Página 1 de 1

O que acontece nas represas?

Enviado: Sáb Jan 22, 2011 7:57 pm
por Marcos A Cavalcanti
Pois é tilapeiros, mesmo diante da experiência que tenho na pesca da tilápia, não consigo entender o que vem acontecendo lá na Represa Capivari Cachoeira, pois,
minhas pescarias tem sido um verdadeiro fracasso.
Já aventei hipóteses, entre as quais, que a partir de dezembro passado, com a subida do nível das águas do reservatório, alagando os locais antes secos e que cresceu muito capim, era provável que as tilápias migraram para os mesmos, onde passaram a se alimentar, diante de tanta fartura de comida.
Por outro lado, agora, em tais locais, o capim deve ter apodrecido, portanto, elas deveriam estar de volta se alimentando de capins das margens, porem a quantidade dos mesmos, não sendo tão expressiva, faria com que logo elas começassem a atacar as demais iscas que usamos.
Outra possível explicação poderia ser uma nova desova devido ao calor, portanto, por um tempo elas ficariam inativas.
Se estes dois fatores vinham influenciando, o natural como nos anos anteriores, agora já quase no final deste mês de janeiro, a produtividade da pesca deveria ser normalizada, entretanto, não vem acontecendo.
O interessante que elas estão por lá, alguns cardumes de tilápias grandes, que nos horários de sol a pino, ficam comendo capins jogados por pecadores, próximo às margens, então, por experiência própria, nestas horas é bobagem tentar pescá-las, pois ao observar a nossa presença, simplesmente somem.
Consequentemente espera-se que no período noturno, elas venham se alimentar das cevas que utilizamos tanto as maiores ou menores, entretanto, se estão vindo, não atacam as iscas de nossos anzóis.
Assim sendo, a outra possibilidade em pescá-las seria logo no amanhecer, mais novamente, nada acontece.
Mesmo considerando que alguns pescadores na ânsia de capturar alguma, excedem nas cevas, isto não acontece com todos, portanto, quem as usa somente em pequenas porções, deveria ter um resultado positivo, porem, outra vez só decepção.
Não resta a menor dúvida que para pescar tilápias, me utilizo de tudo que sei em matéria de equipamentos, anzóis, linhas, comprimento de varas, flutuadores, alem do silêncio, pouca movimentação no barranco, acessórios que não reflitam sombra ou cores dos mesmos na água, luminosidade noturna, enfim, tudo o que é recomendado no sentido de não espantar este peixe, deveras arisco, mais nada disso dá resultado, pelo menos por enquanto.
Assim sendo, só me resta consultar os demais tilapeiros, sobre alguma dica ou informação, porque por mais que saibamos, não sabemos tudo, certo?

Enviado: Sáb Jan 29, 2011 12:23 pm
por Sidnei Ferreira
Marcão, por aqui a coisa tá meio parecida...
O negócio é apelar para resas e benzimentos.
Kkakakakakakakakakakak!