Ajuda - Km X Hora de um Elétrico p/Calc autonomia/distancia

Espaço destinado aos navegadores que fazem uso de Caiaques. Sejam bem vindos ...
Avatar do usuário
Winsley Bonifácio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 501
Registrado em: Seg Out 22, 2007 10:11 am
Cidade:

Ajuda - Km X Hora de um Elétrico p/Calc autonomia/distancia

Mensagem por Winsley Bonifácio » Qui Abr 03, 2008 8:46 am

Prezados,

Pretendo adaptar um motor elétrico em um dos meus caiaques. Para isto já estou procurando e vou comprar um motor no máximo até 28 lbs.

Mas para decidir pelo motor e bateria gostaria de dimensionar a autonomia para os percursos que pretendo fazer, e para isso, nas aritméticas, preciso ter noção da velocidade (em KMs X Hora) que pode andar um elétrico (em cada uma de suas marchas), sei que é lento mas quanto? 3, 5, 8 km X hr? No remo com o caiaque sei que andarei mais lento que com o elétrico.

Portanto, para os colegas que tem GPS e elétrico em seus barcos, se lembrarem deste pedido de ajuda em sua próxima pescaria (se já não o fizeram por curiosidade e tem essa informação para postar aqui já), gostaria que fizessem este teste, andando de 50 a 150 mts medindo a velocidade com o GPS já dá para ter uma boa precisão.

Obs1.: Procurei no tópico fixo sobre elétricos e em pesquisas não consegui achar se já existe esta informação.

Obs2.: Sei que provavelmente terão motores maiores (lbs), e os barcos tb são muito mais pesados que o caiaque, mas a informação já será útil para estimar a autonomia e a distancia que poderei percorrer.

Obs3.: Postei inicialmente este tópico no "Navegar é Preciso", mas como não tive respostas lá, imaginei que aqui há mais acessos/visibilidade pelos membros, pois quanto antes obter essa informação mais rápido poderei finalizar o projetinho. (depois pode reclassificar/mover este ou excluir o outro ok Adm?)

Obrigado, um abraço a todos e boas pescarias
Avatar do usuário
Winsley Bonifácio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 501
Registrado em: Seg Out 22, 2007 10:11 am
Cidade:

Revirei todo o Caterva pesquisando ... só achei 1

Mensagem por Winsley Bonifácio » Qui Abr 03, 2008 9:54 am

Gostaria se possível mais dados de outras pessoas que fizeram o teste.

Mas, revirando o fórum em pesquisas achei apenas uma referência a velocidade de um elétrico.

Motor Spiesser de 55lb em barco de 5m com bateria automotiva de 105ah = 5km/h medidos no GPS (hheeeee!!!)

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=20579 Valeu Aguinato

//...

Isso em meus cálculos ... bateria de 100a(automotiva) podendo usar até 40% de sua carga = 40a('tanque' da bateria) / 9a (consumo médio dos elétricos até 36lbs em velocidade mínima) = 4hs e meia de autonomia. Finalmente ... 4,5hrs X 5 km/h = 22,5 kms de percurso sem forçar a bateria.

Já dá uma boa noção, mas, considerando que será utilizado um motor 28lbs (consome menos, provavelmente menos de 9a/h), adaptado num caiaque (muito mais leve, maximo total 150 kgs, que será teoricamente mais rápido com o mesmo consumo, leve e com pouco arrasto), utilizando bateria náutica (que pode-se utilizar um percentual maior de sua carga total), presumo que a autonomia será maior, preciso de uma autonomia para 35 kms (sem pressa, leve o tempo que for para chegar, vou corricando e quem tem pressa vai de barco rss).

Na última pescaria fizemos (de caiaque) um percurso de aproximadamente 17 kms medidos no Google Earth, foram cerca de 4 hrs remando.

Com autonomia de 35 kms (15 para ir e 15 para voltar), consigo chegar em todos os lugares que pretendo alcançar com caiaque.

//...

Mais dados me ajudarão pessoal, se alguém já fez o teste poste aqui por favor.

Se ler esta mensagem e possuir elétrico e GPS em seu barco, na próxima pescaria, anote e poste aqui, será útil para mim e pode ser util para outros companheiros tb.

Um abraço a todos e boas pescarias.
Avatar do usuário
Winsley Bonifácio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 501
Registrado em: Seg Out 22, 2007 10:11 am
Cidade:

Mensagem por Winsley Bonifácio » Seg Abr 07, 2008 9:02 am

Puxa vida ...

Esperava que alguma boa alma fosse pescar neste findi com barco, motor elétrico e GPS e relatasse aqui a velocidade de um elétrico.

Vou continuar no aguardo.

Um abraço a todos e boas prescarias
Avatar do usuário
João Garcia
ANZOL DE OURO
Mensagens: 894
Registrado em: Ter Abr 19, 2005 9:27 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por João Garcia » Seg Abr 07, 2008 12:19 pm

Winsley,

Vou me informar com o Celso da Of da Pesca, que é um que tenho certeza já pescou com elétrico e borracha, para te dar uma luz.

Meu barco não é paramentro, pois uso duas baterias e motor 80lbs 24v, anda a 6 - 6,5 km/h. Bassboat 700 kg + 2 mamutes = 950 kg + -.

Assim q falar com o Celso t aviso.
Avatar do usuário
Alexandre Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1893
Registrado em: Qua Dez 12, 2007 9:06 am
Cidade:

Mensagem por Alexandre Gonçalves » Seg Abr 07, 2008 1:28 pm

Olá Winsley, tudo bem?
Vou colocar meu relato aqui e espero q possa ajudar...
No meu caso eu costumo alugar um barco de alumínio de 6 mts e uso somente um elétrico de 56 lbs c/ uma bateria de 105 amp. e,
acho q o cálculo depende muito da velocidade da maré+ a velô empregada no elétrico(no meu caso tenho: 5 velocidades diferenciadas p frente e 2 p tráz)
Daee a dificuldade de cálculo de distância=consumo de bateria,acredito eu...
Em termos de velocidade (a favor da maré) no de 56 lbs eu sei q este equivale a de um de 3hp + ou - ,então,talvez uma variável de 3 a 7 km/h( usando o máximo de velocidade do elétrico)
Em se tratando de distância, o lugar q costumo sair é do Jd.Casqueiro e vou até a ponte do Maluf e, somando com ida e volta eu tenho um total aproximado de 8 km eu acho,fora as paradas e deslocamentos locais q costumo fazer quando chego em um pesqueiro,e, dá-lhe bateria rss!!
No teu caso, se for pescar em águas abrigadas e pelo fato de ser um caiaque, acredito q dá p vc ter um melhor desempenho com o de 22lbs mesmo pq a hidrodinâmica e peso do caiaque ajudam melhor na locomoção!
À propósito, vc costuma pescar aonde? mangue ou represa?
Abçs! :P
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Abr 08, 2008 1:34 pm

Meu elétrico é de 47 lb. Não tenho GPS e não tenho pescado devido à problemas de coluna ...

Ah, e o tópico está indo lá pro Navegar é Preciso ...rs...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Responder

Voltar para “- PESCANDO DE CAIAQUE -”