A Mística das Facas Bowies

Segundo a Wikipédia, Cutelaria, armiaria ou armoaria é a arte ou ofício do cuteleiro ou cutileiro, armiário, armoário ou acerador, ou seja, a pessoa que fabrica ou vende instrumentos de corte.

São produtos da cutelaria, portanto, espadas, adagas, facas, facões, machados, punhais, navalhas ou seja, todos utensílios metálicos de corte.

Temos agora em nossa Casa um Fórum específico sobre esta milenar arte, há 2,5 milhões de anos o homem já forjava seus primeiros instrumentos de corte ...

E não existe Pescador que não seja apaixonado por belas facas ... Bom proveito Amigos ...
Avatar do usuário
Eduardo Berardo
NOVATO
Mensagens: 5
Registrado em: Sáb Jan 04, 2014 12:25 pm
Cidade:
Contato:

A Mística das Facas Bowies

Mensagem por Eduardo Berardo » Sáb Mar 15, 2014 8:31 pm

Email: e.berardoknives@gmail.com
Facebook: http://www.facebook.com/eduardo.cenevivaberardo
Vivo Celular: (17) 99727-0246 - WhatsApp
Claro Celular: (17) 99193-6996


O Coronel que dá nome às Facas

James "Jim" Bowie nasceu no Condado de Logan em 10 de abril de 1796 . Passou toda a adolescência caçando e pescando. Durante a Guerra de 1812, Bowie se juntou a milícia da Louisiana, sob o comando do Coronel Colman Martin, para lutar contra os ingleses em New Orleans.

ImagemP

Coronel James "Jim" Bowie, grande combatente do Exército Americano.
A lenda da faca Bowie começou em 1826, quando Bowie sobreviveu a um duelo contra o xerife Norris Wright. Jim saiu ferido e ficou com dificuldade de usar pistolas. Com isso restara-lhe usar uma faca como meio de defesa. Sua lendária faca foi feita pelo ferreiro John Black, e lhe dada de presente por seu Irmão Rezin.

ImagemP

Depois do seu casamento com Ursula Maria de Veramendi, filha do governador do Texas, Bowie ouviu a história da Mina Perdida de Los Almagres, num lugar ao Oeste de San Antonio, próximo as ruínas da missão de Santa Cruz de San Sabá.

ImagemP

É impossível determinar exatamente como era a faca de Jim Bowie,
entretanto historiadores supõem que ela deveria ter mais ou menos este aspecto.

Ele preparou uma expedição para ir dentro do território índio para tentar achar a mina de prata. Durante a exploração, em 2 de novembro de 1830, ele foi atacado por índios. Bowie contou que ele, seu irmão e mais nove companheiros lutaram por cerca de 30 horas contra um grupo de 40 índios. Houve somente uma perda em seu grupo. Em 1832, ele retornou a região com um grupo maior, mas não encontrou nada.

ImagemP

Faca Bowie antiga.

Em julho de 1832 Bowie ouviu em Natchez, que o comandante mexicano de Nacogdoches, Jose de las Piedras, havia determinado que os colonos americanos da região, entregassem suas armas. Os mexicanos permitiam a presença deles em seu território, mas exigiam que seguissem suas leis, surgindo o impasse, pois os americanos não queriam se desfazer de suas armas e de seus escravos negros. Armada a rebelião, Bowie voltou para o Texas e com 3.000 homens armados lutou contra Piedras e marchou em Nacogdoches. Nessa ocasião, a esposa Ursula, o filho e parentes sucumbiram a uma epidemia de Cólera.

ImagemP

Uma típica Bowie Confederada usada na Guerra Civil Americana.

Bowie retornou ao Texas tentando voltar ao negócio de terras, mas em 1835, com Santa Anna acabando com o governo Coahuila-Texas e ordenando a sua prisão e de todos os texanos, ele retornou para San Felipe-Nacogdoches.

Santa Anna começou a preparar um exército para a Guerra. Bowie e William B. Travis buscaram se organizar, tentanto inclusive convencer tribos de índios a lutar contra os mexicanos. Stephen F. Austin foi eleito o comandante do exército de voluntários do Texas em 1835. Bowie foi nomeado Coronel.

ImagemP

Outra Bowie do século XIX.

Depois de algumas batalhas contra os mexicanos, em 1 de Janeiro de 1836 Bowie chegou a Bexar com um destacamento de 30 homens. Bowie logo escolheu a fortificação da Missão Álamo como ponto estratégico. Ali ele se juntou a William Travis e seus homens, além de Davy Crockett. Após o comandante Coronel James C. Neill deixar a missão, Bowie foi escolhido o comandante. Celebrou o feito com tamanha bebedeira, o que o forçou a dividir o comando com Travis.

ImagemP

Retratação da Batalha do Álamo.

O exército mexicano com cerca de 1.500 cavaleiros, chegou em Bexar e em fevereiro ordenou a rendição dos texanos. Bowie se recusou, mas em 24 de fevereiro sofreu um colapso devido a tuberculose avançada, doença que o acometera. Confinado a um quarto, ele permaneceu com o resto dos defensores da missão até 6 de março, quando os mexicanos atacaram. O major Francisco Ruiz identificou seu corpo.

ImagemP

Filme Álamo: recomendo a todos a assistirem. É excelente!

Os Americanos foram massacrados na Batalha do Álamo, entretanto posteriormente o General Houston, um gênio da estratégia militar, conseguiu com suas tropas vencer os Mexicanos. Para que sua vida fosse poupada, o capturado General Santana, líder inimigo, assinou a anexação, cedendo o território que hoje é o Estado Americano do Texas, inicialmente pertencente ao México, aos Estados Unidos da América. Houston, então herói nacional, emprestou seu nome à Capital do então mais novo estado norte-americano.

ImagemP

A estátua do General Sam Houston.

Ainda que não se tenha certeza do aspecto exato da faca do Coronel Bowie, pode-se afirmar sem sombra de dúvidas de que se tratava de uma faca larga, longa, pontuda e com guarda dupla, certamente a maior característica de uma Bowie Knife.

ImagemP

Uma faca feita por mim, bem dentro das características da lendária Bowie.

Atualmente nos Estados Unidos, maior mercado mundial de cutelaria custom, a faca ao estilo da de Jim Bowie é tipicamente uma faca nacional, uma faca nativa. Hoje dizer Bowie por lá, é sinônimo de faca, qualquer que seja o estilo, mais ou menos como a marca Xerox emprestou seu nome à qualquer fotocópia.

Um tal John Rambo

É inegável a influência de Hollywood no imaginário de todos nós, especialmente os homens. Nossa geração cresceu vendo as façanhas do rebelde Soldado John Rambo, em várias edições de filmes fantásticos, que sozinho eliminava centenas de inimigos, às vezes usando sua lendária faca.

[/img]http://i896.photobucket.com/albums/ac17 ... 06?0[img]P

ImagemP

Sylvester Stallone interpretando Rambo.

Os produtores do filme encomendaram uma peça especialmente produzida para as filmagens, que traduzisse as características de Rambo, força, potência....agressividade. Gil Hibben foi o cuteleiro escolhido e produziu uma das facas mais famosas de todos os tempos.

ImagemP

A primeira - First Blood Knife.

ImagemP

First Blood II, a faca do segundo filme. Uma versão com a lâmina negra.

Para o terceiro filme da série, resolveram criar uma versão mais arrojada da faca.

ImagemP

A terceira Rambo.

ImagemP

O criador da faca e o criador da mística: Gill Hibben e John Rambo (Sylvester Stallone).

Alguns grandes artistas do Brasil afirmam ter sido influenciado pelos filmes para optarem por suas carreiras como cuteleiros, dentre eles Rodrigo Sfreddo, que foi assumidamente um adolescente fascinado pelas ações intrépidas de John Rambo.

ImagemP

Uma das minhas grandes, com guarda em S.

Eu, como cuteleiro e motociclista, faço uma análise figurativa das facas Bowies comparando-as com as motocicletas Harley Davidson. Essa famosa marca de motos permite uma infinidade de variações de customizações diferentes, algumas originalmente únicas, para atender ao gosto de seu feliz proprietário.

ImagemP

O marfim de mamute e o damasco exprimem o alto luxo de uma peça única e exclusiva.

As Bowies também são assim. Sua estrutura construtiva permite infinitas combinações de tipos, designs e tamanhos diferentes de lâminas, guardas, espaçadores, cabos e pomos, fazendo delas, além do sonho dos colecionadores, uma excepcional oportunidade do cuteleiro expressar a sua arte.

É difícil dizer qual é o segredo que torna uma Bowie tão atraente. Talvez suas curvas sensuais que lembram o corpo de uma bela mulher, ou quem sabe a imponência de sua guarda dupla, que remonta ao visual poderoso e agressivo das espadas medievais....não sei!

O que sei é que ninguém resiste à uma bela Faca Bowie!!!

Email: e.berardoknives@gmail.com
Facebook: http://www.facebook.com/eduardo.cenevivaberardo
Vivo Celular: (17) 99727-0246 - WhatsApp
Claro Celular: (17) 99193-6996
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Dom Mar 16, 2014 10:21 pm

Excelente texto Berardo

Muito bom mesmo, obrigado por compartilhar seu conhecimento, suas pesquisas e sua arte ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Guilherme Ferrari
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1227
Registrado em: Dom Out 03, 2010 1:10 pm
Cidade:

Mensagem por Guilherme Ferrari » Seg Mar 17, 2014 6:58 am

um dos "artistas" que fazem as bowies mais bonitas, pra mim, é o Serapião!!

são facas voltadas para o combate e imponente!!!
Belo texto e peças!!!
estar no mato é mais que uma lazer, é um estado de espirito!!
Namíbia 2014...
Responder

Voltar para “- A ARTE DA CUTELARIA -”