Robalos água doce e tucunarés

Aquarismo ou aquariofilia é a um hobby relaxante onde podemos criar os peixes que tantas alegrias nos dão em nossas pescarias. Este espaço é um local de trocas de conhecimentos e experiencias ...
Sejam bem vindos ... ...
Avatar do usuário
Leonardo Louzada
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 263
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:57 pm
Cidade:

Robalos água doce e tucunarés

Mensagem por Leonardo Louzada » Dom Mai 29, 2011 12:09 am

Fala galera, blz?!?!?
Empolguei-me com este fórum do Caterva, aliás acho que foi má idéia fuçar nele....rs
Tenho um aqário de 1,20m x 0,40 x 0,50 CxLxA acho que são 240 litros.
Ele está quase desativado e com peças antigas, estava pensando em "reformá-lo" e reativá-lo, mas estava pensando em colocar robalos e tucunarés.
Ja tive tucunarés há muitos anos, mas não duraram muito tempo, foram pescados em uma lagoa no interior do Rio de Janeiro e eram muito "selvagens"... ... tive problemas com doenças.
Para me empolgar queria fazer um trabalho maneiro com esses peixes.
Queria algumas dicas e PRINCIPALMENTE onde comprar robalos e tucunarés, bem pequenos, para "domesticá-los" melhor....rs
Alguém sabe onde compro esses peixes (alevinos ou juvenis) aqui no Rio de Janeiro?

Abração,
Leonardo Louzada
Grande abraço,

LEONARDO LOUZADA
Avatar do usuário
Fernando Maia
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9777
Registrado em: Seg Nov 03, 2008 2:06 pm
Cidade:

Mensagem por Fernando Maia » Dom Mai 29, 2011 8:45 am

Leonardo...robalos eu nunca ví em aquario...principalmente de aqua doce.
Mas enquanto voce não consegue um Tucuna procure um Oscar (Apaiari), ele tem basicamente o mesmo estilo dos Tucunas!
Depois mande umas fotos!
Imagem
Avatar do usuário
Caio Sampaio
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 120
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 4:08 pm
Cidade:

Mensagem por Caio Sampaio » Dom Mai 29, 2011 2:26 pm

Amigo, da uma olhada pro robalinho desse cara, pra ir se inspirando, destaque também por tarpon!

<object width="480" height="390"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/zyrf4c8qoWw?ve ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/zyrf4c8qoWw?version=3&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" width="480" height="390" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object>

:lol: :lol: :lol:

Eu crio tucunarés, todos eles foram pescados em represas, você tem termostato? Se tiver você deixa ele ligado quando trouxer os novos peixes, cravado em 31 graus por uma semana, já elimina a chances de pegarem íctio, que é o que mais eles pegam na adaptação, e também mantem o metabolismo do bicho alto, ai vão comer mais rápido e mais, se adaptando rapidamente.

Mas se ainda assim quiser comprar o tucuna, indicio a loja do meu amigo ai no RJ, especializada em peixes "jumbo". Tucuna eu sei que vira e mexe ele tem lá, robalo se pedir com certeza ele consegue.

AQUARISMO JUMBO
Peixes de Estimação.
RUA CAPITÃO DE JESUS N° 22 LOJA A -CACHAMBI -
RIO DE JANEIRO
TELEFONE- 021- 2501-2712.
ATENDIMENTO AOS JUMBISTAS DE:
SEG. A SEXTA -10:00hs AS 19:00hs
SÁBADOS- 9:00hs AS 15:00hs
ACEITAMOS TODOS OS CARTÕES.


Fala com o Paulo Sérgio, gente boa pra caramba!

Abraço!
Avatar do usuário
Leonardo Louzada
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 263
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:57 pm
Cidade:

Mensagem por Leonardo Louzada » Seg Mai 30, 2011 8:41 pm

Fernando Maia escreveu:Leonardo...robalos eu nunca ví em aquario...principalmente de aqua doce.
Mas enquanto voce não consegue um Tucuna procure um Oscar (Apaiari), ele tem basicamente o mesmo estilo dos Tucunas!
Depois mande umas fotos!
Valeu Fernando, já tive Oscar, realmente ele é muito bonito.
Mas queria tentar colocar tucuna e robalo novamente.
obrigado pela dica.
Grande abraço,

LEONARDO LOUZADA
Avatar do usuário
Leonardo Louzada
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 263
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:57 pm
Cidade:

Mensagem por Leonardo Louzada » Seg Mai 30, 2011 9:01 pm

Caio Sampaio escreveu:Amigo, da uma olhada pro robalinho desse cara, pra ir se inspirando, destaque também por tarpon!
http://www.youtube.com/watch?v=zyrf4c8qoWw
:lol: :lol: :lol:

Eu crio tucunarés, todos eles foram pescados em represas, você tem termostato? Se tiver você deixa ele ligado quando trouxer os novos peixes, cravado em 31 graus por uma semana, já elimina a chances de pegarem íctio, que é o que mais eles pegam na adaptação, e também mantem o metabolismo do bicho alto, ai vão comer mais rápido e mais, se adaptando rapidamente.

Mas se ainda assim quiser comprar o tucuna, indicio a loja do meu amigo ai no RJ, especializada em peixes "jumbo". Tucuna eu sei que vira e mexe ele tem lá, robalo se pedir com certeza ele consegue.

AQUARISMO JUMBO
Peixes de Estimação.
RUA CAPITÃO DE JESUS N° 22 LOJA A -CACHAMBI -
RIO DE JANEIRO
TELEFONE- 021- 2501-2712.
ATENDIMENTO AOS JUMBISTAS DE:
SEG. A SEXTA -10:00hs AS 19:00hs
SÁBADOS- 9:00hs AS 15:00hs
ACEITAMOS TODOS OS CARTÕES.


Fala com o Paulo Sérgio, gente boa pra caramba!

Abraço!
Caramba Caio, muito obrigado pelas dicas e o vídeo é muito maneiro!!!! Termostato eu não tenho, mas tenho o aquecedor que dá para regular a temperatura....acho que serve, né?
Os robalos não duraram nenhum dia, tb os peguei em manguezais, a água não era totalmente doce. Os tucunas sobreviveram algumas semanas, mas realmente acho que alguns ficaram com ictio, teve um que morreu depois de se espantar e dar uma cabeçada no vidro!!!
Obrigado pelo contato da loja, tentarei ir lá amanhã mesmo...eheheh...

Como eu disse, meu aquário está com equipamentos antigos e o que vem desanimando é ter de limpá-lo com frequência. Ele possui um filtro milenium 4000 (se não me engano) e uma bombinha para bater a água.
Você tem dicas de equipamentos mais modernos que diminua a sujeira no aquário e a frequência de limpeza?
Grande abraço,

LEONARDO LOUZADA
Avatar do usuário
Caio Sampaio
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 120
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 4:08 pm
Cidade:

Mensagem por Caio Sampaio » Qui Jun 02, 2011 5:26 pm

Leonardo, já que vai ter que mexer nesse aqua e móvel, e o aqua vai ficar logo pequeno pras espécies que vai ter, o que acha de já montar um maior e utilizar esse aquário atual com pequenas modificações para ser um filtro?
Esse sistema de filtragem se chama sump, e é o melhor pra grandes peixes.

O que acha?
Avatar do usuário
Leonardo Louzada
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 263
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:57 pm
Cidade:

Mensagem por Leonardo Louzada » Qui Jun 02, 2011 6:58 pm

Caio Sampaio escreveu:Leonardo, já que vai ter que mexer nesse aqua e móvel, e o aqua vai ficar logo pequeno pras espécies que vai ter, o que acha de já montar um maior e utilizar esse aquário atual com pequenas modificações para ser um filtro?
Esse sistema de filtragem se chama sump, e é o melhor pra grandes peixes.

O que acha?
É uma ótima idéia, porém esbarro em alguns problemas....rs:
1) Espaço limitado no apartamento;
2) A dona encrenca é contra o menor, que fará o maior....rs
3) Pouca grana para investir no aqua na teoria, eu iria aproveitar um que já tenho
Grande abraço,

LEONARDO LOUZADA
Avatar do usuário
Caio Sampaio
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 120
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 4:08 pm
Cidade:

Mensagem por Caio Sampaio » Qui Jun 02, 2011 7:52 pm

Leonardo, o filtro é millenium 4000 mesmo? Não achei na net, achei só até o 3000 (que é 1200L/H, já estaria bom pro seu aquário). O que você tem de fazer é semanalmente trocar uns 50% da agua e repor (usando os condicionadores específicos pra retirar o cloro), você usa o sifão, pra enquanto retira a agua, ir aspirando as sujeiras do fundo:
Imagem

Pra esse tamanho de aquário, e com esses peixes, realmente tem que ter uma maior frequência de manutenção...
Eu não conheço outras lojas ai que possam ter tucuna, por não ser do RJ.

Quanto ao robalo, você tem de pegar uma caixa de isopor (se for isopor, tem que forrar com plástico pro peixe não se raspar todo, eu uso saco de lixo) ou um balde que caiba bem o peixe, traga o máximo possivel de agua do mangue que conseguir, e com aerador a pilha é claro.

Ao chegar em casa, com o recipiente com o máximo possível de agua do mangue você deve usar duas mangueirinhas de aquário com regulador, uma pra agua sair gotejando (agua de dentro do recepiente), e outra pra entrar a agua doce (sem cloro!) no recepiente.

Imagem

A regulagem deve ser feita de forma que seja digamos sincronizado a saida da agua salobra, com a entrada de agua doce. Isso deve ser feito até sair totalmente a agua do mangue, e ela ser reposta por agua doce, nesse tempo a bomba deve estar oxigenando o recepiente claro, o processo pode facilmente ultrapassar 10 horas, é preciso calma! Assim seu robalo irá se adaptar a agua doce, mas mesmo assim é sempre ficar de olho quanto a doenças, o sistema imunológico deles fica mais baixo quando estão constantemente em agua 100% doce.

Uma foto do aquário, móvel e equipamentos ajudaria bastante.
Vamos continuando nos falando!

Abraço!
Avatar do usuário
Leonardo Louzada
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 263
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:57 pm
Cidade:

Mensagem por Leonardo Louzada » Qui Jun 02, 2011 8:39 pm

valeu pelas dicas meu camarada, vamos nos falando sim e postarei as novidades.
o filtro que tenho é o milenium 3000 mesmo, eu me confundi...
É exagero para o meu aqua ter o sistema de filtragem sump, que vc indicou?
Grande abraço,

LEONARDO LOUZADA
Avatar do usuário
Caio Sampaio
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 120
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 4:08 pm
Cidade:

Mensagem por Caio Sampaio » Qui Jun 02, 2011 10:45 pm

De maneira alguma seria um exagero, mas como você já tem um filtro bom pra esse aqua, não sei se seria viável, pois tem que se lembrar que o tucuna e o robalo não poderão ficar muito tempo nesse aquário, pelo tamanho.
Você tem quintal pra fazer um laguinho ou algo parecido? Os valore são MUITO inferiores a um aquário de mesma litragem de um lago, ai você vai poder ter seus peixes pra sempre. :)
Avatar do usuário
Nelson Estêvão
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1271
Registrado em: Seg Mar 24, 2008 12:51 am
Cidade:

Mensagem por Nelson Estêvão » Dom Jul 17, 2011 7:10 pm

Leonardo Louzada escreveu:Os robalos não duraram nenhum dia, tb os peguei em manguezais, a água não era totalmente doce.
Ola.
Para tu ter robalo em aguá doce, tu tem que fazer a conversão gradativa do gradiente de salinidade. Isso leva tempo. O bicho precisa readaptar todo seu organismo para a aguá doce. É possível te-los em aguá 100% doce, só é um pouquinho trabalhoso.
Valeu.
Perder o peixe faz parte... é ESPORTIVO.
Perder a isca não... é PREJUÍZO!!!
Avatar do usuário
Leonardo Louzada
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 263
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:57 pm
Cidade:

Mensagem por Leonardo Louzada » Seg Jul 18, 2011 8:18 pm

Nelson Estêvão escreveu:
Leonardo Louzada escreveu:Os robalos não duraram nenhum dia, tb os peguei em manguezais, a água não era totalmente doce.
Ola.
Para tu ter robalo em aguá doce, tu tem que fazer a conversão gradativa do gradiente de salinidade. Isso leva tempo. O bicho precisa readaptar todo seu organismo para a aguá doce. É possível te-los em aguá 100% doce, só é um pouquinho trabalhoso.
Valeu.
Valeu Nelson,
obrigado pela dica.... ... em fase de estudos ainda (dúvida sobre marinho ou água doce), depois dê uma olhada no outro tópico que postei, todas as dicas são válidas....rs

Abração
Grande abraço,

LEONARDO LOUZADA
Responder

Voltar para “- OS PEIXES EM NOSSAS CASAS - O FÓRUM SOBRE AQUARISMO -”