Discutindo o equipamento - conjuntos vara+carretilha+linha

Criamos este fórum especialmente para falar de um peixe que é uma das grandes paixões dos pescadores esportivos e em especial da Caterva. Coloquem aqui tudo sobre a pesca deste "bocudo".
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Discutindo o equipamento - conjuntos vara+carretilha+linha

Mensagem por Beto Akamine » Sex Mar 05, 2010 5:20 pm

Boa tarde pescadores

Gostaria da opinião dos colegas sobre os equipamentos que vocês tem levado em suas pescarias de bass.

Nos últimos anos, em especial em virtude do advento das linhas de multifilamento e fluorocarbon, os equipamentos foram sofrendo modificações significativas. Alguns preceitos continuaram os mesmos, mas muita coisa virou de cabeça para baixo.

Vou citar os equipamentos que tenho usado e gostaria que vocês colocassem os que tem usado e, se possível, o porquê de estarem utilizando aquele determinado conjunto.

Por favor, fiquem à vontade para criticar o opinar sobre os conjuntos que montei. A idéia é exatamente esta, ver o que posso estar fazendo de errado e tentar melhorar.

Vamos lá:

1) ultralight - Daiwa Tornado 6´ e 6lbs ação média, molinete Symetre 750 com nylon fluorocoating de 4lbs - estou pensando em tirar a linha fluorocoating e colocar um nylon macio de 4lbs, pois com in-line spinners ele tende a torcer muito a linha;

2) iscas plásticas com rigagens mais leves - StCroix Legend 6´3 e 8lbs ação média rápida, molinete Daiwa Presso, fluorcarbon 4lbs - ainda hoje me preocupa usar linha de 4lbs, pois a reação é dar pancada na fisgada, ao invés de promover uma fisgada progressiva. Mas estou me disciplinando aos poucos.. rs (midosto, AD, Neko, downshotzinho, wackyzinho, tubes)

3) iscas plásticas com rigagens médias - Lamiglass IM6 6´3 e 10lbs ação média rápida, carretilha Daiwa Pixy, fluorocarbon 6lbs - a tralha que mais uso durante o dia, junno com o #2 (texinha, downshot, jig wacky mais pesadinho, wackyzão)

4) iscas plásticas com rigagens pesadas - StCroix SCIII 6´3 e 15lbs ação média, carretilha Daiwa Alphas, fluorocarbon 10lbs - equipamento pros peixes afundados (texão e carolinão com minhocão.. tudo "ão")

5) crankbait, spinnerbait, swimbaits e rubber jigs - não tenho uma vara apropriada ainda, por isso tenho usado uma TD Daiwa Interline 6´3 e 20lbs ação média, carretilha Calcutta150, fluorocarbon 12lbs - experimentei com multi 30lbs, depois multi 20lbs, depois mono, mas me pareceu que o FC foi o que mais se adequou em termos de sensibilidade;

6) plugues em geral - Intergreen Hercules 5´4 e 14lbs ação média rápida, Scorpion1000, nylon 10lbs - principalmente na primavera e verão, com o bass atacando na superfície ou na meia água. Também é usado nas traíras.

Tenho feito variações com outros equipamentos que possuo, mas é basicamente isso.

O que os amigos acham? O que pode ser mudado? O que, na opinião de vocês, não está adequado?

(depois estava pensando em criar um tópico parecido para discutirmos iscas plásticas x situações de pesca x rigagens)

Abraços e bom final de semana

Beto Akamine
Editado pela última vez por Beto Akamine em Sáb Mar 06, 2010 1:57 pm, em um total de 2 vezes.
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Caue Costa Hueso
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1504
Registrado em: Ter Jul 26, 2005 12:47 pm
Cidade:

Mensagem por Caue Costa Hueso » Sex Mar 05, 2010 5:27 pm

Betooo

me fala mais da Lamiglass IM6 6´6 e 10lbs ação média rápida, ela eh 6'6"????

tem foto dela ae????
"Aprendemos a nadar como peixes e voar como pássaros, mas não a conviver como irmãos"
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Sáb Mar 06, 2010 1:55 pm

Fala, Caue

Essa varinha o Jansen montou para mim. Ela poderia ser montada até 7´e eu pedi que ela ficasse com 6´3 (coloquei errado que era 6´6..rs). A montagem ficou assim:

- blank Lamiglass IM6 (mais lenta) - 6´3 e 10lbs
- modelo para carretilha com reel seat Fuji ACS
- passadores Fuji em alconite de pata curta (fica mais próxima ao blank) em montagem New Concept;
- ponteira Fuji SiC;
- butt capp Fuji com sistema de peso regulável para balanceamento da vara

Em termo de aparência, a varinha está igual às que o Jansen já postou fotos no tópico dos customizadores varas. Foram esse pequenos detalhes (butt capp regulável, blank em IM6, etc) que não aparecem muito na foto, que eu acredito que fazem a diferença para uma vara 100% ao seu gosto.

Vou ver se acho o link do Jansen e coloco para você. Depois tento providenciar umas fotos dos conjuntos e posto aqui.

Abração

Beto Akamine
Caue Costa Hueso escreveu:Betooo

me fala mais da Lamiglass IM6 6´6 e 10lbs ação média rápida, ela eh 6'6"????

tem foto dela ae????
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Sáb Mar 06, 2010 2:04 pm

Caue, é basicamente essa vara abaixo...

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=31774

As diferenças:
- o cabo eu pedi para montar em cortiça e inteiriça (sem bipartição);
- o resto é praticamente igual, inclusive o reel seat (ACS) e a ausência do foregrip (permitindo que o dedo fique em contato com o blank durante o trabalho da isca, melhorando a sensibilidade)

Abs

Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Caue Costa Hueso
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1504
Registrado em: Ter Jul 26, 2005 12:47 pm
Cidade:

Mensagem por Caue Costa Hueso » Sáb Mar 06, 2010 2:47 pm

Beto Akamine escreveu:Caue, é basicamente essa vara abaixo...

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=31774

As diferenças:
- o cabo eu pedi para montar em cortiça e inteiriça (sem bipartição);
- o resto é praticamente igual, inclusive o reel seat (ACS) e a ausência do foregrip (permitindo que o dedo fique em contato com o blank durante o trabalho da isca, melhorando a sensibilidade)

Abs

Beto Akamine

fenomenal betooooo

cara eu curto varas de pouca libragem mas eh dificil achar de tamanho maior, tipo 6'6 ou ateh 7'!!! qto vc pagou nessa varinha? ficou irada viu.... ...

ta de parabens

abss
"Aprendemos a nadar como peixes e voar como pássaros, mas não a conviver como irmãos"
Avatar do usuário
Bruno Pereira Müller
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 332
Registrado em: Sex Out 17, 2008 4:09 am
Cidade:

Mensagem por Bruno Pereira Müller » Qua Mar 10, 2010 12:16 pm

Acho que esta tudo perfeito, só falta uma fiberglass pra uso com crank/spinnerbait no mais seu equipamento ta "na medida" no meu ver...

abraço.
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Qua Mar 10, 2010 1:25 pm

Bruno Pereira Müller escreveu:Acho que esta tudo perfeito, só falta uma fiberglass pra uso com crank/spinnerbait no mais seu equipamento ta "na medida" no meu ver...

abraço.
Ah, Brunão, estou namorando uma de Fiberglass faz tempo.. só não peguei ainda porque a grana está meio curta e porque ela é muito específica para uso com crankbait para bass... mas.. no futuro...

Abração
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Bruno Pereira Müller
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 332
Registrado em: Sex Out 17, 2008 4:09 am
Cidade:

Mensagem por Bruno Pereira Müller » Qua Mar 10, 2010 1:59 pm

Pois é Beto, eu nunca pesquei com uma Fiberglass (realmente muito especifica), o seus beneficios sei apenas por leitura. Mas realmente é pesado desembolsar cerca de 1000 reais em uma fiberglass (tirando a carreta de perfil redondo e recolimento + lento) é uma "tecnica" cara.

abraço.
Avatar do usuário
Ricardo Haruo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5307
Registrado em: Qua Nov 16, 2005 5:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Haruo » Qua Mar 10, 2010 2:27 pm

Akamine-san
A minha Tornado 6 lbs é 5'9". Você tem uma 6'?
Usei multi Rapala Thermic Braid 0,13mm, uma mono japonesa que não lembro a marca, Raiglon, Laiglon finas... mas nenhuma linha se comparou à Sumax Flex Strong (douradinha) 0,20 mm. A resistência à tração, à abrasão e o poder de arremesso daquela linha me surpreenderam. Uso para pesca UL de tilápias, lambaris, saicangas e afins... (deixei uma saiganca monstra escapar ao lado do barco há umas três semanas no Capivari, rs...).
Meus dois conjuntos UL são:
1- Vara Tornado + Molinete Nasci 1000 S + mono Sumax para plugs tipo polaquinha, big O pequena, iscas UL da Rebel, etc.
2- Vara UL by Jansen 6'6" (http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=44182) + Molinete Saros 1000 + mono Sumax para french spinners entre 1/24 oz e 1/8 oz.
Minhas impressões:
Na Tornado, um molinete de tamanho padrão Shimano 1000 proporciona arremessos mais longos do que um 750, com a linha que utilizo.
A vara by Jansen, talvez por seu comprimento, superou a Tornado em arremessos longos e poder de tração do peixe, porém, em arremessos frontais, tipo flipping (com molinete mesmo), a Tornado, talvez por seu comprimento, facilitou a precisão e a trajetória baixa das iscas, quando eu buscava as tilápias debaixo das galhadas de fruteiras do Capivari.
Notei diferença no poder de arremesso dos antigo Nasci pro novo Saros, talvez por causa do sistema que a Shimano chama de Propulsion Line Management Sistem (http://fish.shimano.com/publish/content ... lsion.html), que tem vindo em toda a nova linha de molinetes da Shimano, pareceu realmente eficaz.
Concordo que linhas fluorcoating são mais duras e propensas a torcer, prefiro linhas macias para a pesca UL. Mas acho que uma 4 lbs é muito fina, talvez por que minha pesca UL seja mais direcionada para tilápias não tão pequenas (na verdade menores do que eu gostaria, mas maiores que que lambaris em geral, rsrsrs) ou por falta de confiança no meu taco, hehehe.
Vamos trocando idéias, depois comento sobre seus outros equipos e pedirei a opinião dos colegas sobre os meus também.
Abraço!
Imagem
Avatar do usuário
Tardeli
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5628
Registrado em: Qui Nov 24, 2005 3:47 pm
Cidade:

Mensagem por Tardeli » Qua Mar 10, 2010 3:17 pm

Vamos lá:

Uso varas de 6'4" à 7".
Sempre linha 100% Fluor. A que mais uso é a Sunline Shooter.

Molinete Daiwa 2506, Linha Fluor 4lbs, Vara de 3-8lbs / Ação Moderada / Iscas max. 2g - Neko, Han-han, Jig-Wacky, Midosto, AD (Normalmente levo mais um conjunto com quase as mesmas especificações para montar 2 rigs desses).

Molinete Daiwa 2506, Linha Flour 6lbs, Vara de 4-12lbs / Ação Moderada / Iscas max. 5g - Down Shot, Split Shot

Molinete Daiwa 2506, Linha Fluor 6lbs, Vara de 5-14lbs / Ação Rápida / Iscas max 7g - Jig Head, Wacky c/ Senko ou No-sink com Senko, Spin Move

Carretilha, Linha Fluor 7lbs, Vara de 5-16lbs / Ação Moderada / Iscas max 7g - Down Shot, Jig Head, Jarkbaits, Texinha, Floridinha

Carretilha, Linha Fluor 10lbs, Vara de 8-20lbs / Ação Rápida / Iscas max 10g - Texas, Carolina

Carretilha, Linha Fluor 12lbs, Vara de 10-25lbs / Ação Rápida / Iscas max 14g - Rubberjig

Carretilha, Linha Fluor 10lbs, Vara (Fiberglass) de 8-22lbs Ação Moderada-lenta - Crank, Spinnerbait, Vibration

Acho que é mais ou menos isso.
Abs

Tardeli
Avatar do usuário
Tardeli
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5628
Registrado em: Qui Nov 24, 2005 3:47 pm
Cidade:

Re: Discutindo o equipamento - conjuntos vara+carretilha+lin

Mensagem por Tardeli » Qua Mar 10, 2010 3:27 pm

Beto, lá vai meus pitacos, já que pediu a opinião...rs
Beto Akamine escreveu:2) iscas plásticas com rigagens mais leves - StCroix Legend 6´3 e 8lbs ação média rápida, molinete Daiwa Presso, fluorcarbon 4lbs - ainda hoje me preocupa usar linha de 4lbs, pois a reação é dar pancada na fisgada, ao invés de promover uma fisgada progressiva. Mas estou me disciplinando aos poucos.. rs (midosto, AD, Neko, downshotzinho, wackyzinho, tubes)
Downshot e tubes fica meio complicado de usar em linhas 4lbs. Como você mesmo comentou, é necessário uma fisgada maior para que o anzol possa furar a minhoca. Uma outra vara com linha 6lbs já resolve. No caso das outras montagens, como o anzol fica exposto, apenas a tensionada na linha ja é sufuciente.
Beto Akamine escreveu:4) iscas plásticas com rigagens pesadas - StCroix SCIII 6´3 e 15lbs ação média, carretilha Daiwa Alphas, fluorocarbon 10lbs - equipamento pros peixes afundados (texão e carolinão com minhocão.. tudo "ão")
Cuidado só com a libragem da vara. Por se americana é mais dura um pouco, mas acho 15lbs pouco.
Beto Akamine escreveu:5) crankbait, spinnerbait, swimbaits e rubber jigs - não tenho uma vara apropriada ainda, por isso tenho usado uma TD Daiwa Interline 6´3 e 20lbs ação média, carretilha Calcutta150, fluorocarbon 12lbs - experimentei com multi 30lbs, depois multi 20lbs, depois mono, mas me pareceu que o FC foi o que mais se adequou em termos de sensibilidade;
Aqui eu usaria 2 varas. Uma de ação moderada (se for de Glass melhor) para Crank, Spinner e outra para Rubberjig de ação x-fast.
Abs

Tardeli
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Qua Mar 10, 2010 6:23 pm

Bruno Pereira Müller escreveu:Pois é Beto, eu nunca pesquei com uma Fiberglass (realmente muito especifica), o seus beneficios sei apenas por leitura. Mas realmente é pesado desembolsar cerca de 1000 reais em uma fiberglass (tirando a carreta de perfil redondo e recolimento + lento) é uma "tecnica" cara.

abraço.
rs.. estou até agora namorando uma Major Craft de fiberglass que o Luchezi tá vendendo.. rs.. o preço tá bom.. 500ão.. mas tenho que segurar a grana para a viagem de final de ano... o esquema de pescaria lá é caro, mas eu tenho que pegar um big bass na vida.. rs..
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Qua Mar 10, 2010 6:31 pm

Grande Haruo-san

Opa, sumimasen, é verdade! A Tornadinho é 5´9.. rs..

Fiquei curioso de ver essa linha da Sumax. Ainda estou na caça de uma mono com essas características que você falou. Vou dar uma procurada.. quem tem ela aí em Ctba? Edy, Romeu, Giovani..?

Showzinho de vara essa do Jansen! Quando eu esse tópico na 1a vez eu quase falei para ele montar uma pra mim, mas eu estava priorizando outro tipo de equipamento e acabei montando uma de 10lbs para carretilha. Agora você me assanhou as lombrigas de novo.. rs

Quanto aos molinetes, fiz o teste do Symetre 750, do Daiwa Presso e do Saros 1000 na Tornadinho e o que apresentou melhor desempenho foi o Presso, seguido do Saros e por último o Symetre. Sua impressão está correta, parece que um molinete um pouco maior faz a varinha soltar mais a linha. Mas ainda estou usando o 750 por causa do pouco peso. Quem sabe com a mono da Sumax ele deslanche um pouquinho mais. A fluorocoating 4lbs da P-Line que estou usando vai legal, exceto para iscas giratórias (colheres e spinners). Acho que uma boa mono vai ser a solução mágica.

Onegaishimasu, se puder dar uns pitacos nas minhas montagens, eu agradeço.

Abração

Beto Akamine


Ricardo Haruo escreveu:Akamine-san
A minha Tornado 6 lbs é 5'9". Você tem uma 6'?
Usei multi Rapala Thermic Braid 0,13mm, uma mono japonesa que não lembro a marca, Raiglon, Laiglon finas... mas nenhuma linha se comparou à Sumax Flex Strong (douradinha) 0,20 mm. A resistência à tração, à abrasão e o poder de arremesso daquela linha me surpreenderam. Uso para pesca UL de tilápias, lambaris, saicangas e afins... (deixei uma saiganca monstra escapar ao lado do barco há umas três semanas no Capivari, rs...).
Meus dois conjuntos UL são:
1- Vara Tornado + Molinete Nasci 1000 S + mono Sumax para plugs tipo polaquinha, big O pequena, iscas UL da Rebel, etc.
2- Vara UL by Jansen 6'6" (http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=44182) + Molinete Saros 1000 + mono Sumax para french spinners entre 1/24 oz e 1/8 oz.
Minhas impressões:
Na Tornado, um molinete de tamanho padrão Shimano 1000 proporciona arremessos mais longos do que um 750, com a linha que utilizo.
A vara by Jansen, talvez por seu comprimento, superou a Tornado em arremessos longos e poder de tração do peixe, porém, em arremessos frontais, tipo flipping (com molinete mesmo), a Tornado, talvez por seu comprimento, facilitou a precisão e a trajetória baixa das iscas, quando eu buscava as tilápias debaixo das galhadas de fruteiras do Capivari.
Notei diferença no poder de arremesso dos antigo Nasci pro novo Saros, talvez por causa do sistema que a Shimano chama de Propulsion Line Management Sistem (http://fish.shimano.com/publish/content ... lsion.html), que tem vindo em toda a nova linha de molinetes da Shimano, pareceu realmente eficaz.
Concordo que linhas fluorcoating são mais duras e propensas a torcer, prefiro linhas macias para a pesca UL. Mas acho que uma 4 lbs é muito fina, talvez por que minha pesca UL seja mais direcionada para tilápias não tão pequenas (na verdade menores do que eu gostaria, mas maiores que que lambaris em geral, rsrsrs) ou por falta de confiança no meu taco, hehehe.
Vamos trocando idéias, depois comento sobre seus outros equipos e pedirei a opinião dos colegas sobre os meus também.
Abraço!
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Re: Discutindo o equipamento - conjuntos vara+carretilha+lin

Mensagem por Beto Akamine » Qua Mar 10, 2010 6:45 pm

Grande Tardeli, grato pelos pitacos! Era isso mesmo que eu estava procurando. Vamos às réplicas (e depois quero suas tréplicas.. rs)
Tardeli escreveu:Beto, lá vai meus pitacos, já que pediu a opinião...rs
Beto Akamine escreveu:2) iscas plásticas com rigagens mais leves - StCroix Legend 6´3 e 8lbs ação média rápida, molinete Daiwa Presso, fluorcarbon 4lbs - ainda hoje me preocupa usar linha de 4lbs, pois a reação é dar pancada na fisgada, ao invés de promover uma fisgada progressiva. Mas estou me disciplinando aos poucos.. rs (midosto, AD, Neko, downshotzinho, wackyzinho, tubes)
Downshot e tubes fica meio complicado de usar em linhas 4lbs. Como você mesmo comentou, é necessário uma fisgada maior para que o anzol possa furar a minhoca. Uma outra vara com linha 6lbs já resolve. No caso das outras montagens, como o anzol fica exposto, apenas a tensionada na linha ja é sufuciente.

Bom você falar. Acho que vou passar as montagens de anzol protegido (down shot, under shot, tube, etc) para o plano B, que seria uma BassOne 12lbs 6´6 remontada (troca por alconite, ponteira SiC e sistema de butt cap com balanceamento) e Biomaster 3000Mg com fluorocarbon 6lbs BMS FC Snipper. Sinto bem mais segurança para dar uma fisgada mais agressiva, embora prejudique o peso final do conjunto.
Beto Akamine escreveu:4) iscas plásticas com rigagens pesadas - StCroix SCIII 6´3 e 15lbs ação média, carretilha Daiwa Alphas, fluorocarbon 10lbs - equipamento pros peixes afundados (texão e carolinão com minhocão.. tudo "ão")
Cuidado só com a libragem da vara. Por se americana é mais dura um pouco, mas acho 15lbs pouco.

Acho que essa StCroix aguenta, pois ela tem ação média e uma resistência acima da média. Para ter idéia, o casting dela é até 3/4oz e já sentei o braço mesmo usando rigagens pesadas e ela nem titubeou. O plano B é uma varinha 5´9 e 17lbs Titanium by Dico que eu usava antes dessa StCroix, mas que eu acho rápida demais. Vou montar as duas varas e fazer uns testes de fisgada para sentir na prática como fica no comparativo lado a lado (os vizinhos já estão se acostumando a ver um japonês doido no jardim fisgando peixes invisíveis no gramado..rs)
Beto Akamine escreveu:5) crankbait, spinnerbait, swimbaits e rubber jigs - não tenho uma vara apropriada ainda, por isso tenho usado uma TD Daiwa Interline 6´3 e 20lbs ação média, carretilha Calcutta150, fluorocarbon 12lbs - experimentei com multi 30lbs, depois multi 20lbs, depois mono, mas me pareceu que o FC foi o que mais se adequou em termos de sensibilidade;
Aqui eu usaria 2 varas. Uma de ação moderada (se for de Glass melhor) para Crank, Spinner e outra para Rubberjig de ação x-fast.
Opa, então casou! Vou colocar a Titanium que é x-fast para os rubberjigs e deixo a moderada interline para os cranks e spinners, pelo menos até eu investir em uma de fiber de verdade. rs. Para os rubber você acha que uma Zillion com fluor de 10lbs casa? 12lbs? 15lbs talvez? Faz décadas (literalmente) que eu não pesco de rubber jig. Antes eu usava uma Abu Procaster 30lbs e 7´6 e monofilamento Damyl2000 para fazer flipping em vertical jig. Na fisgada o peixe quase pulava pra dentro do barco!! rs.... mas era o equipamento padrão na época..

Valeu, parceiro!

Abs

Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Qua Mar 10, 2010 6:56 pm

Tardeli escreveu:Vamos lá:

Uso varas de 6'4" à 7".
Sempre linha 100% Fluor. A que mais uso é a Sunline Shooter.

eu também tenho trocado tudo por fluor ultimamente. A diferença de sensibilidade é absurda. As multi estão ficando todas encostadas. Até para crank e spinnerbait que eu gostava de usar mono macio, estou preferindo o uso de um fluor de maior libragem.

Molinete Daiwa 2506, Linha Fluor 4lbs, Vara de 3-8lbs / Ação Moderada / Iscas max. 2g - Neko, Han-han, Jig-Wacky, Midosto, AD (Normalmente levo mais um conjunto com quase as mesmas especificações para montar 2 rigs desses).

Molinete Daiwa 2506, Linha Flour 6lbs, Vara de 4-12lbs / Ação Moderada / Iscas max. 5g - Down Shot, Split Shot

Molinete Daiwa 2506, Linha Fluor 6lbs, Vara de 5-14lbs / Ação Rápida / Iscas max 7g - Jig Head, Wacky c/ Senko ou No-sink com Senko, Spin Move

Carretilha, Linha Fluor 7lbs, Vara de 5-16lbs / Ação Moderada / Iscas max 7g - Down Shot, Jig Head, Jarkbaits, Texinha, Floridinha

Carretilha, Linha Fluor 10lbs, Vara de 8-20lbs / Ação Rápida / Iscas max 10g - Texas, Carolina

Carretilha, Linha Fluor 12lbs, Vara de 10-25lbs / Ação Rápida / Iscas max 14g - Rubberjig

25lbs? Precisa de tudo isso? Tá certo que a cacetada na pescaria vertical em flipping é grande, mas.. eu usava coisa tão pesada assim nos primordios da pesca de bass, quando as varas de 96% graphite era lançamento e o povo nem sabia o que era IM6 ainda.. rs

Carretilha, Linha Fluor 10lbs, Vara (Fiberglass) de 8-22lbs Ação Moderada-lenta - Crank, Spinnerbait, Vibration

To namorando uma de fiber de 16lbs com 3/4oz de casting.. será que vai legal?

Acho que é mais ou menos isso.
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Tardeli
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5628
Registrado em: Qui Nov 24, 2005 3:47 pm
Cidade:

Re: Discutindo o equipamento - conjuntos vara+carretilha+lin

Mensagem por Tardeli » Qua Mar 10, 2010 7:17 pm

Beto Akamine escreveu:Bom você falar. Acho que vou passar as montagens de anzol protegido (down shot, under shot, tube, etc) para o plano B, que seria uma BassOne 12lbs 6´6 remontada (troca por alconite, ponteira SiC e sistema de butt cap com balanceamento) e Biomaster 3000Mg com fluorocarbon 6lbs BMS FC Snipper. Sinto bem mais segurança para dar uma fisgada mais agressiva, embora prejudique o peso final do conjunto.
Assim fica perfeito.

Beto Akamine escreveu:Opa, então casou! Vou colocar a Titanium que é x-fast para os rubberjigs e deixo a moderada interline para os cranks e spinners, pelo menos até eu investir em uma de fiber de verdade. rs. Para os rubber você acha que uma Zillion com fluor de 10lbs casa? 12lbs? 15lbs talvez? Faz décadas (literalmente) que eu não pesco de rubber jig. Antes eu usava uma Abu Procaster 30lbs e 7´6 e monofilamento Damyl2000 para fazer flipping em vertical jig. Na fisgada o peixe quase pulava pra dentro do barco!! rs.... mas era o equipamento padrão na época..
Cara, a cacetada para fisgar o bass no rubber é violenta mesmo. Acho que uma vara de 17 ou 20lbs americana da conta. Desde que seja x-fast. A minha é japonesa, talvez por isso as 25lbs. Linha de 12lbs ta bom.

Não compre vara de Glass com menos de 20lbs, elas são moles demais. Essas de libragens menores, são usadas para plugs no japão, não para cranks. A melhor indicação, na minha opinião é a Megabass Tomahawk V-Flat (antiga) ou uma Megabass Tomahawk Phobos (mais nova).
Abs

Tardeli
Avatar do usuário
Bruno Pereira Müller
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 332
Registrado em: Sex Out 17, 2008 4:09 am
Cidade:

Mensagem por Bruno Pereira Müller » Qua Mar 10, 2010 7:39 pm

eu juntando dinheiro aki pra comprar uma Fiberglass de 16lb no maximo....sorte que o tardelli veio pra dar essa dica importante que no minimo 20lb.
Responder

Voltar para “- BLACK BASS -”