Montando aqua, surgiu duvidas... cará, lambari ?

Aquarismo ou aquariofilia é a um hobby relaxante onde podemos criar os peixes que tantas alegrias nos dão em nossas pescarias. Este espaço é um local de trocas de conhecimentos e experiencias ...
Sejam bem vindos ... ...
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Montando aqua, surgiu duvidas... cará, lambari ?

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Qui Ago 15, 2013 6:35 pm

Pessoal,

Quem souber e puder me ajudar com as questões abaixo, de antemão agradeço.... estou montando pros meus filhos o aquário de +/- 45x25x25(CxLxA) com fundo de pedra ou cascalho, preciso escolher os peixes...

1) Filtro externo de 200L/hora é o suficiente ?

2) Termostato de 100W é o suficiente ? Como medem qual é o ideal pra um aqua desse tamanho ?

3) Iluminacao de led 24W ? Como saber a lampada ideal e se esse será suficiente ?

4) Precisa de uma bomba de ar ?

5) Cará e lambari convivem juntos ? que tipo de alimentação ?

6) Que tipos de plantas recomendam ?


Abs,
Rodão
[]'s e bons pinchos
Rodão
Avatar do usuário
Fiore Nucci do Amaral
NOVATO
Mensagens: 6
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 3:43 pm
Cidade:

Mensagem por Fiore Nucci do Amaral » Qui Ago 15, 2013 8:26 pm

Olá Rodão,

O ideal é definir quais os peixes você deseja colocar, antes de montar o aquário, pois dessa forma você já dimensiona a filtragem de acordo com a necessidade da espécie escolhida, visto que algumas espécies são mais exigentes que as outras.
Mas, vou tentar te ajudar, considerando as regras mais comuns de aquarismo:

1) Filtro externo de 200L/hora é o suficiente ?
O ideal é que se tenha um volume de filtragem de, no mínimo, 5x a litragem do aquário por hora.
Pelas medidas que você informou, o aquário é de aproximadamente 28,12 litros. Para esse aquário, o filtro de 200L/H fica com aproximadamente 7x a litragem do aquário por hora, então está OK para o seu aquário.

2) Termostato de 100W é o suficiente ? Como medem qual é o ideal pra um aqua desse tamanho ?
Deve-se calcular 1w por litro para o termostato. Dessa forma, um termostato de 100w para esse aquário é muita coisa. Procure um de 30w, ou no máximo um de 50w.

3) Iluminacao de led 24W ? Como saber a lampada ideal e se esse será suficiente ?
Para a iluminação, geralmente se calcula também 1w por litro, quando se usa lâmpadas fluorescentes. É necessário saber que tipo de LED é esse. Se for aqueles SuperLED, esse de 24w é forte demais.

4) Precisa de uma bomba de ar ?
Se você não exagerar na quantidade de peixes, não precisa de bomba de ar, pois a própria movimentação de água do filtro já oxigena a água.

5) Cará e lambari convivem juntos ? que tipo de alimentação ?
Para este aquário eu não recomendo colocar carás, pois eles crescem muito para o tamanho desse aquário.
Procure espécies pequenas, como os tetras, neons, matogrosso, rodóstomus, ou até os lambaris mesmo.
Já para a alimetação, é preferível usar rações com bastante proteína. Procure nas lojas de aquarismo as rações das marcas Tetra, JBL, Sera, Poytara, etc.

6) Que tipos de plantas recomendam ?
Para aquários mais simples, como esse, eu recomendo as amazonenses(Echinodorus) e as anúbias, pois são plantas muito resistentes, que não precisam de substrato fértil e nem de injeção de CO2 na água, e também não são muito exigentes quanto à iluminação.
Porém, deixe a iluminação ligada por, pelos menos, umas 7 horas por dia.



Espero ter ajudado um pouco.

Grande Abraço!

Fiore
Fiore Nucci do Amaral
Avatar do usuário
Jean Marcell Melere
ANZOL DE OURO
Mensagens: 516
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 11:51 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Jean Marcell Melere » Qui Ago 15, 2013 9:35 pm

Complementando o que o amigo disse, leia muito antes de colocar os peixes. Peixes como o Mato-grosso e os Tetras Negros sao extremamente resistentes para quem ta começando, e ao contrario do que se pensa, quanto menor o aquario, maior a dificuldade de se cuidar, visto que é muito mais facil acontecer uma variação da temperatura ou do PH.
Tanto os mato-grossos como os tetras preferem agua com PH ácido, quando eu tinha meus mato grossos e neons eu mantia entre 6,6 e 6,8. Pra manter o PH acido o cascalho nao pode ter fragmentos de conchas, brita, nem pedras calcarias, essas pedras deixam o PH alcalino, seria interessante comprar (da pra tratar tambem, mas é uma trabalheira) um tronco de aroeira, existem de tudo que eh forma e tamanho em lojas de aquarismo, e alem de deixarem o PH da agua acido, deixam o aquario com um aspecto bem natural.
Outras plantas que voce pode usar que nao precisam de substrato fertil nem injeção de CO2 são as cabombas e elodeas, que sao encontradas com facilidade tambem em lojas de aquarismo. Se for comprar Cabombas, compre em pouca quantidade, eu diria 3 ou 4 raminhos, pois eles crescem rapido e a parte podada pode ser plantada que cria raiz, formando um outro ramo (eu mesmo ja fui plantando até tapar meu aqua de 130lts inteiro. Sobre a ração, é bem o que o amigo falou. A Tetra e a Sera são as melhores, nao sujam tanto a agua como as Alcon e Tropical, vale a pena gastar um pouco mais e pegar uma ração melhor.
Pesquise bastante sobre ciclagem (ideal eh 30 dias), sobre midias filtrantes e sobre TPAs (troca parcial da agua). Qualquer duvida estou a disposição...
"Ninguém é tão feio como na identidade, tão bonito como no Orkut, tão feliz como no Facebook, tão simpático como no Twitter, tão ausente como no Skype, tão ocupado como no MSN e nem tão bom como no Curriculum Vitae."
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Qui Ago 15, 2013 10:54 pm

Fiore Nucci do Amaral
Olá Rodão,

O ideal é definir quais os peixes você deseja colocar, antes de montar o aquário, pois dessa forma você já dimensiona a filtragem de acordo com a necessidade da espécie escolhida, visto que algumas espécies são mais exigentes que as outras.
Mas, vou tentar te ajudar, considerando as regras mais comuns de aquarismo:

1) Filtro externo de 200L/hora é o suficiente ?
O ideal é que se tenha um volume de filtragem de, no mínimo, 5x a litragem do aquário por hora.
Pelas medidas que você informou, o aquário é de aproximadamente 28,12 litros. Para esse aquário, o filtro de 200L/H fica com aproximadamente 7x a litragem do aquário por hora, então está OK para o seu aquário.

2) Termostato de 100W é o suficiente ? Como medem qual é o ideal pra um aqua desse tamanho ?
Deve-se calcular 1w por litro para o termostato. Dessa forma, um termostato de 100w para esse aquário é muita coisa. Procure um de 30w, ou no máximo um de 50w.

3) Iluminacao de led 24W ? Como saber a lampada ideal e se esse será suficiente ?
Para a iluminação, geralmente se calcula também 1w por litro, quando se usa lâmpadas fluorescentes. É necessário saber que tipo de LED é esse. Se for aqueles SuperLED, esse de 24w é forte demais.

4) Precisa de uma bomba de ar ?
Se você não exagerar na quantidade de peixes, não precisa de bomba de ar, pois a própria movimentação de água do filtro já oxigena a água.

5) Cará e lambari convivem juntos ? que tipo de alimentação ?
Para este aquário eu não recomendo colocar carás, pois eles crescem muito para o tamanho desse aquário.
Procure espécies pequenas, como os tetras, neons, matogrosso, rodóstomus, ou até os lambaris mesmo.
Já para a alimetação, é preferível usar rações com bastante proteína. Procure nas lojas de aquarismo as rações das marcas Tetra, JBL, Sera, Poytara, etc.

6) Que tipos de plantas recomendam ?
Para aquários mais simples, como esse, eu recomendo as amazonenses(Echinodorus) e as anúbias, pois são plantas muito resistentes, que não precisam de substrato fértil e nem de injeção de CO2 na água, e também não são muito exigentes quanto à iluminação.
Porém, deixe a iluminação ligada por, pelos menos, umas 7 horas por dia.



Espero ter ajudado um pouco.

Grande Abraço!

Fiore
Fiore,

Sobre a iluminação, são leds normais, porém tem luz branco e azul
, agora não sei os prós e contras. Seria melhor lampada normal ?

Nas demais questões, entendido.... agora, não estava pretendendo colocar peixes digamos ornamentais e sim, do tipo lambari, cascudinho, carazinho.... ...


Obrigado pelas informações,
Rodão
[/quote]
[]'s e bons pinchos
Rodão
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Qui Ago 15, 2013 11:07 pm

Jean Marcell Melere

Complementando o que o amigo disse, leia muito antes de colocar os peixes. Peixes como o Mato-grosso e os Tetras Negros sao extremamente resistentes para quem ta começando, e ao contrario do que se pensa, quanto menor o aquario, maior a dificuldade de se cuidar, visto que é muito mais facil acontecer uma variação da temperatura ou do PH.
Tanto os mato-grossos como os tetras preferem agua com PH ácido, quando eu tinha meus mato grossos e neons eu mantia entre 6,6 e 6,8. Pra manter o PH acido o cascalho nao pode ter fragmentos de conchas, brita, nem pedras calcarias, essas pedras deixam o PH alcalino, seria interessante comprar (da pra tratar tambem, mas é uma trabalheira) um tronco de aroeira, existem de tudo que eh forma e tamanho em lojas de aquarismo, e alem de deixarem o PH da agua acido, deixam o aquario com um aspecto bem natural.
Outras plantas que voce pode usar que nao precisam de substrato fertil nem injeção de CO2 são as cabombas e elodeas, que sao encontradas com facilidade tambem em lojas de aquarismo. Se for comprar Cabombas, compre em pouca quantidade, eu diria 3 ou 4 raminhos, pois eles crescem rapido e a parte podada pode ser plantada que cria raiz, formando um outro ramo (eu mesmo ja fui plantando até tapar meu aqua de 130lts inteiro. Sobre a ração, é bem o que o amigo falou. A Tetra e a Sera são as melhores, nao sujam tanto a agua como as Alcon e Tropical, vale a pena gastar um pouco mais e pegar uma ração melhor.
Pesquise bastante sobre ciclagem (ideal eh 30 dias), sobre midias filtrantes e sobre TPAs (troca parcial da agua). Qualquer duvida estou a disposição...

Seria melhor colocar areia ao invés de cascalho ? ou qual fundo me recomenda que ajuda na manutenção de uma aquario menor ?

Aroeira, vishhh, uma vez peguei uma alergia que tive que tomar anti-estaminico, hehehehe.... ... ......

O ph da agua é tratado com remédio , certo ?

Voltei a ler sobre aquarismo, e tenho aprendido algumas coisas, sobre ciclagem(30 dias ) e tpa's(ajuda na diminuicao da amonia, etc)... ....

Sobre midia filtrante, esse filtro externo é quimico, biologico e fisico, certo ? alguma cuidado sobre eles ?


Obrigado ,
Rodão
[]'s e bons pinchos
Rodão
Avatar do usuário
Conrado Galante
ANZOL DE OURO
Mensagens: 939
Registrado em: Dom Abr 22, 2012 6:51 pm
Cidade:

Mensagem por Conrado Galante » Qui Ago 15, 2013 11:39 pm

Apenas completando o que os amigos falaram...

Plantas da pra colocar tb as microsorum, bolbitis e musgos ( Java por exemplo)
Existe substratos próprios para plantados (Mbreda, manado e etc), mas se a idéia é manter simples e barato e colocaria cascalho fino de rio 1-2mm!

Quanto a filtragem capriche nas mídias biológicas, é o mais importante!!

Iluminação de LED pra plantas nao presta. Ja fiz vários testes...
Luz azul nao é nutritiva pra plantas, são mais usadas em Aquarios marinhos!!
Lâmpadas boas são as t5 da JBL, mas vc pode usar as lâmpadas PLs convencionais para plantas mais simples, como é seu caso!!

Peixes nao ornamentais para esse tamanho de Aqua, so consigo lembrar de lambari e guaru...

Para acertar o ph os melhores produtos são Acid e Alcaline buffer da seachem!!

Qq duvida é so perguntar!!
Porque nao podemos pescar todo dia e trabalhar de fim de semana?? Pesque e solte sempre!!!!
Avatar do usuário
Fiore Nucci do Amaral
NOVATO
Mensagens: 6
Registrado em: Sáb Mai 25, 2013 3:43 pm
Cidade:

Mensagem por Fiore Nucci do Amaral » Sex Ago 16, 2013 7:40 pm

Fala Rodão!

Cara, o pessoal aí já disse tudo.

Quanto à iluminação, siga o conselho do Conrado mesmo. Procure lâmpadas PL convencionais.

Como o Jean disse, o mais importante na montagem de um aquário novo é a ciclagem. Neste período é que se formam as colônias de bactérias que vão fazer a filtragem biológica da água.
A gente fica numa ansiedade tremenda de colocar os peixes logo, mas não tem jeito, tem que esperar pelo menos os 30 dias para que a filtragem biológica se estabilize, senão seus peixes vão morrer intoxicados pela amônia que é gerada pela decomposição dos restos orgânicos.

Como eles também já disseram, utilize mídias biológicas de qualidade.
A mídia que eu considero melhor para essa finalidade é a Siporax, da marca Sera. É um produto bem caro, mas vale cada centavo investido.

Se precisar de mais alguma informação, é só falar.

Grande Abraço!

Fiore
Fiore Nucci do Amaral
Avatar do usuário
Mário S. Pereira
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 271
Registrado em: Ter Fev 19, 2013 9:26 pm
Cidade:

Mensagem por Mário S. Pereira » Sex Ago 16, 2013 8:44 pm

Pensa numa turma sabida!
Shimano Antares DC7 LV
Rapala Platinum 12lb
Varivas SEA BASS Max Power #1.5
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Sáb Ago 17, 2013 9:55 am

Conrado Galante

Apenas completando o que os amigos falaram...

Plantas da pra colocar tb as microsorum, bolbitis e musgos ( Java por exemplo)
Existe substratos próprios para plantados (Mbreda, manado e etc), mas se a idéia é manter simples e barato e colocaria cascalho fino de rio 1-2mm!

Quanto a filtragem capriche nas mídias biológicas, é o mais importante!!

Iluminação de LED pra plantas nao presta. Ja fiz vários testes...
Luz azul nao é nutritiva pra plantas, são mais usadas em Aquarios marinhos!!
Lâmpadas boas são as t5 da JBL, mas vc pode usar as lâmpadas PLs convencionais para plantas mais simples, como é seu caso!!

Peixes nao ornamentais para esse tamanho de Aqua, so consigo lembrar de lambari e guaru...

Para acertar o ph os melhores produtos são Acid e Alcaline buffer da seachem!!

Qq duvida é so perguntar!!
Conrado,

Sobre plantas, ok....

Vou colocar cascalho fino de rio.... ... precisa alguma limpeza especifica ou é só colocar no aquario e de boa ?

Sobre as midias biologicas, recomenda algum, anéis de ceramicas, rochas ? Aliás, aquelas rochas/pedras de praia porosas, precisa de algum tratamento ou não é uma boa idéia ?

Obrigado pelas recomendações.... ....

Abs,
Rodão[/quote]
[]'s e bons pinchos
Rodão
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Sáb Ago 17, 2013 10:07 am

Fiore Nucci do Amaral


Fala Rodão!

Cara, o pessoal aí já disse tudo.

Quanto à iluminação, siga o conselho do Conrado mesmo. Procure lâmpadas PL convencionais.

Como o Jean disse, o mais importante na montagem de um aquário novo é a ciclagem. Neste período é que se formam as colônias de bactérias que vão fazer a filtragem biológica da água.
A gente fica numa ansiedade tremenda de colocar os peixes logo, mas não tem jeito, tem que esperar pelo menos os 30 dias para que a filtragem biológica se estabilize, senão seus peixes vão morrer intoxicados pela amônia que é gerada pela decomposição dos restos orgânicos.

Como eles também já disseram, utilize mídias biológicas de qualidade.
A mídia que eu considero melhor para essa finalidade é a Siporax, da marca Sera. É um produto bem caro, mas vale cada centavo investido.

Se precisar de mais alguma informação, é só falar.

Grande Abraço!

Fiore
Fiore,

Iluminacao, essas lampadas PL sao caras mesmo ? na faixa de R$100,00 a lampada ou estou vendo a errada ?

O cálculo para a iluminacao é de 1W/litro ? ou seja, como meu aqua é de aprox. 30 litros, 30 Watts ?

Obrigado !!!
Rodão
[]'s e bons pinchos
Rodão
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Sáb Ago 17, 2013 10:11 am

Mário S. Pereira

Pensa numa turma sabida!
Mário,

Além de pesquisar no google, essa interação aqui é muito melhor, ajuda demais.... ......

Estou bem defasado com aquarismo, e pra não ficar batendo cabeça, é o melhor caminho.... e fora que estamos na Caterva !!!

Abs,
Rodão
[]'s e bons pinchos
Rodão
Avatar do usuário
Conrado Galante
ANZOL DE OURO
Mensagens: 939
Registrado em: Dom Abr 22, 2012 6:51 pm
Cidade:

Mensagem por Conrado Galante » Sáb Ago 17, 2013 11:03 am

Rodrigo Suzuki - Rodão escreveu:
Conrado Galante

Apenas completando o que os amigos falaram...

Plantas da pra colocar tb as microsorum, bolbitis e musgos ( Java por exemplo)
Existe substratos próprios para plantados (Mbreda, manado e etc), mas se a idéia é manter simples e barato e colocaria cascalho fino de rio 1-2mm!

Quanto a filtragem capriche nas mídias biológicas, é o mais importante!!

Iluminação de LED pra plantas nao presta. Ja fiz vários testes...
Luz azul nao é nutritiva pra plantas, são mais usadas em Aquarios marinhos!!
Lâmpadas boas são as t5 da JBL, mas vc pode usar as lâmpadas PLs convencionais para plantas mais simples, como é seu caso!!

Peixes nao ornamentais para esse tamanho de Aqua, so consigo lembrar de lambari e guaru...

Para acertar o ph os melhores produtos são Acid e Alcaline buffer da seachem!!

Qq duvida é so perguntar!!
Conrado,

Sobre plantas, ok....

Vou colocar cascalho fino de rio.... ... precisa alguma limpeza especifica ou é só colocar no aquario e de boa ?

Sobre as midias biologicas, recomenda algum, anéis de ceramicas, rochas ? Aliás, aquelas rochas/pedras de praia porosas, precisa de algum tratamento ou não é uma boa idéia ?

Obrigado pelas recomendações.... ....

Abs,
Rodão
[/quote]

Rodão, tudo bem?!

Da uma boa lavada no cascalho antes de colocar, vc vai ver que vem umas folhinhas pedacinhos de madeira e etc!!
Se vc nao lavar isso vai se decompor no aquario e da-lhe amônia!!

Mídia biológica eu aconselho as ceremicas, as melhores são siporax da sera (tem a siporax mini tb) e matrix da seachem!
Tem tb as de vidroceramica, alguns falam que tem maior superfície para fixação das bactérias e outros dizem que entope... Eu costumo misturar as duas...
Cara eu compro essas mídias em boas quantidades pois tenho 6 Aquarios, se quiser posso te vender um pouco (baratinho)

As lâmpadas PL para aquario custam por volta de R$ 90,00 mesmo!
Tenho uma aqui de 24 watts que usei uma semana, ai resolvi comprar uma luminária de lâmpada T5, se quiser posso te vender ela tb!!

Vou te mandar mp!!

Abraço
Porque nao podemos pescar todo dia e trabalhar de fim de semana?? Pesque e solte sempre!!!!
Avatar do usuário
Conrado Galante
ANZOL DE OURO
Mensagens: 939
Registrado em: Dom Abr 22, 2012 6:51 pm
Cidade:

Mensagem por Conrado Galante » Sáb Ago 17, 2013 11:04 am

Rodrigo Suzuki - Rodão escreveu:
Conrado Galante

Apenas completando o que os amigos falaram...

Plantas da pra colocar tb as microsorum, bolbitis e musgos ( Java por exemplo)
Existe substratos próprios para plantados (Mbreda, manado e etc), mas se a idéia é manter simples e barato e colocaria cascalho fino de rio 1-2mm!

Quanto a filtragem capriche nas mídias biológicas, é o mais importante!!

Iluminação de LED pra plantas nao presta. Ja fiz vários testes...
Luz azul nao é nutritiva pra plantas, são mais usadas em Aquarios marinhos!!
Lâmpadas boas são as t5 da JBL, mas vc pode usar as lâmpadas PLs convencionais para plantas mais simples, como é seu caso!!

Peixes nao ornamentais para esse tamanho de Aqua, so consigo lembrar de lambari e guaru...

Para acertar o ph os melhores produtos são Acid e Alcaline buffer da seachem!!

Qq duvida é so perguntar!!
Conrado,

Sobre plantas, ok....

Vou colocar cascalho fino de rio.... ... precisa alguma limpeza especifica ou é só colocar no aquario e de boa ?

Sobre as midias biologicas, recomenda algum, anéis de ceramicas, rochas ? Aliás, aquelas rochas/pedras de praia porosas, precisa de algum tratamento ou não é uma boa idéia ?

Obrigado pelas recomendações.... ....

Abs,
Rodão
[/quote]

Rodão, tudo bem?!

Da uma boa lavada no cascalho antes de colocar, vc vai ver que vem umas folhinhas pedacinhos de madeira e etc!!
Se vc nao lavar isso vai se decompor no aquario e da-lhe amônia!!

Mídia biológica eu aconselho as ceremicas, as melhores são siporax da sera (tem a siporax mini tb) e matrix da seachem!
Tem tb as de vidroceramica, alguns falam que tem maior superfície para fixação das bactérias e outros dizem que entope... Eu costumo misturar as duas...
Cara eu compro essas mídias em boas quantidades pois tenho 6 Aquarios, se quiser posso te vender um pouco (baratinho)

As lâmpadas PL para aquario custam por volta de R$ 90,00 mesmo!
Tenho uma aqui de 24 watts que usei uma semana, ai resolvi comprar uma luminária de lâmpada T5, se quiser posso te vender ela tb!!

Vou te mandar mp!!

Abraço
Porque nao podemos pescar todo dia e trabalhar de fim de semana?? Pesque e solte sempre!!!!
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Sáb Ago 17, 2013 11:55 am

Conrado Galante


Rodão, tudo bem?!

Da uma boa lavada no cascalho antes de colocar, vc vai ver que vem umas folhinhas pedacinhos de madeira e etc!!
Se vc nao lavar isso vai se decompor no aquario e da-lhe amônia!!

Mídia biológica eu aconselho as ceremicas, as melhores são siporax da sera (tem a siporax mini tb) e matrix da seachem!
Tem tb as de vidroceramica, alguns falam que tem maior superfície para fixação das bactérias e outros dizem que entope... Eu costumo misturar as duas...
Cara eu compro essas mídias em boas quantidades pois tenho 6 Aquarios, se quiser posso te vender um pouco (baratinho)

As lâmpadas PL para aquario custam por volta de R$ 90,00 mesmo!
Tenho uma aqui de 24 watts que usei uma semana, ai resolvi comprar uma luminária de lâmpada T5, se quiser posso te vender ela tb!!

Vou te mandar mp!!

Abraço
Conrado, respondi a MP...

Acho bacana os troncos de madeira, esses de rio que afundam, é uma boa ? Precisa de tratamento ?

Abs,
[]'s e bons pinchos
Rodão
Avatar do usuário
Conrado Galante
ANZOL DE OURO
Mensagens: 939
Registrado em: Dom Abr 22, 2012 6:51 pm
Cidade:

Mensagem por Conrado Galante » Sáb Ago 17, 2013 12:28 pm

Rodrigo Suzuki - Rodão escreveu:
Conrado Galante


Rodão, tudo bem?!

Da uma boa lavada no cascalho antes de colocar, vc vai ver que vem umas folhinhas pedacinhos de madeira e etc!!
Se vc nao lavar isso vai se decompor no aquario e da-lhe amônia!!

Mídia biológica eu aconselho as ceremicas, as melhores são siporax da sera (tem a siporax mini tb) e matrix da seachem!
Tem tb as de vidroceramica, alguns falam que tem maior superfície para fixação das bactérias e outros dizem que entope... Eu costumo misturar as duas...
Cara eu compro essas mídias em boas quantidades pois tenho 6 Aquarios, se quiser posso te vender um pouco (baratinho)

As lâmpadas PL para aquario custam por volta de R$ 90,00 mesmo!
Tenho uma aqui de 24 watts que usei uma semana, ai resolvi comprar uma luminária de lâmpada T5, se quiser posso te vender ela tb!!

Vou te mandar mp!!

Abraço
Conrado, respondi a MP...

Acho bacana os troncos de madeira, esses de rio que afundam, é uma boa ? Precisa de tratamento ?

Abs,
Eu uso bastante deles em meus aquarios!! Normalmente o pessoal fala em aroeira pq já afundam direto, mas você pode usar qualquer madeira densa pra colocar no aquario! Eu so uso troncos que coleto no meu sitio!

Nesse caso vocie precisa deixa-los na agua por algum tempo para afundar, dependendo da madeira afundam em 2-3 dias, outras demoram 20... rsrs
Depois dá uma fervida nelas e coloca no aqua!
Os peixes adoram e o aquario fica com aspecto bem natural!!

O uso de rochas também é bem interessante!! É só lava-las bem e colocar no aqua!!

Abraçø,
Porque nao podemos pescar todo dia e trabalhar de fim de semana?? Pesque e solte sempre!!!!
Avatar do usuário
Jean Marcell Melere
ANZOL DE OURO
Mensagens: 516
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 11:51 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Jean Marcell Melere » Seg Ago 19, 2013 9:12 am

Conrado Galante escreveu:
Rodrigo Suzuki - Rodão escreveu:
Conrado Galante


Rodão, tudo bem?!

Da uma boa lavada no cascalho antes de colocar, vc vai ver que vem umas folhinhas pedacinhos de madeira e etc!!
Se vc nao lavar isso vai se decompor no aquario e da-lhe amônia!!

Mídia biológica eu aconselho as ceremicas, as melhores são siporax da sera (tem a siporax mini tb) e matrix da seachem!
Tem tb as de vidroceramica, alguns falam que tem maior superfície para fixação das bactérias e outros dizem que entope... Eu costumo misturar as duas...
Cara eu compro essas mídias em boas quantidades pois tenho 6 Aquarios, se quiser posso te vender um pouco (baratinho)

As lâmpadas PL para aquario custam por volta de R$ 90,00 mesmo!
Tenho uma aqui de 24 watts que usei uma semana, ai resolvi comprar uma luminária de lâmpada T5, se quiser posso te vender ela tb!!

Vou te mandar mp!!

Abraço
Conrado, respondi a MP...

Acho bacana os troncos de madeira, esses de rio que afundam, é uma boa ? Precisa de tratamento ?

Abs,
Eu uso bastante deles em meus aquarios!! Normalmente o pessoal fala em aroeira pq já afundam direto, mas você pode usar qualquer madeira densa pra colocar no aquario! Eu so uso troncos que coleto no meu sitio!

Nesse caso vocie precisa deixa-los na agua por algum tempo para afundar, dependendo da madeira afundam em 2-3 dias, outras demoram 20... rsrs
Depois dá uma fervida nelas e coloca no aqua!
Os peixes adoram e o aquario fica com aspecto bem natural!!

O uso de rochas também é bem interessante!! É só lava-las bem e colocar no aqua!!

Abraçø,
Muito interessante, não sabia esse lance de outras madeiras, obrigado a dica, já vou começar afundar alguns pro meu plantado que começo mes que vem...
"Ninguém é tão feio como na identidade, tão bonito como no Orkut, tão feliz como no Facebook, tão simpático como no Twitter, tão ausente como no Skype, tão ocupado como no MSN e nem tão bom como no Curriculum Vitae."
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Seg Ago 19, 2013 8:58 pm

Com esse lance das midias biologicas, uma pergunta:

Vale a pena comprar o "incentivador biologico" ?

Uma loja me disse que em 1 semana tratando fica 100% o aquario, é fazer o teste pra ver se zerou a amonia e beleza, ao inves de ficar esperando os 30~45 dias.... ......

Abs,
[]'s e bons pinchos
Rodão
Avatar do usuário
Jean Marcell Melere
ANZOL DE OURO
Mensagens: 516
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 11:51 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Jean Marcell Melere » Seg Ago 19, 2013 11:02 pm

Eu sei um acelerador biologico se nao me engano da sera na minha primeira montagem. É uma baita frescura, tem que guarda na temperatura certa e talz, e no meu nao acelerou la aquelas coisas. A ciclagem eh legal, a ansiedade fica la em cima, e quando se colocam plantas naturais vc consegue dar mais atençao, alem tbm de ja ir pegando a manha das tpas, de igualar as temperaturas e tal...
"Ninguém é tão feio como na identidade, tão bonito como no Orkut, tão feliz como no Facebook, tão simpático como no Twitter, tão ausente como no Skype, tão ocupado como no MSN e nem tão bom como no Curriculum Vitae."
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Ter Ago 20, 2013 1:50 pm

Jean Marcell Melere

Eu sei um acelerador biologico se nao me engano da sera na minha primeira montagem. É uma baita frescura, tem que guarda na temperatura certa e talz, e no meu nao acelerou la aquelas coisas. A ciclagem eh legal, a ansiedade fica la em cima, e quando se colocam plantas naturais vc consegue dar mais atençao, alem tbm de ja ir pegando a manha das tpas, de igualar as temperaturas e tal...
Jean, entendi... o incentivador que vi era italiano, 39 reais.... o vendedor me disse que nos 6 primeiros meses, poderei usar bastante.... .....

Como é feito a TPA ? claro que a frequência depende da qdade de peixes e da espécie, mas por exemplo, qtos % de agua que é ideal trocar ? e outra coisa, a agua que vou colocar precisa ter feito ciclagem de qto dias, visto que é agua da torneira ?


Obrigado,
Rodão
[]'s e bons pinchos
Rodão
Avatar do usuário
Jean Marcell Melere
ANZOL DE OURO
Mensagens: 516
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 11:51 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Jean Marcell Melere » Ter Ago 20, 2013 2:06 pm

Rodrigo Suzuki - Rodão escreveu:
Jean Marcell Melere

Eu sei um acelerador biologico se nao me engano da sera na minha primeira montagem. É uma baita frescura, tem que guarda na temperatura certa e talz, e no meu nao acelerou la aquelas coisas. A ciclagem eh legal, a ansiedade fica la em cima, e quando se colocam plantas naturais vc consegue dar mais atençao, alem tbm de ja ir pegando a manha das tpas, de igualar as temperaturas e tal...
Jean, entendi... o incentivador que vi era italiano, 39 reais.... o vendedor me disse que nos 6 primeiros meses, poderei usar bastante.... .....

Como é feito a TPA ? claro que a frequência depende da qdade de peixes e da espécie, mas por exemplo, qtos % de agua que é ideal trocar ? e outra coisa, a agua que vou colocar precisa ter feito ciclagem de qto dias, visto que é agua da torneira ?


Obrigado,
Rodão
Vai depender da fauna. O meu no inicio fazia uma TPA semanal de 25 a 30% do volume do aqua, sifonando o fundo, limpando os vidros e trocava o carvão e o perlon do filtro 1x por mês. Depois de uns 2 anos o aqua estabilizou bem, e faço uma TPA a cada 30 ou 45 dias de cerca de 40% do volume também sifonando o fundo, limpando os vidros e trocando as midias (carvao e perlon, a cerâmica nunca se troca).
A agua é a de torneira, mas precisa usar um produto, o que sempre usei e gosto é o Aquasafe da Tetra, pois eh confiável e age rapidinho. Os cuidados que você deve ter é de colocar a agua nova com uma temperatura igual ou similar a do aquário, pois uma mudança brusca não faz bem, e também dar uma olhada no PH da agua da torneira. Meu aqua esta a 4 anos montado, e confesso que ja fiquei mais de 3 meses sem fazer TPA sem ter surtos de algas e com os parâmetros de amônia bons, vai depender da tua filtragem e da quantidade da fauna. Atualmente estou apenas com um Oscar no meu, mas antes tinha um comunitário. Filtragem nunca é demais, eu uso cerca de 10 as 12 vezes o volume do aqua em filtragem.
"Ninguém é tão feio como na identidade, tão bonito como no Orkut, tão feliz como no Facebook, tão simpático como no Twitter, tão ausente como no Skype, tão ocupado como no MSN e nem tão bom como no Curriculum Vitae."
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Ter Ago 20, 2013 10:36 pm

Jean Marcell Melere

Vai depender da fauna. O meu no inicio fazia uma TPA semanal de 25 a 30% do volume do aqua, sifonando o fundo, limpando os vidros e trocava o carvão e o perlon do filtro 1x por mês. Depois de uns 2 anos o aqua estabilizou bem, e faço uma TPA a cada 30 ou 45 dias de cerca de 40% do volume também sifonando o fundo, limpando os vidros e trocando as midias (carvao e perlon, a cerâmica nunca se troca).
A agua é a de torneira, mas precisa usar um produto, o que sempre usei e gosto é o Aquasafe da Tetra, pois eh confiável e age rapidinho. Os cuidados que você deve ter é de colocar a agua nova com uma temperatura igual ou similar a do aquário, pois uma mudança brusca não faz bem, e também dar uma olhada no PH da agua da torneira. Meu aqua esta a 4 anos montado, e confesso que ja fiquei mais de 3 meses sem fazer TPA sem ter surtos de algas e com os parâmetros de amônia bons, vai depender da tua filtragem e da quantidade da fauna. Atualmente estou apenas com um Oscar no meu, mas antes tinha um comunitário. Filtragem nunca é demais, eu uso cerca de 10 as 12 vezes o volume do aqua em filtragem.
Jean,

Obrigado pela explicação... agora pergunta:

A água da torneira fica com o Aquasafe tratando quanto tempo ? imagino que tem uma matriz(qdade agua X dias descansando) explicando no manual de instruçao, certo?

Obrigado,
[/quote]
[]'s e bons pinchos
Rodão
Avatar do usuário
Conrado Galante
ANZOL DE OURO
Mensagens: 939
Registrado em: Dom Abr 22, 2012 6:51 pm
Cidade:

Mensagem por Conrado Galante » Ter Ago 20, 2013 11:18 pm

Rodrigo Suzuki - Rodão escreveu:
Jean Marcell Melere

Vai depender da fauna. O meu no inicio fazia uma TPA semanal de 25 a 30% do volume do aqua, sifonando o fundo, limpando os vidros e trocava o carvão e o perlon do filtro 1x por mês. Depois de uns 2 anos o aqua estabilizou bem, e faço uma TPA a cada 30 ou 45 dias de cerca de 40% do volume também sifonando o fundo, limpando os vidros e trocando as midias (carvao e perlon, a cerâmica nunca se troca).
A agua é a de torneira, mas precisa usar um produto, o que sempre usei e gosto é o Aquasafe da Tetra, pois eh confiável e age rapidinho. Os cuidados que você deve ter é de colocar a agua nova com uma temperatura igual ou similar a do aquário, pois uma mudança brusca não faz bem, e também dar uma olhada no PH da agua da torneira. Meu aqua esta a 4 anos montado, e confesso que ja fiquei mais de 3 meses sem fazer TPA sem ter surtos de algas e com os parâmetros de amônia bons, vai depender da tua filtragem e da quantidade da fauna. Atualmente estou apenas com um Oscar no meu, mas antes tinha um comunitário. Filtragem nunca é demais, eu uso cerca de 10 as 12 vezes o volume do aqua em filtragem.
Jean,

Obrigado pela explicação... agora pergunta:

A água da torneira fica com o Aquasafe tratando quanto tempo ? imagino que tem uma matriz(qdade agua X dias descansando) explicando no manual de instruçao, certo?

Obrigado,
[/quote]

Amigo, usando aquasafe ou prime (prefiro este) o tratamento se da de forma imediata! É so pingar e colocar a Agua no aquario!!

Qto aos aceleradores biológicos é muito bom usar, mas nao com a intenção que os lojistas desinformações falam!
A vantagem do acelerador ( o único que é realmente bom é o stability da seachem) é de dar maior qualidade na colônia de bactérias, aumentando os tipos de bactérias nitrificantes!
E nao de colocar os peixes antes! O segredo do aquarismo é a paciência...
Porque nao podemos pescar todo dia e trabalhar de fim de semana?? Pesque e solte sempre!!!!
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Qua Ago 21, 2013 7:00 pm

Conrado Galante
Rodrigo Suzuki
Jean Marcell Melere

Vai depender da fauna. O meu no inicio fazia uma TPA semanal de 25 a 30% do volume do aqua, sifonando o fundo, limpando os vidros e trocava o carvão e o perlon do filtro 1x por mês. Depois de uns 2 anos o aqua estabilizou bem, e faço uma TPA a cada 30 ou 45 dias de cerca de 40% do volume também sifonando o fundo, limpando os vidros e trocando as midias (carvao e perlon, a cerâmica nunca se troca).
A agua é a de torneira, mas precisa usar um produto, o que sempre usei e gosto é o Aquasafe da Tetra, pois eh confiável e age rapidinho. Os cuidados que você deve ter é de colocar a agua nova com uma temperatura igual ou similar a do aquário, pois uma mudança brusca não faz bem, e também dar uma olhada no PH da agua da torneira. Meu aqua esta a 4 anos montado, e confesso que ja fiquei mais de 3 meses sem fazer TPA sem ter surtos de algas e com os parâmetros de amônia bons, vai depender da tua filtragem e da quantidade da fauna. Atualmente estou apenas com um Oscar no meu, mas antes tinha um comunitário. Filtragem nunca é demais, eu uso cerca de 10 as 12 vezes o volume do aqua em filtragem.
Jean,

Obrigado pela explicação... agora pergunta:

A água da torneira fica com o Aquasafe tratando quanto tempo ? imagino que tem uma matriz(qdade agua X dias descansando) explicando no manual de instruçao, certo?

Obrigado,


Amigo, usando aquasafe ou prime (prefiro este) o tratamento se da de forma imediata! É so pingar e colocar a Agua no aquario!!

Qto aos aceleradores biológicos é muito bom usar, mas nao com a intenção que os lojistas desinformações falam!
A vantagem do acelerador ( o único que é realmente bom é o stability da seachem) é de dar maior qualidade na colônia de bactérias, aumentando os tipos de bactérias nitrificantes!
E nao de colocar os peixes antes! O segredo do aquarismo é a paciência...
hmmm, ok.... ... entendi.... ... vou pensar na compra desse incentivador biologico....

obrigado pela explanacao,

abs,
[]'s e bons pinchos
Rodão
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Dom Ago 25, 2013 12:33 am

Pessoal...

Um dúvida que surgiu.... sei que não é bom o aquario ficar tomando sol pois prolifera algas, bactérias, etccc ... ..... mas se ficar em um local claro, onde bata bastante luz natural mas não bata sol, pode ?

Abs,
[]'s e bons pinchos
Rodão
Avatar do usuário
Conrado Galante
ANZOL DE OURO
Mensagens: 939
Registrado em: Dom Abr 22, 2012 6:51 pm
Cidade:

Mensagem por Conrado Galante » Dom Ago 25, 2013 12:38 am

Nao é bom!
Provavelmente vc terá alguns problemas com alga...
Porque nao podemos pescar todo dia e trabalhar de fim de semana?? Pesque e solte sempre!!!!
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Dom Ago 25, 2013 9:58 am

Conrado Galante

Nao é bom!
Provavelmente vc terá alguns problemas com alga...
Ok, valeu Conrado, vou evitar locais mto claro...

Abs,
[]'s e bons pinchos
Rodão
Avatar do usuário
Jean Marcell Melere
ANZOL DE OURO
Mensagens: 516
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 11:51 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Jean Marcell Melere » Dom Ago 25, 2013 12:33 pm

Bater sol diretamente vai dar um surto de algas, mas se quiser mesmo, um filtro UV resolve seu problema. Em locais claros, com luz indireta é bom para plantados, senao provavelmente mais cedo ou mais tarde vao aparecer algas...
"Ninguém é tão feio como na identidade, tão bonito como no Orkut, tão feliz como no Facebook, tão simpático como no Twitter, tão ausente como no Skype, tão ocupado como no MSN e nem tão bom como no Curriculum Vitae."
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Dom Ago 25, 2013 10:24 pm

Jean Marcell Melere


Bater sol diretamente vai dar um surto de algas, mas se quiser mesmo, um filtro UV resolve seu problema. Em locais claros, com luz indireta é bom para plantados, senao provavelmente mais cedo ou mais tarde vao aparecer algas...
Jean, obrigado !!!

É que o melhor lugar pra eu colocar o aquário é a varanda... por isso da minha pergunta.... .... mas como já estava nos planos colocar cortina, acho q vai ficar ai mesmo.... ... ...

Abs,
[]'s e bons pinchos
Rodão
Responder

Voltar para “- OS PEIXES EM NOSSAS CASAS - O FÓRUM SOBRE AQUARISMO -”