Por quê o Bass sumiu da represa de Campo Mourão-PR?

Criamos este fórum especialmente para falar de um peixe que é uma das grandes paixões dos pescadores esportivos e em especial da Caterva. Coloquem aqui tudo sobre a pesca deste "bocudo".
Avatar do usuário
Andrey Legnani
CALOURO
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Out 04, 2010 2:39 pm
Cidade:

Por quê o Bass sumiu da represa de Campo Mourão-PR?

Mensagem por Andrey Legnani » Ter Jan 25, 2011 9:10 pm

<object width="640" height="480"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/bEQb0l35V3g?ve ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/bEQb0l35V3g?version=3&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" width="640" height="480" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object>

Esse é o último bass capturado na represa de Campo Mourão em 23/08/08. O local era piscoso e as capturas de grandes exemplares com peso aproximado de 3kg (como o do vídeo) era comum, mas desde então, apenas sumiram. Alguém tem alguma idéia do motivo pelo qual o bass simplesmente some de uma represa como essa?
Em uma pescaria o seu melhor companheiro é o peixe ... não o mate. PESQUE, FOTOGRAFE E SOLTE
Avatar do usuário
Fernando Maia
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9777
Registrado em: Seg Nov 03, 2008 2:06 pm
Cidade:

Mensagem por Fernando Maia » Ter Jan 25, 2011 9:41 pm

Andrey a alguns meses estive aí em Campo Mourão e descobri que a represa baixou demais durante a seca do ano passado.
Tambem soube de varios peixes abatidos, mesmo tendo muitos pescadores esportivos por aí.
O grande troféu da represa ainda são as grandes Carpas.
Mas o Eloi da Casa Bronze e o Alcir da Marujo podem ter uma resposta melhor.
É uma grande perda pois ví fotos e relatos de Basses acima de 50cm.
E o que poderia ser uma grande fonte de renda e ponto turistico para o município, se perdeu.
Imagem
Avatar do usuário
Andrey Legnani
CALOURO
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Out 04, 2010 2:39 pm
Cidade:

o desaparecimento foi muito rápido e sem explicação aparente

Mensagem por Andrey Legnani » Qui Jan 27, 2011 8:13 am

Fernando Maia escreveu:Andrey a alguns meses estive aí em Campo Mourão e descobri que a represa baixou demais durante a seca do ano passado.
Tambem soube de varios peixes abatidos, mesmo tendo muitos pescadores esportivos por aí.
O grande troféu da represa ainda são as grandes Carpas.
Mas o Eloi da Casa Bronze e o Alcir da Marujo podem ter uma resposta melhor.
É uma grande perda pois ví fotos e relatos de Basses acima de 50cm.
E o que poderia ser uma grande fonte de renda e ponto turistico para o município, se perdeu.
Se pensarmos que o bass sumiu da represa de um mês para o outro, sem aparecimento de exemplares mortos ou de qualquer atividade pesqueira acima do normal, não conseguimos achar explicação. Além do mais, poucos pescadores sabem capturá-lo. No final da semana passada consegui capturar 3 exemplares, mas todos entre 08 e 10 cm, o que leva a crer que ainda existam exemplares de grande porte. Talvez a introdução na represa de outros espécimes, como a corvina, tenha contribuído para isso, mas gostaria de pesquisar e ter a opinião de outros pescadores para resolver esse problema. O que não podemos é ficar sem o bass, não é verdade?
Em uma pescaria o seu melhor companheiro é o peixe ... não o mate. PESQUE, FOTOGRAFE E SOLTE
Avatar do usuário
Diego C. Feldhaus
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3098
Registrado em: Sex Fev 27, 2009 2:49 pm
Cidade: LAGES
Estado: SC
Instagram: @dcfeldhaus

Bass x Àgua Turva

Mensagem por Diego C. Feldhaus » Qui Jan 27, 2011 3:31 pm

Ví o vídeo do Black e vou dar um palpite... a água estava um tanto turva, sinal de sólidos (lodo, terra) em suspensão na água.
Minha experiência com Black Bass em água nessas condições é de mortalidade total. Açudes onde as carpas revolvem o fundo acontece isso, como foi comentado isso ocorreu na represa, alé do fato dela ter ficado com nível baixo como relatou-se...
São duas determinantes importantes...
Só palpite!
Diego Constantino Feldhaus
Avatar do usuário
Andrey Legnani
CALOURO
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Out 04, 2010 2:39 pm
Cidade:

Re: Bass x Àgua Turva

Mensagem por Andrey Legnani » Qui Jan 27, 2011 4:22 pm

A água da represa é sempre cristalina, apenas em temporada de chuvas excessivas ela fica um pouco turva, além do mais, os bass sumiram depois (cerca de 2 anos) desse período em que as águas permaneceram baixas. Com o nível da represa muito baixo e com água bastante turva, ainda era comum captura de grandes exemplares com iscas de superfície ou meia água com rattling. Outro fator importante é o volume de água, pois a represa possui cerca de 17 km de extensão em um de seus braços e 15km e outro e é alimentada por 02 rios distintos. Mesmo com o nível baixo a oxigenação da água deve ter mantido um nível suficiente para a sobrevivência, já que outras espécies sobreviveram e ainda apresentaram um crescimento de sua população, como pacu, tilápia, piauçu, piava, corvina e corimba.
Em uma pescaria o seu melhor companheiro é o peixe ... não o mate. PESQUE, FOTOGRAFE E SOLTE
Avatar do usuário
Jimy Nakaoka
ANZOL DE OURO
Mensagens: 819
Registrado em: Sex Jul 10, 2009 6:20 am
Cidade:

Mensagem por Jimy Nakaoka » Sex Jan 28, 2011 12:18 pm

Olá Andrey o Bass não desaparece assim tão fácil, principalmente em uma represa desse porte. Ele pode por alguma razão ter mudado seu comportamento e estar se alimentando em locais e estruturas diferentes das que você estava habituado a fazer capturas.
B A N Z A I C R A F T
Imagem
Avatar do usuário
Andrey Legnani
CALOURO
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Out 04, 2010 2:39 pm
Cidade:

Mensagem por Andrey Legnani » Sex Jan 28, 2011 12:57 pm

eu já havia pensado nessa possibilidade e como sou muito persistente (teimoso) eu passei a pescar em toda represa e a utilizar todos os tipos de rigs e iscas disponíveis. Começava pescando em um ponto e contornava a represa inteira retornando pela outra margem ao ponto de partida. Sempre que terminava em um ponto em uma semana, partia desse ponto para contornar toda a represa na outra semana. Já alterei profundidade e estruturas e todos os pescadores daqui da região desistiram da pesca do bass por simplesmente ninguém mais conseguir achá-los. Sei que não poderiam ter desaparecido assim tão rápido e por isso estou procurando trocar informações com os amigos da caterva para ver se algo semelhante ocorreu em alguma outra represa.
Em uma pescaria o seu melhor companheiro é o peixe ... não o mate. PESQUE, FOTOGRAFE E SOLTE
Avatar do usuário
Fernando Maia
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9777
Registrado em: Seg Nov 03, 2008 2:06 pm
Cidade:

Mensagem por Fernando Maia » Sex Jan 28, 2011 1:52 pm

Caaara que mistério!!
Vamos torcer para que reapareçam!
Quando voltarem quero marcar uma pescaria por aí.
Tenho bastante amizade com o pessoal do Paraná Supermercados.

Ah...
Aquela foto na Marujo é sua?
É deste peixe do vídeo?
Imagem
Avatar do usuário
Andrey Legnani
CALOURO
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Out 04, 2010 2:39 pm
Cidade:

Mensagem por Andrey Legnani » Sex Jan 28, 2011 1:57 pm

Fernando Maia escreveu:Caaara que mistério!!
Vamos torcer para que reapareçam!
Quando voltarem quero marcar uma pescaria por aí.
Tenho bastante amizade com o pessoal do Paraná Supermercados.

Ah...
Aquela foto na Marujo é sua?
É deste peixe do vídeo?
Sim.. a foto na marujo é minha.. mas é de outro bass capturado no mesmo final de semana daquele do vídeo (que está no meu avatar).

como eu disse, semana passada capturei 3 exemplares de até 10 cm, sinal que houve desova nova na represa, mas os grandes, nem sinal.

ficaremos em contato, quando reaparecerem eu aviso.
Em uma pescaria o seu melhor companheiro é o peixe ... não o mate. PESQUE, FOTOGRAFE E SOLTE
Avatar do usuário
Edno Nunes Pires
ANZOL DE OURO
Mensagens: 554
Registrado em: Qua Jan 16, 2008 9:30 pm
Cidade:

Mensagem por Edno Nunes Pires » Sex Jan 28, 2011 4:42 pm

segundo fiquei sabendo...abriram as comportas e deixaram a represa muito baixa...a maioria foi parar no lago logo abaixo...e lá ninguém pode pescar...fui lá quando estava muito baixa a represa...era de dar dó...
abçs
edno
Avatar do usuário
Andrey Legnani
CALOURO
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Out 04, 2010 2:39 pm
Cidade:

Mensagem por Andrey Legnani » Sex Jan 28, 2011 8:16 pm

Mesmo após a represa ter baixado continuamos pegando alguns grandes exemplares. Eles desapareceram cerca de 2 anos após. Quanto à represa de baixo, é possível se pescar lá, vc só não pode ter medo de descer ladeira.
Em uma pescaria o seu melhor companheiro é o peixe ... não o mate. PESQUE, FOTOGRAFE E SOLTE
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: Por quê o Bass sumiu da represa de Campo Mourão-PR?

Mensagem por NELSON MACIEL » Dom Jan 30, 2011 4:48 pm

andrey legnani escreveu:http://www.youtube.com/watch?v=bEQb0l35V3g

Esse é o último bass capturado na represa de Campo Mourão em 23/08/08. O local era piscoso e as capturas de grandes exemplares com peso aproximado de 3kg (como o do vídeo) era comum, mas desde então, apenas sumiram. Alguém tem alguma idéia do motivo pelo qual o bass simplesmente some de uma represa como essa?
Olá Andrey

Seja bem vindo à Caterva. Sinta-se em casa e entre Amigos.
Apresente-se no Fórum Bate Papo, queremos conhece-lo.

Veja nossas normas de participação :

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=25136

Qualquer dúvida contate-nos

Obrigado
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Ladislau Tenorio Filho
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5179
Registrado em: Qua Fev 11, 2009 9:37 pm
Cidade:

Mensagem por Ladislau Tenorio Filho » Sáb Jan 07, 2012 5:30 pm

Ressuscitando o tópico, rsrsrs.... ....

Segue abaixo um Black, capturado em Novembro de 2011, na Represa de Campo Mourão, pelo nosso amigo Kendy Matsuguma, participante aqui do Caterva.

Imagem
Avatar do usuário
Andrey Legnani
CALOURO
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Out 04, 2010 2:39 pm
Cidade:

Mensagem por Andrey Legnani » Dom Jan 08, 2012 7:42 am

Que boa surpresa. Fiquei praticamente 2 anos sem insistir no bass. Direcionei a pesca para a tilapia e ouras especies. Acho que esta na hora de voltar a procura-lo novamente. Qual o local da represa conseguiu a captura e qual a isca utilizada?

Abraco.

Andrey
Em uma pescaria o seu melhor companheiro é o peixe ... não o mate. PESQUE, FOTOGRAFE E SOLTE
Avatar do usuário
Ladislau Tenorio Filho
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5179
Registrado em: Qua Fev 11, 2009 9:37 pm
Cidade:

Mensagem por Ladislau Tenorio Filho » Dom Jan 08, 2012 8:02 am

Andrey Legnani escreveu:Que boa surpresa. Fiquei praticamente 2 anos sem insistir no bass. Direcionei a pesca para a tilapia e ouras especies. Acho que esta na hora de voltar a procura-lo novamente. Qual o local da represa conseguiu a captura e qual a isca utilizada?

Abraco.

Andrey
Andrey,

Manda uma mp p/ o Kendy, ele não me falou com qual isca foi e também não mencionou o local, ok.

Abraços,
Kendy Matsuguma
CALOURO
Mensagens: 10
Registrado em: Dom Mai 29, 2011 5:06 pm
Cidade:

Por quê o Bass sumiu da represa de Campo Mourão-PR?

Mensagem por Kendy Matsuguma » Sex Mai 04, 2012 11:11 am

Esse black bass eu peguei com isca popper de 6 cm.
Avatar do usuário
Nilton Carlos Valim Jr
CALOURO
Mensagens: 19
Registrado em: Sáb Jun 02, 2012 3:59 pm
Cidade:

Mensagem por Nilton Carlos Valim Jr » Sex Jul 20, 2012 2:05 pm

nossa não sabia que tinha bass na represa de campo mourão :shock:
qual isca vocês usam?
Avatar do usuário
Andrey Legnani
CALOURO
Mensagens: 14
Registrado em: Seg Out 04, 2010 2:39 pm
Cidade:

Re: Por quê o Bass sumiu da represa de Campo Mourão-PR?

Mensagem por Andrey Legnani » Qua Set 05, 2012 3:38 pm

Kendy Matsuguma escreveu:Esse black bass eu peguei com isca popper de 6 cm.


Finalmente, após 02 anos sem grandes pescarias, no final de semana consegui algumas capturas. Foram 11 no total, mas todos os exemplares com menos de 1kg, o que demonstra que são de desovas ou alevinos soltados recentemente. Os locais também alteraram bastante e ainda foi possível observar vários exemplares nadando nas margens além dos capturados.

Para a estréia da pesca com caiaque até que foi bastante produtiva. Feriado tem mais pescaria.

Abraço

[http://www.panoramio.com/photo/78380677]


[http://www.panoramio.com/photo/78380673]
Em uma pescaria o seu melhor companheiro é o peixe ... não o mate. PESQUE, FOTOGRAFE E SOLTE
Avatar do usuário
Flavio Tannus
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1704
Registrado em: Dom Jan 06, 2008 8:54 pm
Cidade:

Mensagem por Flavio Tannus » Sex Dez 21, 2012 10:27 am

se tem back eu não sei, mas essa terra roxa daí é bruta heim! affff... eu queria só uns 1000 alqueires pra começar a vida, kkkkkkkkk.
abs
www.extremejigs.com
Os melhores jigs do mundo!
Avatar do usuário
Flavio Tannus
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1704
Registrado em: Dom Jan 06, 2008 8:54 pm
Cidade:

BLACK BASS NO JIG!

Mensagem por Flavio Tannus » Sex Dez 21, 2012 10:34 am

ops
Editado pela última vez por Flavio Tannus em Sex Dez 21, 2012 4:10 pm, em um total de 1 vez.
www.extremejigs.com
Os melhores jigs do mundo!
Avatar do usuário
Ladislau Tenorio Filho
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5179
Registrado em: Qua Fev 11, 2009 9:37 pm
Cidade:

Mensagem por Ladislau Tenorio Filho » Sex Dez 21, 2012 11:34 am

Flavio Tannus escreveu:se tem back eu não sei, mas essa terra roxa daí é bruta heim! affff... eu queria só uns 1000 alqueires pra começar a vida, kkkkkkkkk.
abs
Flavio,

Aí seria para começar e pedir para não acabar!!!!! rsrsrs.... ...
Responder

Voltar para “- BLACK BASS -”