MATERIA - SENKO SECRETS - em ingles

Criamos este fórum especialmente para falar de um peixe que é uma das grandes paixões dos pescadores esportivos e em especial da Caterva. Coloquem aqui tudo sobre a pesca deste "bocudo".
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

MATERIA - SENKO SECRETS - em ingles

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Sex Ago 19, 2005 3:43 pm

Imagem
By Steve Price

link: http://yamamoto.baits.com/insideline/20 ... 08-00.html

July/August 2000

Imagem
It's Friday, November 5, 1999, the second day of the Missouri BASSMASTER Invitational, and Lake of the Ozarks is playing tough. Only 12 five-bass limits were brought to the scales by 283 fishermen the previous day, and today is looking worse. By day's end, only six limits will be recorded.

The only angler not complaining is Gary Yamamoto, whose 18-pound catch for the day seems surreal under the circumstances. By the end of tomorrow's weigh-in, it will actually be more than half of what the tournament winner brings in during all three days.

The secret? A seven-inch Senko, pitched to main channel points and docks -- "Places that don't look very good, so other fishermen pass them up," says Yamamoto -- and simply letting the lure fall to the bottom. The bass, as Yamamoto says, just can't resist such an easy meal.

Of all the soft plastic lures available to bass fishermen today, the Senko ranks as not only one of the most unusual, but also as one of the most underrated. Originally conceived as a soft jerkbait, the lure turned out to be much more versatile -- and effective.

"I was fishing a tournament in Florida seven or eight years ago when the soft Slug-Go type jerkbaits were extremely popular," explains Yamamoto, "so I started studying those lures and trying to figure out how to improve them.

"For some reason, I just couldn't get a design that I really liked and which performed the way I wanted. I was drawing lure designs with the ballpoint Bic pen I had in my pocket, and when I looked at the pen, I decided that was the design I wanted, round, but slightly tapered at one end and blunt at the other. The original Senko was molded from a Bic ballpoint pen. We added the little rings later."

If the design was a stroke of luck, the resulting action was a total accident, admits Yamamoto. Instead of falling vertically, a Senko falls horizontally when rigged weightless, and actually quivers like a live earthworm. A slight jerk of the rod sends the lure darting up, down, and sideways in a totally unpredictable motion. Even when a light weight is added, the lure still glides, rather than plummets, to the bottom. This natural, built-in action, accidental or not, is what gives any angler using the lure a wide choice of presentations. Here are some that Yamamoto uses in his tournament competition:

Shaking

Imagem

"Shaking is a good technique when you're fishing standing timber as well as steeper bluffs," explains Yamamoto. "I like to use either a 3/16 or 1/4-ounce screw-in sinker and 14 to 20 pound test Sugoi fluorocarbon line, pitch to the target and let the Senko fall straight to the bottom. "Then, you can just start shaking your rod tip, which will cause the Senko to jump one to two feet above the bottom. When you stop shaking, the lure simply glides back down. I don't think it matters how much you raise the Senko off the bottom; just the fact you're moving it is what's important."

Weightless

Imagem

"Normally, I prefer to fish a Senko weightless," explains Yamamoto. "I believe this is the most effective way to fish the lure, because of its horizontal fall. When I'm fishing it this way, I try to create a lot of falls, which is to say I pick it up and let it fall several times before I reel it in.

"This is a year-round technique, and you can modify it to suit the mood of the fish. Instead of picking the lure up, you can jerk it. Or, for suspended bass, you can simply let the lure fall and drift with the current or the breeze. I think the best hook to use when you're fishing the Senko weightless is the owner Rig 'n Hook; with it, the lure is completely weedless and can be fished practically anywhere."

Wacky Worming

"Although a weightless Senko is an excellent bedding bass technique, some anglers prefer to use what is commonly known as the Wacky Worm technique," explains the Texas-based pro. "With this, you simply hook a Senko right through the middle with the hook exposed and fish it weightless.

"With the hook in the middle, both ends of the worm seem to have increased action when you shake your rod tip. I think this works best when you can actually pitch or crawl the lure right into the bedding area. Some people insert a small weight, like a piece of nail, in one end of the worm to give it some casting weight, but there is no weight on the line. This is usually a pretty light line technique for clear water, and it can be deadly."

Carolina Rigging

"I personally do not do a lot of Carolina rigging of any type, but I do know the Senko is used this way," continues Yamamoto. "It can be rigged weedless with either the Owner Rig 'n Hook or the straight shank Gamakatsu hook, and with a short leader for shallow water or a longer leader in deeper water.

"One of the techniques we're seeing more and more in professional tournaments is shallow water Carolina rigging with light lines and very light 3/16-ounce sinkers. With a 12-inch leader, you can cast this pretty accurately; I've seen a lot of fishermen working boat docks this way with a four-inch Senko.

"A Mojo rig is basically a down-scaled Carolina or split shot rig, using a light, elongated sinker. It was designed for small plastic lures, and a four-inch Senko works well with it. One of the best presentations I've seen is simply to cast toward the shallow end of a point and just slowly crawl the Senko out to deeper water, raising your rod tip occasionally to lift the lure off the bottom so it can glide back down."

Drop-Shot Rigs

"One of the really effective ways to fish a Senko for inactive bass holding near the bottom is with a drop-shot," Yamamoto points out. "This is basically a vertical presentation in which the sinker sits on the bottom while the Senko sits anywhere from 6 to 18 inches up the line above it.

"Just tie on your hook with a Palomar knot at whichever height you want it, and then tie on a sinker so it's at the end of your line. The Senko will stand nearly straight out when put on the hook; all you have to do is drop this rig down, let the sinker hit bottom, and gently start shaking.

"You can actually "walk" a drop-shot Senko across the bottom, too. With a short pitch or cast, let the lure sink, then move it along, simply by raising your rod tip. You can walk it slowly by crawling the sinker across the bottom, or even hop it the way you would a jig. Either way, the Senko is quivering and shaking there just above the bottom."

These are just a few of the techniques anglers are using now to fish Senkos. Professional anglers, and casual anglers alike, from Clear Lake in California to Lake Fork in Texas, and even to the St. Johns River in Florida and Lake Champlain in Vermont, are discovering the Senko's versatility, so new techniques are sure to be added. That's especially true at Lake of the Ozarks in Missouri, where, thanks to Yamamoto's remarkable catch, the lure is now an accepted part of the arsenal when the lake plays tough.

Imagem

Imagem
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Felipe Serra
CALOURO
Mensagens: 45
Registrado em: Sex Set 30, 2005 3:22 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Felipe Serra » Sex Out 14, 2005 1:28 pm

Muito interessante essa matéria....explicações precisas pelo criador, não podemos conseguir melhor do que isso.
Abraço...
Avatar do usuário
nilson pesca
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3243
Registrado em: Qua Mai 11, 2005 4:14 pm
Cidade:
Contato:

eeeee

Mensagem por nilson pesca » Sex Out 14, 2005 1:45 pm

Melhor se fosse em português, aqui se fala português, :wink:
Avatar do usuário
Felipe Serra
CALOURO
Mensagens: 45
Registrado em: Sex Set 30, 2005 3:22 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Felipe Serra » Ter Nov 01, 2005 3:58 pm

É, mas aí tem que se queixar com quem colocou a matéria...heheheheheh
Abraço...
Avatar do usuário
Fabian Bara Cardoso
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1888
Registrado em: Ter Jan 25, 2005 8:57 pm
Cidade:

Mensagem por Fabian Bara Cardoso » Ter Nov 01, 2005 4:01 pm

SHOW ZECA VICIEI NESSAS MINHOCAS, SÃO DUCA!!
PESCAR É ÓTIMO, AINDA MAIS NO MEIO DA SEMANA!!!
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Set 19, 2006 2:14 pm

Serra escreveu:Muito interessante essa matéria....explicações precisas pelo criador, não podemos conseguir melhor do que isso.
Olá Felipe Serra,

Sejas bem vindo ao nosso convívio ... Espero que te sintas em casa e entre Amigos ... Faça de nosso espaço a tua querência, vivente ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Re: eeeee

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Ter Set 19, 2006 5:46 pm

nilson pesca escreveu:Melhor se fosse em português, aqui se fala português, :wink:
Nem sempre Nilson... Estamos na internet e infelizmente conteúdo de qualidade está surgindo agora em portugues. Eu leio perfeitamente o texto, mas não sou uma boa pessoa pra traduzir, seria bom alguem que tem mais condicao que pra fazer isto pra gente.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Fabio Santos
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1193
Registrado em: Qua Mar 29, 2006 7:48 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio Santos » Sex Set 22, 2006 3:38 pm

Aí pessoal!
Traduzi o texto através de um site de traduções.Dá pra entender.

Abs!


É sexta-feira, novembro 5, 1999, o segundo dia do Missouri BASSMASTER invitational, e o lago do Ozarks é jogar resistente. Somente 12 limites do cinco-baixo foram trazidos às escalas por 283 pescadores o dia precedente, e hoje estão olhando mais maus. Pela extremidade do dia, somente seis limites serão gravados. O único angler que não se queixa é Gary Yamamoto, cujo o prendedor de 18libra para o dia parece surreal sob as circunstâncias. Para o fim de tomorrow's pes-em, será realmente mais do que a metade de o que o vencedor do tournament traz dentro durante todos os três dias. O segredo? Uma sete-polegada Senko, lançado aos pontos e às docas principais da canaleta -- os "lugares que não olham muito bons, assim que outros pescadores passam-nos acima," dizem Yamamoto -- e simplesmente deixando o lure cair ao fundo. O baixo, como Yamamoto diz, apenas não pode resistir uma refeição tão fácil. De todos os lures macios do plástico disponíveis aos pescadores baixos hoje, o Senko espesso como não somente um do mais incomun, mas também como um do underrated. Conceived originalmente como um jerkbait macio, o lure girou para fora para ser muito mais versátil -- e eficaz. "eu pescava um tournament em Florida sete ou oito anos há quando o soft Slug-Vai tipo jerkbaits era extremamente popular," explica Yamamoto, "assim que mim começou estudar aqueles lures e tentá-los figurar para fora de como melhorá-los. "para alguma razão, eu apenas não poderia começar um projeto de que eu gostasse realmente e que executou a maneira mim quisesse. Eu extraía projetos do lure com a pena do Bic do ballpoint eu tive em meu bolso, e quando eu olhei a pena, eu decidi-me que era o projeto que eu quis, me arredondo, mas se afilava ligeiramente em uma extremidade e blunt na outra. O original Senko foi moldado de uma pena de ballpoint do Bic. Nós adicionamos os anéis pequenos mais tarde." Se o projeto fosse um curso da sorte, a ação resultante era um acidente total, admite Yamamoto. Em vez da queda verticalmente, um Senko cair horizontalmente quando weightless equipado, e quivers realmente como uma minhoca viva. Um empurrão ligeiro da haste emite o lure que darting acima, para baixo, e lateralmente em um movimento totalmente impredizível. Mesmo quando um pêso leve é adicionado, o lure desliza ainda, melhor que plummets, ao fundo. Estes ação, acidentais naturais, internos ou não, são o que dá todo o angler usando o lure uma escolha larga das apresentações. Estão aqui alguns que Yamamoto usa em sua competição do tournament: Agitação

"agitar é uma técnica boa quando você está pescando a madeira ereta as.well.as uns blefes mais íngremes," explica Yamamoto. "eu gosto de usar um 3/16 ou 1/4-ounce parafuso- na linha do fluorocarbon de Sugoi do sinker e do teste de 14 a 20 libras, para lançar ao alvo e deixo a queda de Senko reta ao fundo. "então, você pode apenas começar agitar sua ponta da haste, que fará com que o Senko salte um a dois pés acima do fundo. Quando você para de agitar, o lure desliza simplesmente para trás para baixo. Eu não penso que importa quanto você levanta o Senko fora do fundo; apenas o fato que você o está movendo é o que é importante." Weightless


"normalmente, eu prefiro pescar um Senko weightless," explico Yamamoto. "eu acredito que esta é a maneira a mais eficaz pescar o lure, por causa de sua queda horizontal. Quando eu sou pesca ele esta maneira, eu tento criar os muitos das quedas, que devem dizer que eu os escolho acima e os deixo cair diversas vezes antes que eu bobine ele dentro. "esta é uma técnica year-round, e você pode modificá-la para servir o modo dos peixes. Em vez de escolher o lure acima, você pode empurrá-lo. Ou, para o baixo suspendido, você pode deixou simplesmente a queda e a tração do lure com a corrente ou a brisa. Eu penso que o mais melhor gancho para usar quando você está pescando o Senko weightless é gancho de n do equipamento do proprietário '; com ele, o lure é completamente weedless e pode ser pescado praticamente em qualquer lugar." Worming Wacky "embora um Senko weightless é uma técnica baixa do fundamento excelente, alguns anglers preferem usar-se o que seja sabida geralmente como a técnica wacky do sem-fim," explicam o pro Texas-baseado. "com esta, você engancha simplesmente uma direita de Senko através do meio com o gancho exposto e pesca-a weightless. "com o gancho no meio, ambas as extremidades do sem-fim parecem ter aumentado a ação quando você agita sua ponta da haste. Eu penso que este trabalha melhor quando você pode realmente lançar ou rastejar a direita do lure na área do fundamento. Alguns povos introduzem um peso pequeno, como uma parte de prego, em uma extremidade do sem-fim para dar-lhe algum peso da carcaça, mas não há nenhum peso na linha. Esta é geralmente uma linha clara bonita técnica para a água desobstruída, e pode ser mortal." Equipamento De Carolina "eu pessoalmente não faço muitos do equipamento de Carolina de nenhum tipo, mas eu sei que o Senko está usado esta maneira," continua Yamamoto. "pode ser weedless equipado com gancho de n do equipamento do proprietário ' ou o gancho reto de Gamakatsu do shank, e com um líder curto para a água rasa ou um líder mais longo em uma água mais profunda. "uma das técnicas que nós estamos vendo que mais e mais em tournaments profissionais é o equipamento raso de Carolina da água com linhas claras e os sinkers 3/16-ounce muito claros. Com um líder 12-inch, você pode moldar este bonito exatamente; Eu vi muitos de docas do barco de funcionamento dos pescadores esta maneira com uma quatro-polegada Senko. "um equipamento de Mojo é bàsicamente um Carolina para baixo-escalado ou o split disparou no equipamento, usando uma luz, sinker elongated. Foi projetado para lures plásticos pequenos, e uma quatro-polegada Senko trabalha bem com ela. Uma das mais melhores apresentações que eu vi deve simplesmente moldar para a extremidade rasa de um ponto e rastejar apenas lentamente para fora o Senko a uma água mais profunda, levantando sua ponta da haste ocasionalmente para desprender o lure do fundo assim que pode deslizar para trás para tragar." Gota-Disparou Em Equipamentos "uma das maneiras realmente eficazes pescar um Senko para o baixo inativo que prende perto do fundo é com gota-disparou," Yamamoto indica. "esta é bàsicamente uma apresentação vertical em que o sinker se senta no fundo quando o Senko sentar em qualquer lugar 6 a 18 polegadas acima da linha acima dele. "o laço justo em seu gancho com um nó de Palomar em qualquer altura você a queira, e amarra então em um sinker assim que está na extremidade de sua linha. O Senko estará quase reto para fora quando posto sobre o gancho; tudo que você tem que fazer deve deixar cair para baixo este equipamento, deixa o sinker bater o fundo, e o começa delicadamente agitar. "você pode realmente" andar "gota-disparou em Senko através do fundo, demasiado. Com um passo ou um molde curto, deixe o dissipador do lure, movem-no então longitudinalmente, simplesmente levantando sua ponta da haste. Você pode andar ele lentamente rastejando o sinker através do fundo, ou hop mesmo a maneira que você um gabarito. Uma ou outra maneira, o Senko é quivering e de agitação lá apenas acima do fundo." Estes são justos algumas das técnicas que os anglers se estão usando agora pescar Senkos. Os anglers profissionais, e os anglers ocasionais igualmente, do lago desobstruído em Califórnia à forquilha do lago em Texas, e nivelam ao rio do St. Johns em Florida e o lago Champlain em Vermont, está descobrindo a versatilidade do Senko, assim que as técnicas novas são certas ser adicionado. Isso é especial verdadeiro no lago do Ozarks em Missouri, onde, os agradecimentos ao prendedor notável de Yamamoto, o lure são agora uma parte aceitada do arsenal quando o lago joga resistente.
Responder

Voltar para “- BLACK BASS -”