Debate.

Criamos este fórum especialmente para falar de um peixe que é uma das grandes paixões dos pescadores esportivos e em especial da Caterva. Coloquem aqui tudo sobre a pesca deste "bocudo".
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Debate.

Mensagem por Carlos Salatti » Qui Mai 01, 2008 4:58 pm

Então moçada, estive analizando as pescarias do mesmo período do ano passado em relação a esse ano e percebi algumas diferenças bem gritantes, entre elas...

1 - Tamanho dos peixes capturados (na mesma época do ano passado a represa estava infestada de tricks, coisa que esse ano ainda não vi, será que a reprodução se atrasou ou oq?).

2 - Tipos de estruturas em que o peixe se encontra (mudou muito também e está muito mais dificil de achar o peixe).

3 - Comportamento do peixe (esse ano tive a percepção de uma possível letargia acentuada nos peixes, coisa que no ano passado não percebi tão acentuadamente).

Então vamos as perguntas e acho legal debartermos alguns pontos...

1 - Alguém mais sentiu algumas (ou todas) essas diferenças ou eu que estou enlouquecendo? rsrsrsrsrsrs

2 - Quais montagens e em que tipo de estruturas os peixes tem aparecido nas pescarias recentes dos amigos?

3 - Será que por a represa estar bem mais baixa se comparada ao mesmo período do ano passado pode ter influenciado nesses fatores?

Acho que é isso...

Aquele abraço.
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Salatti » Qui Mai 08, 2008 3:35 pm

É, pelo jeito a moçada não percebeu nada de diferente... Hehehehehehe
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Mai 12, 2008 1:50 pm

Ou não tem pescado ...
É o meu caso ...rs..
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Re: Debate.

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Seg Mai 12, 2008 2:12 pm

Carlos Salatti escreveu:Então moçada, estive analizando as pescarias do mesmo período do ano passado em relação a esse ano e percebi algumas diferenças bem gritantes, entre elas...

1 - Tamanho dos peixes capturados (na mesma época do ano passado a represa estava infestada de tricks, coisa que esse ano ainda não vi, será que a reprodução se atrasou ou oq?).

2 - Tipos de estruturas em que o peixe se encontra (mudou muito também e está muito mais dificil de achar o peixe).

3 - Comportamento do peixe (esse ano tive a percepção de uma possível letargia acentuada nos peixes, coisa que no ano passado não percebi tão acentuadamente).

Então vamos as perguntas e acho legal debartermos alguns pontos...

1 - Alguém mais sentiu algumas (ou todas) essas diferenças ou eu que estou enlouquecendo? rsrsrsrsrsrs

2 - Quais montagens e em que tipo de estruturas os peixes tem aparecido nas pescarias recentes dos amigos?

3 - Será que por a represa estar bem mais baixa se comparada ao mesmo período do ano passado pode ter influenciado nesses fatores?

Acho que é isso...

Aquele abraço.
A meu ver... tuuuudo depende do local e do regime das águas. Lembrando do ano passado - HISTORICO DE PESCA - tivemos um regime de chuvas melhor do que este ano. Onde as chuvas que deveriam ter caido no final do ano passado não cairam e foram chegar beeeem depois. O que fez os lagos quase secarem. O que influencia bastante na desova.

Não sei ai, mas tricks pra mim são peixes já acima dos 15 cm. E estes peixes são de desovas mais antigas... aqueles alevinos que a gente costuma ver são os mais novos. Realmente não ví muitos este ano. Apesar do que aqui em BH, na desova, o lago não variou muito.

Segundo o que aprendi com o Braguinha, no curso. Uma fêmea pode desovar até 3 vezes, e o faz em profundidades diferentes. Para garantir que pelo menos uma de suas desovas sobreviva ao nível das águas. Então podemos pensar que desovar eles desovaram.

Sobre as estruturas.
Bom, aqui no nosso lago os peixes estão lá... com um sonar bom vc vê o fundo qualhado de peixe. E estão todos em locais de 4 a 6 metros. Quanto estavamos entrando no outono os peixes estavam na meia água, se a profundidade era de 6 metros eles estavam a 3 metros. E não comiam praticamente nada. Agora que chegou um clima mais frio, a lagoa estabilizou e limpou, eles estão encostados no fundo, comendo um pouco mais que antes. Só que não mudaram de lugar, estão em locais de 3 a 6 metros. Saindo uma vez ou outra para locais mais rasos ano final da tarde. Momento que a água fica um pouco mais quente e é melhor para se alimentar.

Sobre as montagens.
Temos usado com muito sucesso

JigWachy 0,9, 0,6 e as vezes mais pesado um pouco com senko 3 pol - Kut Tail 4 pol ou 3,5 pol. No sinker com senko 4" em paredões e proximo a abrigos, deixando descer rente. Wacky com senko 4".

Com a água ficando mais limpa eu estou usando Neko e tive resultados.

Uma montagem que fica sempre na mão é o downShot com uma Dead Ringer ou mesmo uma Kut Tail 4".

Estas são as montagens que mais tem funcionado nesta época por aqui.

O nível influencia e muito. Aqui o lago subiu 6 metros em 2 semanas, foi complicado achar o peixe. Mas saiu...

Uma outra coisa que aprendi no curso foi o uso do spinner bait - costuma funcionar em locais de vegetação na margem e quando nada mais funciona em um ponto. Pega o peixe na reação. Pegamos 3 num dia ruim fazendo isto.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Re: Debate.

Mensagem por Carlos Salatti » Qua Mai 14, 2008 4:02 pm

zeca escreveu: A meu ver... tuuuudo depende do local e do regime das águas. Lembrando do ano passado - HISTORICO DE PESCA - tivemos um regime de chuvas melhor do que este ano. Onde as chuvas que deveriam ter caido no final do ano passado não cairam e foram chegar beeeem depois. O que fez os lagos quase secarem. O que influencia bastante na desova.

Não sei ai, mas tricks pra mim são peixes já acima dos 15 cm. E estes peixes são de desovas mais antigas... aqueles alevinos que a gente costuma ver são os mais novos. Realmente não ví muitos este ano. Apesar do que aqui em BH, na desova, o lago não variou muito.

Segundo o que aprendi com o Braguinha, no curso. Uma fêmea pode desovar até 3 vezes, e o faz em profundidades diferentes. Para garantir que pelo menos uma de suas desovas sobreviva ao nível das águas. Então podemos pensar que desovar eles desovaram.

Sobre as estruturas.
Bom, aqui no nosso lago os peixes estão lá... com um sonar bom vc vê o fundo qualhado de peixe. E estão todos em locais de 4 a 6 metros. Quanto estavamos entrando no outono os peixes estavam na meia água, se a profundidade era de 6 metros eles estavam a 3 metros. E não comiam praticamente nada. Agora que chegou um clima mais frio, a lagoa estabilizou e limpou, eles estão encostados no fundo, comendo um pouco mais que antes. Só que não mudaram de lugar, estão em locais de 3 a 6 metros. Saindo uma vez ou outra para locais mais rasos ano final da tarde. Momento que a água fica um pouco mais quente e é melhor para se alimentar.

Sobre as montagens.
Temos usado com muito sucesso

JigWachy 0,9, 0,6 e as vezes mais pesado um pouco com senko 3 pol - Kut Tail 4 pol ou 3,5 pol. No sinker com senko 4" em paredões e proximo a abrigos, deixando descer rente. Wacky com senko 4".

Com a água ficando mais limpa eu estou usando Neko e tive resultados.

Uma montagem que fica sempre na mão é o downShot com uma Dead Ringer ou mesmo uma Kut Tail 4".

Estas são as montagens que mais tem funcionado nesta época por aqui.

O nível influencia e muito. Aqui o lago subiu 6 metros em 2 semanas, foi complicado achar o peixe. Mas saiu...

Uma outra coisa que aprendi no curso foi o uso do spinner bait - costuma funcionar em locais de vegetação na margem e quando nada mais funciona em um ponto. Pega o peixe na reação. Pegamos 3 num dia ruim fazendo isto.
Boas observações Zeca. Achei interessante a parte do Spinnerbait, desconhecia essa questão.
Aqui essas mudanças foram be perceptiveis pelo menos em relação ao baixo nivel das águas. Interessante que os tricks não tem aparecido tanto aí também!!! Vamos ver se vou pescar por esses dias e daí tentarei por em prática algumas das montagens que você citou. NEKO e JIG WACK eu tenho usado bastante, tentarei usar um pouco mais o DOWN-SHOT.

Abração cara e valeu pela colaboração.
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
Rafaello Fontana
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3573
Registrado em: Seg Set 04, 2006 12:15 pm
Cidade:

Mensagem por Rafaello Fontana » Qui Mai 15, 2008 11:17 am

NELSON MACIEL escreveu:Ou não tem pescado ...
É o meu caso ...rs..
Idem
Imagem
Avatar do usuário
João Rogério
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg Set 13, 2004 3:50 pm
Cidade:

Mensagem por João Rogério » Qui Mai 15, 2008 11:39 am

Nessa mesma época o ano passado, acertamos os verdes há 7 metros de profundidade, achando as estruturas com o sonar.
Principalmente nos drops... usando minhoca grande de 6" ou 7" no split shot.
E também nas barbeludas grandes, daquelas que afundam uns 4 ou 5 metros, nos mesmo locais.

Poucos peixes, nunca mais que 5 por dia. Mas só peixe criado, 45cm pra cima.

E dá-lhe perder isca! hehehehehhh!!!!!
Abraços,
J R
"Que as pulgas de mil camelos infestem o C* daquele que estragar seu dia e que os braços dele sejam muito curtos pra coçar!"
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Salatti » Qui Mai 15, 2008 2:32 pm

João Rogério escreveu:Nessa mesma época o ano passado, acertamos os verdes há 7 metros de profundidade, achando as estruturas com o sonar.
Principalmente nos drops... usando minhoca grande de 6" ou 7" no split shot.
E também nas barbeludas grandes, daquelas que afundam uns 4 ou 5 metros, nos mesmo locais.

Poucos peixes, nunca mais que 5 por dia. Mas só peixe criado, 45cm pra cima.

E dá-lhe perder isca! hehehehehhh!!!!!
Legal cara, engraçado que nossas pescarias nessa época do ano passado era bem diferente, locais mais rasos e muito peixe pequeno. Interessante ver como diferencia de um pescador para outro.

Vocês usavam SPLIT a 7m de profundidade? Haja paciência para esperar afundar até o fundo... Hehehehehehehhe

Abração cara.
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
João Rogério
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg Set 13, 2004 3:50 pm
Cidade:

Mensagem por João Rogério » Sex Mai 16, 2008 8:59 am

Carlos Salatti escreveu:
João Rogério escreveu:Nessa mesma época o ano passado, acertamos os verdes há 7 metros de profundidade, achando as estruturas com o sonar.
Principalmente nos drops... usando minhoca grande de 6" ou 7" no split shot.
E também nas barbeludas grandes, daquelas que afundam uns 4 ou 5 metros, nos mesmo locais.

Poucos peixes, nunca mais que 5 por dia. Mas só peixe criado, 45cm pra cima.

E dá-lhe perder isca! hehehehehhh!!!!!
Legal cara, engraçado que nossas pescarias nessa época do ano passado era bem diferente, locais mais rasos e muito peixe pequeno. Interessante ver como diferencia de um pescador para outro.

Vocês usavam SPLIT a 7m de profundidade? Haja paciência para esperar afundar até o fundo... Hehehehehehehhe

Abração cara.
Nem tanto... coloca um chumbo mais pesado que o normal...
Só é mais difícil de sentir o tum tum tum, provavelmente por isso que pegavamos poucos peixes... rsrsrss!!!!
Abraços,
J R
"Que as pulgas de mil camelos infestem o C* daquele que estragar seu dia e que os braços dele sejam muito curtos pra coçar!"
Avatar do usuário
Eric Carreras
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3456
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 12:35 am
Cidade:

Mensagem por Eric Carreras » Qua Jul 09, 2008 3:06 pm

NELSON MACIEL escreveu:Ou não tem pescado ...
É o meu caso ...rs..
Ou pq nunca pescou Bass, mas morre de vontade!rs
http://www.jampafishing.com/
"Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado,
quando o último peixe for pescado, a humanidade vai entender que
dinheiro não se come!"
Avatar do usuário
Fabricio Tabata
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1603
Registrado em: Sex Ago 25, 2006 3:40 pm
Cidade:

Mensagem por Fabricio Tabata » Qua Jul 09, 2008 8:06 pm

... ... essa semana dei um pulo em Nazaré com o Braguinha e o peixe tá muito mas muito manhoso...até ele me disse um dia antes q o peixe tá muito manhoso...e tava mesmo...saíram só 6 peixes ...eu acho q esse ano tá mais frio q o ano passado e o peixe tá mais lento...muito mais lento....
abs
Boas Pescarias!
Avatar do usuário
Fábio Gessullo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4403
Registrado em: Sex Abr 08, 2005 7:07 pm
Cidade:

Salatti

Mensagem por Fábio Gessullo » Qui Jul 10, 2008 6:41 pm

Registro dados das minhas pescarias numa planilha.
As média de capturas em Atibainha caiu nos últimos anos.
Em 2004, 2005 ... tinha pescaria que capturávamos mais de 30 peixes.
Em 2006, 2007 ... para fisgar 10 ... 15 peixes ... "soamos" a camisa o dia todo ... rs.
Em 2008 ... para fisgar meia dúzia, tá difícil ! Rs ...
Fábio Gessullo

"Eventually all things merge into one ... and a river runs through it ... I am haunted by waters"

Imagem
Avatar do usuário
Ricardo Haruo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5307
Registrado em: Qua Nov 16, 2005 5:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Haruo » Sex Jul 11, 2008 10:58 am

Acredito que o nível da água pode ter influência de alguma forma com o fato de estar mais difícil de pegar os bocudos. Quase não tem vegetação e muitas estruturas estão fora d'água. Acredito que isso obriga os peixes a ficarem em estruturas mais ao fundo da represa, só observáveis ao eco. Outro fator que talvez faça diferença é que 2007 foi, segundo alguns um ano de "boom", ou seja, ocorreu uma superpopulação de bass. E todos aqui sabem que há muitos linguiceiros que praticam o crime de "pescar" com "catueiros" durante a noite, período em que os basses estão mais ativos e vão para lugares rasos, facilitando sua captura. Talvez essa superpopulação de basses tenha estimulado os linguiceiros a armar ainda mais catueiros, assassinando uma maior quantidade de basses.
Quem quiser pegar bass este ano vai ter que acompanhar os peixes, tentando pescar com maior frequência e principalmente, sabendo usar o eco e marcando os pontos submersos no GPS, senão vai ficar complicado fazer bons resultados. Fazer uma boa pescaria sem isso é uma loteria...
Abs.
Imagem
Avatar do usuário
Mario Eiras Filho
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 64
Registrado em: Ter Nov 20, 2007 8:02 pm
Cidade:

Produtividade

Mensagem por Mario Eiras Filho » Seg Jul 14, 2008 11:15 am

Carissimos

Concordo com os números do Gersulo. Também o senti desta maneira.
considerem o seguinte, sendo sómente minha mais humilde opinião.

PRESSÃO DE PESCA.

Nazaré, neste caso, recebeu nos últimos dois anos um aumento no número de pescadores. Principlamente aqueles que migraram de Bragança para Nazaré, uma vez que Bragança teve queda considerável na produtividade cujas razões não foram discutidas no meio.

Inclusive com a execução de muitos torneios seguidos (modesta opinião).

Sem no entanto movimentos de reposição de estoques, à exemplo do que se fazia em Bragança em anos anteriores.

:?
Mario (Gardé)

Democracia no terceiro mundo se resume a um bando de idiotas que pensa poder governar melhor do que um ditador cretino e corrupto. O problema é que quando o povo toma o palácio não sabe como dar a descarga.
Avatar do usuário
Lucas Ando
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 378
Registrado em: Ter Jul 24, 2007 2:40 am
Cidade:

Re: Produtividade

Mensagem por Lucas Ando » Qui Ago 07, 2008 2:47 pm

garde escreveu: Sem no entanto movimentos de reposição de estoques, à exemplo do que se fazia em Bragança em anos anteriores.

:?
Isso não é verdade Garde.


Campanha de preservação ambiental 2008

Imagem
Organização: SPBC

Objetivo: arrecadar recursos para campanhas de conscientização e preservação do meio ambiente.


Data limite: 21/07/2008

Doações:
Banco: Itaú
Agência: 2923
Conta Corrente: 13.356-1
Razão social: Associação São Paulo Bass Clube
CNPJ: 07.979.913/0001-40

Faça sua doação!!! Ajude a melhorar o nosso estoque pesqueiro.
O Futuro da pesca depende de você!!!


Obs: envie seu comprovante de doação para o e-mail: diretoria@spbassclube.com.br

Lista dos colaboradores:



Nr. Nome do colaborador
1 SPBC
2 Glauco Oda
3 Tuco
4 Júlio Snook
5 Jun Takano
6 Eduardo Seto
7 Eduardo Simodo
8 Márcio Juliano (Moita)
9 Fábio Gessullo
10 Gilson de Souza
11 João Leite
12 Alex Peres
13 Angelo Tsutsumi
14 José Bento Junqueira
15 Marco Bernardes
16 Fernando Manfredi
17 César Casanova
18 José Maria (WayBrasil)
19 Marcelo Hideo Nomura
20 Rafael Komoda
21 Jayro Júnior
22 Marcelo Roberto Pilia
23 Alexandre Hiranaka
24 Fábio Zurlini
25 Paulo Abdo
26 Lucas Seiti Ando
27 Roger Ribeiro
28 Pepe Mélega
29 - Luciano Leme - Valinhos
30 - Andre - Campinas
31 - Ricardo (Pesqueiro 3 lagoas) - Holambra
32 - Vauch - Campinas
33 - Mateus (Fabitos) - Campinas
34 - Rovair - Valinhos
35 - Roger Canaes - São Paulo
36 - Fernando Avelar - Vinhedo
37 - Celso Sakakura - Campinas
38 - Pepo (Agrozul) - Itatiba
39 - Marcel Pantarotto - Itatiba
40 - Paulinho (Animal Brasil) - Campinas
41 - Sergio (Pantanal) - Campinas
42 - Alexandre (O Pirangueiro) - Campinas
43 - Roberto - Campinas
44 - Adriano Luchesi (Luchesi Lures) - São Paulo
45 - Davi - São Paulo
46 - Mauro - Campinas
47 - Clovis Vilela - Campinas
48 - Diego Burgueira - Vinhedo
49 - Tercílio (Vinhemotos) - Vinhedo
50 - Beto - Jundiai

51 João Miguel Caparroz
52 Markinhos Hamamura
53 Alexandre Gonçalves
54 Leonel Yassuda
55 TIM
56 Hiro Ninomya
57 Sérgio Miled
58 Wilsão BBA
59 Marcel Eidy - Tchell
60 Maicon Bianchi
61 - Fábio Martorano
62 - Fernando (MANHA)
63 - Amaury (LINGUIÇA)
64 - Santiago Luis Sanches (Guinho)
65 - Alexandre (Toca do peixe)
66 - Norberto
67 - Eduardo Carvalho Pinto

68 Adriano Macedo
69 Fabricio Tabata
70 Ruy Pereto
71 Djalminha
72 Tardeli
73 Bomediano
74 Gonzalo
"Devolva à vida aquele que lhe proporcionou tanta alegria"
Responder

Voltar para “- BLACK BASS -”