Crank Baits - Matéria

Criamos este fórum especialmente para falar de um peixe que é uma das grandes paixões dos pescadores esportivos e em especial da Caterva. Coloquem aqui tudo sobre a pesca deste "bocudo".
Avatar do usuário
Thierry Cioquetta
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8611
Registrado em: Qua Nov 29, 2006 11:49 am
Cidade: Santa Maria
Estado: RS

Crank Baits - Matéria

Mensagem por Thierry Cioquetta » Seg Abr 23, 2007 8:51 pm

No site da Rapala VMC tem algumas dicas sobre essas iscas...

http://www.rapalavmc.com.br/materias.asp?IDmateria=87

Achei bem legal...

Valeu!!
/*** CATCH AND RELEASE!!! /***
/ct0
Okappari Kraze Bassers

Imagem
Avatar do usuário
Rodrigo Nogueira
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 12785
Registrado em: Qui Abr 19, 2007 12:34 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rodrigo Nogueira » Ter Abr 24, 2007 7:50 am

Boa Thierry.... ...

nunca testei essas iscas para bass.... ... a matéria....

vou ser se consigo pegar algum neste fim de semana....se tiver resultado, comento em seguida...

abraço!!!!
Rodrigo Nogueira

/ct0
Avatar do usuário
Rodrigo Lima
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5703
Registrado em: Ter Dez 12, 2006 2:22 pm
Apelido: PIG
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Lima » Ter Abr 24, 2007 8:08 pm

Aeeeeee.... ...

Já usei essas "gordinhas" e tive boas ações com os basses.... ...

Meu cumpade aí em cima não lembra, mas estávamos pescando black bass na fazenda kiri e ele fisgou um pacu de 3Kg.... ... uma crankbait.... ....uma pindá, da aicás.... ....

Já fui feliz tb usando a Big O da Cotton Cordel.... ....

Abraço.... ...
/ct0
Avatar do usuário
Felipe Loyola
ANZOL DE OURO
Mensagens: 619
Registrado em: Sáb Abr 14, 2007 4:22 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Loyola » Qui Mai 03, 2007 12:19 am

Bela matéria!! Eu li a mesma na revista Pesca & Cia alguns meses atras mas estava bem mais resumida. No site da Rapala esta bem mais tecnica. Fora as fotos com uns "blackinhos". hehehehheeh

abraços
"Nascido para pescar, forçado a estudar..."

Imagem

Pesque & Solte SEMPRE
Avatar do usuário
Pedro Killing
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 377
Registrado em: Qua Mar 21, 2007 7:22 pm
Cidade:

Complemento

Mensagem por Pedro Killing » Dom Jun 10, 2007 9:23 pm

Oi Thierry! Há um tempo eu tinha ficado de postar um complemento pra ti sobre esse tópico, então já que acabei de escrever ele à pouco tempo...hehehe

O crankbait é uma das iscas mais utilizadas para o Bass. Existem modelos de diversas formas e espectros de cores! Porém, todos possuem características em comum, como por exemplo, a barbela longa (para adquirir profundidade), sendo que a profundidade máxima a ser mantida pode ser regulada de acordo com o comprimento ou largura da barbela. De acordo com o tamanho da barbela, a isca tende a nadar com seu corpo posicionado a certo ângulo de inclinação (cabeça para baixo) que faz com que a isca até possa evitar enroscos na vegetação ou estruturas como galhos de árvores imergentes ou rochas.

O crankbait é muito simples, exije pouca técnica e é muito efetivo, porém o pescador deve manter um bom conhecimento do local a ser utilizada a isca e deve manter um recolhimento não completamente uniforme, mas, porém com mais uniformidade do que o trabalho com outras iscas, como meia-água e superfície, que admitem transições de trabalho mais variadas e mais freqüentes.

Uma boa técnica é trabalhada com um arremesso de média distância, posicionar a vara a um grau bastante elevado, com sentido voltado para cima. Inicia-se o trabalho de recolhimento, mantendo a vara na mesma posição até o nível de profundidade necessário ou escolhido pelo pescador. Neste momento o trabalho começa, o pescador vai aos poucos abaixando sua vara na qual vai mantendo um percurso retilíneo e uniforme, sem variações no movimento. Com isso, pode-se regular a profundidade desejada para a isca manter-se em um nível apenas, porém é bom lembrar que é uma isca de contato, por exemplo, raspar com o corpo rente ao fundo ou em certas estruturas é muito válido. Dependendo de cada isca, quando um pescador não possui outros recursos , às vezes iscas grandes demais, para níveis de profundidade mais elevados do que os a serem utilizados, é necessário que se utilizem essas técnicas para manter um bom rendimento e uniformidade, assim criando um trabalho menos erradico e mais efetivo.

O equipamento a ser utilizado para este tipo de isca deve manter uma linha de equilíbrio muito pouco variada, constituindo-se de uma vara de ação lenta, para manter maior regularidade nas ações exercidas além de arremessar mais furtivamente, e poder manter maior controle de pressão na boca do peixe, com mais força nas devidas fisgadas. A resistência desse instrumento deve ser muito elevada, pois se deve ao fato de ser uma isca muito pesada para arremessos e exerce muita pressão na linha e consequentemente na própria vara.

As carretilhas não possuem uma seleção tão critica para tal, porém é recomendado o uso de carretilhas de recolhimento lento, pois é mais facilmente mantida a uniformidade durante o recolhimento, evitando descuidos durante conseqüentes transições de velocidade. Os parâmetros de recolhimento admitidos estão entre 4:1 e 5:1, pois recolhimentos muito acelerados podem baixar o rendimento da isca e fazendo-a nadar com menor naturalidade ou de maneira excessivamente erradica.

A linha possui muita importância em relação às profundidades obtidas de acordo com cada isca. Os parâmetros da maioria das iscas podem ser acompanhados junto as suas instruções indicadas pelo fabricante, por exemplo, uma isca pode chegar a 12 pés de profundidade com uma linha de 10Lb. De acordo com testes práticos e lógicos, foi constatado que, para uma profundidade maior é necessária uma linha de menor diâmetro.
Saudações,
Pedro Fleck Killing
Novo Hamburgo - RS

"Eu acredito na prática da pesca esportiva, que resulte na satisfação do pescador, na manutenção e preservação do meio ambiente, assim como na remuneração do capital"
Avatar do usuário
Thierry Cioquetta
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8611
Registrado em: Qua Nov 29, 2006 11:49 am
Cidade: Santa Maria
Estado: RS

Mensagem por Thierry Cioquetta » Seg Jun 11, 2007 3:51 pm

Killing, baita explicação. Bem legal mesmo. Pra quem gosta desse tipo de isca, o texto explicou bem. Quem pesca black bass tem que estar sempre se informando de novas iscas, materiais, entre outros.

Abraço.

Valeu!!!
/*** CATCH AND RELEASE!!! /***
/ct0
Okappari Kraze Bassers

Imagem
Responder

Voltar para “- BLACK BASS -”