Espécies que podem ser introduzidas.... ......

Criamos este fórum especialmente para falar de um peixe que é uma das grandes paixões dos pescadores esportivos e em especial da Caterva. Coloquem aqui tudo sobre a pesca deste "bocudo".
Avatar do usuário
Daniel Vicentini
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 206
Registrado em: Sex Nov 10, 2006 11:09 am
Cidade:

Espécies que podem ser introduzidas.... ......

Mensagem por Daniel Vicentini » Qui Nov 30, 2006 9:03 am

Senhores, costumo pescar em uma represa com uma quantidade razoável de forrageiros como lambaris e tilápias, além de outras espécies como carpas, traíras (pouquíssimas) e nosso amado Brék Beiss....

Gostaria de saber que outros peixes posso introduzir nesta represa (peixes esportivos) que não prejudiquem os Blacks.

Para os que não conhecem a região digo que a temperatura no inverno pode chegar a 2ºC e no verão a 35º, ou seja, durante as estações do ano existe uma grande variação de temperatura, então tem que ser alguma espécie que aguente tal clima.

Pensei em Matrinxãs, o problema é que não aguentam muito bem o frio.

Para trutas não existe oxigenação suficiente da água (represa sem nenhuma correnteza ou queda d´água)

Tucunaré concorre diretamente com o Black, e como alcança tamanho bem superior a ele acredito que mesmo Blacks adultos entrariam na sua cadeia alimentar.... ....

Alguém aí pode me ajudar??????

Desde já agradeço.... .....
Editado pela última vez por Daniel Vicentini em Sex Mai 25, 2007 3:27 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Vinicius Zeppa
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5801
Registrado em: Qua Abr 12, 2006 12:05 pm
Cidade:

...

Mensagem por Vinicius Zeppa » Qui Nov 30, 2006 9:48 am

...realmente temos um problema hein amigo !!!!??? .vc quer proteger os blackinhos ..porem quase em sua totalidade os esportivos tbem sao predadores por excelencia !!!! ...mas axo que nesse caso derepente poderiam entrar bem as dentuças !!! rsrssrsrsss.... as famosas trairas !! ..quem sabe ???...
Avatar do usuário
Daniel Vicentini
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 206
Registrado em: Sex Nov 10, 2006 11:09 am
Cidade:

Pois é Vinicius.... .....

Mensagem por Daniel Vicentini » Qui Nov 30, 2006 9:55 am

Pesco nesta represa há mais ou menos 1 ano e meio, porém só descobri os Blacks há 3 mêses, de lá pra cá é pescaria sábado e domingo rs....

Já vi outros pescadores tirarem traira pescando de barrando, já pesquei black com pedaços faltando ( um sem um pedaço da boca e outros tantos com machucados na lateral....).

Porém, nestes 3 mêses que tenho pegos os bocudos nem eu nem nenhum dos meus parceiros pescou ou sequer viu alguma traira....

Pensei em soltar alguns trairões, a represa é bem grande a acho que suportaria eles muito bem, porém precios de uma segunda opinião, uma vez que sou advogado, e não biólogo e, depois que soltá-los já era rs.... ....

Tem alguma outra sujestão de peixe que principalmente não prede os basses??????
Avatar do usuário
Vinicius Zeppa
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5801
Registrado em: Qua Abr 12, 2006 12:05 pm
Cidade:

... ...

Mensagem por Vinicius Zeppa » Qui Nov 30, 2006 10:05 am

...eh ..trairoes axo que nao sao uma escolha boa nao !!! ..pq os bicho ficam grandes rapaizzz ..tipo em represa de temperatura boa e comida ..8 a 10 kg !!! rsrsrsrsss..derepente quem sabe matrinchas ou piraputangas mto esportivas e de boca dentada ..porem pequenas ..entaum predam peixes pequenos somente !!!
Avatar do usuário
Daniel Vicentini
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 206
Registrado em: Sex Nov 10, 2006 11:09 am
Cidade:

Bem pensado.... ....

Mensagem por Daniel Vicentini » Qui Nov 30, 2006 10:20 am

Piraputangas são uma ótima opção, não tinha pensado nelas.... ... ...

E mais, imagina um trairão de 9 kgs pegando numa linha 0,19 e material ultra light.... .....

Ia ser um estrago dos bons rs.... ...

Valeu pela idéia....

Se mais alguém tiver outra agradeço.... ... ......
Avatar do usuário
Guilherme Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2503
Registrado em: Seg Ago 28, 2006 3:08 pm
Cidade:

Mensagem por Guilherme Morais » Qui Nov 30, 2006 11:11 am

Coloca tambacu... Eles aguentam bem o frio, e ficam grandes também...

Também tem o cat fish, mas eu prefiro espécies mais esportivas...
Avatar do usuário
Daniel Vicentini
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 206
Registrado em: Sex Nov 10, 2006 11:09 am
Cidade:

Tambacu e Catfish.... ......

Mensagem por Daniel Vicentini » Qui Nov 30, 2006 11:44 am

Catfish tem na represa, apesar de so ter pego pequenos até agora (20 Cm), porém se tem pequeno tem grande tb rs.... .....

O problema é que estou pensando em introduzir outras espécies que peguem em iscas artificiais e que fiquem ativas no período em que o bass está inativo, de modo que eu consiga pescar com meu caiaque e iscas artificiais nessa represa o ano todo...

Tinha pensado no pacu e no tambacu, o problema é que ambos são peixes que podem ser vistos de fora d´água, o que aumentaria o número de pescadores (depredadores, pescadores de rede e de tarrafa) que já não é pequeno...

Esta represa é uma represa intermediária da Sabesp, funcionando como um reservatório emergencial de água para o município de São Paulo, ou seja, a entrada é proibida, quem dirá a pesca rs....

Pra ter uma idéia só dá pra pescar embarcado com caiaque ou pequenas canoas que sejam facilmente carregadas por terra por uma pequena trilha (leia-se: pirambeira) de uns 300 metros até a estrada...

O tambacu é um peixe que não procria sozinho (ao menos até onde sei), desta forma, teria que colocá-lo sempre na represa.

A minha idéia é introduzir uma espécie que se adapte ao local e procrie....

(Complicado não?!?!?!??!!? rs.)
Avatar do usuário
Guilherme Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2503
Registrado em: Seg Ago 28, 2006 3:08 pm
Cidade:

Mensagem por Guilherme Morais » Qui Nov 30, 2006 12:20 pm

Complicado eu sei que é sim... Eu tenho mais ou menos o mesmo problema em meu açude...

Estou soltando daqui 2 semanas um pouco de pacu, tambacu e matrinchã, mas essas duas espécies realmente não se reproduzem em águas paradas...

Eu já soltei tilápia e trairão, além da carpa colorida (que os passarinhos já cuidaram de acabar com todas). Estou a procura de alevinos de black bass, mas tá difícil de encontrar aqui em MG ou que entregue a quantidade que eu quero (cerca de 2 centos apenas)...

Das espécies esportivas, que eu me lembre, apenas o trairão, black bass e tucunaré se reproduzem em águas paradas... Tem o pirarucu também, mas além de ser muito caro, ele come muuuuito mais do que o tucunaré, e é fácil de ser capturado por tarrafeiros e redeiros...

Acho que não ajudei em nada... hehehehe
Avatar do usuário
Daniel Vicentini
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 206
Registrado em: Sex Nov 10, 2006 11:09 am
Cidade:

É fogo.... ......

Mensagem por Daniel Vicentini » Qui Nov 30, 2006 12:37 pm

O complicado é fazer um investimento, comprando alevinos e soltando pelo puro prazer de pescar e vem um mané que tá a fim de não gastar dinheiro em peixaria, jogar uma tarrafa ou armar uma rede e acabar com ele....

Esses caras não respeitam nada e não estão nem um pouco preocupados com nada que não seja o umbigo deles.

Hoje pratico o pesque e solte, porém por muito tempo peguei alguns peixinhos e levei pra casa pra comer, porém nada exsagerado e sempre soltando os menores.

E o pior, reclamar pra quem, uma vez que eu também não poderia estar alí, que é propriedade particular.... ......

Mas fazer oq né?????

Abraços
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qui Nov 30, 2006 1:05 pm

Antes de vc fazer qualquer alevinamento, consulte o Ibama ...
Soltar espécies exóticas em águas públicas, é considerado crime ambiental, inafiançável ... Mesmo que sejam espécimes brasileiros, como Trairões, Matrinxãs ou Piraputangas ...

Converse com o Michel, do Ibama, que participa aqui do nosso site e veja com ele de que forma isso pode ser realizado ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Salatti » Qui Nov 30, 2006 1:09 pm

NELSON MACIEL escreveu:Antes de vc fazer qualquer alevinamento, consulte o Ibama ...
Soltar espécies exóticas em águas públicas, é considerado crime ambiental, inafiançável ... Mesmo que sejam espécimes brasileiros, como Trairões, Matrinxãs ou Piraputangas ...

Converse com o Michel, do Ibama, que participa aqui do nosso site e veja com ele de que forma isso pode ser realizado ...
Verdade cara...
Esse lance de introdução de espécies exóticas já deu muito problema...
Veja bem antes!!!

Abraços.
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
Daniel Vicentini
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 206
Registrado em: Sex Nov 10, 2006 11:09 am
Cidade:

Agradeço o aviso.... ... ... ...

Mensagem por Daniel Vicentini » Qui Nov 30, 2006 1:31 pm

Só tem um probleminha, como eu disse é uma represa onde é proibido entrar, quem dirá pescar rs.... ......

Sei que teria que consultar o IBAMA, e certamente eles não me autorizariam rs.... ...

Quanto a proliferação de novas espécies isso é impossível.... .....

Meu intuinto não é prejudicar ecosistema algum, é apenas colocar alguma espécie esportiva que me dê alternativa de pesca durante a "fase morta" dos basses....

De qualquer forma fico grato pelo aviso.

Estou praticamente desistindo da idéia...
Avatar do usuário
Diego C. Feldhaus
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3098
Registrado em: Sex Fev 27, 2009 2:49 pm
Cidade: LAGES
Estado: SC
Instagram: @dcfeldhaus

Peixamento

Mensagem por Diego C. Feldhaus » Seg Mar 16, 2009 11:29 pm

Olá colegas!
Já criei Black Bass em algumas lagoas no meu sítio, também já trabalhei com diversas espécies de peixes na UDESC (universidade estadual de SC).
O que me "qualifica" para dar alguns "palpites". rsss
Quanto as carpas podem revolver o fundo do local e causar morte dos Basses, o que já aconteceu comigo. Tinha um açude que tinha muito capim (que não são de hábito de revolver fundo) e soltei algumas carpas capim para solucionar o problema, comeram tudo o capim e começaram a revolver o fundo, o que acabou por deixar a água barrenta e "matou" os Basses.
Traíras são além de grandes concorrentes do Black Bass, predadoras dos mesmos, os exemplares que você cita ter fisgado com cortes e sem as nadadeiras devem ter sido atacados por elas. Tive uma péssima experiência em um local onde havia o convivio das duas espécies, péssimo para o Black Bass.
Aqui na minha região tive boa experiência com Saicangas, aqui na região denominadas de "Tajabecos" e em outros lugares como "Sardas", é um tipo de lambarí um pouco maior e com pequenos "dentes", atacam bem as iscas artificiais e são bastante esportivas com materias de pesca bem leves. Além de reproduzirem-se em águas paradas são bons forrageiros para o Bass.
No mais boas pescarias a todos!!
Responder

Voltar para “- BLACK BASS -”