Texas/Flórida/Carolina x Chumbos

Criamos este fórum especialmente para falar de um peixe que é uma das grandes paixões dos pescadores esportivos e em especial da Caterva. Coloquem aqui tudo sobre a pesca deste "bocudo".
Avatar do usuário
Gabriel H. Cassola
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6784
Registrado em: Seg Mai 15, 2006 10:27 pm
Cidade:

Texas/Flórida/Carolina x Chumbos

Mensagem por Gabriel H. Cassola » Qua Set 29, 2010 4:28 pm

Gurizada, geralmente observo o pessoal usando chumbos cônicos nessas montagens.

Quanto a utilização de chumbos tipo oliva, tem muita diferença ?
Avatar do usuário
Rodrigo Lima
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5703
Registrado em: Ter Dez 12, 2006 2:22 pm
Apelido: PIG
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Lima » Qua Set 29, 2010 4:58 pm

Na MINHA opinião, não faz diferença nenhuma....

Principalmente no split shot e carolina.... ... chumbo faz o mesmo efeito independente do formato.... ...
/ct0
Avatar do usuário
Andre Luiz Becker
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 474
Registrado em: Qui Abr 02, 2009 9:53 am
Cidade:

Mensagem por Andre Luiz Becker » Qui Set 30, 2010 8:23 am

Tem diferença sim, do contrário não seria necessário te-los em vários formatos diferentes.
O do tipo oliva (egg) é utilizado quando se há cascalho, pedras, vegetação... ele desliza melhor sobre as estruturas, enquanto o outro (cônico) fica trancando com mais freqüencia.




Valeu!
Avatar do usuário
Rodrigo Lima
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5703
Registrado em: Ter Dez 12, 2006 2:22 pm
Apelido: PIG
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Lima » Qui Set 30, 2010 1:58 pm

Andre Luiz Becker escreveu:Tem diferença sim, do contrário não seria necessário te-los em vários formatos diferentes.
O do tipo oliva (egg) é utilizado quando se há cascalho, pedras, vegetação... ele desliza melhor sobre as estruturas, enquanto o outro (cônico) fica trancando com mais freqüencia.




Valeu!
Fala André

Sempre li e ouvi, tanto em matérias nacionais como internacionais, que o Flórida (chumbo preso) é melhor para ser usado em vegetação, pois, com o chumbo preso a chance de enroscar é menor.... ... ele é utilizado com chumbo cônico.

Se vc diz que o oliva é pra ser usado em vegetação e o cônico tb é usado em vegetação, não vejo diferença entre os dois.
/ct0
Avatar do usuário
Fernando Maia
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9777
Registrado em: Seg Nov 03, 2008 2:06 pm
Cidade:

Mensagem por Fernando Maia » Qui Set 30, 2010 2:11 pm

André e Rodrigo....perae!
Vou esquentar essa polemica...kkk
E os chumpos redondos pequenos?
Também podem ser usados?
Qual a grande vantagem dos Conicos sobre os demais?
Pergunto isso, aproveitando o tópico do Gabriel, pois eu uso muito pouco os rigs e estou querendo começar a utilizá-los para pegar as bocudas.
Aguardo o retorno de vocês.
Obrigado.
Avatar do usuário
Andre Luiz Becker
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 474
Registrado em: Qui Abr 02, 2009 9:53 am
Cidade:

Mensagem por Andre Luiz Becker » Sex Out 01, 2010 12:43 am

Rodrigo Lima escreveu:
Andre Luiz Becker escreveu:Tem diferença sim, do contrário não seria necessário te-los em vários formatos diferentes.
O do tipo oliva (egg) é utilizado quando se há cascalho, pedras, vegetação... ele desliza melhor sobre as estruturas, enquanto o outro (cônico) fica trancando com mais freqüencia.




Valeu!
Fala André

Sempre li e ouvi, tanto em matérias nacionais como internacionais, que o Flórida (chumbo preso) é melhor para ser usado em vegetação, pois, com o chumbo preso a chance de enroscar é menor.... ... ele é utilizado com chumbo cônico.

Se vc diz que o oliva é pra ser usado em vegetação e o cônico tb é usado em vegetação, não vejo diferença entre os dois.
Opá, beleza Rodrigo!
Fiz a minha citação tendo como base o Texas e Carolina, onde percebo a diferença pescando no fundo, como o egg tem o formato e o peso igualmente distribuído ele oscila menos no fundo após uma parada, por exemplo o cônico quando vc dá uma paradinha e volta a recolher se houver uma estrutura na frente ele parece que imbica e tranca o egg não, por ser igual dos dois lado permanece inalterado neste sentido. Mas isto depende muito do formato, mesmo entre os cônicos eles se apresentam em várias formas diferentes, uns mais alongados, outros mais pontudos, cada marca com seu formato.
Sempre quando compro algum material ,leio antes as especificações do produto para que situação ele foi desenvolvido, no caso do egg é mencionado para a utilização em estruturas, pois ele desliza melhor sobre as mesmas. Nem por isso vou deixar de usar um cônico em meio as estruturas, porém que um foi criado para uma determinada situação e o outro para outra situação, isso foi, há diferença entre os dois, cabe ao pescador escolher qual melhor lhe convém a usar.
Colega Rodrigo, não dei minha opinião p/ contestar a sua, respeito o seu ponto de vista e no caso do Florida com recolhimento contínuo concordo com sua colocação, também leio muito a respeito do assunto sou membro de associações e fóruns nos EUA, onde cada um tem uma maneira diferente de usar o mesmo produto, cabe ao pescador descobrir qual é a melhor escolha, para determinada situação :wink:
Avatar do usuário
Andre Luiz Becker
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 474
Registrado em: Qui Abr 02, 2009 9:53 am
Cidade:

Mensagem por Andre Luiz Becker » Sex Out 01, 2010 12:48 am

Fernando Maia escreveu:André e Rodrigo... ...perae!
Vou esquentar essa polemica...kkk
E os chumpos redondos pequenos?
Também podem ser usados?
Qual a grande vantagem dos Conicos sobre os demais?
Pergunto isso, aproveitando o tópico do Gabriel, pois eu uso muito pouco os rigs e estou querendo começar a utilizá-los para pegar as bocudas.
Aguardo o retorno de vocês.
Obrigado.

Fernando, o que seriam chumpos redondos pequenos :?:
Avatar do usuário
Rodrigo Lima
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5703
Registrado em: Ter Dez 12, 2006 2:22 pm
Apelido: PIG
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Lima » Sex Out 01, 2010 1:23 pm

Andre Luiz Becker escreveu:
Rodrigo Lima escreveu:
Andre Luiz Becker escreveu:Tem diferença sim, do contrário não seria necessário te-los em vários formatos diferentes.
O do tipo oliva (egg) é utilizado quando se há cascalho, pedras, vegetação... ele desliza melhor sobre as estruturas, enquanto o outro (cônico) fica trancando com mais freqüencia.




Valeu!
Fala André

Sempre li e ouvi, tanto em matérias nacionais como internacionais, que o Flórida (chumbo preso) é melhor para ser usado em vegetação, pois, com o chumbo preso a chance de enroscar é menor.... ... ele é utilizado com chumbo cônico.

Se vc diz que o oliva é pra ser usado em vegetação e o cônico tb é usado em vegetação, não vejo diferença entre os dois.
Opá, beleza Rodrigo!
Fiz a minha citação tendo como base o Texas e Carolina, onde percebo a diferença pescando no fundo, como o egg tem o formato e o peso igualmente distribuído ele oscila menos no fundo após uma parada, por exemplo o cônico quando vc dá uma paradinha e volta a recolher se houver uma estrutura na frente ele parece que imbica e tranca o egg não, por ser igual dos dois lado permanece inalterado neste sentido. Mas isto depende muito do formato, mesmo entre os cônicos eles se apresentam em várias formas diferentes, uns mais alongados, outros mais pontudos, cada marca com seu formato.
Sempre quando compro algum material ,leio antes as especificações do produto para que situação ele foi desenvolvido, no caso do egg é mencionado para a utilização em estruturas, pois ele desliza melhor sobre as mesmas. Nem por isso vou deixar de usar um cônico em meio as estruturas, porém que um foi criado para uma determinada situação e o outro para outra situação, isso foi, há diferença entre os dois, cabe ao pescador escolher qual melhor lhe convém a usar.
Colega Rodrigo, não dei minha opinião p/ contestar a sua, respeito o seu ponto de vista e no caso do Florida com recolhimento contínuo concordo com sua colocação, também leio muito a respeito do assunto sou membro de associações e fóruns nos EUA, onde cada um tem uma maneira diferente de usar o mesmo produto, cabe ao pescador descobrir qual é a melhor escolha, para determinada situação :wink:
Fala André, blz?

Eu não achei que vc contestou a minha opinião, muito pelo contrário....vc sempre justifica muito bem os seus posts e qualquer um percebe que vc é um grande conhecedor do assunto.

Eu, como aprendiz de pescador de black, só falei o que eu achava a respeito dos chumbos de acordo com o que leio, até mesmo porque nunca usei chumbo egg no flórida. Já fui direto no cônico pq sempre li e vi fotos dessa montagem com chumbo cônico, então nunca tive curiosidade de mudar.

Nos casos de carolina e split shot, eu já usei cônicos, bola e egg.... ....e o que percebi foi que o chumbo bola enrosca mais.... ...

Valeuuu

Abraço
/ct0
Avatar do usuário
Ricardo Haruo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5307
Registrado em: Qua Nov 16, 2005 5:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Haruo » Dom Out 03, 2010 8:02 pm

Tem alguns lugares aqui onde os enroscos são uma constante, perde-se um ou dois conjuntos em cada passada, então fica difícil usar um peso de tungstênio de 1/2 oz + anzol Gamakatsu 5/0 + Isca, conjunto que vai sair mais ou menos uns R$15,00, fora leader, etc. Em competições, obviamente que só uso que tiver de melhor dentro da caixa, mas em pescarias normais, não. Não tenho $$ para perder dez tungstênios por pescaria (os de 1/2 oz custam aqui no Brasil, cerca de R$10,00 cada). Então, uso chumbo mesmo, tenho usado, para o Carolina, tanto os ponta-de-bala quanto os oliva. Me parece que os oliva enroscam "muito ligeiramente" mais do que os ponta-de-bala, mas a diferença de preço compensa de longe. Os ponta-de-bala vendidos aqui são muito ruins, além de não serem encontrados em tamanhos maiores (os maiores que encontrei aqui são de 1/2, leves, pois é comum usar 1 oz no Carolina). Por isso, tenho usado os oliva sem grande problemas, de chumbo mesmo. Não notei significativa diferença na sensibilidade entre os formatos, pescando de Carolina.
Abs!
Imagem
Avatar do usuário
Gabriel H. Cassola
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6784
Registrado em: Seg Mai 15, 2006 10:27 pm
Cidade:

Mensagem por Gabriel H. Cassola » Ter Out 05, 2010 5:18 pm

Ricardo Haruo escreveu:Tem alguns lugares aqui onde os enroscos são uma constante, perde-se um ou dois conjuntos em cada passada, então fica difícil usar um peso de tungstênio de 1/2 oz + anzol Gamakatsu 5/0 + Isca, conjunto que vai sair mais ou menos uns R$15,00, fora leader, etc. Em competições, obviamente que só uso que tiver de melhor dentro da caixa, mas em pescarias normais, não. Não tenho $$ para perder dez tungstênios por pescaria (os de 1/2 oz custam aqui no Brasil, cerca de R$10,00 cada). Então, uso chumbo mesmo, tenho usado, para o Carolina, tanto os ponta-de-bala quanto os oliva. Me parece que os oliva enroscam "muito ligeiramente" mais do que os ponta-de-bala, mas a diferença de preço compensa de longe. Os ponta-de-bala vendidos aqui são muito ruins, além de não serem encontrados em tamanhos maiores (os maiores que encontrei aqui são de 1/2, leves, pois é comum usar 1 oz no Carolina). Por isso, tenho usado os oliva sem grande problemas, de chumbo mesmo. Não notei significativa diferença na sensibilidade entre os formatos, pescando de Carolina.
Abs!
Bacana Haru, na nossa pescaria eu notei mesmo que tu usava um chumbo oliva no Carolina.

Mas, e quanto ao Texas ?
Avatar do usuário
Jimy Nakaoka
ANZOL DE OURO
Mensagens: 819
Registrado em: Sex Jul 10, 2009 6:20 am
Cidade:

Mensagem por Jimy Nakaoka » Dom Out 31, 2010 11:24 am

Olá Gabriel no Texas e Florida uso os cônicos pois:
1) Na minha opinião enroscam menos.
2) Na caída da isca a apresentação da isca é melhor ( as vezes o peixe come mais na caída e também no momento em que a isca atinge o fundo).
3) No trabalho de recolhimento contínuo (tipo maki-maki) o nado da minhoca fica melhor.

No carolina há alguns anos deixei de usar tanto cônicos e oliva e uso sinkers em formato cilindrico (mais compridos e finos) pois na minha opinião enrroscam bem menos (muito menos) e oscilam menos no ZURUBIKI ( arrastar a isca no fundo).

Essa é minha opinião, posso não estar certo mas assim é que fui aprendendo e me adaptando com o tempo.

Um abraço,
B A N Z A I C R A F T
Imagem
Avatar do usuário
Fernando Maia
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9777
Registrado em: Seg Nov 03, 2008 2:06 pm
Cidade:

Mensagem por Fernando Maia » Dom Out 31, 2010 7:31 pm

Andre Luiz Becker escreveu:
Fernando Maia escreveu:André e Rodrigo... ...perae!
Vou esquentar essa polemica...kkk
E os chumpos redondos pequenos?
Também podem ser usados?
Qual a grande vantagem dos Conicos sobre os demais?
Pergunto isso, aproveitando o tópico do Gabriel, pois eu uso muito pouco os rigs e estou querendo começar a utilizá-los para pegar as bocudas.
Aguardo o retorno de vocês.
Obrigado.

Fernando, o que seriam chumpos redondos pequenos :?:
Chumbos redondos normais, tipo os usados na pesca de Piaparas só que pequenos.
Imaginei isso pois conforme foi dito acima há situaçoes onde se substitue os ponta de bala por oliva.
Avatar do usuário
Andre Luiz Becker
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 474
Registrado em: Qui Abr 02, 2009 9:53 am
Cidade:

Mensagem por Andre Luiz Becker » Ter Nov 02, 2010 6:47 pm

Fernando Maia escreveu:
Andre Luiz Becker escreveu:
Fernando Maia escreveu:André e Rodrigo... ...perae!
Vou esquentar essa polemica...kkk
E os chumpos redondos pequenos?
Também podem ser usados?
Qual a grande vantagem dos Conicos sobre os demais?
Pergunto isso, aproveitando o tópico do Gabriel, pois eu uso muito pouco os rigs e estou querendo começar a utilizá-los para pegar as bocudas.
Aguardo o retorno de vocês.
Obrigado.

Fernando, o que seriam chumpos redondos pequenos :?:
Chumbos redondos normais, tipo os usados na pesca de Piaparas só que pequenos.
Imaginei isso pois conforme foi dito acima há situaçoes onde se substitue os ponta de bala por oliva.
Blz Fernando!
Claro que pode ser usado, o que vai diferenciar um do outro é o desempenho, aí vai da opnião de cada um, p/ vc que está iniciando com softs sugiro que; no mesmo local vc use primeiro o de um modelo e depois o do outro e faça uma avaliação do desempenho de cada um, já fiz muito isso, quando não estou tendo ação na pescaria começo a avaliar o desempenho do material, treinar a sensibilidade e etc.... ... quando está batendo peixe vc sabe como que é time que está ganhando não se mexe :lol:


abs


André
Responder

Voltar para “- BLACK BASS -”