Black Bass pequeno no Capivari??????

Criamos este fórum especialmente para falar de um peixe que é uma das grandes paixões dos pescadores esportivos e em especial da Caterva. Coloquem aqui tudo sobre a pesca deste "bocudo".
Avatar do usuário
Jansen F. Irioda
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1771
Registrado em: Qua Fev 23, 2005 11:26 pm
Cidade:
Contato:

Black Bass pequeno no Capivari??????

Mensagem por Jansen F. Irioda » Dom Nov 07, 2010 2:03 pm

Pessoal...
Pesco bass a muitos anos aqui na represa de Capivari-Cachoeira e nos últimos anos tenho observado uma significativa diminuição da população de pequenos exemplares.
Até uns anos atrás era comum capturarmos pequenos basses, inclusive quando pescávamos tilápias com equipamento de fly, spinners, pequenos plugs,etc...
Esse fato está me preocupando...será que estamos com algum "problema" na procriação do bass aqui no Capivari?
Outra coisa são os lambaris, aparentemente a cada anos estão em maior quantidade ...será que estão "devorando" ovas e alevinos de bass?
Alguém já presenciou fato semelhante em alguma outra represa?
Abraço a todos!!
Avatar do usuário
Thierry Cioquetta
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8611
Registrado em: Qua Nov 29, 2006 11:49 am
Cidade: Santa Maria
Estado: RS

Mensagem por Thierry Cioquetta » Dom Nov 07, 2010 4:24 pm

E a pesca predatória, tem muito nessa represa Jansen? redes, epinheis...
/*** CATCH AND RELEASE!!! /***
/ct0
Okappari Kraze Bassers

Imagem
Avatar do usuário
Jansen F. Irioda
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1771
Registrado em: Qua Fev 23, 2005 11:26 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Jansen F. Irioda » Dom Nov 07, 2010 4:56 pm

Thierry Cioquetta escreveu:E a pesca predatória, tem muito nessa represa Jansen? redes, epinheis...
Então Thierry...
Existe a pesca predatória, é inevitável...porém aqui não acho que seja tão expressiva a ponto de notarmos um impacto tão marcante em tão pouco tempo...
A pesca predatória no Capivari acredito que seja mais voltada para as tilápias.
O que realmente me assusta é que essa diminiução do bass está concentrada nos pequenos exemplares.

Fazendo aqui um comparativo:
Para cada 10 basses que capturei nos últimos 3 anos, aproximadamente 1 ou 2(no máximo) tinha menos de 35cm...
E os grandes peixes com 50cm ou mais continuam sendo capturados com freqüência.

Na represa do Vossoroca, também aqui perto de Curitiba, é comum capturarmos pequenos basses, assim como na represa de Atibainha em SP onde pesquei e também capturamos facilmente basses de pequeno porte...

Alguma coisa está acontecendo!!

Abraço!
Avatar do usuário
Gabriel H. Cassola
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6784
Registrado em: Seg Mai 15, 2006 10:27 pm
Cidade:

Mensagem por Gabriel H. Cassola » Dom Nov 07, 2010 7:29 pm

Jansen, não sirvo muito de base, mas enfim.

Ano passado comecei as excursões as represas da região. De 4 pescarias (3 no Capivari e 1 no Vossorocoa) não tivemos nenhuma ação de Bass, tanto que meus parceiros acabaram pensando na hipótese do Bass ser "sazonal", pois de acordo com eles a média de peixes vem diminuindo.
Avatar do usuário
Sakae Kanashiro
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 221
Registrado em: Ter Jan 26, 2010 5:03 pm
Cidade:

Mensagem por Sakae Kanashiro » Dom Nov 07, 2010 10:46 pm

outro dia na oficina da pesca eu tava falando sobre isso com o Bruno, nunca peguei um bass pequeno no capivari ...é de preocupar mesmo.
Avatar do usuário
Marcos Wisniewski
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 293
Registrado em: Ter Ago 12, 2008 1:25 pm
Cidade:

Re: Black Bass pequeno no Capivari??????

Mensagem por Marcos Wisniewski » Seg Nov 08, 2010 2:59 pm

Jansen F. Irioda escreveu:Pessoal...
Pesco bass a muitos anos aqui na represa de Capivari-Cachoeira e nos últimos anos tenho observado uma significativa diminuição da população de pequenos exemplares.
Até uns anos atrás era comum capturarmos pequenos basses, inclusive quando pescávamos tilápias com equipamento de fly, spinners, pequenos plugs,etc...
Esse fato está me preocupando...será que estamos com algum "problema" na procriação do bass aqui no Capivari?
Outra coisa são os lambaris, aparentemente a cada anos estão em maior quantidade ...será que estão "devorando" ovas e alevinos de bass?
Alguém já presenciou fato semelhante em alguma outra represa?
Abraço a todos!!

boma unica vez que peguei dois pequenos foi no meio do inverno... uma hipotese que eu acredito é que final de desova(dezembro e janeiro) a represa esta sempre cheia e o bass alevino vai pra entradas onde o pessoal de barranco pesca e acabam pegando eles...

o que me leva a acreditar que daqui a uns 3 a 4 anos a represa do capivari deve diminuir ainda mais o numero de peixes por pescaria e apenas ficando matrizes

e outra coisa que está acontecendo é muita rede lá pros fundos da represa(acima da 2000) tem muita gente lé sobrevivendo de peixe e te digo que não é apenas tilapia ...parece mentira né antes não tinha disso ... até te falo se pesca naqueles lados é bom tomar cuidado hj capivari ta muito perigoso com esses "pescadores"

abraço
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Seg Nov 08, 2010 3:08 pm

Grande Jansen

Essa diminuição dos baby bass eu tenho sentido já há alguns anos. Lembro que em meados de 2003/2004 os tilapeiros costumavam pegar muitos filhotes de bass, pescando com minhoca do barranco. Hoje eles relatam que pegam muito poucos dessas "tilapinhas verdes".

Eu não sou biólogo nem fiz qualquer estudo a respeito, então é apenas opinião sobre os motivos que podem estar levando à diminuição dos basses (filhotes agora e adultos mais tarde):

- instabilidade no nível da represa - tem ocorrido bastante variação de água no perído da desova do bass. Se eles desovarem com a represa cheia e esta vier a baixar, perde-se toda a desova feita mais no raso;

- lambaris - são muito predadores e agem em cardume. Se há uma
desova ou uma "nuvem de filhotes" sem a proteção materna - um cardume de lambaris dizima uma nuvem dessas em minutos, daí a importância de pescar e soltar o peixe o mais rápido possível, principalmente no período da desova e pré-desova;

- em adendo ao tópico anterior, acho preocupante os torneios (copa brasil e da lppe) serem realizadas no período da desova dos peixes. Se ainda houvesse uma maneira de capturar, pesar e soltar imediatamente o peixe no local, não haveria grandes prejuízos, mas da forma como é feito, se havia uma ninhada/desova sendo cuidada, ela foi perdida quando o peixe foi capturado e levado a quilômetros de distância;

- além de existir o lambari para predar as ovas e alevinos, o bass tem o hábito de se alimentar dos indivíduos menores da própria espécie, em especial quando há diminuição dos forrageiros mais tradicionais,

- além do lambari e do bass, há as saicangas e traíras;

- sazonalidade - acredito que ocorra também alguns movimentos de superpopulação, quando há fartura de água, alimentação e clima adequado, como a ocorrida em 2003/2004 (vi uma dessas em meados de 95/96 no Capivari também), quando era comum se pescar 30 a 40 peixes juvenis por dia de pescaria. Depois a represa entra em equilíbrio e os pescadores se perguntam para onde foram os peixes. Na verdade eles apenas retornaram à situação normal, antes da explosão demográfica.

- no Vossoroca tenho observado uma quantidade maior de filhotes que no Capivari, como você também já notou. É algo mais concentrado naquela represa, que está causando a diminuição dos filhotes

Não creio que seja doença, porque os peixes que tenho capturado e observado estão aparentemente saudáveis.

Esse aumento na população de lambaris me parece mais causa do que efeito. Com a ausência de um de seus predadores principais, eles aumentam em quantidade e passam a predar o próprio predador.

Foi bom você levantar essa discussão, para que se possa analisar o que pode ser feito para se reverter a situação, antes que seja tarde.

Grande abraço

Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Jansen F. Irioda
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1771
Registrado em: Qua Fev 23, 2005 11:26 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Jansen F. Irioda » Seg Nov 08, 2010 8:19 pm

Gabriel H. Cassola escreveu:Jansen, não sirvo muito de base, mas enfim.

Ano passado comecei as excursões as represas da região. De 4 pescarias (3 no Capivari e 1 no Vossorocoa) não tivemos nenhuma ação de Bass, tanto que meus parceiros acabaram pensando na hipótese do Bass ser "sazonal", pois de acordo com eles a média de peixes vem diminuindo.
Pois é Gabriel...
Eles estão diminuindo com certeza...
Gostaria de descobrir realmente a causa!
ABS!
Avatar do usuário
Jansen F. Irioda
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1771
Registrado em: Qua Fev 23, 2005 11:26 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Jansen F. Irioda » Seg Nov 08, 2010 8:23 pm

Sakae Kanashiro escreveu:outro dia na oficina da pesca eu tava falando sobre isso com o Bruno, nunca peguei um bass pequeno no capivari ...é de preocupar mesmo.
Fala Sakae...
Até a alguns anos atrás era comum pegarmos vários "filhotes" ...
Mais ou menos em 1999(não me recordo exatamente), era comum pegarmos 40 peixes(ou mais) em um dia ...(quem pescou essa época lá vai lembrar)
abs!
Avatar do usuário
Jansen F. Irioda
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1771
Registrado em: Qua Fev 23, 2005 11:26 pm
Cidade:
Contato:

Re: Black Bass pequeno no Capivari??????

Mensagem por Jansen F. Irioda » Seg Nov 08, 2010 8:25 pm

Marcos Wisniewski escreveu:
Jansen F. Irioda escreveu:Pessoal...
Pesco bass a muitos anos aqui na represa de Capivari-Cachoeira e nos últimos anos tenho observado uma significativa diminuição da população de pequenos exemplares.
Até uns anos atrás era comum capturarmos pequenos basses, inclusive quando pescávamos tilápias com equipamento de fly, spinners, pequenos plugs,etc...
Esse fato está me preocupando...será que estamos com algum "problema" na procriação do bass aqui no Capivari?
Outra coisa são os lambaris, aparentemente a cada anos estão em maior quantidade ...será que estão "devorando" ovas e alevinos de bass?
Alguém já presenciou fato semelhante em alguma outra represa?
Abraço a todos!!

boma unica vez que peguei dois pequenos foi no meio do inverno... uma hipotese que eu acredito é que final de desova(dezembro e janeiro) a represa esta sempre cheia e o bass alevino vai pra entradas onde o pessoal de barranco pesca e acabam pegando eles...

o que me leva a acreditar que daqui a uns 3 a 4 anos a represa do capivari deve diminuir ainda mais o numero de peixes por pescaria e apenas ficando matrizes

e outra coisa que está acontecendo é muita rede lá pros fundos da represa(acima da 2000) tem muita gente lé sobrevivendo de peixe e te digo que não é apenas tilapia ...parece mentira né antes não tinha disso ... até te falo se pesca naqueles lados é bom tomar cuidado hj capivari ta muito perigoso com esses "pescadores"

abraço
É verdade Marcos, a parte "de cima" da represa é bem mais castigada pelos "predadores"...
Abs!
Avatar do usuário
Jansen F. Irioda
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1771
Registrado em: Qua Fev 23, 2005 11:26 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Jansen F. Irioda » Seg Nov 08, 2010 8:35 pm

Beto Akamine escreveu:Grande Jansen

Essa diminuição dos baby bass eu tenho sentido já há alguns anos. Lembro que em meados de 2003/2004 os tilapeiros costumavam pegar muitos filhotes de bass, pescando com minhoca do barranco. Hoje eles relatam que pegam muito poucos dessas "tilapinhas verdes".

Eu não sou biólogo nem fiz qualquer estudo a respeito, então é apenas opinião sobre os motivos que podem estar levando à diminuição dos basses (filhotes agora e adultos mais tarde):

- instabilidade no nível da represa - tem ocorrido bastante variação de água no perído da desova do bass. Se eles desovarem com a represa cheia e esta vier a baixar, perde-se toda a desova feita mais no raso;

- lambaris - são muito predadores e agem em cardume. Se há uma
desova ou uma "nuvem de filhotes" sem a proteção materna - um cardume de lambaris dizima uma nuvem dessas em minutos, daí a importância de pescar e soltar o peixe o mais rápido possível, principalmente no período da desova e pré-desova;

- em adendo ao tópico anterior, acho preocupante os torneios (copa brasil e da lppe) serem realizadas no período da desova dos peixes. Se ainda houvesse uma maneira de capturar, pesar e soltar imediatamente o peixe no local, não haveria grandes prejuízos, mas da forma como é feito, se havia uma ninhada/desova sendo cuidada, ela foi perdida quando o peixe foi capturado e levado a quilômetros de distância;

- além de existir o lambari para predar as ovas e alevinos, o bass tem o hábito de se alimentar dos indivíduos menores da própria espécie, em especial quando há diminuição dos forrageiros mais tradicionais,

- além do lambari e do bass, há as saicangas e traíras;

- sazonalidade - acredito que ocorra também alguns movimentos de superpopulação, quando há fartura de água, alimentação e clima adequado, como a ocorrida em 2003/2004 (vi uma dessas em meados de 95/96 no Capivari também), quando era comum se pescar 30 a 40 peixes juvenis por dia de pescaria. Depois a represa entra em equilíbrio e os pescadores se perguntam para onde foram os peixes. Na verdade eles apenas retornaram à situação normal, antes da explosão demográfica.

- no Vossoroca tenho observado uma quantidade maior de filhotes que no Capivari, como você também já notou. É algo mais concentrado naquela represa, que está causando a diminuição dos filhotes

Não creio que seja doença, porque os peixes que tenho capturado e observado estão aparentemente saudáveis.

Esse aumento na população de lambaris me parece mais causa do que efeito. Com a ausência de um de seus predadores principais, eles aumentam em quantidade e passam a predar o próprio predador.

Foi bom você levantar essa discussão, para que se possa analisar o que pode ser feito para se reverter a situação, antes que seja tarde.

Grande abraço

Beto Akamine
Fala Beto!
Legal suas opiniões.
Eu também acho que não seja doença...
Realmente estou com "um pé atrás" com a questão do aumento da população dos lambaris.
ABS!!
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Salatti » Qua Nov 10, 2010 12:39 pm

Jansen, essa questão foi muito bem levantada por você...

Eu que nem pesco a tanto tempo assim no Capivari (uns 5 anos) já senti exatamente isso que você colocou!!!

Lembrando ainda que existe o famoso caso da redução drástica do Black Bass em Bragança Paulista - SP. Hoje existem poucos exemplares (GRANDES EXEMPLARES) e não se vê mais juvenis e alevinos nessa represa...

O fato é preocupante e temos que cuidar antes que a coisa descambe de vez!!!

Abraços.
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
Luciano Barreto
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1576
Registrado em: Dom Jun 17, 2007 6:52 pm
Cidade:

Mensagem por Luciano Barreto » Qua Nov 10, 2010 10:42 pm

Carlos Salatti escreveu:Jansen, essa questão foi muito bem levantada por você...

Eu que nem pesco a tanto tempo assim no Capivari (uns 5 anos) já senti exatamente isso que você colocou!!!

Imagem
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Salatti » Ter Nov 16, 2010 1:47 pm

Luciano Barreto escreveu:
Carlos Salatti escreveu:Jansen, essa questão foi muito bem levantada por você...

Eu que nem pesco a tanto tempo assim no Capivari (uns 5 anos) já senti exatamente isso que você colocou!!!

Imagem
Hahahahahahaha

Seu fogueteiro!!!
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
Willians Lencina
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3510
Registrado em: Ter Dez 12, 2006 3:46 pm
Cidade:

Mensagem por Willians Lencina » Qua Nov 17, 2010 9:50 am

Repeixamento de bass, palavra facil mas complicada ao mesmo tempo, porem é inevitavel nao falar nisso.
Acho que seria a melhor alternativa, porem, investimento alto.
Solução...A verba para o repeixamento ao meu ver deve vir dos anonimos,lojas,clubes,federação e torneios.Senão...
Willians Guarapuava.

A suficiência dos meus méritos está em saber que meus méritos não são suficientes.
Avatar do usuário
Diogo Melnick
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 230
Registrado em: Sex Jan 11, 2008 11:05 am
Cidade:

Mensagem por Diogo Melnick » Qua Nov 17, 2010 10:56 pm

Excelente tópico Jansen! Nunca havia parado para pensar sobre isso, mas agora, recapitulando, concordo plenamente contigo.

Pesco bass no Capivari a muitos anos e, em que pese o fato de eu ter aprimorado e muito a minha técnica recentemente, era comum capturarmos (eu e meu pai) diversos baby bass durante o verão, inclusive chegávamos a perder o dia de pesca brincando com eles com spinners e equipos UL.

Embora seja leigo no assunto, fico com as teorias do Beto no que se refere a pressão de pesca ocasionada pelos campeonatos realizados em período de desova. E também no que se refere as constantes mudanças no nível da represa no período de desova, o que eu acredito, deva alterar a temperatura, o deslocamento, e a oxigenação nas águas rasas, o que dificulta o desenvolvimento dos alevinos e expõe os mesmos aos predadores, além disso estes acontecimentos podem alterar o metabolismo das matrizes.

Os lambaris sempre estiveram por lá, na verdade podem estar em maior número não por predarem os alevinos de bass, mas sim por existirem menos bassinhos para predarem eles.

Vamos torcer para que essa diminuição de pequenos exemplares não se transforme numa redução dos grandes exemplares no futuro..,

Abraço!
Melnick

Tamanho não é documento!
Avatar do usuário
Gilberto Costa
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 113
Registrado em: Seg Jan 12, 2009 3:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Gilberto Costa » Sáb Nov 27, 2010 9:06 pm

Apesar de não ser biólogo, tenho minha opinião formada sobre o assunto.
Pesco na represa do capivari a pelo menos trinta anos. Estive fora de Curitiba de 2001 a 2007, porém fiz algumas pescarias na represa neste intervalo. Me chama a atenção que deste período para cá apareceu o tal do Lambari Relógio (Tambiú). Nos dois últimos anos tenho avistado e minhas pescarias de tilápias verdadeiras nuvens de lambaris por todos os cantos da represa. Numa pescaria comentei com meu irmão que fazia lembrar aquelas marés em que as sardinhas Xingó fazem nuvens e passsam em baixo do barco com milhares de exemplares com as bocas abertas em cardume. Não lembro destes lambaris mais antigamente. Certamente foram introduzidos pela piscicultura.
Veja o que este site de piscicultura fala: http://radarrural.com.br/?p=1060#more-1060

" O lam­bari do rabo ama­relo Tam­biú, Astya­nax bima­cu­la­tus, foto acima, de man­cha escura na base da nada­deira cau­dal, é uma espé­cie da famí­lia Cha­ra­ci­dae, espé­cie dos Rios de São Paulo e Minas Gerais, pos­sue várias subes­pé­cies e é o mais desen­vol­vido dos lam­ba­ris. é uma espé­cie nativa, de pequeno porte, que aceita ali­men­ta­ção arti­fi­cial com bas­tante faci­li­dade e apre­senta bom poten­cial para a aquicultura. "
" O período repro­du­tivo des­tes pei­xes é con­tro­lado por estí­mu­los ambi­en­tais espe­cí­fi­cos e vai de setem­bro ao final de março e a tem­pe­ra­tura ideal para repro­du­ção varia de 26 a 28 ° C. "

O Fato dele não ser nativo e relativamente recente na represa faz com que a espécie ainda esteja vivendo a sua "rampa de desiquilíbrio" até chegar em algum tipo de equilíbrio ambiental.
Outro fato é que o período de atividade sexual coincide com a desova do Black Bass, e como todo mundo sabe, para fazer um bom sexo é preciso se alimentar bem. O Black Bass no Capivari inicia sua desova no final da "entresafra" de alimento causada pelo inverno, fornecendo talvez uma das únicas fontes de alimentação para o danado do Lambari Tambiú.

É apenas uma opinião, mas é sintomático não ter pego mais Blacks juvenis (ano passado peguei só um Blackinho no spinner com uns 4cms, enquanto pescava tilápias) como antigamente, e coincidindo com o aparecimento do Tambiú. Lambari sempre existiu no capivari, mas em equilíbrio. Até o lambari de rabo vermelho anda sumido. Na década de 80 fiz pescarias memoráveis e dava para contar nos dedos os lambaris que não eram do rabo vermelho. Provavelmente tão sofrendo a pressão da concorrência. As tílápias não são impactadas, a princípio, pois elas tem mais agilidade para cuidar dos ninhos e recolhem os alevinos na boca ao sinal de predador. Outro sintoma são as traíras que no verão de 2010 com a represa cheia foi uma festa, muita traira mesmo, e de todo tamanho, mas muitas juvenis.

Acho que a natureza se encarrega de equilibrar as coisas. O dificil é saber quanto tempo. O negócio é pescar menos Blacks no período de desova dos bocudos (difícil!!!), se dedicar às traíras (um t****!!!) e sempre parar no Colere para comer uma Tambiusada frita com uma gelada.
By GIBA.
" Eu pesco sim! ... e vou vivendo! Tem gente que não pesca e tá perdendo... "
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Salatti » Seg Nov 29, 2010 4:56 pm

Gilberto Costa escreveu:Apesar de não ser biólogo, tenho minha opinião formada sobre o assunto.
Pesco na represa do capivari a pelo menos trinta anos. Estive fora de Curitiba de 2001 a 2007, porém fiz algumas pescarias na represa neste intervalo. Me chama a atenção que deste período para cá apareceu o tal do Lambari Relógio (Tambiú). Nos dois últimos anos tenho avistado e minhas pescarias de tilápias verdadeiras nuvens de lambaris por todos os cantos da represa. Numa pescaria comentei com meu irmão que fazia lembrar aquelas marés em que as sardinhas Xingó fazem nuvens e passsam em baixo do barco com milhares de exemplares com as bocas abertas em cardume. Não lembro destes lambaris mais antigamente. Certamente foram introduzidos pela piscicultura.
Veja o que este site de piscicultura fala: http://radarrural.com.br/?p=1060#more-1060

" O lam­bari do rabo ama­relo Tam­biú, Astya­nax bima­C*­la­tus, foto acima, de man­cha escura na base da nada­deira cau­dal, é uma espé­cie da famí­lia Cha­ra­ci­dae, espé­cie dos Rios de São Paulo e Minas Gerais, pos­sue várias subes­pé­cies e é o mais desen­vol­vido dos lam­ba­ris. é uma espé­cie nativa, de pequeno porte, que aceita ali­men­ta­ção arti­fi­cial com bas­tante faci­li­dade e apre­senta bom poten­cial para a aquicultura. "
" O período repro­du­tivo des­tes pei­xes é con­tro­lado por estí­mu­los ambi­en­tais espe­cí­fi­cos e vai de setem­bro ao final de março e a tem­pe­ra­tura ideal para repro­du­ção varia de 26 a 28 ° C. "

O Fato dele não ser nativo e relativamente recente na represa faz com que a espécie ainda esteja vivendo a sua "rampa de desiquilíbrio" até chegar em algum tipo de equilíbrio ambiental.
Outro fato é que o período de atividade sexual coincide com a desova do Black Bass, e como todo mundo sabe, para fazer um bom sexo é preciso se alimentar bem. O Black Bass no Capivari inicia sua desova no final da "entresafra" de alimento causada pelo inverno, fornecendo talvez uma das únicas fontes de alimentação para o danado do Lambari Tambiú.

É apenas uma opinião, mas é sintomático não ter pego mais Blacks juvenis (ano passado peguei só um Blackinho no spinner com uns 4cms, enquanto pescava tilápias) como antigamente, e coincidindo com o aparecimento do Tambiú. Lambari sempre existiu no capivari, mas em equilíbrio. Até o lambari de rabo vermelho anda sumido. Na década de 80 fiz pescarias memoráveis e dava para contar nos dedos os lambaris que não eram do rabo vermelho. Provavelmente tão sofrendo a pressão da concorrência. As tílápias não são impactadas, a princípio, pois elas tem mais agilidade para cuidar dos ninhos e recolhem os alevinos na boca ao sinal de predador. Outro sintoma são as traíras que no verão de 2010 com a represa cheia foi uma festa, muita traira mesmo, e de todo tamanho, mas muitas juvenis.

Acho que a natureza se encarrega de equilibrar as coisas. O dificil é saber quanto tempo. O negócio é pescar menos Blacks no período de desova dos bocudos (difícil!!!), se dedicar às traíras (um t****!!!) e sempre parar no Colere para comer uma Tambiusada frita com uma gelada.
Boas observações Gilberto.
Não conheço nem pesco no Capivari a tanto tempo assim para confirmar sobre essa sua teoria do Lambari citado, mas tem um fundamento interessante. O que sei é que, de fato, os juvenis de Black Bass estão diminuindo notavelmente...

Acho que a solução é realmente diminuir a pesca no período de reprodução e quem sabe importar uns Blacks Mexicanos pro Capivari... Quem sabe essa não seja a hora certa... :twisted: :twisted: :twisted:

Abração povo.
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Responder

Voltar para “- BLACK BASS -”