Duvida sobre que vara usar,

O Rei do Rio. Assim é que este peixe magnífico é conhecido aqui no Brasil ... El Tigre. É desta forma que ele é chamado por nosos irmãos Portenhos ...
Feroz, bruto, lutador, forte, é o que há de mais esportivo em nossas águas.
Avatar do usuário
Vitor Rosa
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 58
Registrado em: Ter Mar 29, 2011 8:28 pm
Cidade:

Duvida sobre que vara usar,

Mensagem por Vitor Rosa » Seg Nov 07, 2011 10:51 am

Quero montar um conjunto para a pescaria de dourados (embarcado e desembarcado) para isso comprei uma carretilha shimano a curado51E coloquei uma linha multifilamento de 40 lbs, e a minha duvida ta em qual vara comprar, eu estava pensando em comprar uma albatroz Althezza II – 8-20 lbs com o tamanho de 5'6'', esta bom para oque eu vou fazer? ou precisaria de uma vara maior 6'0'' de 20 a 25 lbs? a queria gastar no máximo 200 reais com essa vara. obrigado
Me ajudem por favor!
Avatar do usuário
Bruno Trevisan
ANZOL DE OURO
Mensagens: 609
Registrado em: Qui Jan 27, 2011 11:04 pm
Cidade:

Mensagem por Bruno Trevisan » Seg Nov 07, 2011 11:09 am

Oi Vitor,

Penso que a carretilha esta um pouco pequena, principalmete se fores pinchar desembarcado ( embarcado nao tem tanto problema, ela da conta ) eu mesmo uso curado tbm, mas a 201E7, porque pequena, porque a capacidade de linha dessa curado 50E eh de aproximadamento uns 80 mts de linha 40 lbs multi ( mais ou menos uns 0.32 mm ), entao acho que se pegar um peixe maior, em uma corredeira por exemplo, onde o mesmo vai descer a corredeira e voce precisara de bastante linha, essa carretilha pode lhe dificultar a vida, na verdade ela eh uma carretilha projetada para black bass ( a 201 E7 tbm, porem forca-se menos, por ter uma capacidade de linha maior e ser um pouco mais robuta), entao imagina a forca do doourado, nao tem comparacao com o black, o dourado eh muito mais bruto, o que acabara forcando a carretilha, bom, que da p usar, sem duvida da, mas so teras um pouco mais de dificuldade. Mas ja que eh essa carreta que tens em maos, eu pegaria uma vara de no maximo 20 lbs, porque mais que isso o conjunto ficara desequilibrado. Quanto ao comprimento, eh uma questao bem pessoal, eu por exempplo uso, quando desembarcado, varas de 6.6 pes, de 20 e 25 lbs, ja embarcado, varas de 5.6, mas ja que queres comprar uma so, eu compraria uma mais coringa, como uma 20 lbs 6 pes, porem cuide o casting da de 20 lbs, porque tem varas de 20 lbs que arremessam no maximo 18 gramas, outras arremessam ate 1 oz ( 28 g ). Tente pegar alguma que arremesse iscas de 7 a 28 gramas, para voce ter uma amplitude maior de peso de iscas a serem usadas, e a vara de preferencia ser rapida, nao precisa ser um toco nao, mas rapida.
Bem, ate 200,00 R$, nao sei de nenhuma, acho que com um pouquinho mais tem as fenwick HMX, e as enzo, eu particularmente nao conheco, pois uso daiwas e rapalas, mas a enzo e a HMX sao muito bem elogiadas pelos colegas aqui.

Grande abraco!!
Avatar do usuário
Tiago C. Rodrigues
NOVATO
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Abr 27, 2011 3:44 pm
Cidade:

- DOURADO -

Mensagem por Tiago C. Rodrigues » Seg Nov 07, 2011 11:21 am

Bruno Trevisan escreveu:Oi Vitor,

Penso que a carretilha esta um pouco pequena, principalmete se fores pinchar desembarcado ( embarcado nao tem tanto problema, ela da conta ) eu mesmo uso curado tbm, mas a 201E7, porque pequena, porque a capacidade de linha dessa curado 50E eh de aproximadamento uns 80 mts de linha 40 lbs multi ( mais ou menos uns 0.32 mm ), entao acho que se pegar um peixe maior, em uma corredeira por exemplo, onde o mesmo vai descer a corredeira e voce precisara de bastante linha, essa carretilha pode lhe dificultar a vida, na verdade ela eh uma carretilha projetada para black bass ( a 201 E7 tbm, porem forca-se menos, por ter uma capacidade de linha maior e ser um pouco mais robuta), entao imagina a forca do doourado, nao tem comparacao com o black, o dourado eh muito mais bruto, o que acabara forcando a carretilha, bom, que da p usar, sem duvida da, mas so teras um pouco mais de dificuldade. Mas ja que eh essa carreta que tens em maos, eu pegaria uma vara de no maximo 20 lbs, porque mais que isso o conjunto ficara desequilibrado. Quanto ao comprimento, eh uma questao bem pessoal, eu por exempplo uso, quando desembarcado, varas de 6.6 pes, de 20 e 25 lbs, ja embarcado, varas de 5.6, mas ja que queres comprar uma so, eu compraria uma mais coringa, como uma 20 lbs 6 pes, porem cuide o casting da de 20 lbs, porque tem varas de 20 lbs que arremessam no maximo 18 gramas, outras arremessam ate 1 oz ( 28 g ). Tente pegar alguma que arremesse iscas de 7 a 28 gramas, para voce ter uma amplitude maior de peso de iscas a serem usadas, e a vara de preferencia ser rapida, nao precisa ser um toco nao, mas rapida.
Bem, ate 200,00 R$, nao sei de nenhuma, acho que com um pouquinho mais tem as fenwick HMX, e as enzo, eu particularmente nao conheco, pois uso daiwas e rapalas, mas a enzo e a HMX sao muito bem elogiadas pelos colegas aqui.

Grande abraco!!
Vitor, o Bruno falou tudo!! :D Como queres uma vara "coringa" ( o que não concordo ser o ideal, como o Bruno mesmo disse ) 20lbs, ação rápida e que arremesse iscas até 28gr!

Eu uso uma Team Daiwa Tierra - 6'0" - 10 - 20lbs Fast. Esta é uma ótima opção.

Abraço,

Tiago C. Rodrigues.
Avatar do usuário
Vitor Rosa
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 58
Registrado em: Ter Mar 29, 2011 8:28 pm
Cidade:

Mensagem por Vitor Rosa » Seg Nov 07, 2011 11:55 am

Bruno Trevisan escreveu:Oi Vitor,

Penso que a carretilha esta um pouco pequena, principalmete se fores pinchar desembarcado ( embarcado nao tem tanto problema, ela da conta ) eu mesmo uso curado tbm, mas a 201E7, porque pequena, porque a capacidade de linha dessa curado 50E eh de aproximadamento uns 80 mts de linha 40 lbs multi ( mais ou menos uns 0.32 mm ), entao acho que se pegar um peixe maior, em uma corredeira por exemplo, onde o mesmo vai descer a corredeira e voce precisara de bastante linha, essa carretilha pode lhe dificultar a vida, na verdade ela eh uma carretilha projetada para black bass ( a 201 E7 tbm, porem forca-se menos, por ter uma capacidade de linha maior e ser um pouco mais robuta), entao imagina a forca do doourado, nao tem comparacao com o black, o dourado eh muito mais bruto, o que acabara forcando a carretilha, bom, que da p usar, sem duvida da, mas so teras um pouco mais de dificuldade. Mas ja que eh essa carreta que tens em maos, eu pegaria uma vara de no maximo 20 lbs, porque mais que isso o conjunto ficara desequilibrado. Quanto ao comprimento, eh uma questao bem pessoal, eu por exempplo uso, quando desembarcado, varas de 6.6 pes, de 20 e 25 lbs, ja embarcado, varas de 5.6, mas ja que queres comprar uma so, eu compraria uma mais coringa, como uma 20 lbs 6 pes, porem cuide o casting da de 20 lbs, porque tem varas de 20 lbs que arremessam no maximo 18 gramas, outras arremessam ate 1 oz ( 28 g ). Tente pegar alguma que arremesse iscas de 7 a 28 gramas, para voce ter uma amplitude maior de peso de iscas a serem usadas, e a vara de preferencia ser rapida, nao precisa ser um toco nao, mas rapida.
Bem, ate 200,00 R$, nao sei de nenhuma, acho que com um pouquinho mais tem as fenwick HMX, e as enzo, eu particularmente nao conheco, pois uso daiwas e rapalas, mas a enzo e a HMX sao muito bem elogiadas pelos colegas aqui.

Grande abraco!!

No caso da carretilha Bruno eu tenho aqui em minha disposição uma smoke mais pelo que parece a smoke cabe menos linha, não sei se cabe ou nao, to falando porque quando elas estavam sem linha parecia, pelomenos, mais se eu estiver errado me corrija, :) mas se a smoke for a melhor carreta para esse tipo de pesca posso trocar, obrigado
Avatar do usuário
Bruno Trevisan
ANZOL DE OURO
Mensagens: 609
Registrado em: Qui Jan 27, 2011 11:04 pm
Cidade:

Mensagem por Bruno Trevisan » Seg Nov 07, 2011 12:53 pm

Vitor, o ideal seriam dois conjuntos, um com a sua carretilha curado 50 E , p iscas menores , e outro com uma carretilha um pouco maior, tipo a curado 201 E7, ou scorpion xt 1501-7 ( sao as que uso ), com uma vara de 25 lbs, 6.6, p desembarcado e embarcado tbm, arremessos mais longos com iscas mais pesadas. Sbre a smoke nao posso opinar, pois nao tenho, mas o pessoal que tem gosta muito. Me diga uma coisa, voce tem a smoke 100 ou a 150? porque a 150 casa bem com varas de 25 lbs.
Mas como falei, vai do gosto pessoal, eu tenho 3 conjuntos p dourados, que suprem bem a minha necessidade, ate porque nem tenho pescado muito, pois agora moro no NE, e aqui eu pesco no mar, outro estilo.
Para pincho embarcado, p ficar um conjunto equilibrado com sua curado 50, eu usaria varas de 17 a 20 lbs no maximo, para usar iscas menores.

Abraco!!!
Avatar do usuário
Vitor Rosa
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 58
Registrado em: Ter Mar 29, 2011 8:28 pm
Cidade:

Mensagem por Vitor Rosa » Seg Nov 07, 2011 1:37 pm

Bruno Trevisan escreveu:Vitor, o ideal seriam dois conjuntos, um com a sua carretilha curado 50 E , p iscas menores , e outro com uma carretilha um pouco maior, tipo a curado 201 E7, ou scorpion xt 1501-7 ( sao as que uso ), com uma vara de 25 lbs, 6.6, p desembarcado e embarcado tbm, arremessos mais longos com iscas mais pesadas. Sbre a smoke nao posso opinar, pois nao tenho, mas o pessoal que tem gosta muito. Me diga uma coisa, voce tem a smoke 100 ou a 150? porque a 150 casa bem com varas de 25 lbs.
Mas como falei, vai do gosto pessoal, eu tenho 3 conjuntos p dourados, que suprem bem a minha necessidade, ate porque nem tenho pescado muito, pois agora moro no NE, e aqui eu pesco no mar, outro estilo.
Para pincho embarcado, p ficar um conjunto equilibrado com sua curado 50, eu usaria varas de 17 a 20 lbs no maximo, para usar iscas menores.

Abraco!!!

A smoke é a 101, acho que vo inverter a linha das duas, vou colocar a linha de 20lbs que esta na smoke vou colocar na curado e a 40lbs que esta na curado vou passar para a smoke, e deichar a curado na vara que ela esta mesmo uma albatroz atthezza2 5'6'', acho que ai vai ficar equilibrada, oque vocês acham?
Avatar do usuário
William G. Santos
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 291
Registrado em: Ter Set 23, 2008 9:06 pm
Cidade:

Mensagem por William G. Santos » Seg Nov 07, 2011 4:56 pm

Se for para uma pescaria de dourados pequenos em águas mais mansas a curado 50E e a smoke 101 são legais, para usar uma linha 30lb e vara de 20lb.
Mas se for pra dourados acima de 4kg em corredeiras acho q vc vai passar um pouco de aperto, pois pesco com uma curado 200E-7 linha de 40lbs vara de 2,10mt e dependendo da força da água fica complicado tirar um peixe.
Acho q o problema dos do pessoal aqui é comparar nossos peixes com os peixes de fora. Menosprezar a brutalidade de nossos peixes pode ser um erro grave, sei bem disso pois pesco dourados desde os 15 anos, hj com 29, já vi muita coisa acontecer, peixe derrubar pescador, tomar equipamento da mão, abrir anzol 9/0, estourar linha 0,70 na marra, moer iscas artificiais e muito mais....
Concelho, dimensione seu equipo sempre um pouquinho a mais que a sua necessidade, pois assim vc não perde em esportividade, não deixa o peixe totalmente esgotado na briga e se ocorrer de ferrar um troféu vc tem maior chance de fotografa-lo...
WS Custom baits & flies !!!!!!!!!!!!!!
Avatar do usuário
Fabricio Guidolin
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1972
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 12:46 am
Cidade:

Mensagem por Fabricio Guidolin » Seg Nov 07, 2011 11:07 pm

Os amigos já disseram tudo. Quanto a vara eu iria de Albatroz Enzo 20 ou 25 lbs, são muito mais rapidas que a althezza, sem falar na estrutura ossea que o dourado tem se não for uma vara de ação bem rápida não conseguirá cravar a garateia na boca deles.
Imagem

EXISTEM QUATRO TIPOS PESCADORES:

--- OS RUINS, SÃO AQUELES QUE NÃO PESCAM NADA
--- OS BONS , SÃO AQUELES QUE PESCAM POUCOS PEIXES
--- OS ÓTIMOS, SÃO AQUELES QUE PESCAM MUITOS PEIXES
--- OS EXCELENTES, SÃO AQUELES SOLTAM TODOS OS PEIXES QUE PESCAM
Avatar do usuário
Roberto Casagrande
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2089
Registrado em: Ter Set 16, 2008 10:00 am
Cidade:

Mensagem por Roberto Casagrande » Qua Dez 21, 2011 11:52 am

William G. Santos escreveu:Se for para uma pescaria de dourados pequenos em águas mais mansas a curado 50E e a smoke 101 são legais, para usar uma linha 30lb e vara de 20lb.
Mas se for pra dourados acima de 4kg em corredeiras acho q vc vai passar um pouco de aperto, pois pesco com uma curado 200E-7 linha de 40lbs vara de 2,10mt e dependendo da força da água fica complicado tirar um peixe.
Acho q o problema dos do pessoal aqui é comparar nossos peixes com os peixes de fora. Menosprezar a brutalidade de nossos peixes pode ser um erro grave, sei bem disso pois pesco dourados desde os 15 anos, hj com 29, já vi muita coisa acontecer, peixe derrubar pescador, tomar equipamento da mão, abrir anzol 9/0, estourar linha 0,70 na marra, moer iscas artificiais e muito mais....
Concelho, dimensione seu equipo sempre um pouquinho a mais que a sua necessidade, pois assim vc não perde em esportividade, não deixa o peixe totalmente esgotado na briga e se ocorrer de ferrar um troféu vc tem maior chance de fotografa-lo...
Fecho contigo em grau, número e genero.

Mesmo para embarcado uso 03 varas de 25 lbs e 01 de 30 lbs., de 6,0 pés.
Roberto
Avatar do usuário
Fernando Maia
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9777
Registrado em: Seg Nov 03, 2008 2:06 pm
Cidade:

Mensagem por Fernando Maia » Qua Dez 21, 2011 12:55 pm

Vitor dê uma olhada no lançamento da SaintPlus...a TucunaPró, que apesar do nome ira se encaixar perfeitamente no que voce precisa.
Tem uma 6'0" 12-25lbs que é show...e extremamente rápida!
Imagem
Avatar do usuário
Diogo Schmidt
ANZOL DE OURO
Mensagens: 675
Registrado em: Ter Out 06, 2009 10:07 pm
Cidade:

Mensagem por Diogo Schmidt » Qua Dez 21, 2011 5:46 pm

Fernando Maia escreveu:Vitor dê uma olhada no lançamento da SaintPlus...a TucunaPró, que apesar do nome ira se encaixar perfeitamente no que voce precisa.
Tem uma 6'0" 12-25lbs que é show...e extremamente rápida!
Maia, aonde tu acha essas vara da saint? acho muito pouca coisa na net!

Abraço
Avatar do usuário
Vitor Rosa
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 58
Registrado em: Ter Mar 29, 2011 8:28 pm
Cidade:

Mensagem por Vitor Rosa » Qua Dez 21, 2011 10:27 pm

Diogo Schmidt escreveu:
Fernando Maia escreveu:Vitor dê uma olhada no lançamento da SaintPlus...a TucunaPró, que apesar do nome ira se encaixar perfeitamente no que voce precisa.
Tem uma 6'0" 12-25lbs que é show...e extremamente rápida!
Maia, aonde tu acha essas vara da saint? acho muito pouca coisa na net!

Abraço
Também achei muita pouca coisa
Avatar do usuário
Fernando Maia
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9777
Registrado em: Seg Nov 03, 2008 2:06 pm
Cidade:

Mensagem por Fernando Maia » Qua Dez 21, 2011 11:52 pm

Bom há varios lojistas que tem estas varas...
Aqui no Caterva procurem o Rafael Sebastiany ou o Juliano Belotto!
Imagem
Avatar do usuário
Breno Henrique
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1408
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 10:49 am
Cidade:

Mensagem por Breno Henrique » Seg Dez 26, 2011 10:50 pm

eu apelei geral,fui de alteza 6'0 30lbs,nunca vi uma vara mais rapida,top.
tava cansado de perder bons dourado desenbarcado em corredeiras brava.
MAIS VALE UM DIA RUIM DE PESCARIA DO QUE UMA SEMANA BOA DE SERVIÇO....

BRENO 7LAGOAS
Responder

Voltar para “- DOURADO -”