Caiaque

Espaço destinado aos navegadores que fazem uso de Caiaques. Sejam bem vindos ...
Avatar do usuário
Marcos Goncalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1926
Registrado em: Qua Set 15, 2004 12:46 am
Cidade:

Caiaque

Mensagem por Marcos Goncalves » Seg Mar 20, 2006 1:12 am

Há alguns meses postei uma mensagem questionando sobre a pesca de caiaque.
Nesse final de semana, numa viagem com a família para o litoral, aluguei um caiaque e fui dar uns pinchos numa costeira.
Apesar de não ter pego p.... nenhuma, o objetivo principal que era experimentar pescar com um caiaque foi atingido.
Agora já tenho uma opinião à respeito: APROVADO!
Aí vão alguns motivos da minha opinião:

1) Deslocamento
Mesmo para um sujeito como eu, caminhando para os 40 e bem fora de forma, o deslocamento é muito bom. O mar estava médio, nem calmo e nem mexido, e consegui alcançar distâncias bem consideráveis. Imagino que para um riozinho, lago, etc, seja muito fácil se deslocar.

2) Estabilidade
Perfeito. Em nenhum momento tive sequer alguma sensação de iria virar. Nem nas marolas, nem nos arremessos. Salvo alguns respingos, e nos momentos de subir e descer, praticamente não me molhei.

3) Arremesso
Apesar de ser um pouco estranho arremessar sentado e com o corpo no nível da superfície d'água, consegui me adaptar. É uma questão de costume e treino.

4) Aproximação e manobras
Talvez sejam os pontos altos, além da briga com o peixe que não tive a felicidade de experimentar. Consegui me aproximar e me afastar dos pontos com muita facilidade e agilidade. Em pouco tempo, já consegui utilizar remadas p/ frente, p/ trás, paradas com a pá do remo na vertical dentro d'água, posicionando para o arremesso.

5) Posição da vara no deslocamento
A vara fica no mesmo sentido do caiaque, com a ponteira na proa. Não atrapalha em nada as remadas.

6) Posição do remo na pescaria
O remo fica no colo, perpendicular ao caiaque. Não atrapalha o arremesso, e fica acessível para acertar o posicionamento.

7) Informações adicionais
O caiaque que utilizei é do tipo aberto (sit on top), curto e largo, com quilha na popa e na proa. Da marca Caiaker (www.caiaker.com.br). Acredito que o Lontras (www.caiaquelontras.com.br), com quilha em toda a extensão do caiaque, seja ainda melhor. Pesquei com Fly #6.

Apesar do alto investimento (há que se considerar também a compra de um bagageiro para o carro), fiquei tentado. Vou me programar para, quem sabe, em breve comprar um.

1 abraço.
Marcos.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Mar 20, 2006 7:44 am

Bom tópico Marcos ...
Há um tempo convidei o Elias para vir fazer um teste drive dos caiaques Lontras aqui em Curitiba. A intenção é reunir o povo na beira do Capivari para conhecer e manobrar este tipo de embarcação ... Vamos ver se rola este encontro para podermos conhecer melhor ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Cristiano Augusto Pereira
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1316
Registrado em: Qui Set 15, 2005 9:58 pm
Cidade:

Mensagem por Cristiano Augusto Pereira » Seg Mar 20, 2006 10:50 am

Gostei... É um caso a se pensar...principalmente em lagos grandes de pesque e pague....

Muito útil o relato

Abço

Cristiano Augusto
Pescar e soltar é só começar
Avatar do usuário
Guilherme Vasconcellos
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3184
Registrado em: Qui Abr 14, 2005 10:36 am
Cidade:

Mensagem por Guilherme Vasconcellos » Seg Mar 20, 2006 10:52 am

Legal Marcos,boto fé no caiaque tb, o float me passa uma impressão q as pernas do pescador espanta os peixes.... ...
Respeito pelo peixe
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Seg Mar 20, 2006 3:20 pm

Beleza compartilhar a experiência com os amigos, Marcos. Parabéns. Eu pescava muito com caiaque, modelo fechado, na represa de Atibainha (Nazaré Paulista). Costumava fazer longos deslocamentos pela represa. Os caiaques ficavam na chácara da família de um amigo meu, e sempre que podíamos, passávamos o domingo lá. Eles pescavam os basses com plugs, mas tinham mais por hábito corricar que castear. Então, adaptaram na parte de trás do caiaque, um pequeno suporte com um cano de pvc, que tanto servia como descanso de vara, como para corricar próximo às margens.
Um deles levava com frequência o caiaque para o litoral, onde ficava corricando próximo às galhadas dos mangues e pegava muitos exemplares de robalo.
Na época eu ainda não pescava com fly, por isso só posso relatar minhas experiências no cast. A sensação de pescar próximo ao nível d´água é muito bom, os arremessos saem bem rentes e preciso, e a aproximação no pesqueiro pode ser maior, pois é bem mais silencioso e aparente que uma embarcação normal.
O Serginho 100 fez uma reportagem sobre pesca de robalos com fly, em caiaques, e também aprovou a empreitada. Nas revistas americanas especializadas em fly há várias propagandas de modelos de caiaques desenvolvidos especialmente para os mosqueiros. Quase todos são abertos (como o que você usou), mas com uma net adaptada para acomodar a linha. Acho que no nosso caso uma stripping basket cumpra bem a função.
Para aqueles que estão pensando um usar um caiaque em represas como o Capivari, Vossoroca e similares, eu recomendo, pois é incomparavelmente mais rápido que o float tube. Na última vez que pesquei no Capivari com flot, saí da rampa pública e só consegui explorar umas seis grotas o dia inteiro. E ganhei uns 10 centímetros de glúteos e panturrilha por conta do exercício. Sem contar as caimbras e a sensação de hipotermia do final da tarde (estava sem wader). Para pequenos lagos, float tube, preferencialmente usando wader. Represas maiores, com deslocamentos médios, caiaques ou canoas canadenses. Para longos deslocamentos, só um barco a motor mesmo. E um último conselho, se for pescar de float ou caiaque, procure sair em duplas. Não é pequena a chance de um acidente, ainda mais em locais de grande movimento de barcos.
Abraços e bons pinchos.
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Tardeli
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5628
Registrado em: Qui Nov 24, 2005 3:47 pm
Cidade:

Mensagem por Tardeli » Seg Mar 20, 2006 5:00 pm

No fim de 2005 eu quase comprei um, para pescar no canal que passa dentro do condomínio onde tenho casa na praia. Acabei desistindo.
Mas ainda penso em comprá-lo.

Valeu pelas dicas Marcos.

Abs

Tardeli
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Mar 20, 2006 5:19 pm

OLHA SÓ UIMA MATÉRIA INTERESSANTE SOBRE CAIAQUES ...

Não conhecia este site ... Tem umas coisas interessantes ...
http://www.hatchesmagazine.com/
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Responder

Voltar para “- PESCANDO DE CAIAQUE -”