Caiaques, dúvidas...

Espaço destinado aos navegadores que fazem uso de Caiaques. Sejam bem vindos ...
Avatar do usuário
Rafael Cassetari Filho
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 142
Registrado em: Sex Set 14, 2007 5:24 pm
Cidade:

Caiaques, dúvidas...

Mensagem por Rafael Cassetari Filho » Qua Nov 12, 2008 3:13 pm

Tenho o interesse em adquirir um caiaque, contudo tenho algumas dúvidas quanto à segurança, ainda mais por pretender utilizá-lo sozinho, para pescas na Baia de Guaratuba, nos Rios, principalmente no Rio Boguaçu, que é de mais fácil acesso:
- é possível utilizar o caiaque em rios onde navegam barcos?
- e quando for pescar nesses lugares, quais os cuidados que devo tomar?
- as ondas geradas pelos barcos me trazem grandes perigos? Como devo enfrenta-las?
Fico desde já agradecido pela atenção. Abraços a todos.
Rafael.

Obs: já pesquisei exaustivamente sobre o assunto no site, e não obtive nenhuma resposta quanto a segurança, a única coisa que consegui, foi ficar com mais vontade de comprar um.
Avatar do usuário
Bruno Camargo
ANZOL DE OURO
Mensagens: 513
Registrado em: Sex Jul 04, 2008 9:56 am
Cidade:

Re: Caiaques, dúvidas...

Mensagem por Bruno Camargo » Qua Nov 12, 2008 4:15 pm

racassetari escreveu:Tenho o interesse em adquirir um caiaque, contudo tenho algumas dúvidas quanto à segurança, ainda mais por pretender utilizá-lo sozinho, para pescas na Baia de Guaratuba, nos Rios, principalmente no Rio Boguaçu, que é de mais fácil acesso:
- é possível utilizar o caiaque em rios onde navegam barcos?
- e quando for pescar nesses lugares, quais os cuidados que devo tomar?
- as ondas geradas pelos barcos me trazem grandes perigos? Como devo enfrenta-las?
Fico desde já agradecido pela atenção. Abraços a todos.
Rafael.

Obs: já pesquisei exaustivamente sobre o assunto no site, e não obtive nenhuma resposta quanto a segurança, a única coisa que consegui, foi ficar com mais vontade de comprar um.
Bem eu não conheço esses rios, mas conheço bem os caiaques.
É possível sim pescar em rios, mas se ele tiver muita correnteza não recomendo a não ser que tenha um local bem abaixo de onde vc entrou no rio para alguém te pegar... é muito difícil remar contra correnteza e ainda pescar...
Cuidados em geral como colete salva vidas, locais muito rasos onde a correnteza corre mais forte, sempre andar com o remo amarrado e cuidado para não virar rsrsrsrsrs.
Se o rio for muito estreito, barcos poderão te incomodar, as ondas destabilizam o caiaque e vc pode virar. Se forem barcos de pescadores, o correto é que eles diminuam bem a velocidade do barco para cruzar com vc, mas caso isso não aconteça, a melhor forma de enfrentar as marolas e contra elas, coloque o bico do caiaque em contra as marolas, nunca de lado, balança muito mais....

Espero ter ajudado.
Imagem
Avatar do usuário
Rafael Cassetari Filho
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 142
Registrado em: Sex Set 14, 2007 5:24 pm
Cidade:

Re: Caiaques, dúvidas...

Mensagem por Rafael Cassetari Filho » Qua Nov 12, 2008 4:45 pm

Bruno Camargo escreveu:
racassetari escreveu:Tenho o interesse em adquirir um caiaque, contudo tenho algumas dúvidas quanto à segurança, ainda mais por pretender utilizá-lo sozinho, para pescas na Baia de Guaratuba, nos Rios, principalmente no Rio Boguaçu, que é de mais fácil acesso:
- é possível utilizar o caiaque em rios onde navegam barcos?
- e quando for pescar nesses lugares, quais os cuidados que devo tomar?
- as ondas geradas pelos barcos me trazem grandes perigos? Como devo enfrenta-las?
Fico desde já agradecido pela atenção. Abraços a todos.
Rafael.

Obs: já pesquisei exaustivamente sobre o assunto no site, e não obtive nenhuma resposta quanto a segurança, a única coisa que consegui, foi ficar com mais vontade de comprar um.
Bem eu não conheço esses rios, mas conheço bem os caiaques.
É possível sim pescar em rios, mas se ele tiver muita correnteza não recomendo a não ser que tenha um local bem abaixo de onde vc entrou no rio para alguém te pegar... é muito difícil remar contra correnteza e ainda pescar...
Cuidados em geral como colete salva vidas, locais muito rasos onde a correnteza corre mais forte, sempre andar com o remo amarrado e cuidado para não virar rsrsrsrsrs.
Se o rio for muito estreito, barcos poderão te incomodar, as ondas destabilizam o caiaque e vc pode virar. Se forem barcos de pescadores, o correto é que eles diminuam bem a velocidade do barco para cruzar com vc, mas caso isso não aconteça, a melhor forma de enfrentar as marolas e contra elas, coloque o bico do caiaque em contra as marolas, nunca de lado, balança muito mais....

Espero ter ajudado.
Valeu Bruno ajudou bastante, sebe aqueles dias que vc quer pescar, mas não tem ninguém que possa ir junto (que no meu caso é quase sempre, rsrsrs), fico com vontade de sair e pescar, costumo ir no barranco, e não tem tempo ruím, e ali passo horas, mesmo que apenas arremessando, na verdade no barranco e na artificial peguei apenas 2 robalos, contudo o que eu gostaria mesmo é de ir no meio da galhada, correr atrás do peixe, e ainda praticar um esporte, e nada melhor do que um Caiaque (eu acho).
valeu..
Avatar do usuário
Welington Araujo Rodarte
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1847
Registrado em: Dom Dez 31, 2006 1:47 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Welington Araujo Rodarte » Qua Nov 12, 2008 7:48 pm

racassetari.

Como o Bruno te falou, da para pescar tranquilamente com caiaques em rios, águas abrigadas e até mesmo em mar aberto.

Rios em que a correnteza seja muito forte, vc pode ter alguma dificuldade para subi-lo.

Quanto a passagem de outros barcos, não é nenhum bicho de sete cabeças, geralmente faço como o Bruno falou, dou a frente do caiaque para as marolas. Procure adquirir um caique e vestuario com cores vivas, para que vc possa ser visto mais facilmente por outras embarcações.

Quanto a segurança, é importante o uso do colete, todo material deve permanecer amarrado ao caiaque.

A estabilidade do caiaque dependerá muito do modelo que vc escolher. Eu uso o Lontras e sua estabilidade é excepcional.
CATERVA MINEIRO
WRODARTE@OI.COM.BR
Avatar do usuário
Ocimar Pelegrino
CALOURO
Mensagens: 17
Registrado em: Ter Set 30, 2008 1:23 pm
Cidade:

Mensagem por Ocimar Pelegrino » Qui Nov 13, 2008 8:22 am

Rodarte, bom ver vc por aqui rsrsrs... Um abraço (Binho)

Recassetari
O Pessoal já falou tudo e te deu as dicas necessárias
Também pesco com caiaque, mas nunca pesquei onde tem grande movimentação de barcos (tenho medo de ser atropelado rsrsrs)
O legal do caiaque, é que é muito prático, leve, fácil de manusear e cabe em qualquer lugar, até mesmo em apartamento.
Pra vc que pesca sózinho de vez em quando (assim como eu) é uma excelente opção, compre sem medo.

Abraço
Ocimar
Avatar do usuário
Jonatas Krug
ANZOL DE OURO
Mensagens: 953
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 1:52 pm
Cidade:

Mensagem por Jonatas Krug » Qui Nov 13, 2008 1:54 pm

Pesco com caiaque já ha uns cinco ou seis anos e gosto muito.
Utilizo aqui em Porto Alegre prá pescar Joanas e Brancas no rio Guaiba, em alguns bons locais que conheço e também em praias de mar abrigado em Sta. Catarina, sobre parcéis e pequenos rios existentes por lá.
Acho uma boa opção para quem não quer gastar muito, além de ser muito prático, pois dá pra levar o caiaque em cima do carro e em qualquel lugarzinho se põe ele na água.

O único incoveniente é que a modalidade não é muito praticada por aqui e a gente sente a falta de parceria. No mais é só alegria.

Tu já deu uma olhada no site www.caiaque.net?
Lá tem bastante informação.

Abraço.
Jonatas
Avatar do usuário
Welington Araujo Rodarte
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1847
Registrado em: Dom Dez 31, 2006 1:47 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Welington Araujo Rodarte » Sáb Nov 15, 2008 4:18 pm

Ocimar Pelegrino escreveu:Rodarte, bom ver vc por aqui rsrsrs... Um abraço (Binho)

Recassetari
O Pessoal já falou tudo e te deu as dicas necessárias
Também pesco com caiaque, mas nunca pesquei onde tem grande movimentação de barcos (tenho medo de ser atropelado rsrsrs)
O legal do caiaque, é que é muito prático, leve, fácil de manusear e cabe em qualquer lugar, até mesmo em apartamento.
Pra vc que pesca sózinho de vez em quando (assim como eu) é uma excelente opção, compre sem medo.

Abraço
Ocimar
Um abraço para vc, e é bom ver vc por aqui tambem.
CATERVA MINEIRO
WRODARTE@OI.COM.BR
Avatar do usuário
Rodrigo Rodrigues
ANZOL DE OURO
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 2:23 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Rodrigues » Qua Dez 10, 2008 12:34 pm

É isso ae, o pessoal já disse tudo...

O maior cuidado é comprar o caiaque certo... tem que ter quilha, e ser aberto... A quilha dá uma estabilidade fora de série, e por ser aberto é melhor de pescar além de ser mais confortável.

Eu tenho um Lontras amarelo, supri todas as minhas necessidades.

Você deve conhecer o local que vai pescar, em locais de maré...olhe muito bem as condições do tempo e vazantes de maré... eu entrei no canal de bertioga uma vez numa vazante muito forte e quase me ferrei... tomando esses cuidados manda ver que vale a pena.... a tranquilidade é show.

Abraço !!!
Avatar do usuário
Aristides de Paula
ANZOL DE OURO
Mensagens: 622
Registrado em: Ter Nov 14, 2006 9:45 pm
Cidade:

Mensagem por Aristides de Paula » Qui Dez 11, 2008 3:35 pm

eu fiz um test drive no bruden fly fish , achei muito show , alguem possui esse modelo?
Pesque , solte e preserve ,,,, nossos filhos agradecem.... ....
Nilo

Mensagem por Nilo » Qui Dez 11, 2008 5:27 pm

O meu deve chegar amanha! :P
Responder

Voltar para “- PESCANDO DE CAIAQUE -”