs
eu adquiri uma linha multi de 12 lbs 0.18mm, tava pensando em abastecer um molinete com ela pra ver, mas ja comecei a pensar melhor...rs
a duvida que resta, se com iscas softs, mesmo assim para melhor desempenho no desenrolar é necessario girador???
se for preciso isso mesmo desisto, vou colocar na carretilha pros spinners e crancks e encerra o assunto...kkkkkk
mais opinioes será bem vinda....
Valeu a todos.
Olá Rodrigo.
Pesco UL e confirmei que qualquer tipo de linha (mono, multi, fluor) sem girador vai torcer a linha, não importa qual tipo de isca seja usada, e mesmo se o abastecimento foi bem feito.
"Preserve a Preguiça!!!" não é o bicho ...
Avatar do usuário
Pedro Killing
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 377
Registrado em: Qua Mar 21, 2007 7:22 pm
Cidade:

Mensagem por Pedro Killing » Qui Out 13, 2011 11:46 pm

Tchê, o que pode acontecer é o caso da tua linha torcer durante o abastecimento. Isso acontece com multi, fluor ou mono... Eu coloco a linha em molinetes da seguinte maneira, (exceto para o multi pois nunca o usei):

Com o carretel deitado no chão, aponto o molinete para o mesmo a 1 metro de distância mais ou menos e inicio o recolhimento devagar. A linha deve sair rodando do carretel no mesmo sentido do giro do carretel do molinete. Com o tempo, umas duas ou três pescarias, eu aconselho você a soltar toda a linha do seu carretel enquanto estiver em seu barco, e sair andando com o motor elétrico. Depois de ter feito isso recolhe tudo denovo e a linha vai estar menos torcida. O molinete torce as linhas naturalmente. A linha de multi na minha opinião é a que menos deve sofrer com isso pois apesar de não possuir elasticidade é uma linha mole e não quebradiça como a fluor ou o mono.

Espero ter ajudado!

Um abraço,
Saudações,
Pedro Fleck Killing
Novo Hamburgo - RS

"Eu acredito na prática da pesca esportiva, que resulte na satisfação do pescador, na manutenção e preservação do meio ambiente, assim como na remuneração do capital"
Avatar do usuário
Rodrigo Nogueira
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 12785
Registrado em: Qui Abr 19, 2007 12:34 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rodrigo Nogueira » Sáb Out 15, 2011 1:09 pm

Entendi, as colocações do Braga e do Killing (In The Name...rs)

Bom, Vou aguardar chegar a tal multi mais fina, vou acabar testando pra ver como fica e vou pinchar uns bass assim, vamos ver se tem tanta diferença ou nao...

Com relação ao fluor, o que percebi que sendo de libragem como de 12 o 14lbs, eles tendem a ficar bem mais torcidos, sera que tem alguma relação bitola/libragem nisso?

Depois que eu testar volto pra contar o que achei...

Mais opinioes tambem serao aceitas...rs
Rodrigo Nogueira

/ct0
Avatar do usuário
Vitor Espindula
ANZOL DE OURO
Mensagens: 664
Registrado em: Qua Out 01, 2008 1:37 pm
Cidade:

Mensagem por Vitor Espindula » Sáb Out 22, 2011 1:35 pm

Nogueira

Faz bastente tempo que não pesco bass com multifilamento pois ultimamente tenho pescado exclusivamente com fluor nos 8 conjuntos que costumo montar. Porém já pesquei bastante com multi os bass. Vou falar em bitolas de linhas Ok. Já utilizei linha de 0,10 mm a 0,15 mm. Na linha de 0,10mm ( da berkley), não utilizava leader, pelo fato do diâmetro ser complicado para segurar um nó. Essa linha mais fina é estremamente sensivel, porem é muito frágil e rompe facilmente no nó. Nas linha de maior diâmetro é possível a colocação de um leader e eu normalmente utilizava de fluorcarbono com diâmetro de 0,25 e em torno de 1m de comprimento. Quanto a sensibilidade na minha opinião se perde um pouco do tato, em épocas que o peixe da uma pegada mais manhosa. Outro ponto que vejo é q a linha de multi não afunda que nem a de fluor, portanto na utilização de rigs mais leves complica um pouco pois boa parte da linha fica suspensa na superficie. Para montagens mais pesadas e em épocas de maior atividade as perdas são insignificantes.

Quanto a torção de linha, seria o que menos q preocuparia, pois o multi é mais tranquilo que o fluor nesse quesito e a utilização de giradores ao meu ver é totalmente dispensável nos rigs de bass, pois na sua maioria não é feita em recolhimento continuo, a não ser q se pesque com spiners e cranks.

Te aconselharia a optar por linhas bem finas, em torno de 0,13mm de diâmetro.

Espero ter ajudado e não atrapalhado, HEHEHHE

Abraço
Tem gente que pesca pra viver... Eu vivo pra pescar
Avatar do usuário
Rodrigo Nogueira
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 12785
Registrado em: Qui Abr 19, 2007 12:34 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rodrigo Nogueira » Seg Out 24, 2011 7:42 am

Vitor Espindula escreveu:Nogueira

Faz bastente tempo que não pesco bass com multifilamento pois ultimamente tenho pescado exclusivamente com fluor nos 8 conjuntos que costumo montar. Porém já pesquei bastante com multi os bass. Vou falar em bitolas de linhas Ok. Já utilizei linha de 0,10 mm a 0,15 mm. Na linha de 0,10mm ( da berkley), não utilizava leader, pelo fato do diâmetro ser complicado para segurar um nó. Essa linha mais fina é estremamente sensivel, porem é muito frágil e rompe facilmente no nó. Nas linha de maior diâmetro é possível a colocação de um leader e eu normalmente utilizava de fluorcarbono com diâmetro de 0,25 e em torno de 1m de comprimento. Quanto a sensibilidade na minha opinião se perde um pouco do tato, em épocas que o peixe da uma pegada mais manhosa. Outro ponto que vejo é q a linha de multi não afunda que nem a de fluor, portanto na utilização de rigs mais leves complica um pouco pois boa parte da linha fica suspensa na superficie. Para montagens mais pesadas e em épocas de maior atividade as perdas são insignificantes.

Quanto a torção de linha, seria o que menos q preocuparia, pois o multi é mais tranquilo que o fluor nesse quesito e a utilização de giradores ao meu ver é totalmente dispensável nos rigs de bass, pois na sua maioria não é feita em recolhimento continuo, a não ser q se pesque com spiners e cranks.

Te aconselharia a optar por linhas bem finas, em torno de 0,13mm de diâmetro.

Espero ter ajudado e não atrapalhado, HEHEHHE

Abraço

Fala Vitor, blz?

Cara, ajudou mais ainda com sua colocação...

Sabado fui testar a linha nova de 12lbs, extremamente fina, mas achei ela muito mais seca que as de bitolas maiores...

Pensei comigo se isso vingaria no molinete, pois o teste foi com carretilha, que até depois de um tempo ficou legal, me acostumei...

Mas creio que vou desistir de fazer isso, vi que nao vai ser interessante por esse lado, acho que a linha fosse mais maleavel e nao é...

O lance é insistir nas fluor mesmo....rs

Abraço
Rodrigo Nogueira

/ct0
Avatar do usuário
Pedro Killing
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 377
Registrado em: Qua Mar 21, 2007 7:22 pm
Cidade:

Mensagem por Pedro Killing » Seg Out 24, 2011 5:47 pm

Tudo bem Rodrigo?

Poderia me informar qual marca/linha tu usou?
Esse final de semana eu testei uma multi da Spiderwire, Invisi-Braid de 0,12mm em um molinete Symetre 1000. Eu usei com uma vara Crucial 6'8" de 4-8lbs. Peguei umas senkos de 4" e arremessei muito longe. Gostei bastante da performance dessa linha, apesar de terem saído poucos basses.
Essa linha é boa porém é cara =/

Um abraço e boa semana!
Saudações,
Pedro Fleck Killing
Novo Hamburgo - RS

"Eu acredito na prática da pesca esportiva, que resulte na satisfação do pescador, na manutenção e preservação do meio ambiente, assim como na remuneração do capital"
Avatar do usuário
Rodrigo Nogueira
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 12785
Registrado em: Qui Abr 19, 2007 12:34 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rodrigo Nogueira » Qui Out 27, 2011 8:53 am

Pedro Killing escreveu:Tudo bem Rodrigo?

Poderia me informar qual marca/linha tu usou?
Esse final de semana eu testei uma multi da Spiderwire, Invisi-Braid de 0,12mm em um molinete Symetre 1000. Eu usei com uma vara Crucial 6'8" de 4-8lbs. Peguei umas senkos de 4" e arremessei muito longe. Gostei bastante da performance dessa linha, apesar de terem saído poucos basses.
Essa linha é boa porém é cara =/

Um abraço e boa semana!
Falae Pedro,

Cara, a que utilizei foi a Fusion Spider Wire...vale lembrar que usei por enquanto só na carretilha...

Eu sou suspeito pra falar, apesar do que descrevi anteriormente, eu gosto demais as linhas da Spider, foram as que tive melhores resultados até hj, porem, como vc disse, normalmente sao mais caras...
Rodrigo Nogueira

/ct0
Avatar do usuário
Rodrigo Lima
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5703
Registrado em: Ter Dez 12, 2006 2:22 pm
Apelido: PIG
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Lima » Qui Out 27, 2011 9:16 am

Eu uso multi pra pescar bass, mas com carretilha e com rigs pesados.

Se for pra usar com molinete, provavelmente vai ser com rigs leves e a multi flutua mais.... .....demora muito pra afundar.... .......

Então eu não usaria no molinete por esse motivo.
/ct0
Avatar do usuário
Willians Lencina
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3510
Registrado em: Ter Dez 12, 2006 3:46 pm
Cidade:

Mensagem por Willians Lencina » Qui Out 27, 2011 9:27 am

Uso linha multi 5 lbs power pro no molinete, porem com lider de fluor 3,4 ou 6 libras de uns 4 metros.

Pra mim fica show, unica reclamação é que a multi demora mais a afundar do que só com fluor.
Willians Guarapuava.

A suficiência dos meus méritos está em saber que meus méritos não são suficientes.
Avatar do usuário
HiroYuki
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 53
Registrado em: Sáb Jul 09, 2011 1:24 pm
Cidade:

Mensagem por HiroYuki » Sáb Dez 24, 2011 6:49 pm

compra um molinete melhor que a linha nao torce tanto,um Daiwa luvias 2506!!
Avatar do usuário
Rodrigo Yamaki
ANZOL DE OURO
Mensagens: 692
Registrado em: Qua Dez 17, 2008 12:56 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Yamaki » Dom Jan 08, 2012 7:14 pm

Ninguém lebrou dos passadores?
Se a vara não tiver passadores próprios , tipo Fuji, ou Alconite, a abrasão do multi vai estragar a vara.
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Seg Jan 09, 2012 3:28 pm

Fella-san, pros verdinhos eu uso multi 10lbs (antigamente PowerPro e hoje Samurai Braid) com leader de FC de 6lbs bem longo, de 4-6 metros.
Depois de muita tentativa e erro, acertei fazendo o seguinte:

1) molinete de boa qualidade, Luvias, Biomaster, Stella, Presso, Zauber.. mas a partir do Saros e Symtre já fica legal. Testei no Sedona e não ficou bom. Se for tamanho maior (2000 pra cima) é melhor, pois quanto maior o diâmetro da bobina e mais lento o recolhimento, melhor a linha fica acomodada;

2) linha fina, de 6 a 10 lbs.. com as de 15lbs já começa a enroscar. 15 e 20 lbs uso nos molinetes para robalos, que é arremesso de plug e trabalho mais pesado.

3) linha nova, carrega o molinete mantendo o carretel da linha soltando a linha no mesmo sentido do enrolamento do molinete. Minimiza, mas não resolve, ainda vai ficar meio torcido. Para tirar o torcido restante, no dia da pescaria solta a linha na água com o barco navegando lentamente, arraste por uns minutos e depois recolha com pressão. A linha vai acomodar melhor por estar molhada e toda a torção sai com o arrasto. Se durante a pescaria voltar a apresentar um pouco de torção, pegue um peso de down shot (o maior que vc tiver), prenda só ele e dê longos arremessos, recolhendo com pressão a linha.

4) não use a linha mais que 4 ou 5 pescarias, pois com a linha velha vai piorando as torções.

5) não use em rigagens que a linha fique bem solta, para isso prefira FC. Moliente + multi fica muito bom para texinha, carolininha, jig head, que você mantém mais contato com a isca..

6) varas mais longas (acima de 6´), ação light e bons passadores (alconite para cima) dão diferença. Meu combo tá montado numa Legend 6´9 com SiC de 10lbs. Ficou bom.

Não é uma regra, apenas experiência própria. Pode ser que o pessoal tenha opinião diferente.

Grande abs

*PS: molinete + multi vai muito bem nos robalos, principalmente para skipping.

Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Jean Brandi
ANZOL DE OURO
Mensagens: 934
Registrado em: Seg Out 10, 2011 2:13 pm
Cidade:

Mensagem por Jean Brandi » Qui Fev 16, 2012 1:46 pm

multi no molinete nunca mais :D
Só porrada na Superfície...
Avatar do usuário
Francisco Colla
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 147
Registrado em: Dom Ago 16, 2009 3:16 am
Cidade:

Mensagem por Francisco Colla » Qua Ago 29, 2012 4:07 pm

Eu uso multi 5Lbs no molinete e até hoje não tive problemas, mas isso é questão de gosto.
Avatar do usuário
Rycardo Carvalho
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9718
Registrado em: Sáb Abr 09, 2005 1:00 pm
Cidade:

...

Mensagem por Rycardo Carvalho » Qua Ago 29, 2012 6:45 pm

Jean Brandi escreveu:multi no molinete nunca mais :D
Jean.. conta sua experiência ruim.. abraços.. 8)
Meus amigos e minha família são os meus tesouros...
Sou um homem simples e não preciso de muita coisa pra ser feliz.

Imagem
"PEIXE é tudo!!"

"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós" (São Inácio de Loyola)
Avatar do usuário
Edu Seto
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 132
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 2:46 pm
Cidade:

Mensagem por Edu Seto » Sex Dez 14, 2012 2:11 pm

Beto Akamine escreveu:Fella-san, pros verdinhos eu uso multi 10lbs (antigamente PowerPro e hoje Samurai Braid) com leader de FC de 6lbs bem longo, de 4-6 metros.
Depois de muita tentativa e erro, acertei fazendo o seguinte:

1) molinete de boa qualidade, Luvias, Biomaster, Stella, Presso, Zauber.. mas a partir do Saros e Symtre já fica legal. Testei no Sedona e não ficou bom. Se for tamanho maior (2000 pra cima) é melhor, pois quanto maior o diâmetro da bobina e mais lento o recolhimento, melhor a linha fica acomodada;

2) linha fina, de 6 a 10 lbs.. com as de 15lbs já começa a enroscar. 15 e 20 lbs uso nos molinetes para robalos, que é arremesso de plug e trabalho mais pesado.

3) linha nova, carrega o molinete mantendo o carretel da linha soltando a linha no mesmo sentido do enrolamento do molinete. Minimiza, mas não resolve, ainda vai ficar meio torcido. Para tirar o torcido restante, no dia da pescaria solta a linha na água com o barco navegando lentamente, arraste por uns minutos e depois recolha com pressão. A linha vai acomodar melhor por estar molhada e toda a torção sai com o arrasto. Se durante a pescaria voltar a apresentar um pouco de torção, pegue um peso de down shot (o maior que vc tiver), prenda só ele e dê longos arremessos, recolhendo com pressão a linha.

4) não use a linha mais que 4 ou 5 pescarias, pois com a linha velha vai piorando as torções.

5) não use em rigagens que a linha fique bem solta, para isso prefira FC. Moliente + multi fica muito bom para texinha, carolininha, jig head, que você mantém mais contato com a isca..

6) varas mais longas (acima de 6´), ação light e bons passadores (alconite para cima) dão diferença. Meu combo tá montado numa Legend 6´9 com SiC de 10lbs. Ficou bom.

Não é uma regra, apenas experiência própria. Pode ser que o pessoal tenha opinião diferente.

Grande abs

*PS: molinete + multi vai muito bem nos robalos, principalmente para skipping.

Beto Akamine
Grande Akamine,

Faz um tempão que não pesco bass... nos últimos 2 ou 3 anos, só tucunas... ;-)

Mas voltando à sua msg... assino embaixo, com algumas observações:
- Samurai = OK, mas ele tem uma certa tendência para esfiapar... assim, eu testaria a Power Pro slick, nas mesmas libragens;
- para emender o leader, eu usava o nó pesca dinâmica; hoje, eu manteria o nó e acrescentaria o nó de acabamento que se usa no nó SF, com uma gotinha de Superbonder.
- quando a linha fica torcida, este nó tende a piorar a situação... então o melhor é refazer o nó, depois de destorcer a linha.
- molinete de primeira, sem dúvida, de preferência com bobina mais larga.
- rigagens... o maior inimigo da multi com rigs finesse é o vento lateral... forma uma barriga enorme, difícil de administrar... então, se tiver forte vento lateral, é melhor usar fluor de 4~6 libras (não sei se ainda estão fabricando... eu usava a Sunline Sniper).
- rigagens: no caso específico do jig head leve, eu mudei para fluor porque a multi induz a gente a "overwork" a isca, particularmente quando se usa midosto, além disso, o fluor é melhora no quesito controle/sensibilidade a grandes profundidades (abaixo de 5~6 metros).
- multi + lider de fluor longo é ótimo para jig wacky, wacky e outras variações da rigagem, até uns 3~4 metros de profundidade, porque vc vê a pegada... na hora que o bass põe a isca na boca, a linha de multi que estará boiando se estica toda... aí é só tirar a sobra de linha e fisgar... quer dizer, se não tiver o maldito vento lateral forte.
- ah sim, o esquema acima é ótimo para iniciantes que ainda não tenham desenvolvido a sensibilidade para diferenciar pegada do bass de enrosco (o filhão usou bastante, quando pequeno).
- um detalhe na regulagem do molinete: dado que a multi não tem elasticidade, eu não fechava a fricção... deixava bem suave, prá não arrancar a boca do bass! ;-)
- uma coisa que uso há bastante tempo é silicone... acho que torna o arremesso mais fácil... funciona bem com molinete e carretilha... uso o silicone do Van Damn, não tem o cheiro dos silicones automotivos.

[]s
Edu

P.S.: tô indo prá Barcelos na 3ª semana de janeiro.
Responder

Voltar para “- BLACK BASS -”