Bass criação e desenvolvimento de alevinos 1 cm.

Criamos este fórum especialmente para falar de um peixe que é uma das grandes paixões dos pescadores esportivos e em especial da Caterva. Coloquem aqui tudo sobre a pesca deste "bocudo".
Avatar do usuário
Francis A. Rosa
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 54
Registrado em: Qui Nov 27, 2008 10:58 am
Cidade:

Bass criação e desenvolvimento de alevinos 1 cm.

Mensagem por Francis A. Rosa » Ter Nov 23, 2010 6:03 pm

Olá gente, estive ausente por um tempo, mas sempre que posso entro aqui e fico lendo e adquirindo informações muito úteis pra quem deseja evoluir na pesca, e principalmente na preservação das espécies.

Bom foi pensando nisso que a exatos 1 ano atrás adquiri 200 alevinos de Black Bass de 5cm a 7cm, e coloquei-os em açudes separados.

Hoje pela primeira vez pude reparar alguns alevinos (poucos) mas consegui ver alguns nadando e sem duvidas são de Bçack.

Fato é; como o açude é pequeno pensei em retira-los do mesmo para assim poder "cuidar" melhor do crescimento deles, tanto que ja fiz isso eles estão hoje dentro de uma caixa de 1000litros, com água corrente, e limpa, a questão é a seguinte, eles são muito pequenos ainda, recém formados, estão em média de 1 cm, talvez menor...

Como posso fazer pra alimentá-los dentro da caixa até que atinjam um tamanho ideal de 4cm a 5cm, para assim solta-los nos lagos artificiais ?!

Gostaria de algumas opiniões de quem já criou ou quem teve uma experiência parecida.

Grande Abraço
Att
Francis Rosa.
Pescar, pescar e pescar, mas sempre respeitando a natureza, assim preservamos a mesma para nossos filhos e netos!
Avatar do usuário
Wagner Vieira
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2349
Registrado em: Qua Dez 28, 2005 8:45 am
Cidade:

Mensagem por Wagner Vieira » Ter Nov 23, 2010 6:23 pm

Francis,

Eu trouxe alguns alevinos e outros um pouco maiores, só que de Tucunarés (azul).

Fiz o mesmo procedimento com os alevinos que você, caixa de 1000L e no meu caso ainda tive que me preocupar com a temperatura, então tive que por 3 aquecedores pra garantir a temperatura. Na verdade só precisava de 2, mas 1 foi por precaução!!!

Estou tentando "climatizá-los" para nossas águas curitibanas, já tem alguns meses. Comecei com a temperatura em 24º e estou baixando beeeem aos poucos, hoje já está em 18º.
Estou tendo sucesso até agora.

A alimentação que dou compro em aviários. Ração pra peixe mesmo!!! hehehehe
Tinha muitos pequenos na faixa dos 2 cm, hoje estão muito maiores com 12 e até 14cm. No início eu batia no liquidificador. Agora forneço além da ração, lambaris e camorõezinhos quando acho.

Estão muito bem!!! Quando a agua estiver em 16º, vou estabilizar a temperatura e fazer soltura em um lugar aqui perto. Espero que dê certo!!


Abração

Wagner
A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. (João 1:5)


Só "TARAIRONAS" de "PELO"
Avatar do usuário
Marco R. Lima
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2007
Registrado em: Qua Jun 11, 2008 3:07 pm
Cidade:

Mensagem por Marco R. Lima » Ter Nov 23, 2010 7:57 pm

Francis,
não sei se eles vão te responder, mas a Psicultura Paulista sabe muito de Bass. A Dona é uma profa da Esalq e ela costumava ajudar, não sei se ainda é assim.

http://www.pisciculturapaulista.com.br/

Abrax.
Avatar do usuário
Francis A. Rosa
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 54
Registrado em: Qui Nov 27, 2008 10:58 am
Cidade:

Mensagem por Francis A. Rosa » Qua Nov 24, 2010 7:50 am

Wagner; bacana mesmo a tua experiencia, tbm pretendo fazer isso com os tucunas, mas agora só ano que vem... ja que o orçamento familiar está curto este ano e acabei investindo nos black bass rsrsrs.

Detalhe, eu não coloquei climatizador, na caixa de 1000l tem agua corrente direto de uma fonte, ele está na faixa de 19 á 20 graus medimos ontem com um termómetro proprio pra isso.

Será que é nescessario climatizador para os balck bass?


Marco, vou tentar entrar em contato com eles pra ver se tenho alguma resposta.

vlw pessoal pelas respostas, devagar a gente vai pegando as manhas ehehe


abraços!
Pescar, pescar e pescar, mas sempre respeitando a natureza, assim preservamos a mesma para nossos filhos e netos!
Avatar do usuário
Wagner Vieira
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2349
Registrado em: Qua Dez 28, 2005 8:45 am
Cidade:

Mensagem por Wagner Vieira » Qua Nov 24, 2010 8:19 am

Francis A. Rosa escreveu: Detalhe, eu não coloquei climatizador, na caixa de 1000l tem agua corrente direto de uma fonte, ele está na faixa de 19 á 20 graus medimos ontem com um termómetro proprio pra isso.

Será que é nescessario climatizador para os balck bass?



abraços!

Francis,

Para os Bass não precisa, pois eles se adaptam com muita facilidade!!!

A agua corrente que está usando, é mesma que vai vai para o lago?
Só curiosidade mesmo!!!



Abração

Wagner
A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. (João 1:5)


Só "TARAIRONAS" de "PELO"
Avatar do usuário
Marcos Wisniewski
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 293
Registrado em: Ter Ago 12, 2008 1:25 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Wisniewski » Qua Nov 24, 2010 8:47 am

Francis A. Rosa escreveu:Wagner; bacana mesmo a tua experiencia, tbm pretendo fazer isso com os tucunas, mas agora só ano que vem... ja que o orçamento familiar está curto este ano e acabei investindo nos black bass rsrsrs.

Detalhe, eu não coloquei climatizador, na caixa de 1000l tem agua corrente direto de uma fonte, ele está na faixa de 19 á 20 graus medimos ontem com um termómetro proprio pra isso.

Será que é nescessario climatizador para os balck bass?


Marco, vou tentar entrar em contato com eles pra ver se tenho alguma resposta.

vlw pessoal pelas respostas, devagar a gente vai pegando as manhas ehehe


abraços!
não entendo nada da criaçãodo bass...mas sera que agua não deveria estar mais quente??
o bass desova quase no verão(setembro) quando a agua esta perto dos 22 ºC e apartir dessa epoca tende a aumentar a temperatura da agua... será que não vai se desenvolver melhor(com mais facilidade) em uma agua mais quente??

é apenas uma observação nunca acompanhem o crescimento de alevinos apenas quando vou pescar e vejo o cardume deles!

abraço
Avatar do usuário
Francis A. Rosa
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 54
Registrado em: Qui Nov 27, 2008 10:58 am
Cidade:

Mensagem por Francis A. Rosa » Qua Nov 24, 2010 9:22 am

Wagner; sim é a mesma que vai para o lago, canalizamos uma manga de 1 polegada.


Marcos Wisniewski pois é, justamente por isso perguntei se é necessário incluir o aquecedor no tanque.


:)
Pescar, pescar e pescar, mas sempre respeitando a natureza, assim preservamos a mesma para nossos filhos e netos!
Avatar do usuário
Marco R. Lima
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2007
Registrado em: Qua Jun 11, 2008 3:07 pm
Cidade:

Mensagem por Marco R. Lima » Qua Nov 24, 2010 10:37 am

Marcos Wisniewski escreveu:
Francis A. Rosa escreveu:Wagner; bacana mesmo a tua experiencia, tbm pretendo fazer isso com os tucunas, mas agora só ano que vem... ja que o orçamento familiar está curto este ano e acabei investindo nos black bass rsrsrs.

Detalhe, eu não coloquei climatizador, na caixa de 1000l tem agua corrente direto de uma fonte, ele está na faixa de 19 á 20 graus medimos ontem com um termómetro proprio pra isso.

Será que é nescessario climatizador para os balck bass?


Marco, vou tentar entrar em contato com eles pra ver se tenho alguma resposta.

vlw pessoal pelas respostas, devagar a gente vai pegando as manhas ehehe


abraços!
não entendo nada da criaçãodo bass...mas sera que agua não deveria estar mais quente??
o bass desova quase no verão(setembro) quando a agua esta perto dos 22 ºC e apartir dessa epoca tende a aumentar a temperatura da agua... será que não vai se desenvolver melhor(com mais facilidade) em uma agua mais quente??

é apenas uma observação nunca acompanhem o crescimento de alevinos apenas quando vou pescar e vejo o cardume deles!

abraço
Com certeza com agua mais quente o desenvolvimento será melhor.


Acho que esse é o diferencial do Mexico que hoje tem exemplares enormes, fora a questão de ser outra especie ou sub especie(não sei o termo tecnico adequado)

Abrax.
Avatar do usuário
William Senske
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 154
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 2:02 am
Cidade:

Mensagem por William Senske » Ter Nov 30, 2010 12:01 am

fala pessoal!!!

vou falar um pouco da minha experiencia com blacks pequenos!!

o prmeiro pnto é a alimentação....é necessario fornecer muiiitttaaa comida pra eles, do contrario, eles se canibalizarao até que sobre uns poucos dominantes....estava a pouco com um lote que comprei....de 100, estou com 5...eles literalmente se comeram, isso em questão de duas semanas....sao peixes que tem um crescimento estrondoso....ainda mais em aguas mais quentes como no meu caso, que foram estocados dentro da minha estufa....
portanto acredito que o principal ponto a ser atendido, é a alimentação....no tamanho que vc disse que eles estão, recomendaria o fornecimento de artemia salina viva, bem facil de achar em boas lojas de aquario...
ou insetos aquaticos tipo larvas de mosquito....os peixes adoram...

e assim que adquirirem tamanho suficiente, forneça peixes vivos....

e lembre-se que a boca deles é enorme, os meus engoliam os irmãos do mesmo tamanho que eles.... ...

os peixes simplesmene nao podem ficar com fome em altas densidades populacionais e em pequenos espaços como é ocaso de uma caixa de 1000litros!!


quanto a temperatura....quanto mais alta...mais rapido eles irão crescer,mas tambem irao comer bem mais....


portanto forneça alimentos emquantidade e qualidade adequada que terá sucesso na criaçao deste peixe....de resto ele é bem resistente emuito rustico...

qq duvida me mande via mp....sera um prazer ajudar!!!




abraços!!
Avatar do usuário
Diego C. Feldhaus
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3098
Registrado em: Sex Fev 27, 2009 2:49 pm
Cidade: LAGES
Estado: SC
Instagram: @dcfeldhaus

Criação de Black

Mensagem por Diego C. Feldhaus » Qui Dez 02, 2010 5:11 pm

William Senske escreveu:fala pessoal!!!

vou falar um pouco da minha experiencia com blacks pequenos!!

o prmeiro pnto é a alimentação....é necessario fornecer muiiitttaaa comida pra eles, do contrario, eles se canibalizarao até que sobre uns poucos dominantes... ...estava a pouco com um lote que comprei... ...de 100, estou com 5...eles literalmente se comeram, isso em questão de duas semanas... ...sao peixes que tem um crescimento estrondoso... ...ainda mais em aguas mais quentes como no meu caso, que foram estocados dentro da minha estufa....
portanto acredito que o principal ponto a ser atendido, é a alimentação... ...no tamanho que vc disse que eles estão, recomendaria o fornecimento de artemia salina viva, bem facil de achar em boas lojas de aquario...
ou insetos aquaticos tipo larvas de mosquito... ...os peixes adoram...

e assim que adquirirem tamanho suficiente, forneça peixes vivos....

e lembre-se que a boca deles é enorme, os meus engoliam os irmãos do mesmo tamanho que eles.... ...

os peixes simplesmene nao podem ficar com fome em altas densidades populacionais e em pequenos espaços como é ocaso de uma caixa de 1000litros!!


quanto a temperatura... ...quanto mais alta...mais rapido eles irão crescer,mas tambem irao comer bem mais....


portanto forneça alimentos emquantidade e qualidade adequada que terá sucesso na criaçao deste peixe... ...de resto ele é bem resistente emuito rustico...

qq duvida me mande via mp... ...sera um prazer ajudar!!!




abraços!!
O Rapaz falou tudo... só mais algumas pequenas considerações e complementações pela minha experiência há bem mais de 10 anos criando e povoando os lugares com Black.

Deixe os Alevinos no própriio tanque o os liberte em lugar bem maior e com boa disponibilidade de alimentação, forrageios, girinos, crustaceos... lembre que lambarís são causam grande predação às ovas e pequenos alevinos, voce pode oferecer lambaris ou outros peixes picados no liquidificador, pros blackinhos... é um ótimo alimento, ofereça condições para que o alimento natural se desenvolva onde eles estão, concerteza vai ser uma forma de alimentação segura e eficaz.
Diego Constantino Feldhaus
Avatar do usuário
Caue Costa Hueso
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1504
Registrado em: Ter Jul 26, 2005 12:47 pm
Cidade:

Mensagem por Caue Costa Hueso » Seg Dez 13, 2010 11:47 pm

William Senske escreveu:fala pessoal!!!

vou falar um pouco da minha experiencia com blacks pequenos!!

o prmeiro pnto é a alimentação....é necessario fornecer muiiitttaaa comida pra eles, do contrario, eles se canibalizarao até que sobre uns poucos dominantes... ...estava a pouco com um lote que comprei... ...de 100, estou com 5...eles literalmente se comeram, isso em questão de duas semanas... ...sao peixes que tem um crescimento estrondoso... ...ainda mais em aguas mais quentes como no meu caso, que foram estocados dentro da minha estufa....
portanto acredito que o principal ponto a ser atendido, é a alimentação... ...no tamanho que vc disse que eles estão, recomendaria o fornecimento de artemia salina viva, bem facil de achar em boas lojas de aquario...
ou insetos aquaticos tipo larvas de mosquito... ...os peixes adoram...

e assim que adquirirem tamanho suficiente, forneça peixes vivos....

e lembre-se que a boca deles é enorme, os meus engoliam os irmãos do mesmo tamanho que eles.... ...

os peixes simplesmene nao podem ficar com fome em altas densidades populacionais e em pequenos espaços como é ocaso de uma caixa de 1000litros!!


quanto a temperatura... ...quanto mais alta...mais rapido eles irão crescer,mas tambem irao comer bem mais....


portanto forneça alimentos emquantidade e qualidade adequada que terá sucesso na criaçao deste peixe... ...de resto ele é bem resistente emuito rustico...

qq duvida me mande via mp... ...sera um prazer ajudar!!!




abraços!!

esse manja poco viu ahahhahhah

mas soh pra acrescentar, eu tive basses em aquarios, da pra dar raçao de alimento sim, acostume eles aos poucos.... terá menos gastos ateh.... ...
"Aprendemos a nadar como peixes e voar como pássaros, mas não a conviver como irmãos"
Luis Octavio Castro TAIO
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 56
Registrado em: Qua Ago 13, 2008 2:24 pm
Cidade:

Mensagem por Luis Octavio Castro TAIO » Ter Dez 14, 2010 10:10 am

oi Francis...

...eu já tive a oportunidade de engordar 250 alevinos de Blacks em um aquário de 250 litros.
...também em caixa d'agua de 1000 litros.

Não precisa que seja água corrente, mas deve ter um bom filtro. Fiz um filtro "tupiniquim" com 2 baldões de 20 litros sobrepostos, bomba submersa, e elementos filtrantes (areia, pedregulho, lá acrílica)

Eles comem uma quantidade absurda de comida, acredito que tenha uma conversão alimentar de 15 para 1.

Apesar de comum, o canibalismo só prejudica na falta de comida ABUNDANTE, ...no mais é pura seleção natural (dar cabo dos malechos, defeituosos, definhados, ..."falhados" em geral)

...quando pós larvas, alimentáva-os com ração floculada para peixes ornamentais...(atacavam a ração devido ao movimento que ela faz na água quando desce). Agora ando fazendo uns testes com artêmia salina...

...depois de crescerem um pouco, já cabe algo pouco mais sólido na barriga: Picadinho de barrigudinho (guaru) e lambarí.

Sempre devemos colocar a comida aos poucos, para os peixes pegarem antes que cheguem no fundo. Se colocarmos muito de uma vez só, não vai dar tempo deles pegarem tudo e ...chegando no fundos eles perdem o interesse (para de se mecher), ... ... resto de comida que acaba apodrecendo e infectando o aquário/caixa 'dagua,... ... a morte dos peixes.
Normalmente encho a barriga deles, até ficar redondinha, 3 vezes ao dia (como comem estas crianças)
...picar alevinos e dar de comer 3 vezes por dia dá uma trabalheira e toma uma boa parte de nosso tempo.

...a coisa começa a ficar fácil quando eles já conseguirem comer peixinhos inteiros. Coloca um bom lote de forrageiros (200 ou 300), e deixa eles que se virem...., ao ver que a população de comida baixo, coloca uma nova remessa...
... tiro eles do "confinamento" quando estão com uma média de 10/12 cm...

...espero poder ter ajudado.

Boa sorte!


(PS.: SE ALGUÉM ESTIVER PRECISANDO DE ALEVINOS DE BLACKS que me mande uma MP, tem uma porção de milheiros ponto para entrega)
Luis Octavio Castro TAIO
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 56
Registrado em: Qua Ago 13, 2008 2:24 pm
Cidade:

Mensagem por Luis Octavio Castro TAIO » Qua Dez 15, 2010 10:32 am

Dá uma olhada no post do companheiro Ronaldo Almeida

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.p ... t=alevinos

Ótima genética, peixes saudáveis, e cuidado no transporte e entrega.
Avatar do usuário
Alexandre G Goncalves
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 174
Registrado em: Sáb Out 02, 2010 12:43 am
Cidade:

Mensagem por Alexandre G Goncalves » Dom Jun 05, 2011 1:10 am

Para vc maximizar o crescimento do bass em cativeiro, sugiro que vc solte larvas de algum peixe forrageiro junto contanto que o bass esteja maior que a forragem tipo 15 a 30 dias na frente.

Compra larva de cabeçuda ou carpa prateada, uma amostra vai disponibilizar aprox 200.000 larvas se o piscicultor for generoso ... Hehehe. Os baby bass vão moer os bichinhos

Vc deve escolher os ponteiros acima de 1 sigma, ou seja 16 % dos alevinos e desprezar o resto, estes peixes geneticamente irão crescer no dobro da velocidade da media.

Abcs
Alexandre G Gonçalves

"Disse-lhes Simão Pedro: vou pescar. Disseram os outros: nos também vamos contigo. ... " Joao 21.3
Avatar do usuário
Alexandre G Goncalves
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 174
Registrado em: Sáb Out 02, 2010 12:43 am
Cidade:

Mensagem por Alexandre G Goncalves » Dom Jun 05, 2011 2:03 am

Os ponteiros que eu digo, Sao os baby bass maiores de cada ninhada, os 16% maiores neste exemplo.

Abcs
Alexandre G Gonçalves

"Disse-lhes Simão Pedro: vou pescar. Disseram os outros: nos também vamos contigo. ... " Joao 21.3
Avatar do usuário
Willians Lencina
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3510
Registrado em: Ter Dez 12, 2006 3:46 pm
Cidade:

Mensagem por Willians Lencina » Dom Jun 05, 2011 9:43 am

Uma ideia bem louca mas funcional...

Se eu fosse voce,deixava os bass no açude pequeno mesmo,e dava um jeito de amarrar em um bambu umas duas cabeça de boi (ou outra carniça qualquer que seja) pra criar larva, aí as larvas iriam caindo na agua gradualmente alimentando naturalmente os peixes.
Não colocaria lambaris, e sim tilapias macho e femea pra desovarem e formarem baby tilapias , ideais pra alimentação do bass.
Willians Guarapuava.

A suficiência dos meus méritos está em saber que meus méritos não são suficientes.
Responder

Voltar para “- BLACK BASS -”