Vara para pescaria com iscas artificiais em mar.

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca de Praia, de Mar é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Marcelo Costa

Vara para pescaria com iscas artificiais em mar.

Mensagem por Marcelo Costa » Qui Jul 19, 2012 1:02 am

Boa noite pessoal, gostaria de ajuda e dicas sobre material de pesca com iscas artificiais em mar, mais especificamente em beiras d pedras, parceis, aguas abrigadas, ilhas costerias e sempre q possivel embarcado. Mas caso nao consiga barco sempre, gostaria de um material que tambem pudesse bater iscas nas pedras.

Meu local de pesca sera a regiao dos lagos no RJ, em cabo frio, arraial do cabo e etc... E meus objetivos sao as anchovas, bicudas, espadas, sororocas, olho de cao, xareu/xerelete e etc.

Minhas duas maiores duvidas sao:

1) Qual tamanho e libragem de vara ideal ou mais utilizado para este tipo de pesca?

2) Quais tipos de iscas artificiais mais adequadas e eficientes? Plugs de superficie funcionam bem?

Atualmente conto com carretilhas de perfil baixo da shimano, apenas varas de 5'6", varios tipos de plugs, como zaras, torpedo-helice, popper, twitbait
e meia-agua; e alguns spinners. Tirando as carretilhas, consigo utilizar bem o que ja tenho? (em suma minha tralha eh para tucunare)

Por fim, quais outros tipos de pesca posso arriscar para um bom pincho com iscas artificiais no mar? Vale arriscar uns arremessos da praia? Com este mesmo material consigo fazer a pesca vertical?

Abs e obrigado pela ajuda
Avatar do usuário
Thiago Carvalho
CALOURO
Mensagens: 25
Registrado em: Sáb Jul 07, 2012 10:02 am
Cidade:

Mensagem por Thiago Carvalho » Qui Jul 19, 2012 1:44 pm

MCAzeredo,

Faco bastante esse tipo de pesca, porem na maioria das vezes embarcado!!! A tralha que voce usa para Tucuca serve sim para esse tipo de pesca.
Para se ter uma ideia, uso uma vara 17lbs com uma Curado 201. Esse equipamento e show para bater iscas e ate jigar.
No caso das iscas, tenho bastante resultado na zig zarinha, zig zara, red pepper, little bob, baby bob e ate Z90. Na helice nunca tive resultado. Essas iscas sao perfeitas principalmente para xareu, xerelete, olho de cao, etc... Quando quero pescar um badejinho nas pedras, tambem uso bora 7.5 do Nakamura.
So nao se esqueca de lavar bem sua carretilha hein rsrsrsrsrs.
Espero ter ajudado.

Abracos.
Avatar do usuário
Victor Takahashi
ANZOL DE OURO
Mensagens: 902
Registrado em: Dom Out 16, 2005 11:17 pm
Cidade:

Mensagem por Victor Takahashi » Qui Jul 26, 2012 11:41 pm

Da pra pescar ate de linhada rs..

A diferença é que com um equipamento adequado a pescaria fica mais confortavel e 'facil' ...

Arruma uma varinha de 7' tem algumas opções com preço bom no mercado :D
Avatar do usuário
Evaldo Fernandes de Souza
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1018
Registrado em: Qui Mai 19, 2011 9:41 pm
Cidade:

Mensagem por Evaldo Fernandes de Souza » Sex Jul 27, 2012 12:30 pm

Uso uma Okuma Reflections 7pés duas partes. Show de varinha.
O homem nunca pode deixar de sonhar. O sonho alimenta nossa alma como a água sacia
nossa sede!
Avatar do usuário
Raphael S Pires
NOVATO
Mensagens: 5
Registrado em: Dom Nov 06, 2011 8:00 pm
Cidade:

Mensagem por Raphael S Pires » Sáb Ago 11, 2012 3:08 pm

Procura utilizar conjunto nessa especificação!

VARA LUBINA BLACK WIDOW 6.0- 06-16LBS
Carretilha Shimano Curado 50/51E
LINHA MULTIFILAMENTO POWER PRO 30LBS
LINHA DE FLUORCARBONO TRIUMPH SHOCK LEADER 40LBS

abraços
"Os pescadores sabem que o mar é perigoso e que a tempestade é terrível, mas eles nunca julgaram esses perigos como razão suficiente para permanecer em terra."
Avatar do usuário
Raphael S Pires
NOVATO
Mensagens: 5
Registrado em: Dom Nov 06, 2011 8:00 pm
Cidade:

Mensagem por Raphael S Pires » Sáb Ago 11, 2012 3:16 pm

Ou

VARA RAPALA GOLD I 6" 17-25LBS
CARRETILHA SHIMANO CURADO 200/201E7
LINHA MULTIFILAMENTO POWER PRO 30LBS
LINHA DE FLUORCARBONO TRIUMPH SHOCK LEADER 40LBS

O ideal e você ter esses dois tipos de equipamento no barco!
"Os pescadores sabem que o mar é perigoso e que a tempestade é terrível, mas eles nunca julgaram esses perigos como razão suficiente para permanecer em terra."
Avatar do usuário
Jorge Ricardo de Carvalho
NOVATO
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Ago 09, 2012 12:42 pm
Cidade:

Re: Vara para pescaria com iscas artificiais em mar.

Mensagem por Jorge Ricardo de Carvalho » Qua Ago 15, 2012 2:15 pm

MCAzeredo escreveu:Boa noite pessoal, gostaria de ajuda e dicas sobre material de pesca com iscas artificiais em mar, mais especificamente em beiras d pedras, parceis, aguas abrigadas, ilhas costerias e sempre q possivel embarcado. Mas caso nao consiga barco sempre, gostaria de um material que tambem pudesse bater iscas nas pedras.

Meu local de pesca sera a regiao dos lagos no RJ, em cabo frio, arraial do cabo e etc... E meus objetivos sao as anchovas, bicudas, espadas, sororocas, olho de cao, xareu/xerelete e etc.

Minhas duas maiores duvidas sao:

1) Qual tamanho e libragem de vara ideal ou mais utilizado para este tipo de pesca?

2) Quais tipos de iscas artificiais mais adequadas e eficientes? Plugs de superficie funcionam bem?

Atualmente conto com carretilhas de perfil baixo da shimano, apenas varas de 5'6", varios tipos de plugs, como zaras, torpedo-helice, popper, twitbait
e meia-agua; e alguns spinners. Tirando as carretilhas, consigo utilizar bem o que ja tenho? (em suma minha tralha eh para tucunare)

Por fim, quais outros tipos de pesca posso arriscar para um bom pincho com iscas artificiais no mar? Vale arriscar uns arremessos da praia? Com este mesmo material consigo fazer a pesca vertical?

Abs e obrigado pela ajuda
MCAzeredo,

Anchovas, Bicudas e Sororocas são peixes de superfície e meia-água que podem ser capturadas com melhor facilidade no arremesso de pescas artificiais e corrico, embarcados e navegando de 6 a a nós de velocidade. Para isto, são adequadas varas de carbono tubular de 6,6 a 7 pés. Se comprar de 30 libras, pode fazer as duas modalidades com uma só vara. São necessários plugues de meia água, tipo Juana da Borboleta, Nikita da Aicas, Inna 135 e Rapala X-Rap 12. Anchovas gostam muito do espumeiro formado quando a água bate forte nos costados das ilhas. O mesmo equipamento pode ser tentado para a pesca de dourados do mar, que entram de outubro a fevereiro. Melhores cores de isca: branca com cabeça vermelha e branca com dorso rosa, para não ter de comprar muitas. Prateada com dorso preto ou azul também atraem bem.

Olhos de cão caem em sabikis de penacho com um pouco de camarão nos anzóis. São mais comuns perto dos costões, a profundidades médias até 30 metros ou no fundo (se não for muito fundo). E uma vara leve de 5'6" para tucunaré serve muito bem. Leve sabikis com penas entremeadas com material brilhante como metal. As cores das penas são preta, branca e vermelha.

Xereletes caem no corrico e na pesca vertical. Caem no mesmo equipamento dos olhos de cão, tudo que tiver penas. Xareus caem mais no corrico, com Sardinha , Camarão Morto , Lula , Plug de Barbela / Meia Água e Jumping Jig.

Espada (argh!) caem mais em iscas naturais de fundo (Sardinha , Camarão Morto , Lula ). Pode usar o mesmo equipamento do olho de cão. Não esqueça de segurar o bicho bem firme entre as guelras e usar uma proteção (pegadores plásticos) para torcer e quebrar o pescoço. São peixes que mordem muito, com dentes afiadíssimos e compridos. Prefiro não pegar esse peixe.

Tentei simplificar para você não ter de comprar muitos equipamentos. Com o tempo pode-se comprar itens mais específicos.

Pesca de praia e costão são outro tipo de pescaria bem diferente. Usando o material acima, você pecará apenas pequenos peixes que não são seu objetivo. Pesca desse tipo para xareus e xereletes (entre outros não citados) requer varas de 3,9 a 4,5 metros, muita linha de 30 libras, chumbos pontudos, e molinete de grande capacidade de linha. A melhor isca é o camarão descacasdo, cortado em dois filés longitudinais e presos ao anzol com reforço de elastricot em volta da isca.
Jorge Ricardo de Carvalho
Avatar do usuário
HiroYuki
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 53
Registrado em: Sáb Jul 09, 2011 1:24 pm
Cidade:

Mensagem por HiroYuki » Seg Ago 27, 2012 5:55 pm

Acho melhor molinete e uma vara 7 pes de 20lb com um aluma e multi de 25lb!!!muito mais versatil!!
Marcelo Costa

Mensagem por Marcelo Costa » Qua Ago 29, 2012 1:34 pm

Pessoal, valeu mesmo pelas dicas. Consegui clarear bastante as idéias.

Eu até iniciei minha vida de pescador no mar, pois nasci e morei no RJ até meus 20 anos, mas naquela época o mercado de iscas artificiais ainda era fraco aqui no Brasil. Pescava com isca natural mesmo, parecido com a última dica que o Jorge colocou. Bons tempos aqueles... (valeu pela disponibilidade em explicar daquela forma, Jorge).

Vou optar por varas de 7' entre 25 e 30lb. Acho que uma de cada tá de bom tamanho para o que eu quero. Realmente existem opções no mercado bem em conta, como por exemplo Lumis Infinity, Yume Snake e Celta Bandit! Também vou ver estas iscas de meia-água, pois tenho pouquíssimas delas.

No mais eu estou muito bem (eu espero...rs)! Setembro eu to lá.

Abs,
Avatar do usuário
Jorge Ricardo de Carvalho
NOVATO
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Ago 09, 2012 12:42 pm
Cidade:

Mensagem por Jorge Ricardo de Carvalho » Seg Set 03, 2012 11:31 am

MCAzeredo escreveu:Pessoal, valeu mesmo pelas dicas. Consegui clarear bastante as idéias.

Eu até iniciei minha vida de pescador no mar, pois nasci e morei no RJ até meus 20 anos, mas naquela época o mercado de iscas artificiais ainda era fraco aqui no Brasil. Pescava com isca natural mesmo, parecido com a última dica que o Jorge colocou. Bons tempos aqueles... (valeu pela disponibilidade em explicar daquela forma, Jorge).

Vou optar por varas de 7' entre 25 e 30lb. Acho que uma de cada tá de bom tamanho para o que eu quero. Realmente existem opções no mercado bem em conta, como por exemplo Lumis Infinity, Yume Snake e Celta Bandit! Também vou ver estas iscas de meia-água, pois tenho pouquíssimas delas.

No mais eu estou muito bem (eu espero...rs)! Setembro eu to lá.

Abs,
Boa sorte. Compre mesmo a de 7 pés, tenho a 6’6” mas deveria ter comprado a de 7”. Lumis Infinity é a melhor das citadas. Esta que tenho de 6’6” é dessa, arremessa bem, e é levíssima. Esqueci de falar sobre a pesca vertical que você falou, com jumping jigs. Este é uma modalidade mais para molinete, embora carretilha com fricção potente possa ser utilizada, se você já a tiver. Como você disse que tem carretilhas de perfil baixo, ficará melhor comprar um molinete, pois quantidade de linha é decisiva. Carretilhas de perfil alto são caras e cansativas para a modalidade, embora alguns a usem. Os antigos molinetes Aluma praticamenteacabaram, colocaram um tal de Aluma Plus que é muito ruim. A vara também deve ser diferente, mais curta e resistente, entre 5’8” e 6’2”. A Sumax colocou algumas coisas boas no mercado por preço mais baixo. Minhas dicas para a Região dos Lagos são:

Varas: Sumax Tubarão PE 3-4, Rapala Platinum PE 4-6 e Fleming Legend 50 lb

Molinetes (Relação de recolhimento entre 4.6:1 até 5.1:1): Abu Garcia Soron STX 60, Marine Sports Aluma 5000SW (bom e barato), Shimano Stradic 6000 FJ, Daiwa Saltist 4500 ou 5000 (não servem os 4500H e 5000H), Sumax Spirit 6000 (bom e barato). Fricção ajustada para 6kg está bom.

Linha: multifilamento de 50 lb, com 200m já está boa. Leader de Fluorcarbono com espessura mínima de 0,60mm.

Jigs (prateado, ou rosa, ou verde, ou laranja): NS Dunn e LDK olhete . Os pesos variam segundo a correnteza do local. Devem ser providos com Assist Hook 6/0 ou um pouco maior, na parte de cima. Na pesca de anchova, é necessário colocar uma garatéia na parte de baixo.
Jorge Ricardo de Carvalho
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA SALGADA - SALTWATER”