BASS

Criamos este fórum especialmente para falar de um peixe que é uma das grandes paixões dos pescadores esportivos e em especial da Caterva. Coloquem aqui tudo sobre a pesca deste "bocudo".
Avatar do usuário
Gabriel Luz
ANZOL DE OURO
Mensagens: 661
Registrado em: Ter Dez 11, 2007 12:06 am
Cidade:

BASS

Mensagem por Gabriel Luz » Seg Out 19, 2009 8:27 pm

Tava pensando esses dias, se pesca BASS não é um tipo de dominação cultural por parte dos americanos . Eu sei q o bass é do Canadá.


<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/DQNk8EC8vWc&hl ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/DQNk8EC8vWc&hl=pt-br&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>


Eles vendem tudo pra nós: iscas, carretilhas, varas pra pesca o peixinho deles , ah me esqueci eles fizeram as high rollers pra pesca o nosso tucuna, pois até à época nao tinha isca parecida hj já tem iscas nacionais muito boas. Mas voltando ao verdinho, até estilo de barco agente usa parecido com os deles. Graças ao Bass a pesca evoluiu, em questoes de materiais (iscas, varas, carretilhas), e quem ajudou muito para que isso ocorresse foram as fabricas de materiais japas .
Muito Obrigado!! Pesco com uma carreta shimano japa, q por sinal muito boa.

Tudo q temos em desenvolvimento de materiais teve uma influencia desse peixe, porém como é de conhecimento geral o VERDINHO é um exímio predador. E estando no topo da cadeia alimentar ele compete com outros predadores regionais, aqui no sul compete com a Traira, e nao tenho certeza , mas acho q leva uma grande vantagem. Muito mais ativo q a traira no invernao, se reproduz melhor.

Mas tentando colocar de uma certa forma imparcial, o BASS:"
- É um peixe delicioso de se pescar, eu gosto.
- Ajudou no desenvolvimento de materiais.
- Do lado da política, um tipo de dominação cultural, nao sei quando o bass foi introduzido, mas tendo o peixinho em varios lugares ajuda empresas americanas q vendem mais iscas e mais recentemente empresas japonesas
- Agora o problema mais sério na minha opinião, e do ponto de vista ecológico qual é o impacto q se tem ao introduzir uma espécie exótica nos nossos ambientes?
Tem o caso do Javali, espécie exótica, aqui no sul, a caça ,se nao me engano, tá liberada.
Tem um vídeo q eu anexei aí em cima q mostra cidadãos japoneses matando bass em lagos, porq lá ele está dizimando uma espécie local.

Eu nao sei como ocorre a introdução de bass em lagos e represas no Brasil, mas será q um dia não seremos obrigados a exterminar os nossos basses? Alguem já ouviu falar em deserto verde? Grandes reflorestamentos de eucaliptos, será q teremos daqui um tempo deserto "Verdes" em nossos rios e represas?

Não sou contra o bass, só estou questionando como vai ser o nosso futuro
porq do jeito q a coisa vai, daqui vinte anos nao teremos mais muita opção de pesca!
Abração
Gabriel Luz
"Pesque e Solte"
Clube de pesca "O Arpão"
Avatar do usuário
Marcio Zampronio
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2244
Registrado em: Ter Out 03, 2006 10:55 am
Cidade:

Mensagem por Marcio Zampronio » Seg Out 19, 2009 8:53 pm

Gabriel,

Muito interessante seu ponto de vista.

Acho que a introdução do BASS no Brasil abriu uma porta realmente principalmente para entrada de materiais de alta qualidade que por sua vez impulsionaram a industria nacional em alguns casos empresa internacionais voltadas 100% para o mercado brasileiro, hoje podemos dizer que não dependemos totalmente dos gringos, claro tem muita coisa que não tem como fugir. Porém um ponto que ainda estamos anos luz de distância é a organização da pesca como esporte, lá o esporte gira praticamente em torno do BASS. Aqui no Brasil posso dizer sem medo de errar que temos a maior diversidade de espécies esportivas do Mundo, se tivéssemos organização e disciplina não tinha pra ninguém.
Avatar do usuário
Gabriel Luz
ANZOL DE OURO
Mensagens: 661
Registrado em: Ter Dez 11, 2007 12:06 am
Cidade:

Mensagem por Gabriel Luz » Seg Out 19, 2009 9:23 pm

Concordo também q nao tem como fugir dos materiais
seria complicado pesca com uma Dehn ou com um super paoli!!!
O pior é q sempre cai nessa mesma coisa, FALTA LEGISLAÇÃO!

UMA COISA Q TENHO MEDO É Q APAREÇA UMA ONG MALUCA E QUEIRA EXTERMINAR OS BASS!

AÍ VAI DAR GUERRA!
Abração
Gabriel Luz
"Pesque e Solte"
Clube de pesca "O Arpão"
Avatar do usuário
Felipe Loyola
ANZOL DE OURO
Mensagens: 619
Registrado em: Sáb Abr 14, 2007 4:22 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Loyola » Seg Out 19, 2009 10:11 pm

Legislação até tem, o que falta é fiscalização. Eu particularmente nunca vi e nunca fui abordado....

E pode ficar tranquilo....Pra exterminar os verdinhos vai ter que passar por cima de nóis!!!! hauahuahuahuahuahuaha


abraço!
"Nascido para pescar, forçado a estudar..."

Imagem

Pesque & Solte SEMPRE
Avatar do usuário
Diego C. Feldhaus
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3098
Registrado em: Sex Fev 27, 2009 2:49 pm
Cidade: LAGES
Estado: SC
Instagram: @dcfeldhaus

Replicando Medos

Mensagem por Diego C. Feldhaus » Seg Out 19, 2009 11:20 pm

Bom Galera, não sou Cientista, mas vocês já pensaram que todo mundo replica Medos de Erosões, Fim de Espécies, os "Desertos Verdes" e mais um monte de coisas amparadas em teorias comunistas plantadas...

Minha Região cresceu graças a natureza... primeiro fazendas de exploração de pecuária (tem uns loucos dizendo que o gado é o maior poluidor hoje no Brasil), depois com derrubada de madeira, principalmente araucária... Depois vieram os florestamentos, agora criticados, mas que evitaram que fossem dizimadas as "quase extintas" araucárias... tem tanta aqui que tem colono que vai se mudar da cidade que não tem mais onde "pegar sol"...

Agora os demônios são os Black Bass, Trutas e etc...
Tem uma represa aqui que tem Black Bass a mais de 30 anos e e...
E nada cara, tem lambarís, caharás e etc de mais, o cara pesca uns de vez enquando, mas o que domina é os nativos.

Agora a Represa é "banhada" por esgostos e ninguém faz nada, mas daqui a pouco um babaca pode vir aqui e querer acabar com o Black Bass pois ele causa o extermínio de outras espécies... Se causasse, ja era... vamos invetar uma estatística pra tacar o pau em alguma coisa???

Um pequeno desabafo!! Sem ofensa a ninguém!
Diego Constantino Feldhaus
Avatar do usuário
Rodrigo Rossi
ANZOL DE OURO
Mensagens: 797
Registrado em: Seg Mar 12, 2007 3:49 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Rossi » Ter Out 20, 2009 6:43 am

Felipe Loyola escreveu:Legislação até tem, o que falta é fiscalização. Eu particularmente nunca vi e nunca fui abordado....

E pode ficar tranquilo... ...Pra exterminar os verdinhos vai ter que passar por cima de nóis!!!! hauahuahuahuahuahuaha


abraço!
Fiscalização até tem... fui abordado uma vez...

e o sujeitinho teve a capacidade de pedir nota fiscal das iscas artificiais...

falar o q pra um cara desses?
Tédio é o intervalo de tempo entre uma pescaria e outra...
Avatar do usuário
Rycardo Carvalho
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9718
Registrado em: Sáb Abr 09, 2005 1:00 pm
Cidade:

ah...

Mensagem por Rycardo Carvalho » Ter Out 20, 2009 6:48 am

rrossi escreveu:
Felipe Loyola escreveu:Legislação até tem, o que falta é fiscalização. Eu particularmente nunca vi e nunca fui abordado....

E pode ficar tranquilo... ...Pra exterminar os verdinhos vai ter que passar por cima de nóis!!!! hauahuahuahuahuahuaha


abraço!
Fiscalização até tem... fui abordado uma vez...

e o sujeitinho teve a capacidade de pedir nota fiscal das iscas artificiais...

falar o q pra um cara desses?
ahh.. fala sério..
conta esta pra nós depois...
abraços..
Meus amigos e minha família são os meus tesouros...
Sou um homem simples e não preciso de muita coisa pra ser feliz.

Imagem
"PEIXE é tudo!!"

"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós" (São Inácio de Loyola)
Avatar do usuário
Rodrigo Nogueira
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 12785
Registrado em: Qui Abr 19, 2007 12:34 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rodrigo Nogueira » Ter Out 20, 2009 8:10 am

bom, por ser o bass um peixe espalhado por todo o mundo, concordo plenamente que foi a sua pesca, precursora no desenvolvimento de materiais estadunidenses e japoneses.

a introdução do bass no Brasil se deu na decada de 30, por engenheiros vindos da America do Norte para trabalhar na construção de Barragens em nosso país.

logo, trouxeram em suas bagagens, o peixe que gostavam de pescar e aqui implantaram esse eximio predador.

no entanto, os blacks foram introduzidos em represas e nao em rios e afins, o que me faz crer que, depois de 80 anos eles nao mais representa uma ameaça às espécimes locais.

o que me intriga é que autoridades os têm por "peixe intruso" e querer exterminar os blacks seja onde for.

só que as mesmas autoridades esquecem que peixes como tilapia e tucunaré, em regioes como o sudeste e sul do país, sao considerados peixes exóticos tbm...

qual mal há no black bass entao???

Nao sei.

Ainda ha de se pensar e rever, os casos de pesque e pague que quando sofrem cheias por causa das chuvas, acabam por deixar escapar varias especies de peixes em pequenos rios, riachos e lagos.

entao, nao consigo entender o mal que o black bass faz, tendo em vista que ele é minoria entre os "intrusos" na maioria do país....

sempre que possivel defenderei sua preservação, pois, ao contrario do tucunaré e tilapia, sua reprodução é menor e seu tempo de desenvolvimento demora mais...

vamos preservar, ainda creio nesse Ministerio da Pesca e acho que eles tornarão legal ainda a preservação do black bass em represas e lagos que seja.... ...

vida longa ao Black Bass Tupiniquim!!!!!
Rodrigo Nogueira

/ct0
Avatar do usuário
Rodrigo Rossi
ANZOL DE OURO
Mensagens: 797
Registrado em: Seg Mar 12, 2007 3:49 pm
Cidade:

Re: ah...

Mensagem por Rodrigo Rossi » Ter Out 20, 2009 8:22 am

rycardo escreveu:
rrossi escreveu:
Felipe Loyola escreveu:Legislação até tem, o que falta é fiscalização. Eu particularmente nunca vi e nunca fui abordado....

E pode ficar tranquilo... ...Pra exterminar os verdinhos vai ter que passar por cima de nóis!!!! hauahuahuahuahuahuaha


abraço!
Fiscalização até tem... fui abordado uma vez...

e o sujeitinho teve a capacidade de pedir nota fiscal das iscas artificiais...

falar o q pra um cara desses?
ahh.. fala sério..
conta esta pra nós depois...
abraços..

Falae Rycardo,

Bom.. estávamos Marcelo, Shimizu e eu no tietê... final de tarde... a pesca ainda estava fechada... já estávamos pra ir embora qdo o barco da Polícia Florestal nos abordou... os caras reviraram praticamente tudo... até dentro da churrasqueira quiseram olhar...rsrsrsr

Queriam ver se tínhamos lambaris a bordo... depois q falamos das iscas artificiais... teve um babaca lá q quis saber se a gente estava com a nota fiscasl das iscas...
ainda bem que o sargento dele teve bom senso ... o cara devia ser soldadinho novo e quis "fazer média" com o superior...rsrsrr...
Sorte nossa que ele não era o mais graduado no barco, pela cara do sujeitinho, iamos ter trabalho pra voltar pra casa com 100% da tralha...
Pior q já cansei de ver rede por lá... e nós q tentamos preservar o local temos q ouvir essas besteiras...

No fim, serviu pra darmos boas risadas...

abs.
Tédio é o intervalo de tempo entre uma pescaria e outra...
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Ter Out 20, 2009 8:34 am

bass bom é grelhado e com alcaparra :twisted:
Avatar do usuário
Rodrigo Nogueira
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 12785
Registrado em: Qui Abr 19, 2007 12:34 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rodrigo Nogueira » Ter Out 20, 2009 3:02 pm

Oga escreveu:bass bom é grelhado e com alcaparra :twisted:
isso nos primordios do oga´s fishing, agora os pescadores tem outra cultura.... ....evoluiram.... :twisted: :twisted: :twisted:
Rodrigo Nogueira

/ct0
Avatar do usuário
Fabio A.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2514
Registrado em: Qui Nov 01, 2007 4:38 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio A. » Ter Out 20, 2009 4:34 pm

Tucunaré não é exótico e sim alóctone, isto é, é proveniente de outra bacia.

O Bass é exótico.

Se os "técnicos" não gostam do tucunaré que é brazuca, o Bass é verdadeiramente o diabo verde hauahauaaa....
Avatar do usuário
Rodrigo Lima
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5703
Registrado em: Ter Dez 12, 2006 2:22 pm
Apelido: PIG
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Lima » Ter Out 20, 2009 9:24 pm

Se o bass não existisse aqui nessa região de Nazaré Paulista, Piracaia, Bragança, etc., as marinas teriam no mínimo 50% menos de movimento....consequentemente, seriam menos empregos.... ..., menos dinheiro.... ....

Por aqui, uma boa parte da grana arrecadada nessa região, é devido a pesca do black bass.... ..., pousadas, lojas de pesca, etc....sem contar os gastos em postos de gasolina, mecânico náutico, etc..

Então, independente se ele é exótico ou não, acho que é interesse de muita gente preservar o black bass, não só nós pescadores.

Sobre os impactos ecológicos pela introdução do black bass, como o Nogueira falou, ele já existe por aqui há 80 ou 90 anos....e quais os impactos??? Nenhum!!!

O black bass não causou impacto ecológico nenhuma para ser exterminado.
/ct0
Avatar do usuário
Gabriel Luz
ANZOL DE OURO
Mensagens: 661
Registrado em: Ter Dez 11, 2007 12:06 am
Cidade:

Re: Replicando Medos

Mensagem por Gabriel Luz » Ter Out 20, 2009 10:33 pm

Diego C. Feldhaus escreveu:Bom Galera, não sou Cientista, mas vocês já pensaram que todo mundo replica Medos de Erosões, Fim de Espécies, os "Desertos Verdes" e mais um monte de coisas amparadas em teorias comunistas plantadas...

Minha Região cresceu graças a natureza... primeiro fazendas de exploração de pecuária (tem uns loucos dizendo que o gado é o maior poluidor hoje no Brasil), depois com derrubada de madeira, principalmente araucária... Depois vieram os florestamentos, agora criticados, mas que evitaram que fossem dizimadas as "quase extintas" araucárias... tem tanta aqui que tem colono que vai se mudar da cidade que não tem mais onde "pegar sol"...

Agora os demônios são os Black Bass, Trutas e etc...
Tem uma represa aqui que tem Black Bass a mais de 30 anos e e...
E nada cara, tem lambarís, caharás e etc de mais, o cara pesca uns de vez enquando, mas o que domina é os nativos.

Agora a Represa é "banhada" por esgostos e ninguém faz nada, mas daqui a pouco um babaca pode vir aqui e querer acabar com o Black Bass pois ele causa o extermínio de outras espécies... Se causasse, ja era... vamos invetar uma estatística pra tacar o pau em alguma coisa???

Um pequeno desabafo!! Sem ofensa a ninguém!

Teoria comunista plantada! essa foi boa!
Abração
Gabriel Luz
"Pesque e Solte"
Clube de pesca "O Arpão"
Avatar do usuário
Fabio A.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2514
Registrado em: Qui Nov 01, 2007 4:38 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio A. » Qua Out 21, 2009 6:57 am

Não entendi o vídeo.

Eles estão pescando com um aparelho sofisticado que parece que o peixe fica atordoado ou estão tentando exteminar o bicho?
Avatar do usuário
Rodrigo Nogueira
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 12785
Registrado em: Qui Abr 19, 2007 12:34 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rodrigo Nogueira » Qua Out 21, 2009 8:23 am

Fábio Fish escreveu:Tucunaré não é exótico e sim alóctone, isto é, é proveniente de outra bacia.

O Bass é exótico.

Se os "técnicos" não gostam do tucunaré que é brazuca, o Bass é verdadeiramente o diabo verde hauahauaaa....

CONCEITO DE ESPÉCIE EXÓTICA

Termo erroneamente difundido pela mídia a qual passa a idéia de que determinado animal possui coloração, formato corporal e comportamentos “ incomuns ”.

De acordo com a European Inland Fisheries Advisory Comission (EIFAC):
“Qualquer espécie transportada e liberada pelo homem, intencional ou acidental, em ambiente fora de sua área de distribuição “.
Alguns nomes comuns para designar um peixe exótico (sinônimos):

- peixe exótico;
- peixe não-nativo;
- peixe introduzido;
- peixe não-indígena;
- peixe alóctone.
Rodrigo Nogueira

/ct0
Avatar do usuário
Rodrigo Lima
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5703
Registrado em: Ter Dez 12, 2006 2:22 pm
Apelido: PIG
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Lima » Qua Out 21, 2009 8:27 am

Rodrigo Nogueira escreveu:
Fábio Fish escreveu:Tucunaré não é exótico e sim alóctone, isto é, é proveniente de outra bacia.

O Bass é exótico.

Se os "técnicos" não gostam do tucunaré que é brazuca, o Bass é verdadeiramente o diabo verde hauahauaaa....

CONCEITO DE ESPÉCIE EXÓTICA

Termo erroneamente difundido pela mídia a qual passa a idéia de que determinado animal possui coloração, formato corporal e comportamentos “ incomuns ”.

De acordo com a European Inland Fisheries Advisory Comission (EIFAC):
“Qualquer espécie transportada e liberada pelo homem, intencional ou acidental, em ambiente fora de sua área de distribuição “.
Alguns nomes comuns para designar um peixe exótico (sinônimos):

- peixe exótico;
- peixe não-nativo;
- peixe introduzido;
- peixe não-indígena;
- peixe alóctone.
Ou seja, Exótico = Alóctone

Agora sim hein!!!
/ct0
Avatar do usuário
Thierry Cioquetta
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8611
Registrado em: Qua Nov 29, 2006 11:49 am
Cidade: Santa Maria
Estado: RS

Mensagem por Thierry Cioquetta » Qua Out 21, 2009 8:53 am

Fábio Fish escreveu:Não entendi o vídeo.

Eles estão pescando com um aparelho sofisticado que parece que o peixe fica atordoado ou estão tentando exteminar o bicho?
No japão... em muuuuitos lugares.. o bass tá sendo caçado e morto!!

Segundo os caras lá.. dizem que estão terminando com os peixes nativos... então, esse video mostra os caras dando choque nos bass e depois capturam e matam-os...

Isso é uma lei imposta pelo governo lá...
/*** CATCH AND RELEASE!!! /***
/ct0
Okappari Kraze Bassers

Imagem
Avatar do usuário
Fabio A.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2514
Registrado em: Qui Nov 01, 2007 4:38 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio A. » Qua Out 21, 2009 9:14 am

Rodrigo Lima escreveu:
Rodrigo Nogueira escreveu:
Fábio Fish escreveu:Tucunaré não é exótico e sim alóctone, isto é, é proveniente de outra bacia.

O Bass é exótico.

Se os "técnicos" não gostam do tucunaré que é brazuca, o Bass é verdadeiramente o diabo verde hauahauaaa....

CONCEITO DE ESPÉCIE EXÓTICA

Termo erroneamente difundido pela mídia a qual passa a idéia de que determinado animal possui coloração, formato corporal e comportamentos “ incomuns ”.

De acordo com a European Inland Fisheries Advisory Comission (EIFAC):
“Qualquer espécie transportada e liberada pelo homem, intencional ou acidental, em ambiente fora de sua área de distribuição “.
Alguns nomes comuns para designar um peixe exótico (sinônimos):

- peixe exótico;
- peixe não-nativo;
- peixe introduzido;
- peixe não-indígena;
- peixe alóctone.
Ou seja, Exótico = Alóctone

Agora sim hein!!!
Pelo as coisas que já li, existe diferença sim. Não são sinônimos.
Avatar do usuário
Fabio A.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2514
Registrado em: Qui Nov 01, 2007 4:38 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio A. » Qua Out 21, 2009 9:19 am

Thierry Cioquetta escreveu:
Fábio Fish escreveu:Não entendi o vídeo.

Eles estão pescando com um aparelho sofisticado que parece que o peixe fica atordoado ou estão tentando exteminar o bicho?
No japão... em muuuuitos lugares.. o bass tá sendo caçado e morto!!

Segundo os caras lá.. dizem que estão terminando com os peixes nativos... então, esse video mostra os caras dando choque nos bass e depois capturam e matam-os...

Isso é uma lei imposta pelo governo lá...
Acabem com o BASS lá então. Fechem todo o mercado de pesca esportivo e dá Bolsa Família os japoneses.... ...

O ser humanho é rídiculo.... ...

É igual aqui. O tucunaré acaba com piaus, corimba e tudo mais. As redes não. Resumindo. O tucunaré acaba com os peixes e o homem não.
E porquê na Amazônia não acaba com o peixes? Pelo contrário, tem grande diversidade.

É tudo brincadeira para pessoal. Tudo teóricos acadêmicos.
Avatar do usuário
Rodrigo Nogueira
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 12785
Registrado em: Qui Abr 19, 2007 12:34 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rodrigo Nogueira » Qua Out 21, 2009 9:45 am

Fábio Fish escreveu:
Rodrigo Lima escreveu:
Rodrigo Nogueira escreveu:
Fábio Fish escreveu:Tucunaré não é exótico e sim alóctone, isto é, é proveniente de outra bacia.

O Bass é exótico.

Se os "técnicos" não gostam do tucunaré que é brazuca, o Bass é verdadeiramente o diabo verde hauahauaaa....

CONCEITO DE ESPÉCIE EXÓTICA

Termo erroneamente difundido pela mídia a qual passa a idéia de que determinado animal possui coloração, formato corporal e comportamentos “ incomuns ”.

De acordo com a European Inland Fisheries Advisory Comission (EIFAC):
“Qualquer espécie transportada e liberada pelo homem, intencional ou acidental, em ambiente fora de sua área de distribuição “.
Alguns nomes comuns para designar um peixe exótico (sinônimos):

- peixe exótico;
- peixe não-nativo;
- peixe introduzido;
- peixe não-indígena;
- peixe alóctone.
Ou seja, Exótico = Alóctone

Agora sim hein!!!
Pelo as coisas que já li, existe diferença sim. Não são sinônimos.
Bom, existe diferença em ler "algumas coisas" e ler o que tem embasamento, como a definição que coloquei logo acima....

nao vejo diferença entre a situação em tela, black bass e tucunaré, sao peixes exóticos nos locais cujo originalidade nao lhes pertence.... ..., ou o tucunaré é exótico ou o black bass é aloctone...

dá na mesma....
Rodrigo Nogueira

/ct0
Avatar do usuário
Fabio A.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2514
Registrado em: Qui Nov 01, 2007 4:38 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio A. » Qua Out 21, 2009 10:20 am

Rodrigo Nogueira escreveu:
Fábio Fish escreveu:
Rodrigo Lima escreveu:
Rodrigo Nogueira escreveu:
Fábio Fish escreveu:Tucunaré não é exótico e sim alóctone, isto é, é proveniente de outra bacia.

O Bass é exótico.

Se os "técnicos" não gostam do tucunaré que é brazuca, o Bass é verdadeiramente o diabo verde hauahauaaa....

CONCEITO DE ESPÉCIE EXÓTICA

Termo erroneamente difundido pela mídia a qual passa a idéia de que determinado animal possui coloração, formato corporal e comportamentos “ incomuns ”.

De acordo com a European Inland Fisheries Advisory Comission (EIFAC):
“Qualquer espécie transportada e liberada pelo homem, intencional ou acidental, em ambiente fora de sua área de distribuição “.
Alguns nomes comuns para designar um peixe exótico (sinônimos):

- peixe exótico;
- peixe não-nativo;
- peixe introduzido;
- peixe não-indígena;
- peixe alóctone.
Ou seja, Exótico = Alóctone

Agora sim hein!!!
Pelo as coisas que já li, existe diferença sim. Não são sinônimos.
Bom, existe diferença em ler "algumas coisas" e ler o que tem embasamento, como a definição que coloquei logo acima....

nao vejo diferença entre a situação em tela, black bass e tucunaré, sao peixes exóticos nos locais cujo originalidade nao lhes pertence.... ..., ou o tucunaré é exótico ou o black bass é aloctone...

dá na mesma....
Pois bem, pode ter certeza que leio boas coisas. Inclusive o que li foram pesquisas científicas (monografias).

E digo mais, o conceito vai depender de quem usa. Assim como tudo na ciência, pois a ciência serve à interesses. Se querem mudar algo, se muda o conceito. A ciência trabalhou e sempre trabalha assim.

O conceito puro da EIFAC, o que você descreveu acima, para dizer em bem português, vai ser utilizado por aqueles que querem manter a fauna aquática intacta e livre de qualquer espécie, isto é, manter do jeito que é heheheee...

Quem faz a distinção de grupos, não é visto como sinônimo. O aloctone é o peixe nativo de outra bacia, sendo transportado/introduzido no restante do país. Enquanto que o exótico é realmente de outro país.

Essa distinção é feita, creio eu, até para que não se coloque tudo no mesmo saco. E é adotado por alguns pesquisadores, técnicos, enfim.... ... repetindo, depende dos interesses de cada um.

No nosso caso, ou melhor, o interesse nosso é o segundo conceito, pois dá uma brecha, ou seja, apesar de outra bacia é brazuca e merece a proteção.

Por fim, mudando de assunto, mas pertinente, acho que você é advogado não é? Ou estou confundido?

Enfim, para o Gilmar Mendes ampla defesa e defesa plena é a mesma coisa.... ... coisa que não é mesmo. Então, não é porque a EIFAC disse algo, que devemos levar em consideração. Tem muito além de simples definições/conceitos que serve a interesses.

Abraço!
Avatar do usuário
Rodrigo Nogueira
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 12785
Registrado em: Qui Abr 19, 2007 12:34 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rodrigo Nogueira » Qua Out 21, 2009 10:37 am

Fábio Fish escreveu:
Rodrigo Nogueira escreveu:
Fábio Fish escreveu:
Rodrigo Lima escreveu:
Rodrigo Nogueira escreveu:
Fábio Fish escreveu:Tucunaré não é exótico e sim alóctone, isto é, é proveniente de outra bacia.

O Bass é exótico.

Se os "técnicos" não gostam do tucunaré que é brazuca, o Bass é verdadeiramente o diabo verde hauahauaaa....

CONCEITO DE ESPÉCIE EXÓTICA

Termo erroneamente difundido pela mídia a qual passa a idéia de que determinado animal possui coloração, formato corporal e comportamentos “ incomuns ”.

De acordo com a European Inland Fisheries Advisory Comission (EIFAC):
“Qualquer espécie transportada e liberada pelo homem, intencional ou acidental, em ambiente fora de sua área de distribuição “.
Alguns nomes comuns para designar um peixe exótico (sinônimos):

- peixe exótico;
- peixe não-nativo;
- peixe introduzido;
- peixe não-indígena;
- peixe alóctone.
Ou seja, Exótico = Alóctone

Agora sim hein!!!
Pelo as coisas que já li, existe diferença sim. Não são sinônimos.
Bom, existe diferença em ler "algumas coisas" e ler o que tem embasamento, como a definição que coloquei logo acima....

nao vejo diferença entre a situação em tela, black bass e tucunaré, sao peixes exóticos nos locais cujo originalidade nao lhes pertence.... ..., ou o tucunaré é exótico ou o black bass é aloctone...

dá na mesma....
Pois bem, pode ter certeza que leio boas coisas. Inclusive o que li foram pesquisas científicas (monografias).

E digo mais, o conceito vai depender de quem usa. Assim como tudo na ciência, pois a ciência serve à interesses. Se querem mudar algo, se muda o conceito. A ciência trabalhou e sempre trabalha assim.

O conceito puro da EIFAC, o que você descreveu acima, para dizer em bem português, vai ser utilizado por aqueles que querem manter a fauna aquática intacta e livre de qualquer espécie, isto é, manter do jeito que é heheheee...

Quem faz a distinção de grupos, não é visto como sinônimo. O aloctone é o peixe nativo de outra bacia, sendo transportado/introduzido no restante do país. Enquanto que o exótico é realmente de outro país.

Essa distinção é feita, creio eu, até para que não se coloque tudo no mesmo saco. E é adotado por alguns pesquisadores, técnicos, enfim.... ... repetindo, depende dos interesses de cada um.

No nosso caso, ou melhor, o interesse nosso é o segundo conceito, pois dá uma brecha, ou seja, apesar de outra bacia é brazuca e merece a proteção.

Por fim, mudando de assunto, mas pertinente, acho que você é advogado não é? Ou estou confundido?

Enfim, para o Gilmar Mendes ampla defesa e defesa plena é a mesma coisa.... ... coisa que não é mesmo. Então, não é porque a EIFAC disse algo, que devemos levar em consideração. Tem muito além de simples definições/conceitos que serve a interesses.

Abraço!
entendo....porem nao concordo...

ah, e sou advogado sim, membro da comissão do meio ambiente da minha subseção, atuante na area empresarial...
Rodrigo Nogueira

/ct0
Avatar do usuário
Gabriel Luz
ANZOL DE OURO
Mensagens: 661
Registrado em: Ter Dez 11, 2007 12:06 am
Cidade:

Mensagem por Gabriel Luz » Qui Out 22, 2009 10:49 pm

desculpa nogueira, nao quero q me entenda mal, mas um advogado na área ambiental????? o q tem haver?? nÃo duvido da sua capacidade nem da sua boa intenção?? tu daria suporte jurídico a biólogos ou algum tipo de profissional da área?
Abração
Gabriel Luz
"Pesque e Solte"
Clube de pesca "O Arpão"
Avatar do usuário
Rodrigo Nogueira
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 12785
Registrado em: Qui Abr 19, 2007 12:34 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rodrigo Nogueira » Sex Out 23, 2009 6:59 am

gabriel luz escreveu:desculpa nogueira, nao quero q me entenda mal, mas um advogado na área ambiental????? o q tem haver?? nÃo duvido da sua capacidade nem da sua boa intenção?? tu daria suporte jurídico a biólogos ou algum tipo de profissional da área?
Gabriel, blz?

por mais que pareça um tanto estranho, ha muito o que ser feito na area do meio ambiente.

eu ja trabalhei com Direito das Aguas, parece ser um negocio que nem existe, mas tem, trabalhamos muito com empresas perfuradoras de poços tubulares profundos, onde o trabalho geografico é extremamente importe e que muitas vezes um orgao concede a outorga de funcionamento, exploração e captação de aguas subterraneas e posteriormente vem a causar algum dano ambiental, temos de defender clientes nesse caso....

mas este foi um exemplo, ha muitas outras coisas, como por exemplo, danos ambientais que autoridades nao tomam nenhuma atitude, nós como Comissao do Meio Ambiente da OAB temos o dever de cobrar de alguem uma atitude....nao só como OAB mas em favor de clientes tbm, como acontece num caso que chegou a nós semana passada, onde uma empresa que trabalha com metais está lançando fuligem no ar e destruiu uma floresta inteira ao redor da dita empresa....se eu lhe mostrar as fotos vc espanta do que uma fuligem de aluminio e demais metais fazem no meio ambiente ao redor....nesse caso mesmo, ja fomos cobrar de quem deveria, Ministerio Publico, para as devidas providencias investigatorias e passiveis de punimento, inclusive numa grande probabilidade de reflorestamento local....

entao sao todas essas coisas que acontecem e que nao aparentam problemas que tem que ter um embasamento juridico de apoio, apesar de serem areas diferentes, o Meio Ambiente tem muitas legislações proprias e que precisam serem cumpridas....

por essas razoes estamos a disposição.... ...

espero ter esclarecido um pouco....

abssssss
Rodrigo Nogueira

/ct0
Avatar do usuário
Gabriel Luz
ANZOL DE OURO
Mensagens: 661
Registrado em: Ter Dez 11, 2007 12:06 am
Cidade:

Mensagem por Gabriel Luz » Sex Out 23, 2009 7:37 pm

tá certo!!!
Abração
Gabriel Luz
"Pesque e Solte"
Clube de pesca "O Arpão"
Responder

Voltar para “- BLACK BASS -”