pergunta para os "experts"

Criamos este fórum especialmente para falar de um peixe que é uma das grandes paixões dos pescadores esportivos e em especial da Caterva. Coloquem aqui tudo sobre a pesca deste "bocudo".
Avatar do usuário
Rafael Teles Fraga
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 486
Registrado em: Sáb Mai 28, 2005 4:07 pm
Cidade:

pergunta para os "experts"

Mensagem por Rafael Teles Fraga » Dom Mar 13, 2011 10:58 am

Olá amigos,
Pergunta para quem tem mais experiência que eu na pescaria de bass.
Tenho pescado bass "erraticamente" , ou seja, de vez em nunca...rs,rs,rs, nestes últimos 4-5 anos e até fiz algumas excelentes pescarias .Aprendi a fazer e utilizar a maioria dos rigs ( minha preferência são pelos leves como o carolina ,split shot, down shot e, nas últimas pescarias tenho usado Jig head e han han.
Infelizmente, não me adaptei bem a pesca com molinete (uso um conjunto com fluorcarbono exclusivamente para o Han Han), sendo que mesmo com iscas muito leves, consigo arremessá-las satisfatoriamente com os conjuntos de carretilha/vara que tenho.
Ultimamente, mais por vício do que real necessidade , resolvi fazer um upgrade das carretilhas ( por modelos mais lentos) e acabei montando 3 cojuntos bem legais para carretilha.
1)Vara daiwa Heartland 14lb de 6´6`` com carretilha Alpha 103L roxinha (5.8:1)e linha de multi 20lb( estou procurando multi mais fina);
2) Vara daiwa Heartland modelo antigo escamoteavel, de tamanho 5´6¨/6´6´´, também para 14lb e atualmente com uma cronarch 51mg com linha de fluor 10lb;
3)daiwa Heartland escamoteavel de 17lb com 6´/7´, com carretilha Calais 201-5(5.0:1) (adquirida no caterva e ainda não testada), com linha multi 20lb, para cranck e spinerbait.
Minha dúvida é a seguinte:
Estou em negociação com uma Cacutta 51XT(5.0:1), para fazer troca com a cronarch 51 , e se der certo , lá vai minha pergunta:
SERÁ MELHOR EU DEIXAR ELA COM MULTI E PASSAR O FLUOR PARA ALPHA, MANTÊ-LA COM FLUOR, OU TANTO FAZ?.O FATO DELA SER DE PERFIL ALTO MUDA EM ALGO NO USO DO FLUORCARBONO? ALGUÉM JÁ A UTILIZOU COM FLUOR?
Desde já agradeço
Editado pela última vez por Rafael Teles Fraga em Seg Mar 14, 2011 9:26 pm, em um total de 1 vez.
Seja um pescador de verdade...Solte o troféu...
Avatar do usuário
César Augusto Haack
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 469
Registrado em: Sáb Set 12, 2009 6:05 pm
Cidade:

Buenas!!

Mensagem por César Augusto Haack » Seg Mar 14, 2011 6:50 pm

Oi Rafael!

Não sou expert, também pesco "de vez em nunca" (... muito boa essa...) mas aqui vai minha opinião:

Acredito que, apesar das regras "pré definidas" para as técnicas, para simplificar, acho legal se você puder usar só fluorcarbono.
Para o Bass é mais vantajoso usar fluor*, porque:
  • Se for usar multi, tem que usar um lider de fluor.
    Se for usar multi num dia com vento, é melhor usar fluor.
Ainda assim, se você quiser usar a multi, acho que ela vai bem quando for minhocar com chumbos mais pesados, a partir de 5 gramas. Mas, ainda assim, o lider de fluor é importante. Tem a ver com a visão do Bass e com a resistência à abrasão do fluor.
Os conjuntos estão muito legais! Faço uma ressalva no uso de multi para cranks: talvez mono seja mais interessante... mas como disse: isto é uma regra "pré definida", e se tua forma de pescar se adapta, e está dando certo... porque mudar?

Espero ter ajudado! Um abraço!
* Para abreviar... óbvio que não é o da pasta de dente! :shock: :lol:
Césinha
"É melhor ter e não precisar do que precisar e não ter!"
Avatar do usuário
Rafael Teles Fraga
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 486
Registrado em: Sáb Mai 28, 2005 4:07 pm
Cidade:

muito obrigado

Mensagem por Rafael Teles Fraga » Seg Mar 14, 2011 9:25 pm

Obrigado pela resposta Cesinha.
Duas considerações de acordo com suas colocações.A primeira é que já tentei pescar no passado com fluor e não resisti a "memória" da linha e acabei voltando para a multi.
Agora, com um conjunto e uma linha de diametro mais adequada , vou tentar de novo.
Quanto a mono, sei que os "experts" dizem ser o ideal para os cranck, mas não consigo me adaptar mais a elas, depois que descobri o "universo das multi", sem dúvidas, a linha que mais me adaptei.
Parece que a negociação com a Calcuta XT vai sair, e aí , acho que vou testá-la com fluor.Tambem estou pensando em montar um conjunto para pindocar robalo com fluor em uma curado 101B, especificamente para pescar com jigs mais leves de camarão maré.O que você(s) acham?
Seja um pescador de verdade...Solte o troféu...
Avatar do usuário
César Augusto Haack
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 469
Registrado em: Sáb Set 12, 2009 6:05 pm
Cidade:

Re: muito obrigado

Mensagem por César Augusto Haack » Seg Mar 14, 2011 10:47 pm

Rafael Teles Fraga escreveu:Obrigado pela resposta Cesinha.
Duas considerações de acordo com suas colocações.A primeira é que já tentei pescar no passado com fluor e não resisti a "memória" da linha e acabei voltando para a multi.
Agora, com um conjunto e uma linha de diametro mais adequada , vou tentar de novo.
Quanto a mono, sei que os "experts" dizem ser o ideal para os cranck, mas não consigo me adaptar mais a elas, depois que descobri o "universo das multi", sem dúvidas, a linha que mais me adaptei.
Parece que a negociação com a Calcuta XT vai sair, e aí , acho que vou testá-la com fluor.Tambem estou pensando em montar um conjunto para pindocar robalo com fluor em uma curado 101B, especificamente para pescar com jigs mais leves de camarão maré.O que você(s) acham?
Legal Rafael...
Uma coisa que você citou para o fluor: o diâmetro – é importante. Acho que no máximo 12lbs. E, é claro que isso vai influenciar na questão memória, menor diâmetro, "menos pior" o problema da memória. Não poupa quando for comprar a fluor. Parece que uma das mais macias (pensando em amenizar o problema da memória) é a BMS Sniper da marca japonesa Sunline.
Das que já usei (nao sei se tem no Brasil) a AbrazX da Seaguar é show, uso uma de 10lbs. A linha deles de 12lbs tem 0.28mm. Recomendo! Melhor que essa só a Tatsu que é da mesma marca, uso para down shot a de 6lbs.
Bem, já me intrometi demais e vou te deixar sem opinião com relação ao robalo... nunca pesquei robalo por isso vou me por no meu lugar.
Seguinte: se tu gostas de pescar com multi vai fundo e vai adaptando as técnicas. O negócio é a diversão e o resultado!!

Uma foto da linha BMS Sniper:
Imagem
Imagem

Abração!
Césinha
"É melhor ter e não precisar do que precisar e não ter!"
Avatar do usuário
Bruno Agostini
ANZOL DE OURO
Mensagens: 628
Registrado em: Sex Dez 15, 2006 11:17 pm
Apelido: Bruno Mão Grande
Cidade:

Mensagem por Bruno Agostini » Ter Mar 15, 2011 11:05 am

primeiro, por que voce que uma carretilha mais lenta, vai usar pra minhocar, plug´s???
se for pra minhocar eu continuaria usando e MG pelo peso, a principio, quanto mais leve mais sensivel.

pra cranck eu uso carreta 5.0:1 com fluor 10/12lb, já usei mono e multi e pelos meus testes vi vantagem em relação ao uso de fluor.
Pra spinnerbait gosto de 5.8:1 ou 6.2:1, já testei multi fluor e mono, mono vai bem desde que seja uma mono com pouca elasticidade, multi não me agradou muito, não sou fã de multi, mas é eficiente, e hoje tenho usado fluor, para spinnerbait´s e tenho me adaptado muito bem.

Agora pra minhocar, eu não vejo diferença entre carreta rapida e lenta, já usei uma calcuta 50 e agora to usando Aldebaran e Curado 50E, para montagens leves menores que 10g fluor, e nas mais pesadas multi a não ser quanto ao carolina, que prefiro carretilhas mais rápidas com fluor, mas eu uso peso médio 14g ou 18g.

eu particularmente usaria multi na 51XT, pois o fato de ser uma carreta pequena e com pouca abertura, caso aconteça uma cabeleira, por causa da memória fica dificil desfazer.

pra plug´s de meia agua, gosto de carretas de velocidade media, uso scorpion xt 1000 e citica 100D, uma com mono pra iscas mais leves e a outra com multi pra iscas mais pesadas.

espero ter ajudado.

abraço e boas pescarias
Imagem

"Anyone can fish fast, but can they do it efficiently?" KVD
Keep fishing. Keep Releasing.
Avatar do usuário
Rafael Teles Fraga
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 486
Registrado em: Sáb Mai 28, 2005 4:07 pm
Cidade:

Agradeço

Mensagem por Rafael Teles Fraga » Sex Mar 18, 2011 5:52 pm

Agradeço a quem respondeu e cheguei as seguintes conclusões:
Realmente não há lógica em usar carretilha lenta para minhocar, então apenas vou fazer a troca da cronarch por uma Curado 51E , por que quero reservar a chronarch para outros usos.
-Já coloquei fluor na Curado 51 (12 lb) e ficou show.
-Vou manter a Calais 5.0:1 para Spinerbait e cranck, pois prefiro carretilha lenta para ambos e vou manter a multi por ser a linha com que me adaptei melhor.
-também vou manter a Alpha 103 5.8:1, porém vou trocar para uma multi mais ,fina de 16lb da varivas (Sea Bass premium) ;
A 51XT (que foi o motivo da consulta), vou colocar multi de 20lb e colocar em uma vara Nitro da Sumax de 12lb para os robalinhos, pois imagino que com uma carretilha mais lenta, consiga fazer mais "firulas" no mesmo local para manter na jnaela de ataque dos pevas.Vou experimentar.
-Também vou aproveitar que o fluor está na curado 51E e vou testar um dia em uma vara de 12lb ( Sumax de First) para pindocar com camarão em montagens mais leves....quem sabe...
Seja um pescador de verdade...Solte o troféu...
Avatar do usuário
Rodrigo O. Galle
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 54
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 1:18 pm
Cidade:

Equip. p/ bass

Mensagem por Rodrigo O. Galle » Seg Jan 23, 2012 9:54 pm

Ola amigo, A libragem da vara ta muito alta.. usa uma 6-10 lbs que vai aumentar muito sua sensibilidade e coloca uma linha entre 5 - 8 lbs eu recomendo a FC sniper da sunline. vc vai sentir até alevino de lambari mexendo na sua isca...


abraço
Rodrigo O. Galle
rodrigogalle@yahoo.com.br
União da Vitória - PR
42-8803-2397
42-9119-2301
Responder

Voltar para “- BLACK BASS -”