Tamanho dos Basses do Brasil

Criamos este fórum especialmente para falar de um peixe que é uma das grandes paixões dos pescadores esportivos e em especial da Caterva. Coloquem aqui tudo sobre a pesca deste "bocudo".
Avatar do usuário
Ricardo Truite
ANZOL DE OURO
Mensagens: 707
Registrado em: Seg Mar 19, 2007 7:07 pm
Cidade:

Tamanho dos Basses do Brasil

Mensagem por Ricardo Truite » Sáb Abr 26, 2008 3:55 am

Alguem tem uma explicação para o tamanho dos nossos basses ser tão inferior ao resto do mundo? Será só genetica?
Avatar do usuário
Rubens Gorben
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Ter Mar 22, 2005 12:36 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rubens Gorben » Sáb Abr 26, 2008 7:26 am

acho que deve ser devido a necessidade que este peixe tem de certos nutrientes para crescerem mais...

Vejo que os lagos onde existem grandes Blacks são povoados, geralmente por grandes lagostins vermelhos (uma verdadeira praga aqui na Europa desde que foi introduzido). Talvez os nutrientes fornecidos por estes animais sejam mais determinantes para o crescimento do que os nutrientes de peixes forrageiros, visto que são fontes muito mais fartas de cálcio e proteínas do que um caracidae.

Outro fator pode ter relação determinante tem a ver com a qualidade da água... calcária de preferencia... as nossas ficam muito estagnadas e como são geralmente escuras, pouco oxigenadas por baixa fotossintese realizada pelas plantas subaquáticas.... e peixes de patrulha como o black devem precisar de bastante óxigenio.... (mas isso pode ser "viagem" minha, é claro)

Em análises de conteúdo estomacal que observei aqui onde vivo, nas principais estações do ano, a presença de crustáceos era muito maior do que de outros organismos, salvo no início do outono, onde o genero odonata foi percebido com maior frequencia, mas mesmo assim ainda lá estavam os danados dos lagostins.

Acho também que pode ter relação ao fato da presença de competição na massa de água, pois se um tem que se deslocar muito à caça, vai crescer menos, piois terá que ser muito mais ágil... Em relação ao tamanho em cm, se perceberes bem, nossos blacks aí no Brasil até que são bem compridos... mas são mais magricelas...

Talvez ele não consiga competir com todos estes predadores daí... se ele chegar muito na margem, vira comida de traíra... os lambarís são uma desgraça em relação as ovas... as tilápias comem tudo que é inseto... as carpas revirando o fundo frenéticamente deixando as águas turvas e de difícil respiração, as saicangas de lagos, aceleradas no organismos intermediários... Deve ser muito difíl pra ele competir com tudo isso e ele deve se movimentar muito mais, tendo inclusive que desovar mais cedo para sobreviver...

Outro fator que pode influenciar no crescimento é o problema de co-sanguineidade, mas isso tudo é achismo de minha parte... espero que alguém com mais embasamento científico do que eu possa cooperar com este post.

abração
Aquele que quer encontra um caminho. O que não quer, encontra uma desculpa.

Rubens Gorben - pescadô de prantão.

http://www.neopurist.blogspot.com/

http://www.plumapunk.blogspot.com/
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sáb Abr 26, 2008 9:39 am

Bela resposta Rubens ... Não há o que acrescentar ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
João Nicácio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 610
Registrado em: Seg Dez 03, 2007 11:22 am
Cidade:

Mensagem por João Nicácio » Sáb Abr 26, 2008 10:40 am

Rubens, já vi muita "gente boa" viajando numa tal de sub-espécie diferente da Flórida (deram até nome, um tal de M. floridanus); mas creio que sejam mesmo dois fatores que você citou:
a) os tais lagostins (não os temos por aqui, só o pituzinho - e nem em todos os lugares);
b) as tarariras, que são predadoras noturnas por excelência - e, se não me engano, o bass dorme durante um período da noite.
É isso aí.
"Tafasta merubá lô tafasta"
(Se apertar demais, vaza entre os dedos)
Talmud


"Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam."
Avatar do usuário
Rubens Gorben
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Ter Mar 22, 2005 12:36 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rubens Gorben » Sáb Abr 26, 2008 11:56 am

João Nicácio R. Filho escreveu:Rubens, já vi muita "gente boa" viajando numa tal de sub-espécie diferente da Flórida (deram até nome, um tal de M. floridanus); mas creio que sejam mesmo dois fatores que você citou:
a) os tais lagostins (não os temos por aqui, só o pituzinho - e nem em todos os lugares);
b) as tarariras, que são predadoras noturnas por excelência - e, se não me engano, o bass dorme durante um período da noite.
É isso aí.

É o que costumo dizer aqui em Portugal, nas nossas elocubrações sobre os diferenciais primários das espécimes ictiológicas do Brasil e da Europa.

No Brasil, é mais fácil você encontrar em uma massa dulcícola algo que te devore do que algo pra você devorar.

abração
Aquele que quer encontra um caminho. O que não quer, encontra uma desculpa.

Rubens Gorben - pescadô de prantão.

http://www.neopurist.blogspot.com/

http://www.plumapunk.blogspot.com/
Avatar do usuário
Ricardo Truite
ANZOL DE OURO
Mensagens: 707
Registrado em: Seg Mar 19, 2007 7:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Truite » Sáb Abr 26, 2008 12:19 pm

Pois é, mas eu estava lendo sobre o lago el salto. Se ver a localização dele no mapa ele fica no tropico de cancer, então clima não é o problema. Na maioria dos lagos onde existem bass é muito mais facil capturar bass que trairas, não acredito que a culpa seja das trairas. O principal alimento do bass nesse lago é tilapia, o que também não é tão diferente de muitos locais aqui. Li algo interessante que esse lago foi povoado com basses vindos da florida em 1986 e nele só é permitido pesque e solte. Parece que os mexicanos cuidarem desse lado para ele se tornar um ótimo local para pesca do bass.


http://www.mexicobasstours.com/
“Mexico has the best bass lakes in the world for black bass fishing – and the best of the best is Lake El Salto, just 50 miles north of Mazatlan. Lake El Salto was stocked in 1986 with largemouth Florida bass, but because of the warm temperature of the water, the lake became populated by very big and aggressive bass.”

http://www.anglingonthefly.com/FishBlog ... F0B11.html
“Fishery Profile: Lake El Salto – submerges trees, rocky shorelines, and semi-stained/turbid water (about 3 feet visibility); food source – tilapia and shad (dense concentrations)”
Avatar do usuário
Rubens Gorben
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 493
Registrado em: Ter Mar 22, 2005 12:36 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rubens Gorben » Sáb Abr 26, 2008 3:27 pm

Mr. Truite.

Já ví matrises de tilápias em pisiculturas que ultapassavam largamente os 2 kilos... Talvez as matrizes de Bass nestes locais tbm nos surpreendam.

Se analisares as escalas de crescimento do Bass, vais notar que existe uma faixa etária em que ele cresce mais em menos tempo e depois de certo tamanho, ele dá uma pausa, para somente depois de alguns anos voltar a crescer mais um pouco e daí em diante o que muda mais é a engorda e não o comprimento.

Muitos repovoamentos são feitos com o peixe após ter vencido esta barreira da medida... não é soltando Bases de 15 cm que cultivaremos grande peixes... mas talvez soltando peixes já com seu porte acima dos 40 cm... Tendo-se em conta que somente aos 25 cm ele começa a se reproduzir...

Assim, talvez, se pudesse selecionar os indivíduos genéticamente não apenas por se tratar de M. Salmóides, mas por saber que a linhagem de determinados indivíduos que atingem o máximo tamanho num menor espaço de tempo...

As trutas são tratadas e selecionadas assim. São soltos os indivíduos que metabolizam o máximo de suas capacidades físicas... os menores são vendidos a restaurantes pois não convém vender peixes maiores que o diametro de um prato.

Já peguei bases de mesmo tamanho e de pesos completamente diferentes... tipo, em uma lagoa mais recente e pobre de nutrientes, capturar basses com 40 cm e duas libras de peso e em lagos mais velhos, capturar a mesma medida e cerca de 3 libras e meia... detalhe... dentro de uma mesma faixa climática, mudando apenas o tipo de água.... de uma base oligotrófica para uma base eurotrófica.

Outro problema que gera certo desinteresse em desenvolver estes tipos de peixes, é que são alienígenas em nosso país... o que torna simplesmente ilegal qualquer tipo de desenvolvimento ou estudo de campo visando o aprofundamento a respeito dele...

Não estou muito por dentro das legislações vigentes hoje sobre este peixe, mas lembro que quando saí do Brasil, quem pesca-se e devolve-se esta espécie poderia ser acusado de ter cometido crime ambiental...

É delicada esta situação para nós pescadores, pois se quisermos seguir as leis e sermos "éticos" com nossa sociedade devemos trair a bandeira que empunhamos do pesque e solte para todas as espécies, criando uma espécie de pesque e solte seletivo...

O que será que irá acontecer nos próximos anos com estes seres introduzidos?

O que será que irá acontecer conosco, pescadores que amam devolver toda e qualquer peixe são e salvo independente da espécie?

Será que as centenas de milhares de biólogos que defendem esta idéia de extinguir os exóticos e alienígenas estão errados?

Ou será que por um breve momento nós, pescadores esportivos, não queremos ver a dura realidade de talvez nunca mais podermos pescar uns "verdinhos" ou "bocudinhos", como são carinhosamente chamados pelos seus fãs e seguidores febris, perto de nossas casas?

Bom... acho que sai do foco...

Peixe bom é peixe vivo... indiferente se for desse tamanhinho ou deeesseeee tamanhãaaaooooo....

Abração
Aquele que quer encontra um caminho. O que não quer, encontra uma desculpa.

Rubens Gorben - pescadô de prantão.

http://www.neopurist.blogspot.com/

http://www.plumapunk.blogspot.com/
Avatar do usuário
Jtakano
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 151
Registrado em: Qua Nov 01, 2006 2:03 am
Cidade:

Mensagem por Jtakano » Seg Abr 28, 2008 4:07 am

João Nicácio R. Filho escreveu:Rubens, já vi muita "gente boa" viajando numa tal de sub-espécie diferente da Flórida (deram até nome, um tal de M. floridanus); mas creio que sejam mesmo dois fatores que você citou:
a) os tais lagostins (não os temos por aqui, só o pituzinho - e nem em todos os lugares);
b) as tarariras, que são predadoras noturnas por excelência - e, se não me engano, o bass dorme durante um período da noite.
É isso aí.
Micropterus Salmonoides Floridanus Existe! Se pesquisar em qualquer site especializado nos EUA vera que sim ele existe.
Em relação aos Largemouth Bass existem 2 espécies reconhecidas nos EUA a Northem e a Floridanus! Sendo assim, basta olhar em sites especializados nos EUA para confirmar tal afirmação!
Jun
Avatar do usuário
Jtakano
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 151
Registrado em: Qua Nov 01, 2006 2:03 am
Cidade:

sobre o crescimento

Mensagem por Jtakano » Seg Abr 28, 2008 4:13 am

Não existe estudos no brasil em relação ao Basses, ou se existirem são poucos!
Portanto acredito que as possibilidades citadas pelo Sr. Rubens são factíveis! Sobre qual especie povoa o Brasil, tb não sabemos ao certo, mas é quase certeza que seja que seja O largmouth e do tipo northem! Mas isso é achismo meu! Já acharam que é a Spoted Bass, mas como eu disse não sabemos ao certo.
Sobre a especie ser northem ou floridanus acredito que nada tem a ver sobre o tamanho dos nossos basses pois ambas as especies crescem e ficam mais pesadas do que as nossas. A spoted simé menor que as deais, no entanto não sabemos se é ela que esta no brasil ou não!
Na minha opinião a hipótese mais plausível é a da cosanguiniedade, mas como disse, por falta de pesquisa científica isso tudo não passa de achismo!
Jun
Avatar do usuário
Christiam Iuki
CALOURO
Mensagens: 15
Registrado em: Seg Jan 19, 2009 8:02 am
Cidade:

Tamanho do Bass

Mensagem por Christiam Iuki » Seg Fev 02, 2009 9:38 pm

Sempre ouvi explicações sobre este assunto, com relação a espécie do Black Bass, assim como a razão do Tucunarés da minha região não serem do tamanho dos que existem na Amazônia.
Mas acho que a explicação de nosso amigo Rubens Gorben se não estiver 100% correto, está muito próximo disso. Assim como os Tucunarés amazônicos, tem todo um ambiente que influência no seu desenvolvimento, independente da espécie (paca, borboleta, açu, ..., todos são muito grandes). O Blacks brasucas devem seguir a mesma regra para não serem do mesmo tamanho dos da Flórida.
Avatar do usuário
Rodrigo Nogueira
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 12785
Registrado em: Qui Abr 19, 2007 12:34 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rodrigo Nogueira » Ter Fev 10, 2009 10:19 pm

um piscicultor de bass, amigo meu, disse-me que esses bass gigantes sao mutaçoes, originarias de duas especies diferente e que tiveram seus genes cruzados....

se é verdade, nao sei....mas acho que tem a ver sim...
Rodrigo Nogueira

/ct0
Responder

Voltar para “- BLACK BASS -”