Micarta

Segundo a Wikipédia, Cutelaria, armiaria ou armoaria é a arte ou ofício do cuteleiro ou cutileiro, armiário, armoário ou acerador, ou seja, a pessoa que fabrica ou vende instrumentos de corte.

São produtos da cutelaria, portanto, espadas, adagas, facas, facões, machados, punhais, navalhas ou seja, todos utensílios metálicos de corte.

Temos agora em nossa Casa um Fórum específico sobre esta milenar arte, há 2,5 milhões de anos o homem já forjava seus primeiros instrumentos de corte ...

E não existe Pescador que não seja apaixonado por belas facas ... Bom proveito Amigos ...
Avatar do usuário
Fabio Escher
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 108
Registrado em: Sáb Out 10, 2009 7:51 pm
Cidade:

Micarta

Mensagem por Fabio Escher » Sex Set 19, 2014 5:44 pm

Beleza pessoal, segue um tutorial de como eu faço a minha micarta.

Espero que gostem e seja de utilidade para o pessoal do fórum.

A traquitana para prensar a micarta, duas chapas d 1/8 por 16 cm x 21 com 4 parafuso 1/4
Imagem


Material usado.
Imagem


Resina misturada com precisão.
Imagem


Ai eu vou misturando resina e jeans, nessa micarta foram 11 camadas de jeans e 6 de tecido vermelho (camiseta de algodão) ficou com 10mm depois de prensado.
Imagem

Continuando.

Desculpem essa foto fora de foco, pois so percebi na hora de fazer o tutorial.eu começo e termino com papel manteiga pois fica melhor para abrir a traquitana depois de seco.
Imagem


Fechando a prensa.
Imagem

Para garantir coloco dois sargento no meio.
Imagem
Imagem

Depois de 6 horas, hora de abrir, não é duro de abrir mas tem que fazer alavanca com uma chave de fenda.
Imagem
Imagem
Imagem

Agora é só esquadrejar e cortar.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Aqui como ficou o cabo.

Imagem
Imagem
Imagem
Espero que gostem.

Abraços

Escher
Avatar do usuário
Flávio F. Millan
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2028
Registrado em: Sáb Fev 27, 2010 9:29 pm
Cidade:

Mensagem por Flávio F. Millan » Sex Set 19, 2014 6:22 pm

Parabéns Fábio, show de bola...! Será que daria certo usar couro de tilápia na camada externa...?

Abraço.
Avatar do usuário
Fabio Escher
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 108
Registrado em: Sáb Out 10, 2009 7:51 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio Escher » Sex Set 19, 2014 6:46 pm

Flávio F. Millan escreveu:Parabéns Fábio, show de bola...! Será que daria certo usar couro de tilápia na camada externa...?

Abraço.
Obrigado Flavio, eu acho que não pois na hora de dar acabamento você estragaria o couro, pois precisa lixar e polir.

Abraço.

Escher
Avatar do usuário
Paulo Ramos Storino
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2885
Registrado em: Sáb Fev 13, 2010 6:40 pm
Cidade:

Mensagem por Paulo Ramos Storino » Sex Set 19, 2014 7:28 pm

Bacana Fábio , muito legal .
Imagem

CATEGORIA JUNIOR
Responder

Voltar para “- A ARTE DA CUTELARIA -”