Motor Elétrico Ajuda - KmsXhr p/Cálc de Autonomia/Distancia

Espaço destinado aos navegadores que fazem uso de Caiaques. Sejam bem vindos ...
Avatar do usuário
Winsley Bonifácio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 501
Registrado em: Seg Out 22, 2007 10:11 am
Cidade:

Motor Elétrico Ajuda - KmsXhr p/Cálc de Autonomia/Distancia

Mensagem por Winsley Bonifácio » Qua Abr 02, 2008 3:50 pm

Prezados,

Pretendo adaptar um motor elétrico em um dos meus caiaques. Para isto já estou procurando e vou comprar um motor no máximo até 28 lbs (um joinha que estou vendo é um Minn Kota 24lbs mas estão pedido meio caro 'acho').

Mas para decidir pelo motor e bateria gostaria de dimensionar a autonomia para os percursos que pretendo fazer, e para isso, nas aritméticas, preciso ter noção da velocidade (em KMs X Hora) que pode andar um elétrico (em cada uma de suas marchas), sei que é lento mas quanto? 3, 5, 8 km X hr? No remo com o caiaque sei que andarei mais lento que com o elétrico.

Portanto, para os colegas que tem GPS e elétrico em seus barcos, se lembrarem deste pedido de ajuda em sua próxima pescaria (se já não o fizeram por curiosidade e tem essa informação para postar aqui já), gostaria que fizessem este teste, andando de 50 a 150 mts medindo a velocidade com o GPS já dá para ter uma boa precisão.

Obs1.: Procurei no tópico fixo sobre elétricos e em pesquisas não consegui achar se já existe esta informação.

Obs2.: Sei que provavelmente terão motores maiores (lbs), e os barcos tb são muito mais pesados que o caiaque, mas a informação já será útil para estimar a autonomia e a distancia que poderei percorrer.

Obrigado, um abraço a todos e boas pescarias
Avatar do usuário
Winsley Bonifácio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 501
Registrado em: Seg Out 22, 2007 10:11 am
Cidade:

Revirei todo o Caterva pesquisando, só achei um post

Mensagem por Winsley Bonifácio » Qui Abr 03, 2008 11:33 am

Gostaria se possível mais dados de outras pessoas que fizeram o teste.

Mas, revirando o fórum em pesquisas achei apenas uma referência a velocidade de um elétrico.

Motor Spiesser de 55lb em barco de 5m com bateria automotiva de 105ah = 5km/h medidos no GPS (hheeeee!!!)

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=20579 Valeu Aguinato

//...

Isso em meus cálculos ... bateria de 100a(automotiva) podendo usar até 40% de sua carga = 40a('tanque' da bateria) / 9a (consumo médio dos elétricos até 36lbs em velocidade mínima) = 4hs e meia de autonomia. Finalmente ... 4,5hrs X 5 km/h = 22,5 kms de percurso sem forçar a bateria.

Já dá uma boa noção, mas, considerando que será utilizado um motor 28lbs (consome menos, provavelmente menos de 9amp), adaptado num caiaque (muito mais leve, maximo total 150 kgs, que será teoricamente mais rápido com o mesmo consumo), utilizando bateria náutica (pode-se utilizar um percentual maior da carga), presumo que a autonomia será maior, preciso de uma autonomia para 35 kms (sem pressa, leve o tempo que for par achegar, quem tem pressa vai de barco rss, chego lá corricando).

Na última pescaria fizemos (de caiaque) um percurso de aproximadamente 17 kms medidos no Google Earth, foram cerca de 4 hrs remando.

Com autonomia de 35 kms (15 para ir e 15 para voltar), consigo chegar em todos os lugares que pretendo alcançar com caiaque.

//...

Mais dados me ajudarão pessoal, se alguém já fez o teste poste aqui por favor.

Se ler esta mensagem e possuir elétrico e GPS em seu barco, na próxima pescaria, anote e poste aqui, será útil para mim e pode ser util para outros companheiros tb.

Um abraço a todos e boas pescarias.
Avatar do usuário
Felipe Kazan
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3599
Registrado em: Qua Jan 11, 2006 3:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Kazan » Sex Abr 04, 2008 5:19 pm

Tenho um Phanton 44 lb, com bateria de 110A.
Em um barco de 6m, com motor 15 hp e duas pessoas marquei 6,3Km/h medido no GPS após 3h de uso da bateria.
Com aproximadamente 6h de uso quase contínuo, foi gasto cerca de 40% da carga da bateria.
Abração!
Kazan.
Avatar do usuário
Winsley Bonifácio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 501
Registrado em: Seg Out 22, 2007 10:11 am
Cidade:

Mensagem por Winsley Bonifácio » Seg Abr 07, 2008 9:13 am

Felipe,

Vc não sabe o quanto essas informações são valiosas para mim, muito obrigado.

A velocidade de 6,3 kms por hora com autonomia de 6hrs de uso são suficientes para os percursos que pretendo fazer, e como farei a adaptação em um caique(muito mais leve e c/elétrico de 28 a 34 lbs), já sei que posso utilizar uma bateria menor que 110a, vou continuar os cálculos mas já sei que uma 90a talvez já será suficiente, pretendo uma autonomia para algo em torno de 35 kms (considerando lagos sem vento e sem correnteza).

Perguntas:
1) Sua bateria é automotiva, náutica ou estacionária? Qual o modelo/marca de sua bateria?
2) Sabe dizer em qual 'marcha' estava o motor quando fez a medição? (para estimar o consumo a/hr)

Mas uma vez, muito obrigado e que Deus o abençoe com boas pescarias.

Um grande abraço.
Avatar do usuário
Felipe Kazan
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3599
Registrado em: Qua Jan 11, 2006 3:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Kazan » Seg Abr 07, 2008 11:44 am

Winsley escreveu:Felipe,

Vc não sabe o quanto essas informações são valiosas para mim, muito obrigado.

A velocidade de 6,3 kms por hora com autonomia de 6hrs de uso são suficientes para os percursos que pretendo fazer, e como farei a adaptação em um caique(muito mais leve e c/elétrico de 28 a 34 lbs), já sei que posso utilizar uma bateria menor que 110a, vou continuar os cálculos mas já sei que uma 90a talvez já será suficiente, pretendo uma autonomia para algo em torno de 35 kms (considerando lagos sem vento e sem correnteza).

Perguntas:
1) Sua bateria é automotiva, náutica ou estacionária? Qual o modelo/marca de sua bateria?
2) Sabe dizer em qual 'marcha' estava o motor quando fez a medição? (para estimar o consumo a/hr)

Mas uma vez, muito obrigado e que Deus o abençoe com boas pescarias.

Um grande abraço.
A medição de velocidade máxima foi na velocidade 5, que é a máxima do motor.
A bateria é automotiva mesmo, usata em tratores. Peguei a de 110A porque dava pouca diferença de tamanho e peso comparada à de 90A. A marca e modelo eu não lembro agora, mas não é marca renomada não.

A maior parte do tempo que pesco, fico entre as velocidades 1 e 2, mas não deixo continuamente ligado. Costumo deslocar 50m e fazer pausas pra cobrir os pesqueiros. Nesse dia que testei, devo ter usado o motor mais de 6h, pois o trajeto todo da pescaria (só com o elétrico) foi de 10Km.

Na minha última pescaria usei em um Sabre Safari, com motor de 40hp e 3 pessoas pesadas dentro e um pouco de vento. Deu pra pescar tranquilo coisa de 6 horas, mas o motor ficou na média de velocidade 2 e 3. Depois de umas duas horas de uso a bateria começou a liberar mais devagar.

Não sei se seria seguro você se deslocar 35Km com caiaque dependendo apenas do elétrico. Remar 35 km deve dar uma canseira boa rs...
Abração!
Kazan.
Avatar do usuário
Winsley Bonifácio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 501
Registrado em: Seg Out 22, 2007 10:11 am
Cidade:

Mensagem por Winsley Bonifácio » Seg Abr 07, 2008 5:25 pm

kazan,

Obrigado pelas informações, só somam para eu terminar o projetinho.

Para conhecimento minhas últimas pescarias de caiaque (sem barco de apoio para levar os caiaques), remamos numa 13 e outra 17 kms.

Nos trajetos maiores (os de 35 kms), na verdade estarão em uma distancia máxima de 17 kms (os 35 kms é total, ida+volta), portanto se alguma coisa acontecer na ida mesmo que seja no lugar mais lonje, o total que remaremos está dentro da distancia que já remamos, mas eu espero que não ocorra nenhum imprevisto, senão, não será nada light a remada, rss.

E expedições mais distantes, só mesmo em represas e lagos.

Um grande abraço e boas pescarias.
Responder

Voltar para “- PESCANDO DE CAIAQUE -”