Aquário plantado 160 litros, novas fotos na última página

Aquarismo ou aquariofilia é a um hobby relaxante onde podemos criar os peixes que tantas alegrias nos dão em nossas pescarias. Este espaço é um local de trocas de conhecimentos e experiencias ...
Sejam bem vindos ... ...
Avatar do usuário
Ivan de Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2690
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 5:51 pm
Cidade:

Aquário plantado 160 litros, novas fotos na última página

Mensagem por Ivan de Morais » Qui Out 13, 2011 5:19 pm

Fala ai galera

To montando meu aqua que terá bandeiras e mais um cardume de peixes pequenos que não defini ainda, já comecei a ciclagem e semana que vem vou introduzir algumas plantas de manutenção simples, coloquei um substrato fértil pra ver se consigo um bom resultado, vou montar uma garrafada de CO2 pra ver no que dá.

Setup:

1.10 x 0,45 (A) x 035(L) = 173 litros brutos
Litragem real = 140 litros
Filtro Atmam externo de 650 litros/hora + Purigem + Sera Siporax
Substrato Fértil = Humus de Minhoca
Camada Inerte = Areia de Filtro de piscina coberto com cascalho de rio que peguei na natureza.
Decoração: Pedras retiradas de rios e lagos (Obs: a Pedra furada estava numa passagem de rio e ficou com esses furos incríveis, dando a impressão que foi esculpida, mas na verdade eu somente dei uma lapidada na altura já que era muito alta pro aquário.
Tronco de mangue tratado com água sanitária, ainda esta branco mas logo vai escurecer.
Iluminação = 100 W luz branca de 6500 L


Conforme for evoluindo vou colocando as fotos...

Imagem

Detalhe da pedra
Imagem

Vista lateral para ver o detalhe do tronco
Imagem

Dicas são bem vindas.

Abraço galera
Editado pela última vez por Ivan de Morais em Ter Abr 30, 2013 2:34 pm, em um total de 3 vezes.
Avatar do usuário
Fabricio Tabata
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1603
Registrado em: Sex Ago 25, 2006 3:40 pm
Cidade:

Mensagem por Fabricio Tabata » Qui Out 13, 2011 10:28 pm

Show de bola!!!!!!!!!
Boas Pescarias!
Avatar do usuário
Fernando Braga
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6901
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Fernando Braga » Qui Out 13, 2011 11:06 pm

Peixes pequenos em água ácida, com os bandeiras ... neons, mato grosso e tetras (estes pequenos) ...
"Preserve a Preguiça!!!" não é o bicho ...
Avatar do usuário
Ivan de Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2690
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 5:51 pm
Cidade:

Mensagem por Ivan de Morais » Sex Out 14, 2011 7:53 am

Valeu Fernando

Estou pensando mesmo nos neons, são muitos lindos passeando entre as plantas.
Valeu
Avatar do usuário
Carlos Guilherme
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5341
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 8:35 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos Guilherme » Qua Out 19, 2011 11:56 am

Tá prometendo! :D
DINO
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Ivan de Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2690
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 5:51 pm
Cidade:

Mensagem por Ivan de Morais » Sex Out 21, 2011 2:40 pm

Nessa Semana encomendei algumas plantas, purigem , sera siporax e um pouco de fertilizante em capsulas pra garantir, também já comprei um pequeno cardume de neons, os únicos 15 que haviam na cidade, uma pena pois pensava em pelo menos uns 30, mas tudo bem(só entrarão no aqua após a ciclagem).

Semana que vem introduzo as plantas e vou dar uma ajuda com CO2.

Quando estiver com uma aparência legal eu fotografo novamente.

Abraços
Avatar do usuário
Tadeu Brambilla
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2457
Registrado em: Seg Jan 19, 2009 5:40 pm
Cidade:

Mensagem por Tadeu Brambilla » Sáb Out 29, 2011 12:06 am

maravilha show..
Avatar do usuário
Guilherme Fogaça
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2590
Registrado em: Qua Jun 11, 2008 4:37 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Guilherme Fogaça » Dom Nov 06, 2011 11:47 pm

Ivan ta ficando show heim.

Posta novas fotos para ver como esta ficando.

Abraço.
Guima

Imagem
Avatar do usuário
Ivan de Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2690
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 5:51 pm
Cidade:

Mensagem por Ivan de Morais » Qui Fev 09, 2012 5:39 pm

Galera

Esse tal de aquário da um trabalhão danado de bão heim kkkk, como sou iniciante to me lascando direto, mas to firmão, ainda não consegui deixar o aqua do jeito que quero, mas com algumas melhorias que farei em algum tempo acredito que as coisas vão entrar nos eixos.

Vamos aos fatos:

Depois de alguns dias montado, chegaram as plantas que foram plantadas aleatóriamente, pois não sabia que existiam regras para isso he he he :lol:
Imagem

Imagem

Imagem

Depois de alguns dias adicionei CO2 caseiro mesmo, mas como não posso dosar percebo que o efeito não é tão bom quanto os cilindros apropriados para isso.
Imagem

Depois de 45 dias de ciclagem, introduzi alguns peixes...
Coloquei 16 neons, 3 Bandeiras, 2 corydoras albinas e 3 corydoras normais.

Primeira baixa, a corydora não suportou sair do PH 7,5 do tanque do vendedor para 6.6 do meu aqua.
Imagem

Depois disso fui tendo algumas baixas até que o aqua aparentemente tinha se estabilizado, mas logo começaram os problemas com as plantas, muitas morreram e outras mal se desenvolveram, apenas algumas vingaram.

Imagem

Algas marrons no tronco
Imagem

plantas com falta de nutrientes
Imagem

Depois de muita dor de cabeça e pesquisas em foruns e afins, me sugeriram trocar o meu filtro que aparentemente não esta dando conta do aquario, pois a amonia aumenta por qualquer besteirinha, então estou pensando em colocar um canister lotado de ceramica pra ver se consigo um colonia de bacterias reforçada, também penso que isso ajudará no desenvolvimento das plantas, já que não perderei tanto CO2 pela movimentação elevada do filtro externo.

Na semana que vem coloco fotos mais atualizadas dos meus bandeiras e das minhas ultimas corydoras que sobraram.

Abraço
Avatar do usuário
Ivan de Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2690
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 5:51 pm
Cidade:

Mensagem por Ivan de Morais » Sex Fev 10, 2012 7:44 am

Atualizando

Ontem 09/02 tirei umas fotos.

Vejam como muitas plantas morreram e o aquário continua com muitas algas marrons, já nem ligo mais heeheh.

Imagem

Imagem

O Xodó - Acará Bandeira Véu
Imagem

Imagem

A idéia era ter somente peixes amazonicos, mas como ganhei 02 betas cauda curta de presente, abri uma exceção.
Imagem

De vez em quando eles ficam juntos, mas logo um bota o outro pra correr hehehe
Imagem

A Caverna do Dragão hehehe, de vez em quando um entra lá dentro pra se esconder.
Imagem

Uma das corydoras, de dia vivem nos cantos, quando apago as luzes elas fazem a festa.
Imagem

É isso galera, da muito trabalho, mas vale muito a pena, sempre fico deitadão no sofá admirando a criançada, acho muito legal.

Abraço
Avatar do usuário
Jean Brandi
ANZOL DE OURO
Mensagens: 934
Registrado em: Seg Out 10, 2011 2:13 pm
Cidade:

Mensagem por Jean Brandi » Sex Fev 10, 2012 3:04 pm

Cara ficou chique mesmo...
Pena que algumas plantas morreram mais esse negocio de aquario plantado realmente dá um trabalhão eim....
Só porrada na Superfície...
Avatar do usuário
Ivan de Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2690
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 5:51 pm
Cidade:

Mensagem por Ivan de Morais » Seg Fev 13, 2012 8:12 am

Fala Jean

Realmente as plantas dão tabalho, o ideal é ter uma graninha sobrando pra investir, porque se fizer no modo economico como o meu é muito dificil hehehe.

Abraço
Avatar do usuário
Ivan de Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2690
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 5:51 pm
Cidade:

Mensagem por Ivan de Morais » Qua Mar 28, 2012 8:05 am

Pessoal , meu aquário ja era :cry:

Comprei um peixe e acho que ele estava doente, como não tenho aquario para fazer quarentena, coloquei o peixe no mesmo dia.

Passado alguns dias ele morreu e depois disso todos meus peixes adoeceram, alguns ficaram com feridas na boca e segundo alguns amigos era uma bactéria que se instalou no aqua.
Resultado, todos meus peixes morreram.

Então resolvi desmontar o aquario e fazer tudo de novo, fiz um canister pra mim e comprei bastante midia para segurar a amonia que vivia se elevando.
Vou retirar a pedra do aquario e vou colocar somente o tronco e as plantas pra ver se consigo manter meus peixes vivos.

Estou meio chateado com o que aconteceu mas sei que tudo isso é porque não tenho experiência, estou aprendendo todo dia um pouco, espero que uma hora eu acerte.

Seguem as fotos do meu canister caseiro.

Utilizei uma leiteira de 10 litros.
Imagem

Uma bomba de 1.000 litros para uma boa circulação de agua
Imagem

Como não achei prensa cabo, improvisei essa gambiarra parra passar o fio
Imagem

Saida do filtro para o aquário, com registro para facilitar a manutenção do filtro.
Imagem

Entrada de 3/4, mais grossa para melhorar a entrada de agua
Imagem

Silicone na tampa para evitar vazementos.
Imagem

Testando o filtro, ficou OK e sem vazamentos
Imagem

Midias novas, 3 litros de ceramica Ista e perlon a Vontade pra filtragem mecânica.
Imagem

Saida de agua com muitos furos para um circulação de agua mais eficiente.
Imagem

Imagem

Espero que consiga exito nessa nova etapa, depois posto as fotos da nova montagem.

Abraço
Avatar do usuário
Hiromiti Takaki
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Nov 12, 2008 8:30 am
Cidade:

Mensagem por Hiromiti Takaki » Qua Mar 28, 2012 5:43 pm

Ivan o aquarismo é um mundo fantástico mesmo, por falta de tempo deixei esse hobby de lado, mas espero voltar um dia, pois eu tenho tudo ainda. Por experiência eu te dou uma dica, o aqua deve ser montado muito devagar sem pressa, pois depois que ele estabilizar ele praticamente não precisa de manutenção! Pra vc ter uma ideia eu sempre sonhei em ter aqua de discos e na ansiedade perdi muitos peixe$$$$$$$...rs
O sistema de filtragem é muito importante pois ele é o coração do aqua... Eu cheguei a ter oito aquas montados ao mesmo tempo, com diversos tipos de filtros e eu cheguei à conclusão que o investimento em um bom canister faz com q vc economize lá na frente! Falando em plantados agora, fique atento na iluminação, pesquise as plantas que vc vai colocar no aqua e veja quanto de luz elas vão precisar, não pode ter nem muito e nem pouco.... ... Já tive lâmpadas hqis são ótimas para as plantas mas consomem uma energia danada...rs vá com as lâmpadas pl mesmo p mim é um ótimo custo beneficio, seu iluminação esta fraca por isso teve problemas com as plantas (não sei se foi só esse realmente foi o motivo por elas morrerem). A maneira que eu encontrei de resolver a amônia foi a seguinte quando montamos o aqua ele não tem "vida" ainda é um mundo vazio onde devemos introduzir as coisas aos poucos para que ele vá se estabilizando. O ciclo da amônia é importante p o amadurecimento do aqua, ele tem que existir primeiro para que as bactérias filtrantes possam existir no filtro e no aqua inteiro. As algas são aproveitadoras nunca deixe elas se proliferarem, eu não sei se vc já teve problema com algas peteca, se já teve sabe que é muito difícil acabar com elas, tem gente que desmonta o aqua por causa delas. Nunca mas nunca introduza peixes sem quarentena.
Bom minha humilde opinião foi essa espero ter ajudado em alguma coisa.
Avatar do usuário
Hiromiti Takaki
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Nov 12, 2008 8:30 am
Cidade:

Mensagem por Hiromiti Takaki » Qua Mar 28, 2012 5:49 pm

Outra coisa, na hora de fazer a manutenção do filtro, troque o perlon e a cerâmica deve ser lavada com água do próprio aquário, eu nunca gostei de lavar as cerâmicas mas tem hora que fica uma sujeira bruta no filtro e ela precisa ser limpa.
Avatar do usuário
Ivan de Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2690
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 5:51 pm
Cidade:

Mensagem por Ivan de Morais » Qui Mar 29, 2012 3:20 pm

Hiromiti Takaki escreveu:Ivan o aquarismo é um mundo fantástico mesmo, por falta de tempo deixei esse hobby de lado, mas espero voltar um dia, pois eu tenho tudo ainda. Por experiência eu te dou uma dica, o aqua deve ser montado muito devagar sem pressa, pois depois que ele estabilizar ele praticamente não precisa de manutenção! Pra vc ter uma ideia eu sempre sonhei em ter aqua de discos e na ansiedade perdi muitos peixe$$$$$$$...rs
O sistema de filtragem é muito importante pois ele é o coração do aqua... Eu cheguei a ter oito aquas montados ao mesmo tempo, com diversos tipos de filtros e eu cheguei à conclusão que o investimento em um bom canister faz com q vc economize lá na frente! Falando em plantados agora, fique atento na iluminação, pesquise as plantas que vc vai colocar no aqua e veja quanto de luz elas vão precisar, não pode ter nem muito e nem pouco.... ... Já tive lâmpadas hqis são ótimas para as plantas mas consomem uma energia danada...rs vá com as lâmpadas pl mesmo p mim é um ótimo custo beneficio, seu iluminação esta fraca por isso teve problemas com as plantas (não sei se foi só esse realmente foi o motivo por elas morrerem). A maneira que eu encontrei de resolver a amônia foi a seguinte quando montamos o aqua ele não tem "vida" ainda é um mundo vazio onde devemos introduzir as coisas aos poucos para que ele vá se estabilizando. O ciclo da amônia é importante p o amadurecimento do aqua, ele tem que existir primeiro para que as bactérias filtrantes possam existir no filtro e no aqua inteiro. As algas são aproveitadoras nunca deixe elas se proliferarem, eu não sei se vc já teve problema com algas peteca, se já teve sabe que é muito difícil acabar com elas, tem gente que desmonta o aqua por causa delas. Nunca mas nunca introduza peixes sem quarentena.
Bom minha humilde opinião foi essa espero ter ajudado em alguma coisa.
Obrigado pelas dicas amigão

Eu estou aprendendo muito sobre esse hobby, é sei que só com a experiência nós conseguimos bons resultados, eu cheguei a fazer a ciclagem correta do aquário, adicionando amônia para acelerar o processo, só introduzi os peixes depois, mas a quantidade de cerâmica que tinha era insuficiente para manter minha amônia zerada e isso fugiu algumas vezes de controle, especialmente quando acabava a energia por aqui.
Com relação as plantas, falei com muitos amigos, e quase houve uma unanimidade com relação ao problema, elas estavam apresentando forte deficiência de nutrientes, pois o CO2 + Iluminação alavancavam o crescimento das plantas, por outro lado, a falta de nutrientes mostrava-se nas folhas de maneira clara, infelizmente não obtive sucesso, mas ainda não desisti, agora que meu sistema de filtragem vai melhorar, vou adquirir também fertilizantes líquidos para ver se consigo manter o ambiente saudável.

Vamos ver no que dá.

Neste final de semana acho que vou remontar o aquário.

Mais uma vez, obrigado pelas orientações.

Abraço
Avatar do usuário
Caio Sampaio
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 120
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 4:08 pm
Cidade:

Mensagem por Caio Sampaio » Sex Mar 30, 2012 5:40 am

Tava bem bacana o aqua Ivan, uma pena o que aconteceu, infelizmente acontece!
O Hiromiti já deu muitas dicas importantes sobre a ciclagem, mas em todo o caso, se quiser ler este artigo http://www.forumaquario.com.br/portal/c ... -avancado/ você vai entender certinho todo o ciclo de amônia, nitrito e nitrato, inclusive você pode comprar os testes de amônia nitrito e nitrato, ai não tem erro mesmo, vai saber precisamente quando vai poder colocar os primeiros peixes, sem perigo algum! Quando puder leia o artigo que vai te elucidar demais sobre a qualidade d´agua além da da amônia.
Depois de quase 1 ano, o aqua já fica totalmente estável, ai é só manter as trocas parciais de agua regularmente, e um abraço!
Alias, você fazia as trocas parciais de agua, se fazia, com que frequência e quantos litros?

Abração!
Avatar do usuário
Fernando Maia
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9777
Registrado em: Seg Nov 03, 2008 2:06 pm
Cidade:

Mensagem por Fernando Maia » Sex Mar 30, 2012 8:04 am

Ivan vou te dar um pitaco...eu sou meio folgado com essa parafernália toda...kkk
Então tive por quase três anos um aquario que me consumia o mínimo de manutenção...nele pude ter um Apaiari Gold(Oscar) que chegou com uns 10 cm e no final já estava com mais de 500g!
Junto com o Oscar eu tive uma Pirarara e um Cascudo.
Não era tão bonito como o aquario dos Bandeiras...mas era show!!!
E o melhor...eu só fazia limpeza...

Valeu!!!
Imagem
Avatar do usuário
Caio Sampaio
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 120
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 4:08 pm
Cidade:

Mensagem por Caio Sampaio » Seg Abr 02, 2012 10:48 am

Fernando Maia escreveu:Ivan vou te dar um pitaco...eu sou meio folgado com essa parafernália toda...kkk
Então tive por quase três anos um aquario que me consumia o mínimo de manutenção...nele pude ter um Apaiari Gold(Oscar) que chegou com uns 10 cm e no final já estava com mais de 500g!
Junto com o Oscar eu tive uma Pirarara e um Cascudo.
Não era tão bonito como o aquario dos Bandeiras...mas era show!!!
E o melhor...eu só fazia limpeza...

Valeu!!!
Fala Fernando, beleza?
Olha só, eu respeito a sua opinião, alguns tipos de peixes podem sobreviver (veja que sobreviver é bem diferente de viver) em condições mais extremas, mas nós devemos tratar da melhor maneira possível os bichos que nos metemos a criar, eles não pediram pra estar em nossas casas em gaiolas de vidro. O aquário deve ter as condições favoráveis aos peixes, para que se possível inclusive se reproduzam.
Eu tenho vontade de ter aquários pela casa toda, mas como não tenho o tempo suficiente pra dar as condições mínimas pros bichos, só estou com 2 aquários montados, um com predadores e outro apenas com camarões, e me abdiquei de ter mais, pois não seria possível tratar dignamente demais aquários e peixes (além do fator $$$$).
Um cachorro, um gato, expressam muito facilmente seu descontentamento, stress, frustração quando as condições que são submetidos não são favoráveis, já os peixes é preciso um olhar mais acurado pra perceber esses sintomas, por isso a nossa responsabilidade aumenta quando nos metemos a criar peixes, afinal ninguém vai deixar a tigela de água do cachorro suja, o quintal cheio de fezes, dar comida de gato pro cachorro e vice versa, ninguém cria um dogue-alemão em um apartamento, etc etc.
Em 90% dos casos de doenças dos peixes, a causa está ligada a má qualidade da água e stress, que diminuem seu sistema imunológico, muitas vezes o peixe, o aquário tem bactérias maléficas, fungos, etc etc "em dormência", que atacam se aproveitando da baixa imunidade dos peixes.
Os peixes merecem o mesmo respeito, assim como os respeitamos na pesca.

Fernando, o que aconteceu com seu oscar e a pirarara e cascudo?

Espero que entenda o que escrevi como uma crítica POSITIVA, pois esse foi meu único intento! :wink:

Abraços!
Avatar do usuário
Ivan de Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2690
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 5:51 pm
Cidade:

Mensagem por Ivan de Morais » Qui Abr 05, 2012 11:14 am

Caio Sampaio escreveu:Tava bem bacana o aqua Ivan, uma pena o que aconteceu, infelizmente acontece!
O Hiromiti já deu muitas dicas importantes sobre a ciclagem, mas em todo o caso, se quiser ler este artigo http://www.forumaquario.com.br/portal/c ... -avancado/ você vai entender certinho todo o ciclo de amônia, nitrito e nitrato, inclusive você pode comprar os testes de amônia nitrito e nitrato, ai não tem erro mesmo, vai saber precisamente quando vai poder colocar os primeiros peixes, sem perigo algum! Quando puder leia o artigo que vai te elucidar demais sobre a qualidade d´agua além da da amônia.
Depois de quase 1 ano, o aqua já fica totalmente estável, ai é só manter as trocas parciais de agua regularmente, e um abraço!
Alias, você fazia as trocas parciais de agua, se fazia, com que frequência e quantos litros?

Abração!
Fala parceiro

Bom, nesse primeiro aquario eu fiz uma ciclagem de 45 dias, utilizei o método de ciclagem sem peixes, adicionando amônia e consultando regularmente nitrito e amônia, só após tudo zerado é que coloquei os peixes, porém eu conclui que a quantidade de midias não eram suficientes pois sempre que havia quedas de energia eu tinha picos de amônia, mas o que mais me atrapalhou (talvez esteja enganado) é que meu aquario tinha PH de 6.6 por causa do CO2 injetado através de garrafada, e todos os vendedores aqui mantém os peixes em agua muito alcalina, ou seja, em qualquer loja o PH dos aquarios são sempre de 7.2 a 7.5, e toda vez que eu trazia os peixes pra casa, tentava aclimatar o máximo possível, mas como a diferença de PH era muito alta, parecia que o tempo que eu deixava não era suficiente e nessa hora eu perdia muitos peixes, pra ter uma idéia, comprei 10 rosboras e 5 borboletas, deixei todos por cerca de 1 hora na aclimatação e ia jogando agua do aquario aos poucos no saco, mas não estava sentindo firmeza e tal como pensei aconteceu, logo após a soltura dos peixes, todos os 14 peixes foram pra superficie e em menos de 24 horas, todos morreram. fiquei muito chateado e pensei até em desistir, mas depois de me acalmar vi que o erro foi meu.

Então, nesse momento que remontei o aquario, antes de aplicar CO2 na agua, vou primeiro introduzir os peixes e depois que todos estiverem no aquario, ai sim penso em começar a cuidar das plantas, mas, se perceber que meus peixes começarem a sofrer novamente, cancelo o CO2 e a fertilização e deixo somente os peixes no aquario.

Quanto as Tpas, eu trocava cerca de 30% da água por semana, meu tanque tem 140 liquidos, então na terça eu trocava 20 litros e na sexta mais 20 litros, e aproveitava essas trocas para fazer a sifonagem.

Quanto a isso parece que eu fiz tudo certo, mas sei que tem algo errado, por isso resolvi começar de novo, como mais filtragem, menos produtos, e se possivel até com menos tpas de agora em diante, pois até ração de melhor qualidade eu comprei.

Vamos ver no que dá, daqui uns dais quando o aqua estiver com a agua mais limpa eu posto novas fotos.

Abraço e obrigado pela ajuda parceiro.
Avatar do usuário
Ivan de Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2690
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 5:51 pm
Cidade:

Mensagem por Ivan de Morais » Seg Abr 09, 2012 10:21 am

Refiz a montagem do aquário, retirei a pedrona e deixei o aqua com um ambiente mais limpo, ainda não consegui as plantas para compor a flora, então reduzi a iluminação e não estou usando nenhum tipo de fertilizante porque essa quantidade minima de plantas não necessitam disso hehehe.

O aquario ja completou 1 semana de ciclagem e percebi que ja esta bem avançado, pois o nitrito ja esta la encima e a amonia esta baixando diariamente, penso que daqui uns 7 dias ja estara pronto para receber os primeiros peixes.

Espero que dessa vez eu consiga ter exito na manutenção dos peixes.

Vejam como ficou:
Imagem

Abraço galera
Avatar do usuário
Hiromiti Takaki
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Nov 12, 2008 8:30 am
Cidade:

Mensagem por Hiromiti Takaki » Ter Abr 10, 2012 3:02 am

Outra coisa bem legal de se fazer é montar o aquario só com as plantas, deixe elas se firmarem, deixe o aquario se estabilizar. não coloque peixe nenhum, nem camarões não coloque nada! O porque disso, só com as plantas vc consegue fazer tpa´s de até 80%, um substrato fértil no inicio da montagem tem muitos nutrientes e as plantas não conseguem consumir todos estes nutrientes, fazendo com que as algas tenham alimento para se desenvolver.
Outra coisa que foi dita é que os peixes nas lojas ficam em água alcalina mesmo sendo peixes de agua acida, isso acontece pois a água da torneira é alcalina e custa caro vc baixar o ph dela ou se usa produtos químicos com tamponadores ou tem que deixar a agua de "molho" junto com troncos como o de aroeira por exemplo para que o ph baixe. E a maioria das lojas não querem ter este gasto. Na epoca em que eu tinha aqua de Acara disco eu cheguei a ver em uma loja um aqario cheio de acaras selvagens em agua com o ph 7.2, meu aqua de discos tinha o ph cravado em 6, fazia tpa de 100l sem precisar baixar o ph pois ele estava estabilizado e as tpa´s eram feitas de 15 em 15 dias só usava aquasafe por causa do cloro. foi nessa epoca que eu consegui a desova dos discos pela primeira vez.
Outra coisa quanto menor o aquario mais difícil é cuidar dele!
Avatar do usuário
Hiromiti Takaki
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Nov 12, 2008 8:30 am
Cidade:

Mensagem por Hiromiti Takaki » Ter Abr 10, 2012 3:26 am

Umas fotos!

Imagem

Imagem


Aqui na desova

Imagem
Avatar do usuário
Ivan de Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2690
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 5:51 pm
Cidade:

Mensagem por Ivan de Morais » Ter Abr 10, 2012 8:22 am

Fala Hiromiti

Obrigado pelas dicas, valeu.

Quanto aos seus discos, lindos heim! o aquario também parece muito bem cuidado, tem fotos dele por inteiro?

Abraço
Avatar do usuário
Tohru Suzuki
CALOURO
Mensagens: 48
Registrado em: Ter Abr 03, 2012 12:00 pm
Cidade:

Mensagem por Tohru Suzuki » Sex Mai 18, 2012 12:39 am

Oi, Ivan... Sou novo no Caterva ainda, estava navegando pelo site e vi que tinha essa sessão de Aquarismo... Bem legal... Montei e faço as atualizações do site de meu irmão (Rony) sobre Aquapaisagismo (www.aquasuzuki.com.br), de repente tem algumas dicas para você...

Imagem
Algumas plantas de um dos tanques de produção.

Imagem
Um Plantado

Imagem
Outro Plantado

Imagem
Bem legal essa foto de uma "Riccia fluitans" bombando oxigênio...

Boa sorte com seu Aqua...
Avatar do usuário
Ivan de Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2690
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 5:51 pm
Cidade:

Mensagem por Ivan de Morais » Sex Mai 18, 2012 8:19 am

Olá Tohru


Claro que conheço o trabalho do seu irmão, vocês são referência quando o assunto é aquapaisagismo, quanto ao site, consulto regularmente afim de saber mais sobre plantas e montagens, mas na prática as coisas não são tão faceis para quem mora numa região tão distante como eu, pois tudo que preciso tem que vir de fora e isso acaba inviabilizando muitos projetos.
As plantas mesmo são muito dificeis de conseguir, pois se você compra por Exemplo, R$ 100,00 de plantas, precisa pagar mais R$ 65,00 de frete via Sedex, ou seja, se levarmos em consideração que ainda precisamos de fertilizantes, peixes e outros equipamentos, um aquário por aqui geralmente sai no minimo 50% mais caro que um da sua região.
Mas nós vamos levando devagarzinho pra ver se um dia eu consigo montar um plantado de verdade, por enquanto o meu aquario é só um aquário com plantas hehehe.

Parabéns pelas fotos, as plantas realmente estão lindas e muito bem cuidadas,a última então, nota 10.

E quanto as pescarias, você pesca onde ai em Londrina, vai me dizer que é no lago Igapó? eu já andei dando umas linhadas por ai, mas não consegui pescar nenhum tucuna, eles ainda existem no lago?

Abraço
Avatar do usuário
Tohru Suzuki
CALOURO
Mensagens: 48
Registrado em: Ter Abr 03, 2012 12:00 pm
Cidade:

Mensagem por Tohru Suzuki » Sex Mai 18, 2012 12:55 pm

Ivan escreveu:Olá Tohru


Claro que conheço o trabalho do seu irmão, vocês são referência quando o assunto é aquapaisagismo, quanto ao site, consulto regularmente afim de saber mais sobre plantas e montagens, mas na prática as coisas não são tão faceis para quem mora numa região tão distante como eu, pois tudo que preciso tem que vir de fora e isso acaba inviabilizando muitos projetos.
As plantas mesmo são muito dificeis de conseguir, pois se você compra por Exemplo, R$ 100,00 de plantas, precisa pagar mais R$ 65,00 de frete via Sedex, ou seja, se levarmos em consideração que ainda precisamos de fertilizantes, peixes e outros equipamentos, um aquário por aqui geralmente sai no minimo 50% mais caro que um da sua região.
Mas nós vamos levando devagarzinho pra ver se um dia eu consigo montar um plantado de verdade, por enquanto o meu aquario é só um aquário com plantas hehehe.

Parabéns pelas fotos, as plantas realmente estão lindas e muito bem cuidadas,a última então, nota 10.

E quanto as pescarias, você pesca onde ai em Londrina, vai me dizer que é no lago Igapó? eu já andei dando umas linhadas por ai, mas não consegui pescar nenhum tucuna, eles ainda existem no lago?

Abraço
Realmente Ivan, o frete encarece bastante... pena que no envio mais econômico o tempo de entrega compromete devido à fragilidade... o país é enorme e estamos nos extremos...

Quanto às pescas, antigamente ia quase todo o fim de semana aos rios da região com meu Pai (hoje falecido), quando ele sofreu "derrame" a gente passou a frequentar os P&P... Sabe quando a gente se acomoda né? No P&P são 15 min, resolveu é só juntar a tralha... Com a opção de pegar os grandes Tambas, pircanjubas e tilápias à vontade na pesca esportiva... Isso vicia... hauhuahuhauhuahua....

Quanto ao Lago Igapó, fui uma vez pinchar com uma isca varejeira da Deconto... Peguei algumas tilápias... Que ia soltar mas um pescador local me viu soltando e pediu os peixes... :shock:

Imagem

Ah... Ivan. Uns trocentos anos atrás trabalhei aí no seu estado... em União - PI... na época num barzinho à beira do rio Parnaíba, comi um peixe delicioso grelhado... parece muito com esse do seu avatar... que peixe é esse?

Saudades desse tempo...
Avatar do usuário
Ivan de Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2690
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 5:51 pm
Cidade:

Mensagem por Ivan de Morais » Sex Mai 18, 2012 4:44 pm

Tohru Suzuki escreveu:
Ivan escreveu:Olá Tohru

Ah... Ivan. Uns trocentos anos atrás trabalhei aí no seu estado... em União - PI... na época num barzinho à beira do rio Parnaíba, comi um peixe delicioso grelhado... parece muito com esse do seu avatar... que peixe é esse?

Saudades desse tempo...
Acho que o peixe que você comeu na época é o famoso Sardinhão, mais conhecido em outros locais como Apapá, ele realmente tem uma certa semelhança com este da foto, mas neste caso o da foto trata-se de um Baby-Tarpon, mais conhecido por aqui como Pema ou Pirapema.

Valeu Tohrru, sempre que puder nos envie mais dicas.

Abraço
Avatar do usuário
Ivan de Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2690
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 5:51 pm
Cidade:

Mensagem por Ivan de Morais » Seg Mai 21, 2012 9:21 am

Senhores

Meu aquário finalmente esta bem estabilizado, meus peixes estão muito ativos e comendo muito bem, agora realmente estou curtindo eles.
Quanto as plantas, ainda não fiz a encomenda e por enquanto para não ficar muito pelado, introduzi algumas que consegui aqui com os amigos.

Fauna Atual:

04 Tricogaster
01 Acara Bandeira Véu - ( vou providenciar mais 2 para ele não ficar muito só)

Flora:

Rotala Sp Pink ( que ainda esta verde)
Higrofila Rio
Higrofila Difformis
Amazonense
Valisnérias

Ph. 6.8
Nitrito e Amonia zerados.

Depois que chegarem as novas plantas eu vou ter que fazer uma mudança, mas por enquanto eu vou deixar assim mesmo, parece que os peixes estão gostando.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Abraço
Avatar do usuário
Ivan de Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2690
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 5:51 pm
Cidade:

Mensagem por Ivan de Morais » Qui Jun 28, 2012 3:21 pm

Pessoal

Tirei umas fotos ontem da evolução do aquário.

As valisnérias não de deram bem no meu aqua, primeiro pq os peixes detonaram ela e depois pq resolvi introduzir carbono liquido na água e isso parece que não é muito bom pra esse tipo de planta, acho que elas vão acabar sumindo do aquario.
Por outro lado as outras estão indo muito bem e agora parece que pegaram no breu.

Seguem as fotos.

Imagem

Imagem

Imagem

Meu Xodó, meu Bandeira
Imagem

Novo morador, um beta vermelho
Imagem

Ele ja arrumou uma toca pra ele heheh
Imagem

Imagem

Valeu pessoal, daqui uns 2 meses posto novas fotos pra ver como estão as plantas e possielmente os novos moradores que encomendei.

Abraço
Responder

Voltar para “- OS PEIXES EM NOSSAS CASAS - O FÓRUM SOBRE AQUARISMO -”