Fim de Ano Amenizando Afastamentos da Pesca

A cada dia que passa os pesqueiros naturais estão ficando cada vez mais distantes. Os P & P se mostram uma excelente opção para o pescadores dos grandes centros possam praticar suas pescarias de forma econômica e sem se preocupar em cobrir grandes distâncias ... Bom proveito pessoal ...
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Fim de Ano Amenizando Afastamentos da Pesca

Mensagem por Ilza Gonçalves » Seg Set 19, 2011 9:36 pm

2010 foi ano difícil. Luta com saúde ppia, de parentes; mamãe mto doente até sua partida pouco após, etc., e praticamente sem pesca.

Como presente de Fim de Ano, família amiga insistiu que lhes acompanhasse até os “03 Manos”. Por + que prefira a Natureza, sendo pouco adepta aos P&Pg; não resisti . Além da confraternização, calibraria a mão enferrujada, w conheceria trabalho de novas iscas e materiais, me preparando para "sonhados" novos embates de verdade ( na Natureza).

Ainda mataria a saudade da relaxante visão de uma lâmina d’água, do ar puro, muito verde ( saindo da Selva de Cimento, pensamos estar no Paraíso) ; talvez alguma sinfonia ou beleza de um pássaro e outros contatos com a Natureza que, de artificial, somente o lago. Com sorte, até um reencontro com uma trairinha que sempre emociona . PS: Levei bronca do marido por demorar no trato e judiar dela, mas depois nadou bonitona...
Imagem
Viagem longa e cansativa até Itariri_SP, porém muito bonita de tanto verde. Chegamos lá pelas 13h, cientes de que aqueles que nos convidaram não puderam ir e nos guiar. E na chegada, outra decepção já prevista: Fim de Ano = Pesqueiro meio cheio ( ao menos até fim da tarde) : impraticável tentar dentuças com artificiais próx à margem; bem como os famosos tambassauros que só rebojavam no meio do lago, inalcançáveis com artificiais. Ainda tentei umas dentuças nalguns raros espaçõs vazios. No laguinho de cima, barreado, deixei uma isca preciosa. Junto ao bambuzal com enroscos que afugenta os demais também arrisquei; porém sem sucesso. E antes que fosse linchada pelo risco de pinchar sobre linhas próximas; sob olhares censores, desisti. (verdade que no entardecer, pesqueiro foi esvaziando; e quase voltei às artificiais. Mas aí já estava envolvida na desafiante busca dos gigantes invocados a seguir; e assim continuei até quase me expulsarem ...kk)

Felizmente nos preveniram para levar material pesado, e acessórios típicos ao P&Pgue, que só tencionava usar por curto período, pra conhecer os famosos "monstros desse Lago Ness" e me preparar pra possível uso deste material pelo Ne , respeitadas as diferenças de espécies e contexto.

Não gostando de molinetes, já no início isolei 01 pra pesca de fundo, com salsichas e chester de algum efeito; ampliado quando achei , no chão, um bolinho de "massa fedida" campeã; e os pequenos do lago resolveram dar boas vindas: Imagem
Imagem
Imagem
Momento mágico: Imagem
Outras 02 semelhantes apareceram. Mas não fotografamos poupando memória da maq para alguma filmagem interessante.
O próx., perfurou minha mão com nadadeira peitoral. Imagem
Mas “quem tá na chuva é pra se molhar”! E saindo peixes, até esqueci do fato, que só voltei a sentir um pouco no caminho de volta. E nem inflamou como receei, já que, na hora, dei mera lavada com sabão.
Deste tamanho foram vários, que nem fotografamos. Imagem.
Tentava calibrar-me pra atingir ½ do lago com carretilha de cj 35 lib e outro super dimensionado ( tinham me assustado com estórias de monstros...rsrs). Demorei a pegar a manha e tamanho do chicote (curtinho deu + resultado) e modo de apresentar a isca (miçangas e ração na pinga, as menores possíveis; contra as gigantescas que havia levado). Mas com dicas de um vizinho de lago , cuja família, antes reservada, não resistiu ao social do marido, sempre ajudando e estimulando com brincaderias e piadas qualquer gurizada ( ele deixou de pescar, só dá pitaco, mas faz o maior social e incentivo com a gurizada pequena ou grande) as coisas começaram a melhorar pro meu lado. Olha a cara de alegria, na recolhida de um "bichim bom": Imagem
Algumas vezes, pra curtir autonomia nas brigas, sem alguns “pitacos” tipo “baixa a vara...,enrola, fisga”, do “Zé pitaco” ( injustiça: tem horas que ele até me força a me virar sozinha e apavorada...rs), ou mesmo pra tentar fazer uma surpresa bem confirmada; dava 01 ou 02 fisgadas secas e escondidas com dedo no carretel, e deixava a fricção meio leve; até que não tinha mais jeito; e tinha de apertá-la, com a vara denunciando peixe na linha...

Várias vezes se via conjs de 02 ou 03 bóias, num mesmo peixe, passeando sem rumo no meio do lago, indicando animadora e possível veracidade das estórias de monstros locais.

Percebi olhares e expressões debochantes dos vizinhos de lago, por minhas exclamações de entusiamo e de admiração pelos peixes. Mas fazer o quê ?...rs. Quando comecei a "acertar a mão", os comentários, antes debochantes, passaram a ganhar outro tom...kkk. E a coisa foi melhorando:
“Vichi! Vichi...! Como o bichão toma linha ?!" (transcrição real da cena). Imagem
Por 02 vezes, tive de caminhar lateralmente na beirada, passando sob varas alheias, pq o bicho tinha quase zerado a linha da carreta pequena, podendo me tomar a vara ou dar-me um refrescante banho. Quase uma hora depois: ”Esse tá no papo!”
Imagem
Já no fim da tarde: “Aaaaai! Não Aguennnnto !” Imagem
Neste, marido recusou que me ajudassem a sacá-lo e : _"Se vira sozinha, agora!" O peixe terminou de quebrar o sofrido passaguá na beira dágua. Então o marido resolveu "ajudar" :__"Pega na rede, embola tudo e puxa pra grama! Vamos!" Foi o que fiz em desesperada cena rizível, porque tive de me atracar com ele e puxá-lo da beira d'água; e por pouco não é ele que me leva rsrs. Por isso a expressão tipo:"Ahhhhgh! Tá aqui!!!” Imagem

"Esse deu trabalho! Mas olha que lindo !"
Imagem
Minuto antes de sacá-lo: após quase ½ h trabalhando este peixe; com inúmeras tomadas incríveis de linha, meu “Arremedo Fajudo de Marcos Réia” fez uma tomadinha que gerou e gera gozações. Cena interrompida no mutirão pra sacá-lo ( c/ probls nos braços, marido teve de segurar tralha dos vizinhos que me ajudaram, pois pesava de mais para eu erguê-lo sozinha), mas "ele" só queria registrar minha emoção e encanto pelos peixes e pela pesca....”Clique pra assistir”
Imagem

Perdi alguns por vários erros na fisgada e outras inexperiências de vários tipos, parcialmente superadas a cada momento.

Na volta, não nego que era um tal de... "aí eu fiz assim e assado; e você viu aquela hora assim ?...E aquele que eu perdi, porque não fiz isso ou aquilo ?!"... que demorei a dormir kkk .

E pra aliviar essa tensão toda, nada como uma relaxada junto ao mar:
Imagem
Na prox., quero ir a um PePg bom pra brincar só na artificial! Ou que tenha monstros maiores..kkk, preferencialmente não distante da capital do cimento. Aceito dicas!
Abç aos colegas.
Editado pela última vez por Ilza Gonçalves em Sex Set 23, 2011 8:38 pm, em um total de 6 vezes.
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Rafael Moda Fava
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3081
Registrado em: Dom Abr 27, 2008 8:04 pm
Cidade:

Mensagem por Rafael Moda Fava » Seg Set 19, 2011 9:48 pm

belos peixes, parabéns...
Avatar do usuário
Fernando Maia
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9777
Registrado em: Seg Nov 03, 2008 2:06 pm
Cidade:

Mensagem por Fernando Maia » Seg Set 19, 2011 10:05 pm

Que beleza de pescaria Ilza!
Parabens!
Imagem
Avatar do usuário
João Piccinin de Medeiros
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1346
Registrado em: Qui Dez 24, 2009 1:53 am
Cidade:

Mensagem por João Piccinin de Medeiros » Seg Set 19, 2011 11:52 pm

SHOW!!!
Avatar do usuário
Fernando Braga
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6901
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Fernando Braga » Ter Set 20, 2011 12:47 am

Caracas ... Cáspitas ... que loucura ...

O vídeo então (para quem não notou, pois está discretamente indicado, é só clicar na penúltima foto) é de suar com Você ...

Parabéns Grande Ilza, foi show e Você ainda diz que estava só calibrando ...
"tadinhos" dos peixes quando estiver pronta ...

Parabéns ... Parabéns ... ... e Parabéns.

Grande abraço e inté "Cumadri" ...
"Preserve a Preguiça!!!" não é o bicho ...
Avatar do usuário
Felipe Michelini
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7879
Registrado em: Ter Mai 26, 2009 7:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Michelini » Ter Set 20, 2011 10:29 am

Parabens Ilza
show!!!!
tem uns tambas criados ai hein!!! eehhehe....
abraço

PS: essa do tamba perfurar com a nadadeira ai n sabia... eu sei q ele tem um osso q corta igual navalha saindo do "pescoço" e indo ate a nadadeira anal... na verdade e uma serra... se o tamba escorrega para tras (sentido rabo), corta sua mao :D..sei pq cortei meus dedos uma vez assim rssr..
Imagem

Pesque, Fotografe, Solte!!!
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Ter Set 20, 2011 7:48 pm

Grata pelos incentivos, Rafael Moda Fava , Fernando Maia, João Piccinin!
Cumpadi” Braga, "tirando uma" por me ver suando, né?:oops: :D . Suei ainda mais durante as tomadas de linha intensas, que tive de acompanhar pelas beiradas, pedindo licença a uns e outros....:oops::lol: . Na cena , só rezei pra não escapar, mas já “tava tudo dominado”... :P

Braga, tivesse mais calibrada e menos descondicionada, teria conseguido mais vezes arremessar no meio da festa dos tambas , sempre no meio do lago, onde lançavam-se as cevadeiras. Desperdicei muitos arremessos...

Vlw pelo incentivo, colegas!
Abç a tds.
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Fernando Braga
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6901
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Fernando Braga » Ter Set 20, 2011 8:01 pm

Ilza escreveu:Grata pelos incentivos, Rafael Moda Fava , Fernando Maia, João Piccinin!
Cumpadi” Braga, "tirando uma" por me ver suando, né?:oops: :D . Suei ainda mais durante as tomadas de linha intensas, que tive de acompanhar pelas beiradas, pedindo licença a uns e outros....:oops::lol: . Na cena , só rezei pra não escapar, mas já “tava tudo dominado”... :P

Braga, tivesse mais calibrada e menos descondicionada, teria conseguido mais vezes arremessar no meio da festa dos tambas , sempre no meio do lago, onde lançavam-se as cevadeiras. Desperdicei muitos arremessos...

Vlw pelo incentivo, colegas!
Abç a tds.
"Cumadri" Ilza,
esta de "acompanhar pelas beiradas ..." eu queria ver em vídeo ...

Passei por isto algumas poucas vezes (antes de me dedicar à UL), só que não era educado como Você ... apenas dizia "licença", "licença", ... e ia em frente ... depois voltava envergonhado pedindo desculpas ... ... :oops: :oops: :oops:
"Preserve a Preguiça!!!" não é o bicho ...
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Ter Set 20, 2011 8:01 pm

Felipe Michelini escreveu:Parabens Ilza
show!!!!
tem uns tambas criados ai hein!!! eehhehe....
abraço

PS: essa do tamba perfurar com a nadadeira ai n sabia... eu sei q ele tem um osso q corta igual navalha saindo do "pescoço" e indo ate a nadadeira anal... na verdade e uma serra... se o tamba escorrega para tras (sentido rabo), corta sua mao :D..sei pq cortei meus dedos uma vez assim rssr..
Felipe Michelini, Alguns vizinhos pegaram vários tambas até maiores. E o colega que me deu umas dicas, tirou um imenso! :shock: :shock: . Mas iguais a estes, não consegui por despreparo físico pra lançar sempre no meio lago; e por inexperiência perdendo umas fisgadas.

No calor da emoção, não percebi exatamente, mas creio que meu ferimento foi causado, sim, por alguma ponta de nadadeira peitoral. Mas como não me impediu de continuar a brincadeira, não esquentei muito não...kkk
Vlw pela dica "Serra" e apoio geral!
Abç
Editado pela última vez por Ilza Gonçalves em Qua Set 21, 2011 10:05 pm, em um total de 1 vez.
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Ter Set 20, 2011 8:12 pm

Fdo Braga,
.."Cumadri" Ilza,
esta de "acompanhar pelas beiradas ..." eu queria ver em vídeo ...

Passei por isto algumas poucas vezes (antes de me dedicar à UL), só que não era educado como Você ... apenas dizia "licença", "licença", ... e ia em frente ... depois voltava envergonhado pedindo desculpas ... ... :oops: :oops: :oops:
É ? Então te inocentes, imaginando uns...pedidos "meio ordem" tipo:_Licença, Licença! Ai meu Deus! Ai meu Deus!:shock: ( enquanto desvencilhava as linhas) ..e vai embora..."kkk. O vexame dos retornos, me fez optar pela Abu 6501 c/ multi 65 lib, e vara de cutucar Netuno. Tudo pesado e exagerado; mas aí era só administrar com calma.
vlw! abç
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Tadeu Brambilla
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2457
Registrado em: Seg Jan 19, 2009 5:40 pm
Cidade:

Mensagem por Tadeu Brambilla » Qua Set 21, 2011 9:13 am

bela pescaria paraben.... .....
Avatar do usuário
Adriano C. de Freitas
ANZOL DE OURO
Mensagens: 641
Registrado em: Qua Fev 09, 2011 1:18 pm
Cidade:

Mensagem por Adriano C. de Freitas » Qua Set 21, 2011 4:43 pm

Belo relato com belos tambas!!!

Agora um pesqueiro com peixes maiores que os do 3 Irmãos e que dê para brincar na artificial acho que só o Corrego das Antas...lá tem dourado gigante, tucunas e já ouvi relato de pirararas e pincacharas que sairam na artificial de meia agua...O tancão do Maeda também tem uns bitelos que brigam de maneira fantastica...as vezes um de 10 Kg lá briga mais que um de 20 Kg em outro pesqueiro...e também saem na artificial, assim como os pintados e pincacharas...
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Qua Set 21, 2011 10:02 pm

Vlw , Tadeu Branbilla e Adriano C Freitas!

Córregos das Antas ? Receio estar ainda descondicionada pra brincar com os "trem doidos" de lá. Mas bem que já pensei e, certamente, mais pra frente!
Vlw a lembrança!
Abç a tds.
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Antonio Gomes Totó
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2476
Registrado em: Qui Abr 30, 2009 9:00 am
Apelido: TOTÓ
Cidade:

Mensagem por Antonio Gomes Totó » Sáb Out 01, 2011 9:24 am

E aí, poxa parece que mudou até o avatar? Bonitos peixes, deu prá matar a saudade, isto que é importante.
Antonio Gomes - Totó
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Sáb Out 01, 2011 5:35 pm

Antonio Gomes,
O avatar anterior : escolha da família (por eu ter adorado pilotar), tinha "um que" de brutalidade que até me assustava...rs. Que estória é essa de matar saudade dos peixes ?:roll: Essa saudade , que é também do cheiro de mato, do canto dos pássaros, grilos e de toda a Natureza ao redor , lá alguma hora passa? :D

Saudade mesmo é dos tempos em que, invés do barulho típico de metrópole urbana da atual residência; ouvia da janela o burburinho de quedas dágua, a uma centena de metros ou pouco mais na casa de infância. :cry: :cry:
Vlw pela força,
abç, colega!
Editado pela última vez por Ilza Gonçalves em Sáb Out 15, 2011 11:24 pm, em um total de 1 vez.
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Rui A. Merlin
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1406
Registrado em: Qui Set 11, 2008 5:15 pm
Cidade:

Mensagem por Rui A. Merlin » Ter Out 11, 2011 8:48 am

Eu já havia lido o relato anteriormente mas, não havia comentado. Agora, li novamente e o que me chamou a atenção foi a AJUDA DO MARIDO".
Marido quando resolve ajudar, nem você entende kkkkkkkkkkkk
Parabéns por ter espairecido um pouco, mesmo que tenha sido numa coisa meio artificial, o que convenhamos, não é a mesma coisa que a natural.
Imagem
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Qua Out 12, 2011 9:39 pm

Rui A. Merlin escreveu:Eu já havia lido o relato anteriormente mas, não havia comentado. Agora, li novamente e o que me chamou a atenção foi a AJUDA DO MARIDO".
Marido quando resolve ajudar, nem você entende kkkkkkkkkkkk
Parabéns por ter espairecido um pouco, mesmo que tenha sido numa coisa meio artificial, o que convenhamos, não é a mesma coisa que a natural.
É, Rui.
Pois saiba que esta "ajuda" nem foi das piores. Quando não enche de tanto pitaco, "desaparece ou me abandona de vez", sempre em momentos difíceis. Diz que é pra aumentar minha emoção na busca das soluções ou nas percas. Tenho minhas dúvidas :roll:

Uma vez, papeando no quiosque ao lado ( é o que mais faz), percebeu que fisguei algo grandão. Saiu de fininho pro distante restaurante. Um rapaz quis me ajudar ( tirar da minha mão, só se for pra levar uma varada na cabeça! ). Então correu pra chamar meu "assessor":
"_ Ó. tua mulher tá desesperada lá com um bitelão !".
_ Senta aqui, pega uma coxinha e pede um copo ! É bom ela se virar um pouco. Respondeu rindo o meu "assesscachorro" :x :x

Na Natureza é "tudo", concordo. Mas morando em Sampa, e mais uns fatores, nem sempre é fácil ir a ela. E o PePg acaba servindo, ao menos, pra familiarizar com materiais e melhor aproveitá-los qdo for à natureza. É como vejo a coisa. Fazer o quê ?
Abç
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Luis Latorre
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1136
Registrado em: Qua Jun 08, 2011 1:33 pm
Cidade:

Re: Fim de Ano Amenizando Afastamentos da Pesca

Mensagem por Luis Latorre » Qui Out 13, 2011 8:08 pm

Ilza escreveu:2010 foi ano difícil. Luta com saúde ppia, de parentes; mamãe mto doente até sua partida pouco após, etc., e praticamente sem pesca.

Como presente de Fim de Ano, família amiga insistiu que lhes acompanhasse até os “03 Manos”. Por + que prefira a Natureza, sendo pouco adepta aos P&Pg; não resisti . Além da confraternização, calibraria a mão enferrujada, w conheceria trabalho de novas iscas e materiais, me preparando para "sonhados" novos embates de verdade ( na Natureza).

Aceito dicas!
Abç aos colegas.
Grande Ilza!!

Não esqueci da nossa pescaria de traíra, é que a represa está bem pobre de peixe, meus amigos tem ido e não tem pego nada.
Tem um pesqueiro muito bom pra traíras, e tambas gigantes e fica bem pertinho de SP, acho que vamos no domingo se a chuva deixar hehehe
Se quiser ir com seu marido, me mande uma MP.

Abraço,
Grande abraço e boas pescarias,

Latorre
***Viciado nas iscas de superfície***
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Sex Out 14, 2011 6:44 pm

Opa, Latorre !
Já comentei com meu "Arremedo de Marcos Ráia/ zé ", que queria registrar umas cenas (hobby) de minhas danças com as dentuças, no seu quintal. Tá pensando que eu esqueci ?? Vai pensando !! kkk

Mas fui no Clima tempo http://www.climatempo.com.br/previsao-d ... aopaulo-sp e tem chuva ( manhã, tarde, e noite) no Sab e Dom., além de temp 23 - 17º no Sab; e 20 -15 Dom ( limite baixo de tº, porém com press atm melhorando um pco )

Então, complemento via mp.

Editado 18/10 : E não é que choveu fds inteiiiiiiiro ?!

Vlw !
Abç ao casal.
Editado pela última vez por Ilza Gonçalves em Ter Out 18, 2011 5:13 pm, em um total de 1 vez.
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Ricardo Luiz
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2158
Registrado em: Qui Jun 05, 2008 2:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Luiz » Sex Out 14, 2011 11:29 pm

Ilza, belos peixes, bela pescaria, parabéns.
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Sáb Out 15, 2011 11:35 pm

Grata, Ricardo Luiz.
Mas convenhamos, só em desespero de causa. Pois como apontado no relato e colegas acima, nem se compara ao prazer de uma pesca em meio a Natureza.
Vlw! Abç extensivo aos seus.
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Responder

Voltar para “- PESCANDO EM PESQUEIROS - FÓRUM P&P”