Aquário para tucunaré

Aquarismo ou aquariofilia é a um hobby relaxante onde podemos criar os peixes que tantas alegrias nos dão em nossas pescarias. Este espaço é um local de trocas de conhecimentos e experiencias ...
Sejam bem vindos ... ...
Avatar do usuário
Marco Bernardes
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 69
Registrado em: Seg Mar 24, 2008 12:39 pm
Cidade:

Aquário para tucunaré

Mensagem por Marco Bernardes » Qui Jul 12, 2012 9:53 pm

Ola amigos, espero que consigam tirar minhas duvidas..
Tenho um aquário de terráqueo que esta desativado há algum tempo.. Não sei de quantos litros ele é, as especificações presentes no aquário são as seguintes: 50x30x40 e já tenho o aquecedor que usava nele..

Tenho a intenção de colocar um tucuninha desde filhote e queria saber se com esse aquário da pra cria-lo, e que filtros, bomba e iluminação seriam ideais para o peixe.

Obrigado!!!
Avatar do usuário
Mauro Nakatani
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2522
Registrado em: Seg Jan 14, 2008 7:06 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Mauro Nakatani » Qui Jul 12, 2012 10:12 pm

Se estiverem corretas as medidas é um aquario bem pequeno, cerca de 60 litros, para um, somente um, tucuna ele já seria pequeno, na minha opinião seria para peixes de pequeno porte.

Com certeza algúm forum de aquarismo poderia te dar uma medida mais proxima do ideal.

Use essa relação. 1cm³ = 1ml 50x30= 1500x40 = 60.000cm³=60.000ml
Brincando de artista - www.iscasdomauro.com.br ; helices 100%
Avatar do usuário
Fernando Maia
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9777
Registrado em: Seg Nov 03, 2008 2:06 pm
Cidade:

Mensagem por Fernando Maia » Qui Jul 12, 2012 10:17 pm

Marco este tamanho de aquario é ideal para peixes menores,
Eu tive um assim com um Apaiari, logo tive que troca-lo por um de 110 lts que na sequencia foi substituido por um de 200lts...e o Apaiari nao parava de crescer...kkkk
Se voce tomar meu exemplo por base, lembrando que isso tudo aconteceu em menos de dois anos, acredito que voce deva partir de um aquario um pouco maior!
Valeu!
Imagem
Avatar do usuário
Igor Andrei
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1194
Registrado em: Dom Abr 08, 2007 9:40 am
Cidade:

Mensagem por Igor Andrei » Sex Jul 13, 2012 5:40 pm

acabei de desmontar meu aqua nesta mesma medida, após 9 anos!
Primeiro montei pensando em manter a água am Ph neutro, depois decidi deixar ácido e pus 10 neons, e ficou um casal de molynésia que se adaptou à acidificação.
Agora no final estava só com um casal de neons, comigo há 8 anos!
Com certeza essa litragem não deve ser usada pra peixes maiores, até porque esse volume é o líquido, quando vc colocar o cascalho, filtro, aquecedor, pedras, plantas etc... o volume cai a menos de 50l.
Não foi à toa que os neons viveram 9 anos, o aqua estava bem equilibrado, pois muitos peixes saturam a água de toxinas (amonia, nitrato...)
Pescar e soltar é só começar...
Avatar do usuário
Guilherme Sassi
CALOURO
Mensagens: 49
Registrado em: Qua Out 20, 2010 10:30 pm
Cidade:

Mensagem por Guilherme Sassi » Seg Jul 16, 2012 6:56 am

Olá, seu aquário é realmente pequeno mesmo, mais se quiser mesmo ter um tucunare pode ter! Pois jah vi á venda alguns tucunares bem pequenos em torno de 5 a 10 cm, no qual seria o ideal para você!
Para poder ter esta espécie, o ideal seria você ter um substrato em seu aquário de cascalho pequeno ( Pedra de Rio pequena), alguns troncos naturais e uma flora de folhas grandes com uma Anubia ou uma Amazonense ( plantas naturais vendidas facilmente em lojas de aquário ), um aquecedor ideal seria um Termostato de 50w, em uma temperatura regulada de 28ºC, no caso você poderia ter somente este tucunare em seu aquário, então um filtro externo simples já seria o suficiente para manter seu aquário! ( Opinião : Um filtro externo HF 600 da ATMAN ), sobre a iluminação poderia ter duas lâmpadas fluorescente de 15w cada uma, Ligadas por media 10h por dia!
Acho que isso amigo! qualquer duvida so me perguntar! =D

PS: Por favor, peixes carnívoros como o tucunare gostam de se alimentar de pequenos peixes vivos!
Avatar do usuário
Igor Andrei
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1194
Registrado em: Dom Abr 08, 2007 9:40 am
Cidade:

Mensagem por Igor Andrei » Seg Jul 16, 2012 9:30 am

eu continuo achando inadequado, se botar um de 5 a 10cm, vai ter aquário por quanto tempo? Não se iludam, ele cresce! Em 1 ano o bicho tá espremido ali já, e aí o que era pra ser um ambiente bom pro animal, no final das contas vira um inferno pra ele.
Mais do que ser bonito e satisfazer nossa vontade, a boa condição do animal (que já está em condição de cativeiro) deve vir em primeiro lugar.
Mas...cada um sabe de si, só lembre que os peixes duram anos, e se vc precisar soltar o peixe daqui um ou dois anos, vc estará condenando ele à morte pois já está acostumado com o cativeiro e tem grandes chances de morrer na natureza.
Um abraço!
Pescar e soltar é só começar...
Avatar do usuário
Guilherme Sassi
CALOURO
Mensagens: 49
Registrado em: Qua Out 20, 2010 10:30 pm
Cidade:

Mensagem por Guilherme Sassi » Ter Jul 17, 2012 5:48 am

Sim, eu concordo com o Igor, logo ele irá ter que trocar de aquario! mais se ele oferecer boa condição para o peixe, ele pode estar trocando esta especie com outro aquarista,( depois do tempo que o peixe estiver pequeno ao aquário), que tenha um aquário maior, ou até colocando a venda! Tucunare é um peixe muito requisitado por aquaristas, acredito que a venda ou a doação dele não será DIFÍCIL!
PS: o impacto dele soltar a espécie na natureza não será do geito que vc pensa Igor! Pois se ele tratar o tucunare em seu aquário com peixes vivos ele vai comer na natureza peixes da mesma maneira, e instintivo para os animais se alimentarem, e se mesmo assim ele não conseguir se alimentar na natureza ele irá servir de alimento a outras espécies, então não há problema algum se ele soltar a natureza também! Apenas com um ressalvo, ele só poderia soltar na natureza onde a espécie já está presente!
Obrigado
Avatar do usuário
Ivan Miraldo
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2014
Registrado em: Ter Fev 13, 2007 12:42 pm
Cidade:

Mensagem por Ivan Miraldo » Ter Jul 17, 2012 9:32 am

Marco , esse aqua é pequeno mesmo para os tucunas mas se quiserpode fazer uam boa montagem de galhos e pedras e colocar alguns jacundás e alguns peixes-folha nele . São peixes extremamente agressivos no ataque ao alimento.
Em São Paulo voce pode achar na aquarios Dean - 2272-3532

Abrs
IVAN MIRALDO
Avatar do usuário
Marco Bernardes
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 69
Registrado em: Seg Mar 24, 2008 12:39 pm
Cidade:

Aquário para tucunare

Mensagem por Marco Bernardes » Ter Jul 17, 2012 8:42 pm

Obrigado pelas dicas amigos, decidi não colocar tucunare nesse aquário, vou montar um maior pra eles, esse aquário vai ficar pra criar os peixes que servirão de almoço pros tucunares. Abraços
Avatar do usuário
Marco Bernardes
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 69
Registrado em: Seg Mar 24, 2008 12:39 pm
Cidade:

Mensagem por Marco Bernardes » Ter Jul 17, 2012 9:24 pm

Vocês recomendam alguma loja para mandar fazer um aquário? E o que deveria ter nesse aquário? Filtro, iluminação, termostato e etc...

Obrigado!

Abraço
Avatar do usuário
Guilherme Sassi
CALOURO
Mensagens: 49
Registrado em: Qua Out 20, 2010 10:30 pm
Cidade:

Mensagem por Guilherme Sassi » Qua Jul 18, 2012 6:58 am

Olá, novamente Marcos! eu recomendaria uma aquario de 300l se vc deseja ter algum tucunare! Um aquario legal seria: 100 cm (frente) X 60 cm (altura) X 50 cm (largura).
Neste aquario voce poderia utilizar destes equipamentos:
-Termostato de 300w
-40kg de substrato ( pedra fina )
-3 Lampadas de 30w da boyu 95cm ( 2 brancas e 1 vermelha) - se for ter uma vegetação maior
-2 lampadas de 30w da boyu 95cm ( 1 branca e 1 vermelha) - se for ter pouca vegetação
-Galhos e troncos
-Algum filtro que faça uma filtragem de 1500 a 2000 l/h - Pode-se utilizar de um canister ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... h-110v-_JM ).
ACHO QUE O MAIS BASICO É ISSO! QUALQUER DUVIDA OU SUGESTÃO DE ALGUEM PODE VIR A FALAR AQUI!
ESTAMOS SEMPRE DE CABEÇA ABERTA PARA APRENDER!
Responder

Voltar para “- OS PEIXES EM NOSSAS CASAS - O FÓRUM SOBRE AQUARISMO -”