Espécies de bass

Criamos este fórum especialmente para falar de um peixe que é uma das grandes paixões dos pescadores esportivos e em especial da Caterva. Coloquem aqui tudo sobre a pesca deste "bocudo".
Avatar do usuário
Fabio Santos
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1193
Registrado em: Qua Mar 29, 2006 7:48 pm
Cidade:

Espécies de bass

Mensagem por Fabio Santos » Seg Out 23, 2006 10:17 am

Essas são as espécies mais importantes de bass;

Suwannee Bass (Micropterus notius)
Raramente excede 400g. Sua coloração total é parda com marcas escuras ao longo do dorso, o macho possui a barriga com o tom de azul.
Imagem

Largemouth Bass (Micropterus salmoides)
É o Black Bass que foi introduzido no Brasil, pode alcançar até 10 kilos, mas a média dos exemplares no Brasil é entre 1kg e 2kg.
Imagem

Spotted Bass (Micropterus punctulatus)
Semelhante ao Largemounth exceto que a primeira dorsal e segunda são conectadas. Pode alcançar até 4kg, mas são raros exemplares deste tamanho.
Imagem


Smallmouth Bass (Micropterus dolomieui)
Pode alcançar cerca de 5kg e prefere lagos claros e correntes com fundos rochosos ou de cascalho.
Imagem

Shoal Bass (Micropterus cataractae)
Essa espécie possui os olhos vermelhos assim como o Redeye Bass, apresenta cor verde oliva aproximando-se do preto. Pode alcançar até 3kg.
Imagem

Redeye Bass (Micropterus coosae)
Possui os olhos vermelhos e a nadadeira caudal laranja com extremidades brancas. Pode alcançar até 3,6kg, mas geralmente não cresce mais do que 500g
Imagem

Guadalupe Bass (Micropterus treculi) é semelhante ao Spotted Bass, mas Possui faixas escuras nítidas, chega até 500g.
Imagem

Abraço a todos!
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Out 23, 2006 11:54 am

Legal Fábio ...
Tópico muito bom ...
Editado pela última vez por NELSON MACIEL em Seg Out 23, 2006 1:15 pm, em um total de 1 vez.
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Fabio Santos
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1193
Registrado em: Qua Mar 29, 2006 7:48 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio Santos » Seg Out 23, 2006 12:15 pm

É nóis!!!!
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Fernandes » Seg Out 30, 2006 8:39 pm

Existe uma Discussão, e uma tese de que há um engano ao atribuir a especie introduzida no Brasil a Micropterus Salmoides ( LargeMouth Bass )
a especie introduzida no Brasil seria a Spotted Bass ( Punculatus ),
São realmente espécies muito parecidas, A tese que li, trás informações da fauna e biologia dos lagos mexicanos, onde existe o largemouth, que é muito parecida com nossa situação, inclusive o clima, e a alimentação,
além disso o estudo cita ainda, ser o Spotted Bass, uma das espécies de Bass, com maior capacidade de adaptação ao local, e se adaptar muito bem a lagos profundos, como é o nosso caso.
Isto ainda é uma tese, mais a ser estudada com carinho, parece que amostras sanguineas estão sendo enviadas aos Eua, para serem feitos testes de DNA, mais existe uma chance de haver um equivoco por aí...
veremos o que vem pela frente...

Abração!!
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
Rycardo Carvalho
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9718
Registrado em: Sáb Abr 09, 2005 1:00 pm
Cidade:

Estranho.. são peixes diferentes...

Mensagem por Rycardo Carvalho » Seg Out 30, 2006 8:56 pm

Rafael Fernandes escreveu:Existe uma Discussão, e uma tese de que há um engano ao atribuir a especie introduzida no Brasil a Micropterus Salmoides ( LargeMouth Bass )
a especie introduzida no Brasil seria a Spotted Bass ( Punculatus ),
São realmente espécies muito parecidas, A tese que li, trás informações da fauna e biologia dos lagos mexicanos, onde existe o largemouth, que é muito parecida com nossa situação, inclusive o clima, e a alimentação,
além disso o estudo cita ainda, ser o Spotted Bass, uma das espécies de Bass, com maior capacidade de adaptação ao local, e se adaptar muito bem a lagos profundos, como é o nosso caso.
Isto ainda é uma tese, mais a ser estudada com carinho, parece que amostras sanguineas estão sendo enviadas aos Eua, para serem feitos testes de DNA, mais existe uma chance de haver um equivoco por aí...
veremos o que vem pela frente...

Abração!!
Essa é uma boa forma de comparação..

O da Esquerda é o spooted bass e o da direita o largemouth bass...
Imagem

As fotos são do Alabama...

De qualquer forma esperemos pela ciência...
Meus amigos e minha família são os meus tesouros...
Sou um homem simples e não preciso de muita coisa pra ser feliz.

Imagem
"PEIXE é tudo!!"

"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós" (São Inácio de Loyola)
Avatar do usuário
Rycardo Carvalho
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9718
Registrado em: Sáb Abr 09, 2005 1:00 pm
Cidade:

Talvez...

Mensagem por Rycardo Carvalho » Seg Out 30, 2006 9:04 pm

Meus amigos e minha família são os meus tesouros...
Sou um homem simples e não preciso de muita coisa pra ser feliz.

Imagem
"PEIXE é tudo!!"

"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós" (São Inácio de Loyola)
Avatar do usuário
Fabio Santos
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1193
Registrado em: Qua Mar 29, 2006 7:48 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio Santos » Ter Out 31, 2006 12:11 pm

Rafael Fernandes escreveu:Existe uma Discussão, e uma tese de que há um engano ao atribuir a especie introduzida no Brasil a Micropterus Salmoides ( LargeMouth Bass )
a especie introduzida no Brasil seria a Spotted Bass ( Punculatus ),
São realmente espécies muito parecidas, A tese que li, trás informações da fauna e biologia dos lagos mexicanos, onde existe o largemouth, que é muito parecida com nossa situação, inclusive o clima, e a alimentação,
além disso o estudo cita ainda, ser o Spotted Bass, uma das espécies de Bass, com maior capacidade de adaptação ao local, e se adaptar muito bem a lagos profundos, como é o nosso caso.
Isto ainda é uma tese, mais a ser estudada com carinho, parece que amostras sanguineas estão sendo enviadas aos Eua, para serem feitos testes de DNA, mais existe uma chance de haver um equivoco por aí...
veremos o que vem pela frente...

Abração!!


Talvez seja por isso que o bass não cresce tanto assim no Brasil, já que os spooted bass dicilmente alcança os quatro kilos.
E olhando direito, parece muito com os que pegamos aqui no Brasil.

Imagem
Avatar do usuário
Rycardo Carvalho
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9718
Registrado em: Sáb Abr 09, 2005 1:00 pm
Cidade:

Eu acredito mais...

Mensagem por Rycardo Carvalho » Ter Out 31, 2006 1:54 pm

  • Eu acredito mais que tenha ocorrido a introdução das duas espécies por engano.. porque em certos locais vc vê padrões bem parecidos ao Largemouth que tem um padrão mais esverdeado e em outros ao Spotted com um padrão mais amarelado... além do que o crescimento da espécie tb está ligado a alimentação e presença de predadores.. Foi trazido em alguns lugares o Blue Gill e ouvi falar de exemplares maiores onde houve essa inserção... Já com espécie Lêntica fica muito a mercê dos predadores... e talvez o fato de procurar águas mais fundas seja uma adaptação por sobrevivência...
    Vou citar o fato de outro predador que teve problemas aqui na região..
    Uma lagoa de médio porte aqui perto onde tinha bastante traíra e trairão... foram soltos tucunas azuis e amarelos.. os azuis como costumam ficar em estruturas.. se adaptaram melhor.. os amarelos praticamente sumiram... Imaginem o bass com aquele comportamento variante de época pra época em razão do clima... sei lá... minha opinião...
Meus amigos e minha família são os meus tesouros...
Sou um homem simples e não preciso de muita coisa pra ser feliz.

Imagem
"PEIXE é tudo!!"

"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós" (São Inácio de Loyola)
Avatar do usuário
Rycardo Carvalho
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9718
Registrado em: Sáb Abr 09, 2005 1:00 pm
Cidade:

Fico devendo...

Mensagem por Rycardo Carvalho » Ter Out 31, 2006 2:02 pm

  • Tenho bastante literatura sobre o Black Bass em casa.. qdo der certo escaneio algumas coisas legais e coloco aqui neste fórum...
    tem muita coisa legal....
Meus amigos e minha família são os meus tesouros...
Sou um homem simples e não preciso de muita coisa pra ser feliz.

Imagem
"PEIXE é tudo!!"

"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós" (São Inácio de Loyola)
Avatar do usuário
Rycardo Carvalho
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9718
Registrado em: Sáb Abr 09, 2005 1:00 pm
Cidade:

Uma coisa interessante..

Mensagem por Rycardo Carvalho » Ter Out 31, 2006 2:58 pm

  • Uma coisa interessante a ser dita é que a menos que vc, suponhamos peça por exemplo a um importador por um largemouth bass especificamente.. Se vc pedir a um criador americano por black bass..
    vc poderia receber qq um desses citados abaixo:

    Micropterus cataractae - shoal bass
    Micropterus coosae - redeye bass
    Micropterus dolomieu - smallmouth bass
    Micropterus notius - Suwannee bass
    Micropterus punctulatus - spotted bass
    Micropterus salmoides - largemouth bass
    Micropterus treculii - Guadalupe bass

    O termo Black Bass é usado lá para todas estas espécies de basses ditos de água quente..

    Outra coisa interessante que a expectativa de vida do Largemouth Bass é de cerca de 23 anos o que explica o grande crescimento em habitat nativo...

    http://en.wikipedia.org/wiki/Black_bass

Meus amigos e minha família são os meus tesouros...
Sou um homem simples e não preciso de muita coisa pra ser feliz.

Imagem
"PEIXE é tudo!!"

"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós" (São Inácio de Loyola)
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Fernandes » Ter Out 31, 2006 3:01 pm

Um estudo que li, disse que idade de um black bass aqui no Brasil é em média 4 anos..
tenho que procurar onde é que tá esse artigo..
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
Wagner Vieira
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2349
Registrado em: Qua Dez 28, 2005 8:45 am
Cidade:

Mensagem por Wagner Vieira » Ter Out 31, 2006 3:08 pm

Rafael Fernandes escreveu:Um estudo que li, disse que idade de um black bass aqui no Brasil é em média 4 anos..
tenho que procurar onde é que tá esse artigo..

Poxa...rssss....então o que tem na chacara do meu tio é uma excessão!!! Ele já tem 11 anos e é muuuuito grande!!! O interessante é que ele está sozinho desde que colocamos lá...tem até nome: CARLÃO...hehehehehe

E tente pescar ele pra você ver o "balaço" que leva do meu tio...rsss...


Quem quiser conhece-lo, terei enorme prazer em apresentar o CARLÃO... :lol: :lol: :wink: :wink:



Abração


Wagner
A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. (João 1:5)


Só "TARAIRONAS" de "PELO"
Avatar do usuário
Rycardo Carvalho
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9718
Registrado em: Sáb Abr 09, 2005 1:00 pm
Cidade:

Pois é...

Mensagem por Rycardo Carvalho » Ter Out 31, 2006 3:08 pm

  • Pois é.. me lembro de ter lido algo assim tb em algum lugar...
    4 para 23...
    É muita diferença não..
    por isso não atinge os tamanhos de monstros... HUGE!...
    pena...
Meus amigos e minha família são os meus tesouros...
Sou um homem simples e não preciso de muita coisa pra ser feliz.

Imagem
"PEIXE é tudo!!"

"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós" (São Inácio de Loyola)
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Fernandes » Ter Out 31, 2006 3:09 pm

Depois vou procurar os estudos..
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Fernandes » Ter Out 31, 2006 3:29 pm

Bom vamos lá, em primeiro lugar a tese... ( Hipo tese )
http://www.fishpoint.com.br/novo/forum/ ... gem=236567

E os estudos que citei...

Crescimento

http://www.scielo.br/scielo.php?script= ... en&nrm=iso


Nutrição

http://www.scielo.br/scielo.php?script= ... en&nrm=iso

Boa leitura, depois digam o que acharam!
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
Alexandre Dick
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6099
Registrado em: Seg Set 25, 2006 10:40 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Alexandre Dick » Ter Out 31, 2006 3:50 pm

Pô, legal esse tópico. Pra quem é leigo como eu a respeito de basses, aprender um pouco é sempre bom !!
Stress é o intervalo entre uma pescaria e outra.
Imagem

PESQUE ... MOSTRE e SOLTE !!

Alexandre Augusto Dick
xandy_182@hotmail.com
Avatar do usuário
Rycardo Carvalho
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9718
Registrado em: Sáb Abr 09, 2005 1:00 pm
Cidade:

Sobre o fishpoint....

Mensagem por Rycardo Carvalho » Ter Out 31, 2006 3:51 pm

  • Pelo que já li e venho aprendendo dos black basses.. com certeza.. sendo uma foto aqui do Brazil.. meu amigo... é um spotted bass... o padrão é definidíssimo... e não um largemouth bass.. como eu disse o problema deve ter sido na introdução do dito "black bass".

    Quanto ao que disseram sobre criatórios de basses.. nada impede que estejam sendo criados os largemouths realmente.. e os spotteds tenham sido soltos errôneamente em açudes nacionais...

    O fato citado pelo Pepe Malega é interessante:
    Nome : Pepe Mélega
    E-mail : pepemelega@hotmail.com
    Link :
    Mensagem enviada em : 15/09/2006 21:35:00)
    ASSUNTO
    TEORIA INTERESSANTE
    MENSAGEM
    Muito interessante, mas nada de novo por enquanto. Tudo indica que seu amigo está no caminho certo. A teoria do Micropterous punctulatus, vulgo Spotted Bass, é bem provavel, já que a familia dos Centrarchidae inclui 33 especies. Mas o interessante é que o Spotted Bass é um hibrido - dizem ser um cruzamento de large com small que teria gerado três sub especies spotted Bass, northen spotted bass (o que eu acho e sempre disse ser a especie que veio ao Brasil)e o Wichita spotted bass.

    Não deixa de ser um black bass, muito menos um Micropterus (alguma coisa) logo ninguém ainda falhou nas informações dadas até então.

    O curioso é que há duas remessas de fontes distintas vindas para o Brasil, uma afirma ser um northern puro e outra a subespecie não é identificada. Porém a origem do nortehern puro que não cresce muito e depende muito da forração existente vem de um lugar que fazia teste com bass hibridos para ter uma especie que se acostumasse mais em águas profundas (informação interessante,né - qual é a caracteristica de nossos reservatórios?)

    As especie que entrou em São Paulo, veio de um orgão oficial
    que buscou matrizes em Minas Gerais - onde teoricamente houve a introdução original.
    Só vamos saber fazendo o estudo de DNA e comparando com o banco de dados do Data Fish Americano.


    Agora com certeza não é um smallmouth e também não é um largemouth puro por isso acho que seu amigo esta no caminho certo.

    Abraços
    O que o Xandão falou tb é relevante..
    Nome : Xandão
    E-mail : xandao@tbftt.com.br
    Link :
    Mensagem enviada em : 15/09/2006 17:03:00)
    ASSUNTO
    TEORIA INTERESSANTE - PRINCIPALMENTE PARA OS AMANTES DO BASS.
    MENSAGEM
    Fefelo... acho que o cara pode estar corretissimo... ainda mais se ele pesquisou bastante e tal.
    Não duvido nada da galera que introduziu o bass aqui no começo ter tomado balão e comprado gato por lebre!!!!
    Até pq deve ser complicado distinguir entre as duas espécies quando filhotes
    .

    []s
    E boas pinchadas
    Xandão
    Sobre as pesquisas...

    segue em outra mensagem...
Editado pela última vez por Rycardo Carvalho em Ter Out 31, 2006 4:08 pm, em um total de 3 vezes.
Meus amigos e minha família são os meus tesouros...
Sou um homem simples e não preciso de muita coisa pra ser feliz.

Imagem
"PEIXE é tudo!!"

"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós" (São Inácio de Loyola)
Avatar do usuário
Rycardo Carvalho
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9718
Registrado em: Sáb Abr 09, 2005 1:00 pm
Cidade:

Sobre as pesquisas...

Mensagem por Rycardo Carvalho » Ter Out 31, 2006 3:51 pm

  • Muito bom material... merece uma leitura mais aprofundada.. depois me manifesto sobre...
Meus amigos e minha família são os meus tesouros...
Sou um homem simples e não preciso de muita coisa pra ser feliz.

Imagem
"PEIXE é tudo!!"

"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós" (São Inácio de Loyola)
Avatar do usuário
Fabio Santos
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1193
Registrado em: Qua Mar 29, 2006 7:48 pm
Cidade:

Re: Sobre as pesquisas...

Mensagem por Fabio Santos » Qua Nov 01, 2006 1:52 pm

rycardo escreveu:
  • Muito bom material... merece uma leitura mais aprofundada.. depois me manifesto sobre...

Muito bom mesmo...
Avatar do usuário
Felipe Serra
CALOURO
Mensagens: 45
Registrado em: Sex Set 30, 2005 3:22 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Felipe Serra » Qua Nov 08, 2006 4:09 pm

Também já ouvi falar do "striped bass", que pescam bastante por lá....será que é um nome comum aplicado a uma destas espécies mencionadas? Ou é outra espécie mesmo?
Abraço...
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Fernandes » Qua Nov 08, 2006 4:14 pm

Stipped é outra coisa..
http://www.epa.state.oh.us/dsw/fishadvi ... rid800.jpg
é um peixe de agua salgada que foi introduzido e deu certo em agua doce.
Peixe mto agressivo, inclusive o Ian Arthur de Sulocki fez uma matéria sobre ele esses dias em uma revista de pesca nacional.

Abraço!
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Salatti » Qua Nov 08, 2006 4:51 pm

Nossa... Esse tópico me abriu a cabeça de um jeito impressionante, agora estou começando a entender o tamanho reduzido dos Basses "Brasileiros". Uma vez lí em algum lugar que os basses daqui não cresciam principalmente a alimentação (nos EUA à base de trutas e Crawfishs) e por causa da qualidade da água o pH aqui é diferente. Concordo que os peixes (forrageiros) daqui podem até ter menos proteínas em relação com os de lá(Trutas por exemplo), mas se jogarmos a relação alimentaçãoxcrescimento em um gráfico teríamos apenas uma disparidade no tempo de crescimento. Enquanto os de lá poderiam descrever um gráfico lembrando uma curva exponencial os daqui poderiam descrever algo linear... Pode parecer viajem total minha (acho que até é... hehehe), mas se realmente existe uma outra espécie aqui diferente da Larguemouth, daí minhas dúvidas desaparecem e fico satisfeito com essa teoria. Nunca tinha ouvido falar disso e faz total sentido! Não sou expert em Bass, aliás conheço bem pouco deles, mas pelas ilustrações das espécies que postaram aqui as duas são realmente bem parecidas, porém não tenho um olho crítico o suficiente para afirmar nada!

Valeu gente...
Show demais esse tópico!

Abração a todos!!!!
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
Gabriel H. Cassola
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6784
Registrado em: Seg Mai 15, 2006 10:27 pm
Cidade:

Mensagem por Gabriel H. Cassola » Dom Nov 12, 2006 9:18 pm

Belo tópico. Agora, chegar a um concenso nessa questão de espécie, só com cientista mesmo...
Avatar do usuário
Rycardo Carvalho
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9718
Registrado em: Sáb Abr 09, 2005 1:00 pm
Cidade:

Recebi a pouco e-mail...

Mensagem por Rycardo Carvalho » Qui Mai 31, 2007 7:12 pm

---------- Original message ----------
From: Eduardo Kossuke Seto <eduardo>
Date: 31/05/2007 15:27
Subject: Espécie de black bass
To: rycardo7572@gmail.com


Rycardo,

Estive passeando no Caterva e descobri o seu email na discussão sobre a espécie de black bass.

Se interessar a vc, colei algumas traduções que fiz nos fóruns do Bassonline e/ou Fishpoint. Eles deverão ser publicados bunitinho em breve no Pescanet e/ou no site da SPBC.

Ah sim, onde vocês pescam bass perto de Bauru?

[]s
Edu
Meus amigos e minha família são os meus tesouros...
Sou um homem simples e não preciso de muita coisa pra ser feliz.

Imagem
"PEIXE é tudo!!"

"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós" (São Inácio de Loyola)
Avatar do usuário
Rycardo Carvalho
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9718
Registrado em: Sáb Abr 09, 2005 1:00 pm
Cidade:

Bom site...

Mensagem por Rycardo Carvalho » Qui Mai 31, 2007 10:45 pm

Meus amigos e minha família são os meus tesouros...
Sou um homem simples e não preciso de muita coisa pra ser feliz.

Imagem
"PEIXE é tudo!!"

"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós" (São Inácio de Loyola)
Responder

Voltar para “- BLACK BASS -”